Dicas de iPhone e iPadTutoriais

Como evitar que suas mensagens e contatos apareçam em outro iPad ou iPhone da família

Este é um problema que acontece com muita gente: quando você recebe ou envia uma mensagem no iMessage, ela aparece também em todos os seus dispositivos, até mesmo aquele iPad usado por toda a família. Como fazer para evitar isso?

Você precisa saber como configurar de forma correta seus dispositivos familiares, para que suas informações mais pessoais não acabem sendo vistas por outros.

Antes de tudo, você precisa entender que isso acontece porque os dois dispositivos estão conectados à mesma conta iCloud e dividindo as mesmas informações. É bem comum usar uma conta só quando temos diversos dispositivos, mas no caso de algum deles ser usado por mais pessoas, talvez seja conveniente configurá-lo de forma diferente para que não acesse todas as informações.

Para isso, você tem duas opções:

  • Desligar funções no dispositivo
  • Usar uma conta diferente do iCloud

Desligar funções no dispositivo

Se você quer que o dispositivo familiar continue usando a mesma conta iCloud, mas sem ter acesso às mensagens, contatos, calendários e emails, então você terá que desligar cada função nos Ajustes. Os passos a seguir devem ser feitos no outro dispositivo, não no seu principal.

Passo 1: Abra os Ajustes do sistema no dispositivo familiar.

Passo 2: Abra o menu do iCloud.

Passo 3: Desligue a sincronização com Contatos, Calendários e o que não quiser compartilhar.

Passo 4: Volte para o início dos Ajustes e vá em Mensagens.

Passo 5: Desligue o iMessage do aparelho familiar.

A parte negativa deste método é que no dispositivo familiar não poderá ser usado o iMessage, nem sincronizar o que for incluído nos contatos e no calendário com a nuvem. Tudo ficará ali.


Usar uma conta do iCloud diferente

Uma outra alternativa é usar no dispositivo familiar uma conta iCloud diferente daquela registrada no aparelho principal. Com isso, você poderá manter o iMessage independente para servir como meio de comunicação com a família, que poderá realizar ligações FaceTime e trocar mensagens sem que a sua privacidade seja compartilhada.

O interessante é que, como a conta da App Store pode ser diferente da do iCloud, você pode registrar no aparelho um usuário diferente de iCloud, mas continuar usando sua conta na App Store, podendo assim baixar no aparelho seus aplicativos já adquiridos. Ou então, se não quiser que ninguém baixe apps sem sua permissão, pode também adicionar a nova conta no Compartilhamento Familiar, que permite baixar aplicativos já adquiridos.


O importante é você entender que, se usar a mesma conta iCloud em um dispositivo compartilhado com sua família, todos poderão ver suas mensagens ou ativar funções com suas informações. Se você quer evitar isso, o ideal é criar uma nova conta iCloud apenas para o dispositivo compartilhado.

Botão Voltar ao topo