DestaqueDicasTutoriais

Documentos e Dados no iOS: o que são e como diminuir o espaço que ocupam

Nos dias atuais, quem tem um iPhone ou iPad de 16GB (ou menos) sofre depois de um tempo com a falta de espaço interno no dispositivo. Fotos, vídeos e aplicativos são os grandes responsáveis por isso, mas se tem algo que deixa boa parte dos usuários com raiva é o tal de Documentos e Dados, que nem todos sabem o que é e como se livrar deles.

Neste artigo, explicaremos do que se trata e o que você deve fazer para amenizar o problema.

O que ocupa espaço no seu aparelho

Quando você começa a sentir falta de espaço no seu iPhone ou iPad, a primeira coisa é procurar saber o que está ocupando lugar dentro dele. Geralmente as fotos e vídeos que o usuário faz com a câmera são as principais causas disso. Aplicativos instalados também ocupam bastante espaço, então quantos mais você tiver em seu dispositivo, menos espaço irá sobrar.

Mas às vezes você já eliminou as fotos e vídeos e até apagou certos aplicativos que não usa mais, e a falta de espaço continua. Ao conectar o aparelho no iTunes, ele revela o que está tomando lugar: um tal de Documentos e Dados. Aí vem a pergunta: como apagar esta praga?

Documentos e Dados

O que o sistema identifica como Documentos e Dados não é nenhum item extra do iOS. Na verdade é o próprio conteúdo dos aplicativos que você usa. Por exemplo, um vídeo guardado dentro o iMovie ou um documento do app Dropbox que você gravou para acessar off-line.

Um dos grandes vilões da atualidade que rouba bastante este tipo de espaço é o WhatsApp. Cada imagem, vídeo ou áudio que você recebe de seus contatos e esquece de apagar fica armazenado dentro do aplicativo e o iTunes o considera na categoria Documentos e Dados, por fazer parte do WhatsApp.

Claro que ele não é o único. O mesmo pode acontecer com o iMessage, Telegram e outros tipos de aplicativos de mensagens.

Portanto, a primeira coisa que você deve fazer para eliminar este peso extra é procurar onde os arquivos se encontram e eliminá-los manualmente, um por um.

Como apagar os Documentos e Dados

Para descobrir quais os aplicativos que mais estão ocupando o espaço com documentos e dados internos, abra os Ajustes e vá em Geral » Armazenamento e iCloud » Gerenciar Armazenamento.

  

Você então verá uma lista de aplicativos instalados, ordenados pelo espaço que eles ocupam no aparelho. Quanto mais no topo, mais ele ocupa. Isso é importante para você decidir onde começar a esvaziar conteúdo.

Ao tocar em um aplicativo da lista, você pode saber o quanto ele armazena de Documentos e Dados.

É importante salientar que isso não é o chamado cache, o qual comentamos aqui. O cache é o armazenamento de arquivos temporários que não são apagados, enquanto os documentos e dados são formados pelo conteúdo no interior dos apps que são guardados intencionalmente (ou não) pelo usuário.

Não existe nenhum botão no sistema que permita apagar imediatamente todos os documentos e dados de um aplicativo, e é o usuário quem tem que fazer isso manualmente, um por um.

Como você já viu quais os aplicativos que mais tomam espaço, o próximo passo é decidir quais dados você quer se livrar e quais você quer manter. O WhatsApp, por exemplo, possui uma maneira relativamente fácil de apagar internamente seus dados e documentos. Veja como:

Apagar documentos e dados no WhatsApp

Dentro do aplicativo, na aba Ajustes, selecione a opção Uso de Dados e Armazenamento.

Aí você escolhe novamente a opção Uso de Armazenamento:

Você então pode escolher um grupo de conversa e escolher, através do botão Gerenciar, quais mídias apagar.


Cada aplicativo tem sua forma individual de eliminar seus Documentos e Dados. No iMovie, por exemplo, você precisa apagar os projetos que fez (não esqueça de fazer um backup antes).

Então, se você está com problemas de pouco espaço interno no iPhone e iPad, agora sabe como gerenciar os Documentos e Dados. Faça uma limpeza de tempos em tempos, fazendo backup do que você usa e liberando a memória interna do aparelho, pois assim você poderá aproveitá-lo ao máximo, de forma otimizada.

Esta é uma dúvida bastante comum, por isso compartilhe este artigo com seus amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar. Para conhecer mais dicas de iPhone e iPad, confira outros artigos aqui no blog.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • BS

    Uma dúvida que sempre tive e nunca consegui achar solução é como apagar os documentos e dados do aplicativo “Mail”. Conforme vou baixando anexos, o Mail vai ocupando espaço e não consigo liberar nem com reza brava…. Alguém sabe como liberar o espaço do aplicativo Mail?

    • No iOS 10 é possível apagar aplicativos nativos. Eu não tentei, mas tente apagar o app Mail e instalar de novo, para ver se resolve o seu caso. Depois compartilhe aqui conosco o resultado.

      • BS

        Então, tentei aqui agora e não limpou tudo não…. Diminuiu um pouco o valor de “e-mail e anexo” (de 188MB para 146MB) mas não limpou tudo não…. Estranho que mesmo depois de removido o app, o Mail continuou aparecendo na lista em “Gerenciar armazenamento”.

