DicasTutoriais

Como escutar no iPhone ou iPad as músicas que estão no seu computador

Digamos que você esteja em casa, com o computador cheio de músicas, mas quer escutá-las em outro cômodo. Ou você conecta no PC uma caixa de som sem fio (tipo esta) ou então transfere as músicas para o seu iPhone ou iPad e o transporta para onde quiser. O problema é que se a sua biblioteca musical for muito grande, esta última solução acaba ficando inviável, ocupando demasiado espaço interno no aparelho.

Felizmente a Apple oferece uma maneira de você ouvir toda a sua biblioteca musical do computador em um dispositivo conectado à mesma rede Wi-Fi, sem precisar transferir nenhum arquivo e nem ocupar espaço extra. Tudo através de um streaming local.

Mostraremos neste artigo como fazer isso de forma fácil.


Claro que estamos supondo que você não seja assinante de nenhum serviço de streaming, como o Apple Music ou Spotify, ou possui músicas que não estão disponíveis nestes serviços. Ou então tem podcasts ou vídeos no iTunes e quer ouvir/assistir no iPad sem precisar transferir arquivos. Aí o streaming local é uma solução bem prática.

De fato, o programa iTunes permite você compartilhar toda a sua biblioteca musical (ou parte dela) na sua rede Wi-Fi, podendo assim ser ouvida em iPhones, iPads, na Apple TV e até outros Macs/PCs conectados à mesma rede. É o Compartilhamento Pessoal.

Repare que esta solução não é similar ao AirPlay, em que você direciona o som do computador para outro dispositivo, mas o controle continua pelo computador. No Compartilhamento Pessoal, você tem acesso direto às músicas, podendo escolher no dispositivo qual quer escutar, pausar, pular, etc.

Primeiro de tudo, você precisa compartilhar sua biblioteca do iTunes na sua rede. Veja como fazer:

– Compartilhe a sua biblioteca do iTunes

  • Abra no computador o programa iTunes.
  • Abra o menu Arquivo » Compartilhamento Pessoal e ative a função.

  • Conecte-se no seu ID Apple ou conta do iCloud.

Pronto, a partir daí sua biblioteca musical pode ser acessada por outros dispositivos na mesma rede Wi-Fi, desde que eles também estejam conectados na mesma conta do Compartilhamento Pessoal. É isso que veremos a seguir.


– Ouvir suas músicas no iPhone, iPad ou iPod touch

Com a biblioteca já compartilhada, agora é a vez de acessá-la em outro dispositivo na mesma rede. No iOS, faça o seguinte:

  • Abra os Ajustes do sistema.

  • Toque no menu Música e no final da página você verá a opção de Compartilhamento Pessoal. Inicie uma sessão com o mesmo ID Apple usado no computador.

  • Agora abra o aplicativo Música.

  • Toque em Compartilhamento Pessoal e escolha a biblioteca disponível. Se você não ver esta opção, toque em Editar, selecione Compartilhamento Pessoal e toque em OK.

Aguarde sincronizar as músicas e pronto, a partir deste momento você já poderá ouvir toda a sua biblioteca sem precisar copiar nenhum arquivo para o iPhone ou iPad. E o interessante é que as músicas tocam de forma independente em cada dispositivo, permitindo que cada um escute a música que quiser.

E isso não se limita a músicas. Se você abrir no iOS o aplicativo Vídeos, verá também todos os vídeos que você tiver na biblioteca do iTunes, podendo assisti-los no dispositivo.


Repetindo: esta é uma solução fácil para quem não possui assinaturas de serviços de streaming, como o Apple Music ou o iTunes Match.

Veja esta e outras dicas de iOS neste link.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Legal. Queria também fazer o contrário.

  • Christian Tavares

    Lembrando que para ter acesso, o iTunes no computador tem que ficar aberto.

  • Guilherme March

    Fiz o mesmo procedimento do “Compartilhamento Pessoal” mas ainda assim não apareceu na parte de editar, alguém pra me dar uma ajuda?

  • Ogro da Floresta

    Legal, também, é usar o app Remote pra controlar a biblioteca do iTunes no seu computador – enquanto o mesmo está ligado a um som pelo Chromecast. Mas acho que aqui a galera não deve misturar Apple com Google…

  • Tarcisio Cunha

    O botão de “Compartilhamento Pessoal” que deveria aparecer no Másica, aparece por alguns segundo e depois some =(

  • iLex, que da hora! Bom saber que não é só eu que gosta do Ultraje a rigor, e eu nem sabia que eles tinham lançado um CD acústico! Uma coisa puxa a outra, valeu!

