NotíciasSegurança

Versão free do Spotify pode estar distribuindo malware em suas propagandas

Se você costuma usar o programa Spotify no computador e não possui um plano pago, saiba que você está correndo risco de ser infectado com malware. Pelo menos é isso que está acontecendo com um certo número de casos desde ontem.

A infecção está acontecendo através dos anúncios que aparecem de tempos em tempos para usuários gratuitos. Alguns deles estão ativando um link que abre automaticamente o navegador e direciona para sites com vírus e malwares. E infelizmente o estrago não se limita apenas a máquinas com Windows, mas também Macs e Linux.

O alerta foi dado por um usuário no fórum do próprio Spotify, mas logo muitos casos começaram a aparecer na internet.

Há algo muito alarmante acontecendo neste momento com Spotify gratuito. Isto começou há algumas horas atrás. Quando o Spotify gratuito está aberto, ele abre – e continua abrindo – o navegador de internet padrão no computador para diferentes tipos de malware/sites de vírus. Alguns deles não exigem ação do usuário para causar danos.

A princípio isso está acontecendo apenas na versão desktop (computador) do Spotify, em diferentes sistemas. A empresa disse que já está averiguando as causas disso e promete tomar providências.

Enquanto isso, a dica é não abrir o programa Spotify no computador caso você não tenha um plano pago (que não possui comerciais), até que uma atualização resolva isso.

via TNW

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Igor Alves

    Que fase, Spotify…

  • Fernando Marques

    Aconteceu comigo o amo passado. E eu era usuário pago, quando eu menos esperava aparecia uma propaganda “russa” e ao clicar em qualquer música abria o navegador e me direcionava para o “Cle my Mac” usando um Mac mini.
    Esses foi um dos motivos que me fez parar de assinar o Spotify

  • Cadê o Rob? Então pessoal, eu resolvi dar uma chance novamente para o Apple Music. Eu tenho gostado da integração com o CarPlay, Apple Watch e Central Multimídia bluetooth do carro. Outra coisa que tenho apreciado muito, tal como o Rob já havia mencionado, a curadoria de seleção de músicas é fantástica e realmente toda semana eu escuto muitas músicas indicadas pela Apple, para o meu gosto, por pessoas, que me agradam muito.

    Outros ponto, a qualidade sonora é muito boa, e apesar de não ter uma audição canina, o som me parece um pouco melhor, talvez eu tenha sido influenciado nessa última impressão, ciente que existe três gradações de qualidade no Spotify.

    O que eu não gosto, as listas de música são muito limitadas. Eu sinto falta de experimentar as músicas mais tocadas ao redor do mundo, listas temáticas… Também não existe interatividade com a lista de amigos, a Apple insiste em não integrar com o Facebook para encontrar listas de amigos, algo lamentável, e que empobrece a experiência do usuário.

    Eu ia voltar a assinar o Spotify, e cancelar o Apple Music, mas vou aguardar mais um pouco. ?

    • Rob Simões 

      Chamou chamou?

      Não é por acaso que a quantidade de usuários pagos do Apple Music cresce a cada dia. Faltam algumas coisas pra ele ficar perfeito, mas muito melhor que o Spotify ele já é há tempos.

      • Felipe Sousa

        Rob, uma pergunta. Como é o catálogo de músicas do Apple Music? Possui bastante variedades (especialmente músicas nacionais)? Ainda não uso o serviço, e estou pensando em começar a usar.

        • Rob Simões 

          Recentemente foi alcançada a marca de 40 milhões de músicas amigo. Variedade é o que não falta, inclusive de nacionais. Por que não experimenta os três meses gratuitos?

      • Pedro Trevisan

        Tenho uma dúvida… Eu nunca usei o Apple Music pois não tenho dinheiro pra pagar as mensalidades, e por isso uso o Spotify, que tem um serviço muito bom gratuito.

        No Apple Music gratuito é só aquela Beats1 que tem disponível mesmo? Nenhum esquema parecido com o do Spotify de ouvir o que quiser, só que com anúncios e etc?

        • Rob Simões 

          Não. E é por isso que alguns artistas gostam tanto to Apple Music. A indústria e os artistas estão querendo acabar com esse modelo gratuito com publicidade.

    • Francisco

      Então.. eu também era assinante do Spotify. Fiz o teste dos 3 meses gratuitos do  MUSIC e gostei bastante, a curadoria humana é sensacional e as playlists são a minha cara de fato, e não via muito isso no Spotify. Mas, por apresentar muitos bugs ainda, retornei para o concorrente. Há uns três meses resolvi dar uma nova chance e não me arrependo, o que era bom ficou melhor! ?

  • Pedro

    E esse iOS 10 que toda hora manda digitar a senha do outlook?? Que isso! Digito 10 vezes no dia e continua pedindo. Acho um absurdo liberar uma versão sem estar tudo bem testado; que demorasse mais 2 meses pra lançar, mas pelo amor de Deus né –‘

    • Mas então o problema deve ser resolvido pelo Outlook, não pela Apple…

      • Pedro

        Começou assim que atualizei para o iOS 10 o que pode estar errado?

        • Fábio

          Isso acontece com quem ativou verificação em duas etapas, precisa gerar uma senha de aplicativo.
          https://support.microsoft.com/en-us/help/12409/microsoft-account-app-passwords-two-step-verification

        • Coincidentemente os serviços do Outlook foram atualizados no mesmo período do iOS 10.
          O meu está assim também e ainda não sei se o problema é a MS ou a Apple.

        • Pedro, não quero defender a Apple, mas é responsabilidade dos desenvolvedores atualizarem os próprios aplicativos para os novos sistemas, por isso que a versão beta fica disponível por 2 meses antes de virar pública. Se você atualiza o iOS mas os aplicativos não são adaptados pelo desenvolvedor, pode acontecer incompatibilidades.

          Não sei se é o caso, pois não uso o Outlook. Porém não vejo isso acontecer com nenhum outro aplicativo no iOS 10.

          • Pedro

            Exatamente, para mim tudo está perfeito o único problema foi esse. Espero que resolvam logo. Pensei que fosse algo relacionado ao iOS mas concordo quando você diz que eles têm um bom tempo pra atualizarem os apps.

    • O meu tava assim tambem mas nos ultimos dias nao apareceu mais

    • LAERTE

      Pedro aconteceu com o meu …. apaga a conta e entra com ela de novo e aí acaba o problema …o meu tesolveu

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Vou tentar isso. Estou tendo o mesmo problema. Valeu!

  • Filipe

    ????????????

  • Pedro

    Mas já verifiquei de todas as formas. Quase todos os dias digito a senha e atualizo meus e-mails. Por isso ainda acho que tem algo relacionado ao iOS

  • Marcio Bezerra

    Alguém tem percebido que o Spotify está consumindo mais dados após ter lançado a função Daily Mix? Mas pra quem não usa a funcionalidade? Consumiu quase 2 GB de dados meu em 1 dia. E eu estava ouvido músicas já baixadas.

    • Diego Azevedo

      Faz muito tempo que eu restringi completamente o uso de dados de celulares pelo spotify. As músicas eu baixo em casa ou no trabalho, pq ele consome absurdos de dados da cabeça dele.

  • Uso Spotify premium entao to livre disso

  • Rafael Baptista

    No Spotify quero uma playlist do “fast and furious” por exemplo, digito o nome já aparecem várias, no apple music não aparece uma… Queria muito usar o apple music, mas parece que no quesito playlist ainda é muito fraco…

  • Márcio de Jesus

    Nunca aconteceu comigo… ainda bem!