Notícias

Patente da Apple prevê um Touch ID na tela do aparelho e não mais no botão

Quando a Apple decidiu adotar um scanner de digitais no iPhone 5s, ela resolveu fazer diferente e o integrou diretamente no único botão frontal do aparelho (o que já vimos que é muito prático). Mas ela ainda estuda maneiras de ir mais além e incorporá-lo na tela do iPhone e do iPad.

Uma patente da Apple foi publicada na semana passada no escritório norte-americano de Marcas e Patentes, em que ela detalha um novo sistema de reconhecimento digital diretamente na tela. Com isso, a superfície de reconhecimento seria muito maior que a atual, podendo inclusive usar mais de um dedo ao mesmo tempo.

Mas isto também obrigaria a empresa a adicionar uma camada a mais na tela, o que poderia comprometer a sensibilidade da mesma, que atualmente é excelente.

scanner_ipad2

Resta saber se a ideia, algum dia, se tornará realidade, pois nem todas as patentes da Apple viram produtos para o público.

via AppleInsider

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandra

    Particularmente, não vejo necessidade.
    o Botão HOME foi praticamente feito pra ganhar um sensor de digital! Tudo se encaixa. 🙂

    • Daniel Alencar

      Verdade. E encaixa muito bem também haha. Você aperta ele para acender a tela e ja fica com o dedo la encostado pra desbloquear haha é LINDO! *-*

      • Edvan Lima

        As vezes só quero ver as horas.. Hahaha

        • Gabriel

          Botão de bloqueio resolve, já tentou?

          • Caio Cartaxo

            Pra quem tem o costume de 5 anos apertado o Home, nao, nao serve.

            • Daniel Alencar

              Mas e não da pra tirar o dedo antes dele desbloquear?

            • Arlindo Neto

              As vezes, muitas vezes ele é mais rápido que meu dedo, pelo menos no meu 6 às vezes só quer passar a música e ele já desbloqueia rsrs

    • Bruno

      A vantagem seria o grande espaço que seria potencialmente liberado com a eliminação ou redimensionamento do botão home.

    • Mateus Miranda

      Não num futuro muito próximo, mas eu imagino um iPhone sem botões físicos. Botões físicos me parecem cada vez mais obsoletos

      • Henrique Imperial

        É mais que necessário botao fisico: pra te salvar de travamentos (hard reset) e nao acontecer clique sem querer…

        • Mateus Miranda

          Eu costumo pensar que nada é impossível. Talvez eles elaborem uma solução pra essa questão de você precisar de um botão pra reiniciar o iPhone no caso de um travamento…
          Digo “num não muito próximo” pq acredito que, não agora, mas vão encontrar uma solução digital pra todos os botões físicos. E tudo vai parecer óbvio. Só não sei quando isso vai acontecer, mas tudo é possível no campo da tecnologia. A gente já avançou muito em pouco tempo, mas esses avanços ainda são pouco quando se compara com o que pode vir e com as tecnologias que já existem em forma de protótipo.

          RESUMO: pense diferente 😛

          • Gabriel

            Nop, sem Samsunguisse pra cima da gente. Ta ótimo os botões que existe =)

            • Guilherme santos

              Ah sai fora fanboy da Apple de merda!

            • Mateus Miranda

              Não se limite tanto, cara. Nunca vou esquecer de gente falando, na época que vazou o iPhone 4, que aquela câmera frontal era a coisa mais ridícula do mundo e não comprariam de jeito nenhum um iPhone com aquela câmera frontal. Então, né.
              Eu não estou falando de uma tecnologia barata que vão inventar daqui pro próximo ano e implementar cheia de bugs. Estou falando de uma tecnologia que surgiria daqui a muitos anos. Eu tô falando de uma revolução, cara. Do fim dos botões físicos. E, aceite ou não, é provável que isso aconteça. Mesmo que aos poucos, até que a gente tenha um só botão no telefone e depois nenhum. Steve Jobs era visionário por ver utilidade no que parecia ser um problema.
              Acho que antes do iPhone as pessoas diziam que um telefone sem teclado seria uma peça inútil. Não sei se chegavam a dizer que era uma Samsunguisse, mas era uma ideia repulsiva.
              Não limite as possibilidades quando se trata do futuro. Até a morte já estão aprendendo a driblar um pouco.

            • Gabriel

              É “aceite ou não” o sol também pode apagar daqui a uns anos. Instala o VirtualHome e tenta sempre puxar o CC pra vc ter um gostinho de não ter botão físico e ao mesmo tempo um comando de gesto, falador.

            • Mateus Miranda

              Velho, você ainda não entendeu. Eu não tô falando dessas tecnologias bestas que a gente tem atualmente. Estou falando do surgimento de novas tecnologias que a gente ainda não conhece pra suprimir a necessidade de se ter um botão físico. Se não entra na sua cabeça que novas tecnologias vão mudar o jeito de a gente lidar com aparelhos e com qualquer coisa no mundo e que vamos ficar estagnados na tecnologia atual então esse debate é inútil. E Steve Jobs realmente não teria mais motivos pra viver se a evolução tecnológica fosse assim tão simples. Veja que eu nem digo como exatamente vai ser nem quadno vai acontecer, porque não tenho visão pra essas coisas. Mas algo que ainda não existe será desenvolvido e mudará a forma que a gente utiliza nossos aparelhos. Muito diferente de Assistive touch,m uito diferente desses botões da Samsung. Talvez a Apple implemente essa tecnologia futurística primeiro e as pessoas digam “finalmente a apple mostrou como se faz um botão virtual”. Assim como ela mostrou como se faz tanta coisa.

