Tutoriais

Como configurar senhas para aplicativos que alteram o calendário, os contatos e os emails do iCloud

Depois de um tempo, a Apple passou a obrigar os usuários a usarem senhas específicas para aplicativos baixados na App Store que editam informações do iCloud, como contatos, calendário e e-mail.

Isto significa que se você for usuário do Microsoft Outlook, por exemplo, ele só poderá acessar seus contatos e calendários se você criar uma senha específica para ele. Mesma coisa para aplicativos de e-mail se você usa o endereço do iCloud.

Neste artigo, mostraremos como configurar isso.

O objetivo de se criar esta limitação é a segurança.

A Apple quer evitar que aplicativos de terceiros possam conhecer e armazenar de alguma forma a sua senha principal do iCloud que daria acesso a toda a sua conta.

Criando uma específica para cada app, mesmo que ela for vazada, não será possível ter acesso à conta inteira.

Para criar senhas específicas para aplicativos, você terá que primeiro ativar a autentificação de dois fatores no iCloud. Caso ainda não tenha feito, confira aqui nosso tutorial.


Eis o passo a passo:

Passo 1: Inicie uma sessão na página da conta do ID Apple.

Passo 2: Na seção Segurança, clique em Gerar Senha abaixo de Senhas específicas de apps.

Passo 3: Siga as etapas na tela.


Com a senha na mão, basta configurar o aplicativo com ela, usando seu usuário normal do iCloud.

É possível criar no máximo 25 senhas específicas contemporaneamente. Se você deixar de usar algum aplicativo, pode revogar a senha e assim liberar a criação de outra.

Outro detalhe é que toda vez que você alterar a senha da conta principal, todas as senhas criadas para os aplicativos serão revogadas automaticamente e você terá que refazê-las uma a uma.

Claro que esta dica vale para quem usa aplicativos de terceiros que queiram modificar os calendários, os contatos e os emails do iCloud.

Se você usa os aplicativos nativos do iOS ou outros que utilizam a API nativa do sistema (e neste caso eles pedem autorização apenas para ler os dados, sem alterá-los), então não é necessário criar nenhuma senha específica.

Botão Voltar ao topo