  • Carlos Luna

    Quando meu AirPort Time Capsule funcionava à distância dava pra escutar a biblioteca estando fora de casa.

  • Alex iPilot

    Acredito que no meu receiver Onkyo RZ1100 também seja possível acessar diretamente o compartilhamento da biblioteca do iTunes. Eu já testei acessando dele o iPhone por Bluetooth e por Airplay, mas quais as diferenças entre os métodos, em qualidade, recursos, etc?

    • Pedro Henrique Rodrigues

      Bom, ate onde entendi, a vantagem fica relacionada ao ganho de espaço no iPhone pq dessa forma você tem o seu computador com iTunes rodando as musicas.
      Dai acredito eu que você poderia usar o iPhone ou iPad como uma ponte entre o iTunes e o receiver. Pq se você usar o airplay direto do Mac (caso você tenha) você controla tudo pelo Mac, dai usando o iPhone ou iPad o que aconteceria:
      Você acessaria as musicas do iTunes e espelharia com o Airplay para o reciever. Assim, você nao usou nenhum espaço no iDevice com as musicas, e ainda pode espelhar o som via Airplay, da mesma forma que poderia ser feito por Bluetooth como você mencionou.
      Isso nao é algo que testei, mas creio que funcione pq o que muda é a fonte de musicas, que vem de um servidor (iTunes).

      • Alex iPilot

        Obrigado, Pedro, mas eu entendi a questão da economia de espaço e praticidade para ouvir… Minha dúvida é entre Bluetooth e Airplay, quais as diferenças, principalmente em termos de qualidade… Eu tive pouco tempo em casa para avaliar, só fiz um teste rápido.

        • Pedro Henrique Rodrigues

          Ah sim, perdao ! Kk
          Acho que não há espaço para o uso do Bluetooth quando se tem o Airplay. Porque o airplay acontece pelo Wifi, assim você acessa o som de qualquer parte da casa sem perda qualidade e Um consumo bem baixo de bateria. Você vai usar o bluetooth quando tiver que conectar um aparelho que nao é da Apple, basicamente. O unico agravante de qualidade seria pela qualidade de sinal de Wifi, mas eu acredito que mesmo numa configuração bem razoavel, va funcionar muito bem.
          Ate onde eu sei sobre Bluetooth, sempre perde qualidade. Talvez va ser pouca mas existe. Inclusive a propagranda do Chromecast Audio é quase isso que te falei kk. Dps de uma Olhada para entender melhor as vantagens do Airplay.
          Espero te ajudado!

  • Roger Rocha Moreira

    Bom gosto! 🙂

    • 😉

      • André Gualberto

        Meu amigo preciso de um help: Fiz um procedimento via itunes para colocar toque no meu SE e deu certo. resolvi apagar o toque. Depois disso tento incluir outros toques e o iTunes só reconhece o último toque que fiz e esse não existe mais nem consigo incluir novos toques. Alguma dica?

  • Fabricio Guedes

    Tenho um servidor de DAAP que normalmente o Itunes enxerga o serviço, alguém sabe dizer é possível acessar via device também?

  • Marcus

    Costumo usar One Drive + Groove Music para ouvir as músicas do meu pc em qualquer lugar/dispositivo que esteja. Achei a solução da Microsoft ótima. Coloco as músicas no One Drive, uso o Groove Music para ouvir as minhas músicas via streaming ou posso sincronizar o dispositivo para evitar gastar meu plano de dados. E o melhor: gratuito. Só precisa ter espaço no One Drive pra guardar as músicas.

    • Rogério Ebling

      tbm uso onedrive pra escutar músicas… 230gb só pra músicas

    • israel santos

      rapaz que dica quente, melhor ainda que a do post,nao conhecia o serviço agora meus gb do one drive vai servir p alguma coisa.

  • Danilo Brito

    Gente, Spotify ou Apple Music?

  • Claudia Pizzolatto

    Vocês ouviram minhas preces!!!!! Estava desesperada para ouvir minhas musicas. ❤️

  • Flavio Tavares

    Interessante. O tutorial ensina a fazer isso na mesma rede wifi certo?!! Eu conseguiria fazer isso em redes diferentes? Por exemplo…..meu PC ligado na wifi em casa e eu escutar as músicas no iphone em uma rede diferente, seja em outro wifi ou rede de dados….alguém sabe se é possível?

  • Andressa Couto

    Eu coloco meu ID e senha, clico em “ativar compartilhamento pessoal” mas não acontece nada!

  • Marilia Zaidowicz

    nossa, isso foi mega útil pra mim!