Notícias

Apple abrirá mais o NFC no iPhone com o iOS 11

Se tinha algo que muitos já tinham desistido de acreditar era da possibilidade da Apple abrir mais o NFC no iPhone. A comunicação sem fios presente há muito tempo em outros dispositivos, sempre foi capada no iPhone por causa da paranoia da Apple em segurança.

Agora, com a chegada do iOS 11, ele finalmente ficará disponível mais amplamente para os usuários da maçã.

A sigla NFC significa Near Field Communication, comunicação por proximidade, e serve para as mais variadas coisas, desde pagar a catraca do metrô, até parear automaticamente algum acessório compatível. Há lugares que você pode se conectar diretamente na rede Wi-Fi somente aproximando o celular a um cartaz, sem precisar digitar nenhuma senha.

Durante muitos anos muitos de nós pedimos para a Apple incorporar um chip NFC no iPhone, e ele finalmente veio no iPhone 6 (2014). Porém, para decepção de todos, a tecnologia era limitada ao uso com o sistema de pagamentos Apple Pay, e nada mais. Recentemente um desenvolvedor de aplicativos para o jailbreak até conseguiu ativar o NFC para ler tags, mas a solução ainda não está disponível para o público, além de ser necessário desbloquear o sistema, o que nem todo mundo gosta de fazer.

Agora, o iOS 11 permitirá que aplicativos possam usar o NFC para leitura, podendo assim abrir uma enorme gama de possibilidades.

Dispositivos do HomeKit também poderão ser pareados por NFC, quando permitir. De fato, é uma das opções que aparecem quando se tenta adicionar um acessório ao aplicativo Casa.

No Apple Watch também será possível aproveitar a tecnologia. Na apresentação da WWDC, eles comentaram no palco que o relógio poderá sincronizar com aparelhos em academias, através do NFC. Assim, eles poderão trocar informações, que serão sincronizadas automaticamente com o aplicativo Saúde.

Ele aceitará tags dos tipos 1 ao 5, e só funcionará no modo leitura. Portanto, não conte em transmitir fotos e arquivos por NFC. Outra notícia bem ruim para muitos: ele só funcionará no iPhone 7, 7 Plus e modelos posteriores. Quem tiver um iPhone de modelo anterior, ficará de fora da brincadeira.

Quando o iOS 11 for lançado para todos (o que supomos acontecer em setembro) e os aplicativos puderem ficar compatíveis com a leitura NFC, poderemos ter uma ideia mais ampla do que poderá ser feito com esta mudança.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • paulogrego

    Confesso que sou um pouco fanboy da apple, mas uma das coisas que sempre me incomoda é essa mania deles boicotarem umas funções legais de aparelhos recentes.

    Toda vez é assim, sempre tem 1 – 2 funções que não faz o menor sentido não estarem em determinado aparelho, mas fazem claramente de propósito para criar uma barreira a quem tem modelos mais antigos.

    Não é meu caso aqui, tenho o 7+ e nem acho que vou usar NFC por ora, mas a questão é essa postura, podiam ser mais maleáveis nisso.

    Posso estar totalmente errado, talvez tenham justificativa técnica, mas teve uns casos no passado que nada me tira da cabeça que foi proposital!

    • Eles certamente terão uma justificativa técnica, mas o jailbreak acabou de demonstrar que é possível ativar a função em outros modelos sim.

    • John Wick

      Igual a liberação da Taptic Engine para apps terceiros.
      No 6S não tem.
      Até os efeitos do IMessage não possuem a resposta tátil,isso é triste.

  • Tiago Pimenta

    “paranoia da Apple em segurança” // tsc tsc tsc

  • Cristiano Vs

    Boa tarde, gostaria de saber como faço pra me cadastrar para receber as atulizaçoes sendo um DESENVOLVER e quanto custa para ser um DESENVOLVER?

    • paulogrego

      kkkkkk

    • Daniel Alves de Andrade

      O que é Desenvolver? Um desenvolvedor que tomou DORIL

  •  lover

    A Apple se preocupa tanto em segurança, acho q ela se preocupa em dizer q se preocupa com segurança. Mas com a base de usuário apple ela poderia colher dados suficientes pra suprir a demanda para IA por exemplo… se a Siri que existe a anos è burra até hj, imagina o NFC, até ter uma utilidade pratica vai demorar..