        Antes eu já havia tentado o que o Estan sugeriu abaixo (de apagar a conta e criar de novo) mas o resultado foi o mesmo de apagar o app, ou seja, nunca que limpa todos os anexos….

        • Estan Duarte

          Sua conta iCloud está ativo o Mail? Pode ser isso. Eu também nunca gostei que ele ultrapassasse muito, aqui sempre esta abaixo de 20MB.

          • BS

            Não, o icloud está desativado no meu e-mail… Uso somente conta gmail…

            Se ficasse em 20MB estaria bem satisfeito!!!

            • Estan Duarte

              Eu removo o iCloud também e adiciono novamente kkkkkk Ainda sou da época do Nokia 3520 que tinha 400KB para usuário kkkkkk Desde então nunca me adaptei a jogar fora MB, me incomoda intimamente, e não importa a capacidade do dispositivo kkk

    • Estan Duarte

      Antes do iOS 10 eu apagava a conta e depois adicionava novamente, resolvia. Agora basta apagar o app Mail, abrir a AppStore e reexibir o app na HomeScreen, isso apagará dados e temps do Mail. Abraço.

  • BS

    Uma dúvida que sempre tive e nunca consegui achar solução é como apagar os documentos e dados do aplicativo “Mail”. Conforme vou baixando anexos, o Mail vai ocupando espaço e não consigo liberar nem com reza brava…. Alguém sabe como liberar o espaço do aplicativo Mail?

  • Iggor Pereira

    Como sempre ótimas dicas iLex, valeu!

  • Rafael Neves

    Excelente.
    Eu lembro que antes do iOS 10 tinha um tal de Phone Clean (não lembro o nome) que realmente limpava o cache dos apps, era só plugar no pc e rodar o programa. Dps ele parou de funcionar. Alguém sabe uma alternativa ou só deletando na mão mesmo?

  • LAERTE

    o que não consigo entender é como as fotos e videos ocupam tanto espaco mesmo eu tendo comprado espaco no icloud. alguem sabe explicar isso?

    • 199X KID

      você tem que Otimizar o iPhone nas configurações do Fototeca do iCloud

      • LAERTE

        como que faco isso?

      • LAERTE

        ja esta otimizado mas mesmo assim ainda ocupa muito espaço

  • Alexandre Lago

    Boa Tarde!

    Uma duvida que eu tenho…

    Participo de um grupo no whatsapp onde muitos videos sao compartilhados todos os dias pelos participantes.

    Se eu seguir a dica do post do BDI, esses videos serão apagados do grupo do whatsapp ou somente do meu celular?

    abs

    • Leonardo Negrisoli

      Somente do seu celular. Eu limpo direto meus grupos, mas isso nao interfere o que já foi enviado para os outros integrantes do grupo

      • Alexandre Lago

        Leonardo, Muito Obrigado!!!

  • Anderson Lopes

    Uso um aplicativo de bateria pra fazer a limpeza Principalmente do Facebook….mas faz de todos os App’s

  • Thiago Melo

    Ilex só um detalhe: no caso do whatsApp, o local “Documentos e Dados” do iCloud armazena o BACKUP do whatsApp e não os dados do mesmo, com isso, quero dizer que se você for lá e apagar esses documentos e dados, você estará apagando o backup interno do whatsApp porém, suas mensagens e medias continuaram lá. Abs!

  • Iuri Dov

    Já instalei e o que antes era opcional agora já é automático sem opção de desativar: Autenticação em 2 Fatores. É legal, aumenta a segurança mas me impede de usar alguns apps que precisam do meu login. Por exemplo o 3utools que uso pra gerenciar o celular (itunes é uma bosta) e instalar aplicativos, etc.

  • Anderson

    Ponto para o Telegram, que possui configuração para “eliminar” todas as mídias vistas em um intervalo de tempo predeterminado. Virtualmente essas mídias não ocupariam espaço algum do aparelho, e sempre que você quiser, por qualquer motivo, pode fazer o download novamente, visto que elas ficam permanentemente na nuvem.

    • Deckard

      Sim, mas não é popular.

  • Gabriel Eli

    Desde do iPhone 4 (meu primeiro) me pergunto pq ainda não colocaram uma função de apgar doc e dados de uma vez só.

  • scy

    como apagar cache e dados do twitter ou facebook?

  • como faço pra liberar 5,2GB no app podcasts?

  • Marcel

    Procurei no blog e não encontrei: assino o plano de 1 dollar por 50 GB. Uso o fototeca do iCloud e tenho 38 GB de foto e videos, mas aparece que estou com o armazenamento cheio, uma vez que tenho 15 GB de documentos. Tanto no iPhone, mac, como no site do iCloud eu vejo que tem esses documentos estão ocupando 15 GB, mas não sei o que são e nem como apagar. Alguém me ajuda? https://uploads.disquscdn.com/images/ae56b059df95240b1614ca6325738ee0297fb687d832c1d0a33f40f5036aa69a.png

  • Grazy Coutinho

    Nossa, obrigada por esse passo a passo. Já não sabia mais o que fazer