Notícias

Spotify, na cara-dura, irá copiar o Carpool Karaoke da Apple

O Spotify, bem antes da Apple, foi um dos que apostou no modelo de distribuição de músicas por streaming, e junto com outros players passou a ameaçar seriamente a toda-poderosa iTunes Store. Tanto que a maçã teve que se render e seguir o mesmo caminho, comprando a Beats e criando o Apple Music. A Apple foi iniciante em um mundo dominado pelo Spotify.

Porém, este domínio parece estar se perdendo rapidamente a ponto de fazer a veterana passar a seguir a novata. O Spotify acaba de anunciar sua primeira série produzida por eles mesmos, que é uma cópia esculpida em Carrara (ou se preferir, cuspida e escarrada) da série Carpool Karaoke, feita pela Apple.

O Carpool Karaoke não foi originalmente criado pela Apple e sim pelo comediante britânico James Corden, que tinha um quadro em que celebridades pegavam carona com ele e cantavam. A maçã, quando começou a querer criar produções exclusivas para os usuários do Apple Music, imaginou que este formato seria ótimo para uma plataforma musical. Mas ela fez questão de comprar os direitos do programa e remunerar de forma justa o autor da ideia. É assim que é o certo a fazer.

O Spotify, que está vendo o novato Apple Music alcançá-lo em número de usuários, decidiu agora seguir os passos da maçã e também lançar programas de vídeo para seus usuários. O problema é que a cópia está muito mais próxima do que a boa índole aconselha. O primeiro programa deles, chamado Traffic Jams, mostrará rappers dentro de um carro. Confira o trailer:

YouTube video

O desafio é um pouco diferente. Os rappers terão que criar uma música nova dentro do carro durante o engarrafamento e depois apresentá-la para um público que está esperando no final do caminho. Claro que você precisa acreditar que as músicas não foram todas criadas antes das filmagens, sem imaginar que o programa seja apenas um marketing para lançar músicas novas.

Não tem como dizer que a ideia não foi copiada fortemente inspirada no Carpool Karaoke. Por mais fã que se seja do Spotify, não tem como. Confira o trailer que a maçã apresentou em fevereiro, e que começará a ficar disponível para os inscritos no Apple Music em abril:

YouTube video

A cópia do Spotify também terá início em abril. Mas será que funcionará como tática de impedir o crescente avanço do Apple Music? Só a história dirá.

Botão Voltar ao topo