            • Arlindo Neto

              Cara eu não vejo isso muito longe não, quando você falou sem botão eu pensei logo,” para com isso cara!!” Mas depois você falando q de outra forma, com mais qualidade, outra tecnologia ai eu lembrei do nosso presente e futuro Apple Watch, que já possui um touch capaz de sentir a diferença de toque ou um aperto na tela, acho que isso pode começar ai viu. Ainda mais com essa patente ai. O futuro não está tão longe, e se tem uma empresa que eu confio é apple, quando eu falo, “não apple não é assim” eu quebro a cara depois rsrs.

            • testehc

              Já existe celular sem botão físico.

            • barbazul

              Ei, eu não sabia sobre isso do Apple Watch! Isso já é um grande avanço!
              Não sei se dei a entender que o negócio vai demorar muuuuuuuuuito, mas eu acho que será num tempo relativamente curto. Depende do ponto de vista, né. Pra alguns pode ser uma eternidade, mas eu concordo contigo que não está tão longe. Alguns anos, quem sabe até poucos anos mesmo…
              Obrigado pela informação sobre o touch do Apple Watch 😉

            • Ju Jobs

              parece que o jogo virou

    • Nelson

      Oi faço assistências em iPhones, acredito q essa troca seria por um problema em o toch id tem em ser no botão home, o botão home tende a estragar por ser apertado muitas vezes, ai para fazer a simples troca do botão físico do home tem q trocar o touch id tbm porque é tudo junto, MAS, ai você perde o touch, pq cada chip do touch é codificado para funcionar só com aquela placa mãe, se colocar outro mesmo q original ou de outro iPhone nao vai funcionar, então por uma coisa boba q é trocar um botão simples acaba por inutilizar o touch

  • Luiz Felipe

    Ah vá, ai já não é mais touch ID e sim aqueles “touch ID” pipitchu que a gente ve por ae que na verdade a única coisa que ele reconhece é o toque e não a impressão digital.

    • (??????????????)

      • Guest

        Talvez assim fique mais facil de entender, um aplicativozinho tosco de Android pra controle de horas, onde você “autentica” tocando nesse ponto ae de digital so que não…., pois o cara só toca na tela, ele não reconhece a digital

    • Joe

      (??????????????) 2

    • Daniel Alencar

      (??????????) 3 hahah 😛

    • Arthur Scopel

      (??????????????) 4

    • Rômulo Carvalho

      Wtf…

      • Luiz Felipe

        Pra galera que não entendeu, segue print, aplicativo de controle de horas onde vc “poe o dedo” na tela pra ele autenticar, sendo que isso é so touch, não reconhece digital, reconhecimento digital na tela, é algo muito mais complexo , acho pouquissimo provavel vermos isso no proximo iphone talvez nem no iphone 7….

        • Cledson Medeiros

          Cara, acho que você não entendeu. Entendi sua parte que os apps de Android simulam reconhecimento biometrico na tela, sendo apenas uma ilusão, qualquer dedo desbloqueia. O que eu acho que você não entendeu é que a Apple registrou uma patente que na teoria quer fazer com que a tela tenha um reconhecimento biométrico de verdade.

        • Lélio Rocha

          ???????????????????

    • Victor Zavecz

      WTF dood?!

    • John linao

      As ideia do maluco kKKKKKK (??????)5

  • Marcos Freitas

    Para mim se estão pensando em algo assim indica que os planos futuros são de matar o botão Home, o que ajudaria a reduzir consideravelmente o tamanho dos aparelhos.

    • JanjaBoy

      Não reduz…. …..deixa mais espaço para bateria.

    • Alexandra

      Faz sentido. Mas pra mim, iPhone se botão home, não é iPhone!

      • Lucas A.

        Vai saber, depois de moverem o botão sleep para o lado eu não duvido de mais nada…

      • Mateus Miranda

        Quanta limitação. Pense diferente, moça. Não vamos ficar até o fim dos tempos com um botão físico, vamos? É como se acreditássemos que chegamos ao máximo da sofisticação.

        • Alexandra

          Me sinto segura com botões físicos.
          What’s the matter?
          Entendo que não chegamos no topo da evolução, mas pra mim está bom.

          • Mateus Miranda

            Sim, atualmente eu me sinto bem seguro com o home tb. Mas defendo que um iPhone vai chegar ao nível de não precisar desse botão, entende? novas tecnologias são desenvolvidas o tempo inteiro. Acho muito empolgante isso de sempre se poder pensar além

            • Alexandra

              Ok.

      • Ju Jobs

        então, vai de 7S? RSRSRSRSRSR

    • Gustavo Casé

      Vidente!!!

