Notícias

Futuro iOS irá analisar o modo como a bateria se comporta no uso diário

Nós aqui fomos um dos primeiros sites no mundo a levantar um chato problema que estava acontecendo com muita gente: o aparelho desligava sozinho mesmo ainda indicando carga na bateria. Sempre acreditamos que provavelmente fosse um bug no iOS, mas a Apple nunca havia admitido isso, e chegou a implementar um programa de troca de bateria para alguns poucos casos.

Agora, ela quer colocar no iOS 10.2 uma maneira de diagnosticar todos os aparelhos para tentar encontrar a causa do problema.

Ela anunciou a novidade em uma página de suporte de seu site chinês, país onde o problema ganhou maior atenção (quando acontece no Brasil, ninguém dá bola). Ela disse que na atualização da semana que vem (ou seja, iOS 10.2 será mesmo lançado na próxima segunda), ela incluirá uma ferramenta de diagnóstico do aparelho, para avaliar as causas do desligamento repentino antes da bateria indicar 10%.

Fora do lote afetado, um pequeno número de clientes relatou um desligamento inesperado. Alguns destes casos podem ser normais, porque o iPhone vai desligar para proteger seus componentes eletrônicos. Para reunir mais informações, iremos adicionar um recurso de diagnóstico adicional à atualização do software iOS que será lançada na próxima semana. Este recurso coletará uma variedade de informações durante vários dias que podem nos ajudar a melhorar os algoritmos para gerenciar as operações de desempenho e desligamento da bateria. Se tais melhorias puderem ser alcançadas, nós as disponibilizaremos em futuras atualizações de software.

 

Ou seja, o iOS 10.2 irá analisar o desempenho do sistema, e se for comprovado que é um bug de software, ele será solucionado nas próximas atualizações.

É muito bom mesmo ela buscar as causas, pois há muito mais usuários atingidos do que os que ela considera no seu programa de troca. Muitos de nossos leitores afirmam que o número de série de seus iPhones não são cobertos pelo programa, porém continuam sofrendo com o problema.

Para nós, sempre pareceu óbvio ser um problema de software, pois começou a acontecer exatamente no iOS 9.3.2, versão em que a Apple passou a permitir que a função Night Shift funcionasse junto com o Modo de Pouca Energia. E isso repentinamente, com milhares de usuários que antes da atualização não sofriam com isso.

Ainda não é uma solução definitiva, mas já é uma atitude no caminho de descobrir o que realmente está acontecendo. E a empresa já demorou demais em resolver este caso.

Se você for um dos que está enfrentando este problema do aparelho desligar antes da bateria indicar 10%, conte-nos nos comentários, informando o modelo de iPhone e a versão do iOS que está usando.

Botão Voltar ao topo