DicasTutoriais

Como evitar que suas mensagens e contatos apareçam em outro iPad ou iPhone da família

Este é um problema que acontece com muita gente: quando você recebe ou envia uma mensagem no iMessage, ela aparece também em todos os seus dispositivos, até mesmo aquele iPad usado por toda a família. Como fazer para evitar isso?

Você precisa saber como configurar de forma correta seus dispositivos familiares, para que suas informações mais pessoais não acabem sendo vistas por outros.

Antes de tudo, você precisa entender que isso acontece porque os dois dispositivos estão conectados à mesma conta iCloud e dividindo as mesmas informações. É bem comum usar uma conta só quando temos diversos dispositivos, mas no caso de algum deles ser usado por mais pessoas, talvez seja conveniente configurá-lo de forma diferente para que não acesse todas as informações.

Para isso, você tem duas opções:

  • Desligar funções no dispositivo
  • Usar uma conta diferente do iCloud

Desligar funções no dispositivo

Se você quer que o dispositivo familiar continue usando a mesma conta iCloud, mas sem ter acesso às mensagens, contatos, calendários e emails, então você terá que desligar cada função nos Ajustes. Os passos a seguir devem ser feitos no outro dispositivo, não no seu principal.

Passo 1: Abra os Ajustes do sistema no dispositivo familiar.

Passo 2: Abra o menu do iCloud.

Passo 3: Desligue a sincronização com Contatos, Calendários e o que não quiser compartilhar.

Passo 4: Volte para o início dos Ajustes e vá em Mensagens.

Passo 5: Desligue o iMessage do aparelho familiar.

A parte negativa deste método é que no dispositivo familiar não poderá ser usado o iMessage, nem sincronizar o que for incluído nos contatos e no calendário com a nuvem. Tudo ficará ali.


Usar uma conta do iCloud diferente

Uma outra alternativa é usar no dispositivo familiar uma conta iCloud diferente daquela registrada no aparelho principal. Com isso, você poderá manter o iMessage independente para servir como meio de comunicação com a família, que poderá realizar ligações FaceTime e trocar mensagens sem que a sua privacidade seja compartilhada.

O interessante é que, como a conta da App Store pode ser diferente da do iCloud, você pode registrar no aparelho um usuário diferente de iCloud, mas continuar usando sua conta na App Store, podendo assim baixar no aparelho seus aplicativos já adquiridos. Ou então, se não quiser que ninguém baixe apps sem sua permissão, pode também adicionar a nova conta no Compartilhamento Familiar, que permite baixar aplicativos já adquiridos.


O importante é você entender que, se usar a mesma conta iCloud em um dispositivo compartilhado com sua família, todos poderão ver suas mensagens ou ativar funções com suas informações. Se você quer evitar isso, o ideal é criar uma nova conta iCloud apenas para o dispositivo compartilhado.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Lu Lu

    Mas alguém espertinho pode ir os ajustes e ativar tudo de novo. Por isso que o iPad precisa de um modo de usuários. Sempre que vou emprestar o meu tenho que desligar isso tudo,colocar restrições,desligar safari,mail,deslogar contas,é uma tristeza. Fora as fotos que não tem o que fazer.

    • Se no iPad viesse a opção de múltiplos usuários ajudaria um bocado, assim como nos usados em colégios.

  • Leonardo

    O mais chato pra mim é que toda ligação que eu faço ou recebo aparece no telefone da minha mulher. Usamos a mesma conta do iCloud. Alguem sabe como resolver isso ?

    • Tarlan Brunet

      O ideal mesmo é cada um ter sua própria conta, o que precisar ser feito em conjunto, como calendário, notas e lembretes, basta configurar através do recurso Compartilhamento Familiar. Inclusive é possível criar álbuns de fotos compartilhados.

      • Leonardo

        Eu utilizo a mesma conta para poder utilizar os aplicativos que foram pagos em ambos aparelhos.

        • Tarlan Brunet

          O compartilhamento familiar também permite compartilhar seus apps, músicas e filmes comprados com quem esteja na família.
          A única exceção são para as compras internas, aquelas que fazemos dentro dos aplicativos, como um pacote adicional de recursos por exemplo, isso, infelizmente não é compartilhavel.

    • 199X KID

      para o que vc tá fazendo e cria uma conta pra ela agora, é muita ignorância usar a mesma conta com outra pessoa, imagino a bagunça que deve ser as informações, pra dividir as compras é só vc usar o compartilhamento familiar, ela terá acesso a todas suas compras, me da um arrepio até de saber que duas pessoas diferentes usam a mesma conta do iCloud

  • Murim-Peixe

    Uso a mesma conta com esposa acho bacana compartilhar apple music, espaço etc. E tb consigo configurar o imessage, no proprio ajuste do imessage e facetime “Enviar e Receber” tem como marca só numero ou e-mail em cada aparelho, com isso funciona perfeitamente.