Notícias

Confira alguns aplicativos com Realidade Aumentada que veremos no iOS 11

Já comentamos bastante aqui sobre a enxurrada de aplicativos usando a Realidade Aumentada que deverão vir  no iOS 11. Isso porque a Apple disponibilizou ferramentas incorporadas ao sistema que facilitam demais a criação deste tipo de app, e os desenvolvedores estão se esbaldando. Esta semana, inclusive, a maçã começou a convidar os devs para mostrar o que estão criando, provavelmente para apresentar no evento de setembro.

O site TechCrunch já teve acesso a alguns exemplos que saem do simples conceito e se transformarão em aplicativos reais da App Store assim que o novo sistema for liberado.

A rede de lojas IKEA é uma das parceiras da Apple que estão investindo bastante no ARKit. De fato, ela participa de um segmento que faz todo o sentido: ela vende móveis, então pode proporcionar ao futuro cliente uma visualização real de como os produtos ficariam no ambiente do cliente. Confira os progressos que eles estão tendo:

Climax Studios é outra que está desenvolvendo um jogo que lembra um pouco o Monument Valley ao dar importância ao ângulo de visão do jogador. O cenário é todo em 3D e fará você se movimentar pela sala de casa (ou onde você estiver). Confira:

A Touch Press (criadora do ótimo Elementos e vários outros aplicativos) está pensando nas crianças ao desenvolver um jogo lúdico em que introduz no ambiente real a história de uma lagarta.

Fãs da série Walking Dead e de zumbis irão conhecer uma maneira totalmente imersiva de curtir (e se preparar para) o fim do mundo. Confira, se tiver coragem:

O incrível é que todos estes projetos foram realizados em tempo recorde, entre 7 e 10 semanas, apesar de parecerem bem complexos. Isso demonstra como o ARKit está realmente facilitando demais a vida dos desenvolvedores, prometendo ser um game changer na realidade virtual para dispositivos móveis.

Nós já comentamos aqui que o Google poderia ter nos trazido algo parecido há mais de um ano com o projeto Tango, mas decidiu por não fazer porque seria complicado demais lidar com dispositivos tão diferentes entre si. Porém, esta semana, a empresa correu para apresentar seu ARCore (nome super original) que permitirá que desenvolvedores criem apps para Android. Mas o que foi apresentado, por enquanto, está longe do que vimos acima. É a concorrência, mais uma vez, correndo atrás dos movimentos da Apple.

O ARKit funcionará nos dispositivos que possuem o chip A9 em diante:

  • iPhone 6s e 6s Plus
  • iPhone 7 e 7 Plus
  • iPhone SE
  • iPad Pro (9.7, 10.5 ou 12.9)
  • iPad 5 (2017)
Via
TechCrunch
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Essa realidade aumentada no caso desse Arise seria bem interessante se associado por exemplo ao cardboard e um pequeno joystick. Espero vir algo nessa linha também.

    • Eu acredito que este é apenas o primeiro passo. Logo veremos apps para serem usados com óculos de RA que deem uma maior imersão, como você sugere.

  • Anderson Campos

    Seria bem interessante se houvesse mesmo o lançamento de algum tipo de óculos de Realidade Virtual que poderia trabalhar em conjunto com o iPhone. Porque você olhar através do celular não é muito prático, mas um óculos fazendo esse trabalho seria incrível… Imagino que poderia revolucionar os games e muitas outras funcionalidades. Tipo um Google Glass que daria certo…

  • Gabriel Braga

    Cara, site está travando muito aqui com esse layout novo, scroll com muito gargalo.

    • Temos que entender por que você está tendo este problema.
      99,5% de nossos leitores não estão sofrendo disso, o que me faz acreditar que é algo relacionado à sua configuração.

      Por favor, me informe o sistema operacional, navegador usado e plugins instalados nele, para tentarmos encontrar uma solução.

      • Gabriel Braga

        Macbook Pro Touch Bar 2017 / 10.12.6 / Chrome (Simple Rest Client, Firebug, Video Download Professional, Simple Websocket Client, Méliuz, AdBlock, NetNow)

        • No Safari não tem esse problema, né? É possível que o AdBlock esteja bloqueando algum script que gerencia o scroll. Tente adicionar o BDI na whitelist, para evitar que ele bloqueie conteúdos do site.

          • Lim 

            Comigo ta do mesmo jeito no scroll. MacBook Pro 2014 / High Sierra Beta 8 sem plugins e com um MacBook Pro 2010 / 10.12.6 sem plugins também, ambos com o safari.

      • mesma situação aqui tanto no safari quanto no chrome, estou num macbook pro mid 2015 com macOS Sierra 10.12.6. nenhum plugin rodando.

      • Diego Azevedo

        Acho peculiar. Não tive nenhum problema com um macbook pro late 2013, nem com um mac Mini late 2012, ambos com 8GB de RAM no chrome com ad block ativo. E são máquinas bem mais “defasadas” (o mini dá umas travadas na vida, mas se eu trocar o HD por um SSD, tenho quase certeza que esse problema desaparece)

        • Num notebook Samsung bem fraco de 2010 está normal aqui.

      • Matheus

        Aqui também está lagado o scroll. Outros sites rodam liso.

  • Não me levem a mal, mas rebatendo o que foi dito na outra matéria inclusive, a tecnologia em si já existe sim com a mesma qualidade em dezenas de outros aparelhos, o que falta é o incentivo da google aos desenvolvedores em criar apps com qualidade, no entanto que muitos dos apps dessa nova leva de possibilidade com AR serão lançados para IOS e Android e provavelmente funcionarão da mesma forma e com a mesma qualidade, mesmo em aparelhos mais antigos e com sistema desatualizado (problema de quase todos os androids, claro que o desempenho será terrível em aparelhos intermediários e de entrada) digo isso pois à 3 anos eu tinha um android, Galaxy s5 e usei um app de móveis, não me lembro qual agora, para prever como ficaria a mobília em um apê que estava alugando, e funcionou tão bem quanto essa demonstração da IKEA, inclusive eu tinha a possibilidade de mudar a cor das paredes e chão do ambiente real além de posicionar os móveis que até geravam sombra e recebiam iluminação de uma forma muito convincente, isso tudo bem fluído, então PRA MIM a apple mais uma vez “o que acho ótimo” está servindo de inspiração para mover a comunidade de desenvolvedores tanto do IOS quanto do Android, é um baita de um incentivo mostrar que dá para fazerem mais com tecnologias que já estão aí mas ficaram meio que no limbo sem avançar, então como foi dito na outra matéria que “nenhum smartphone oferece algo parecido ao vídeo acima aos seus usuários. Nem Samsung, nem Google, nem LG, nem Xiaomi, ninguém.” ao MEU VER não é nenhum smartphone, mas sim nenhum desenvolvedor se empolgou até hoje em criar coisas com qualidade usando as tecnologias que já estão aí. O que vai mudar graças ao apoio e incentivo da Apple.

  • Fabiano M. Aguilar

    que porcaria isso de realidade aumentada. isso morreu a meses, coisa em desuso

    • Estan Duarte

      Também não curto muito, com oculos ou sem oculos.

  • Rafael Veroneze

    Site engasgando demais! :/