  • Fabio Correa

    A concorrência que até hoje não conseguiu copiar o Touch ID vai pirar se lançarem esta tecnologia no iPhone 6S ou iPhone 7.
    Acredito que este recurso será a grande novidade do 6 S.

    • Victor Zavecz

      Duvido que venha no 6S….

      Apostaria entre o 7 e o 8.

      Eliminando o home (e consequentemente melhorando o aproveitamento da tela), será uma evolução muito grande pra família “S” do iPhone.

      • Fabio Correa

        Mas não vejo nenhuma nova tecnologia além desta e a sensibilidade para diferenciar a pressão do toque, para o iPhone 6S.
        Somente com estas duas tecnologias é possível eliminar o botão home.

  • Daniel Alencar

    Doidera. Se conseguirem é realmente uma coisa muito futurista 0-0

  • igor yuiti

    Esse tipo de patente não são aquelas patentes que só servem para assustar a concorrência e nunca vão ser usadas ???

    • Vinicius Alves

      Provavelmente, mas veremos em breve 😉

    • Também acredito nesta hipótese…. não é algo simples o que ela propõe.

  • Estanis Garcia

    Pessoal não é por nada mais ontem minha amiga estava com o samsung s5 mini e ja usa essa tecnologia de desbloqueio,porem um pouco cheia de bugs, travando um pouco mais me assustei quando vi achei muito inovador.

    • GiganteBA

      huahuahuahuahuahuhuahuahua muito boa essa!!! huahuahuahuahuahua

  • Bruno Goulart

    Imaginando, poderiam utilizar esta tecnologia mantendo o botão home com Touch ID e também nas telas.
    A grande vantagem da tela é que os desenvolvedores poderiam explorar bastante esta funcionalidade não apenas para o que utilizamos hoje (login/desbloqueio).

  • Ai a samsung vai e lança um desbloqueio de tela q funciona debaixo d’agua só pra se dizer ser melhor! Kkk

    • HAHAHAHAHAHAHAHA

    • Luis Cesar

      Vai ser meio difícil. Eles não conseguem nem fazer um que funcione direito fora d’água…

    • Mateus Miranda

      hahahah samsung samsungando

  • e ainda dizem que ela não inova. se isso não é inovar, o que é? ok, é só uma patente, mais ainda assim é incrível!

  • Bruno Laia

    bom, se isso acontecer, a Apple dará um salto enorme em nome da tecnologia, mas eu não dúvido que eles irão conseguir

  • Dan

    Seria perfeito para reconhecer ladrões:
    Quando o iPhone identificar um usuário diferente do proprietário, bloqueia e envia um print da digital para um email. Então só contatar a polícia e já era 😀

    • Henrique Imperial

      Aí você se lembra que funciona com os dedos dos pés, e qualquer outra parte do seu corpo, sem contar aquelas canetas tambem kkkkk

    • Brunosh

      Isto sim seria uma excelente aplicação. Podiam manter o touch ID mas adicionar a tecnologia também na tela para este fim. Bem pensado!

  • Uma coisa é certa: se a Apple implementar de fato isso, é por que será melhor que o atual Touch ID 😉

  • Estanis Garcia

    Não entendo porque meus comentários são apagados… Ja é a segunda vez q isso acontece… Tinha comentado a respeito dessa tecnologia no s5 mini de uma amiga… Eu tenho iPhone 5 e sinceramente fiquei boquiaberto quando vi. *espero q não apaguem

  • Bruno Bolani

    Baixei um aplicativo que mostra as especificações técnicas dos iDevices, o iDemonstrate, e aqui no iPhone 6, a memória ram total aparece 2.147.48 MB, sendo que em todos us lugares falam que tem apenas 1 GB de ram. Em todos estão aparecendo assim???

    • O app está errado.
      Eu deixaria de confiar nele, se fosse você.

    • Mateus Miranda

      vish. hahahah

    • Pedro Lanas

      Bruno, baixe o Battery Doctor for iPhone. Ele mostra todas as definições do seu aparelho (corretamente) e ainda te ajuda a gerenciar a memória e a duração e carga da bateria. O aplicativo é de graça na App Store.

  • Douglas Gonçalves

    Vish, será ?

  • Jeff Dias

    minha esposa tinha um Moto G com botões touch na parte inferior da tela, para algumas coisas, era horrivel, vc passava o dedo e fechava tudo ou dava mais opções, contra isso não tem muito o que fazer, eu tbm prefiro o botão home fisico.

  • Mateus Miranda

    Sim, cara. Esse daí imita o touch id na tela. Caso a função fosse implementada, o app reconheceria de verdade a digital.

  • José bartowski

    E se a tela quebrar?

  • Só acho q a gente poderia focar em uma nova tecnologia de bateria…

  • boyinglasses

    Ainda bem que a Apple tem aquela coisa de esnobar pesquisas de mercado… Porque se fossem seguir os consumidores, teríamos teclado QWERTY ate hoje. Cada comentário conservador aqui, hahaha! Achei a ideia genial, uma super evolução do desbloqueio por padrão no Android.