Já deve ter acontecido com você de receber uma ligação em um momento que não é possível atender, nem perder tempo escrevendo mensagens.

Se for alguém que seria realmente importante você responder, a situação pode ser amenizada com uma mensagem automática, para a outra pessoa saber que você está ciente que ela ligou. O iOS permite isso e mostraremos aqui como fazer.

Esta é uma função que nem todos conhecem, principalmente quem apenas compra o iPhone para usá-lo, sem ler o manual ou procurar em sites especializados (provavelmente a maioria dos usuários seja assim). Então, a dica é boa também para indicar para parentes e amigos que são menos antenados nas novidades.

Ao receber uma ligação, a tela do iPhone mostra o nome (ou número) de quem está ligando, foto (se tiver registrado nos Contatos) e algumas opções. Uma delas é a de Mensagem.

Tocando nela, o sistema dá a você, enquanto o aparelho ainda está tocando, a opção de enviar uma mensagem previamente pronta, bastando apenas um toque para que ela seja enviada.

Se a outra pessoa estiver ligando de um iPhone, a mensagem é gratuita e vai por iMessage; se for de outro telefone, irá por SMS (que pode haver um custo, dependendo do seu plano com a operadora). Claro que se a ligação for feita de um telefone fixo, a outra pessoa não receberá nenhuma mensagem.

O iOS já apresenta algumas opções prontas, mas você pode criar as suas próprias mensagens, facilmente. Basta seguir os seguintes passos:


Passo 1: Abra os Ajustes do sistema.

Passo 2: Toque no menu Telefone.

Passo 3: Escolha a opção Responder com Texto.

Passo 4: Escreva nos espaços as frases que você quer que apareçam automaticamente nas opções, no momento de uma ligação. Assim, a sua resposta parecerá mais natural.

Dê essa dica para seus conhecidos que possuem iPhone. Para conhecer mais dicas de como usar melhor o seu iPhone e iPad, confira nossa seção de dicas aqui no Blog.