    • Nelson

      Tadinha da Siri kkkk

    • Gustavo Rezende

      Entendi seu ponto de vista, mas aí entra o velho uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O NFC tem há tempos várias utilidades práticas a Apple é que não quer usar de sincronizar devices bluetooth e ingressar em redes wireless sem precisar da senha a abrir portas.

  • Bruno Luz

    Será que poderemos usar o NFC para fazer pagamentos através de app de terceiros? O app OuroCard do Banco do Brasil, utiliza o NFC de dispositivos Android para fazer pagamento em maquininhas de cartão. Seria uma boa para nos que ainda não temos Apple Pay.

    •  lover

      Acho difícil, justamente porque o grande empecilho do  pay è ela cobrar taxa de operação dos bancos. Duvido que ela libera de graça.

    • Diego Azevedo

      Como ele funciona apenas no modo leitura, eu acho pouco provável.

  • paulogrego

    Pois é, outro exemplo que só consegui lembrar agora foi a Siri, não tinha problema algum ativar no iPhone 4, mas ele ficou de fora!

    • Não estou exatamente defendendo a Apple.
      Mas, como desenvolvedor e empresário dono de uma soft-house, posso afirmar que nem sempre é tão simples quanto parece.

      É sempre bom manter um grupo de controle. Que aí você pode esperar resultados mais consistentes em atualizações futuras.

      Só que tem casos que, sim, eles exageram muito na restrição. E acaba por não fazer muito sentido.

      Mas, paciência, esse é o jeito deles e, pelo visto, dificilmente vão mudar.

      Eu gosto da Apple no geral. Tenho iPhone, iPad, Mac.
      Mas se o Android não fosse tão irritante e o Windows Phone tão inacabado, já teria largado o iOS.

  • Gabriel

    Engraçado um desenvolvedor conseguir por o iphone 6/6S (não sei qual foi) pra ler pequenas tags, mas pela Apple, só o iPhone 7.
    E a quantidade de pessoas que tem o 6/6S é absurda, ia facilitar d+ a vida, abrindo as portas, emparelhando aparelhos…
    Hoje em dia Apple dificulta mais a vida do usuário do que facilita, visto a retirada forçada do p2 (ainda acho meio sem noção, mas enfim)

  • Jean Michel

    Será que a Nintendo tem um pouco a ver com essa liberação? Para ler os amiibos/amiibos cards no jogo do Animal Crossing?

    • Gabriel

      Nah, se fosse Samsung até faria sentido, mas duvido que a Apple ia querer algo assim, do jeito que, vamos ser sincero, ela é nojentinha.

  • Stéphanie Keys

    Não gostei do 11, prefiro o 10. Tem algum jeito de não ficar recebendo aquelas notificações chatas pra atualizar o IOS? Quero ficar com o IOS 10 por um bom tempo e não ser incomodada sobre atualizar pro 11

    PS: ainda não tenho o iPhone,mas já quero saber sobre isso

    • Anderson Lopes

      Essa pessoa e normal gente?

      • Stéphanie Keys

        Ué, pq não seria?

      • kkkkkkkk…………….

    • gnc03

      Não tem como, a opção é sua de atualizar ou não, mas as notificações continuarão chegando para você, a Apple meio que te obriga a atualizar com aquele “1” que fica no ícone dos ajustes 🙄 e não sai até atualizar heueheuehe

      • Stéphanie Keys

        Okay, obrigado por responder 😀

    • paulogrego

      Olha na boa, daqui a pouco o ilex me bloqueia de novo, mas quem aguenta esses comentários hein?
      Não tenho iPhone e não gostei do iOS11!!!
      Comentário tão absurdo que da até preguiça de argumentar.

  • Samir

    Eu sou fanboy da Apple, tem que ver minha cara quando chega alguém na minha loja e faz o pagamento com um Samsung que custa metade do meu iPhone.

  • Petroli Eduardo

    Não sei bem o motivo, mas confesso que estou bem ansioso para a versão final do iOS 11.

  • Anderson Campos

    Vai rolar matéria sobre as novidades do WatchOS4?!?!?!

  • Alvaro Guatura

    Se está disponível desde o Iphone 6, pra que liberar só do 7 em diante?

  • Alex iPilot

    Será que tem algo a ver com o esperado carregamento sem contato???

  • Davi Costa Batista

    Só processar a apple, temos o chip que permite usar a teclogicia e ela vai nos limitar via software, nos limitando para que façamos uma upgrade de hardware desnecessário ?