Notícias

Patente da Apple prevê uma tela touchscreen capaz de ler impressões digitais

Nesta semana, foi publicado no escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos um documento que demonstra que a Apple continua interessada em criar um iPhone que possua uma tela capaz de reconhecer impressões digitais, função esta que hoje é assumida pelo Touch ID. Neste caso, o reconhecimento não seria feito apenas no botão, mas em qualquer parte da tela do dispositivo.

Esta informação reforça ainda mais os atuais rumores sobre o próximo modelo de iPhone, em que muitos acreditam que o leitor de digitais possa vir integrado definitivamente à tela, sem um botão aparente. Um “ensaio” disso já foi feito no iPhone 7, cujo botão frontal não é exatamente um botão, mas parte da tela. Porém, a solução atual ainda depende de um círculo metálico para identificar as digitais, o que não seria preciso no futuro com a invenção descrita na patente.

Aliás, a patente amplia ainda mais as possibilidades, pois tornaria possível fazer reconhecimento de identidade em qualquer parte da tela, inclusive aquela ativa que usamos para visualizar os elementos do sistema.

A invenção não é originalmente da Apple e sim de uma empresa chamada LuxVue, adquirida pela maçã em 2014.

Não é de hoje que a Apple está pesquisando sobre isso. Em 2015 ela também já tinha registrado algo parecido, mas aquela patente até agora não virou realidade. Será que ela já conseguiria tornar a ideia viável para o próximo iPhone?

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Já passou da hora dessa palhaçada de patentes mudar. Se eu tenho uma ideia posso patentear ela independente de conseguir colocar ou não em prática, é isso que precisa mudar. Quer registrar uma patente? Então sei lá, de o prazo de 1 ano para lançar o produto com ela ou do contrário cai a patente. Do jeito que está hoje é comercio inútil que nós, os consumidores finais, é que pagamos a conta.

    • Fabio Correa

      Às vezes idealizasse um produto, porém a tecnologia atual não permite criá-lo.
      Isso aconteceu com a tela multitouch do iPhone e outros recursos que vemos funcionando hoje e que foram patenteados anos antes do lançamento.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Discordo totalmente. Se você tem um projeto de algo inovador, deve poder patenteá-lo, oras! Se há viabilidade econômica é outra história. Ademais, o consumidor paga a conta se quiser, né 🙂

    • Alex iPilot

      Se não estiver enganado, no Brasil não é possível registrar “idéias” quando se trata de produtos, é preciso haver um protótipo funcional. Eu entendi isso lendo o (enorme) site do INPI quando registrei algumas marcas. Concordo contigo!

      • Fabrício

        Cada país tem sua legislação própria. EUA permite patentear mais coisas que Brasil e Europa. Mas em todos os países, para haver a concessão da patente, o relatório descritivo e figuras devem permitir que um técnico no assunto consiga reproduzir a invenção pleiteada. Essa é a essência: você ganha o monopólio, mas ensina como fazer. Depois da vigência, qualquer um pode reproduzir.

    • Fabrício

      A caducidade de uma patente pode ser pedida se o dispositivo não for comercializado até 5 anos da concessão. Não se registra patente, se deposita patente. Registro é para marcas e desenhos industriais.

    • Alan Christian Andreani

      Mas é isso que ocorre meu amigo, para não perder a ideia a empresa paga anualmente uma taxa ao órgão regulamentador.

  • paulogrego

    Legal, seria o primeiro passo para um telefone 100% tela, sem bordas gigantes em cima e embaixo.
    Mas óbvio que não virá ainda esse ano, ainda acho que as chances de isso virar realidade são baixas ainda menos em curto prazo.

    • Rogério Ebling

      me diz como faz pra jogar um game numa tela de smart sem algum tamanho mínimo de borda? sem bordas, sem chances, esquece!

      • paulogrego

        Não entendi qual o problema de não ter borda num game, é só adequar o conteúdo.
        Mesmo quando for imprescindível, só criar uma borda “virtual”, inclusive ela pode conter informações adicionais e tal.

        • Rogério Ebling

          É q acredito que, sem bordas inferiores e superiores, prejudica a jogatina pois pode-se encostar sem querer na tela. Mas essa tua idéia de borda virtual me parece promissor.

          • E como funciona o touchpad do MacBook? Sem chances de usar o teclado encostando nele?

            • Rogério Ebling

              smart tu segura na mão e macbook apoiado em algo. É diferente na usabilidade e assim, não comprometendo uso do teclado e uso do touchpad, juntos.

            • frederico

              O mac tem tecnologia de soft embutida que anula o toque acidental. Isso também deverão ser usado no Iphone e ipad. É por isso que o touch par no novo mac é tão grande. Não tem como deixar de tocar nele na hora de digitar.

      • Faz bastante tempo que eu li um comentário, acho que foi aqui mesmo no BDI, bem similar. O leitor comentava que era sem chances jogar games em celulares desprovidos de botões físicos.

        • Rogério Ebling

          E Cuiabá, como tá?

        • Rogério Ebling

          E errou, né! No caso de bordas, acho sim q tem q ter encima e embaixo.

      • Matheus Stout

        Por isso que é um smartphone e não um vídeo Game. Os Games quente adaptem. Afinal, jogar não é a coisa mais importante que existe em um smartphone.

    • Matheus Stout

      Por isso que é um smartphone e não um vídeo Game. Os Games quente adaptem.

    • Não concordo que basta apenas isso pra acabarem as bordas, tem vários aparelhos com sensor de digitais e botões traseiros, e também tem o mi mix como prova de conceito, só falta mesmo vontade.
      Vontade ou ser esse o rumo que a empresa planeja.

      • paulogrego

        Sim, por isso que falei “primeiro passo”, porque realmente tem outras questões!

  • seria bem legal ver no iPhone 7S/8.

  • Mauro Bechtlufft

    Alguém poderia me ajudar ? Minhas redes sociais nao estao notificando, ja restaurei o ios e nada! Podera ser a economia de energia ? Sempre usei a economia e noficicava normalmente. Ajudem-me!

    • Estan Duarte

      Atualize o app e redefina todos os ajustes, sem precisar apagar os dados. Mesmo em economia 100% do tempo, funciona tudo normal.

  • Isso pra mim é um grande indício de que a funcionalidade possa vir a ser realmente colocada em prática, em um futuro próximo.

    Nessa guerra de patentes é comum empresas registrarem ideias que não irão colocar em prática, apenas para manter aquilo como “seu”. Entretanto a Apple já havia registrado uma patente que previa a mesma coisa, e registrou essa nova patente por uma mudança na tecnologia empregada no processo, o que me leva a crer que a única razão que poderia fazer ela perder esse “tempo” é justamente agora ser pra valer, já que a “ideia” já estava registrada.

    Posso estar enganado, mas não vejo sentido em registrar 2 patentes iguais, apenas mudando o modus operandi, apenas pra “guardar-caixão” na ideia. Veremos!