Curiosidades

Apple faz campanha interna com funcionários para desencorajar vazamento de informações

Temos todos que concordar que, desde o primeiro iPad mini, a Apple vem tendo uma grande dificuldade em guardar segredo de seus futuros produtos. Nós mesmos mostramos aqui como seria o iPhone 6 um mês antes dele ser lançado, e é muito provável que vejamos em setembro um iPhone 8 com tela que cubra toda a frente, sensor de digitais integrado e carregamento sem fio. Mas ao contrário do que muitos possam pensar, ela está sim preocupada em não deixar mais escapar informações secretas, tanto que montou uma equipe interna que recentemente realizou uma apresentação para conscientizar os funcionários a evitar o vazamento das novidades.

Como sabemos disso? Bem, o áudio desta apresentação vazou…

É claro que hoje em dia é cada vez mais difícil guardar informações de produtos que o mundo inteiro quer saber. São diversas fábricas parceiras, com centenas de milhares de ítens e peças que circulam na mão de um incontável número de operários. Uma ou outra acaba vazando, principalmente se tiver alguém pagando bem por isso. Mas um levantamento da própria Apple concluiu que o maior número de vazamentos acontece dentro do próprio campus, em Cupertino. Bem debaixo das barbas de Tim Cook.

Estas informações são repassadas para blogs e jornais americanos, que ganham rios de dinheiro atraindo milhares de leitores e sendo replicados por blogs do mundo inteiro. Realmente é um negócio bem rentável. E sabendo tudo antes, o consumidor acaba não se empolgando mais com o que a Apple apresenta nos eventos especiais.

Justamente para cortar isso pela raíz, a maçã resolveu montar uma equipe interna para criar uma campanha que faça os funcionários entenderem que este tipo de vazamento prejudica a empresa. Esta equipe (chamada de Segurança Global da Apple) é formada por ex-agentes da NSA, FBI e exército. A intenção, além de conscientizar, é encontrar quem vaza informações. Dois deles já foram descobertos.

Muitos dos vazamentos, acredite, é por acidente e descuido. Mandar um email para a pessoa errada, ou convidar alguém para uma reunião que não deveria estar. “Isso acontece muito“, diz Lee Freedman, Diretor Mundial de Investigações da empresa e um dos que comanda a apresentação aos funcionários, chamada “Freando Vazamentos – Mantendo a Confidencialidade na Apple“. A coisa é tão doida que há inclusive um protocolo caso algo do tipo aconteça. Eles vasculham para onde o email foi e quais pessoas tiveram acesso a ele, e estas são chamadas para um quartinho para conversar.

Isso vai melhorar os segredos da Apple? Não sabemos e até agora não estamos vendo nada neste sentido. Queremos muito nosso fator surpresa de volta, que faziam as apresentações de Steve Jobs serem tão fantásticas.

Para ler o artigo inteiro do The Outline (em inglês) com mais detalhes do áudio, basta seguir este link.

Botão Voltar ao topo