Notícias

Sony planeja lançar cinco jogos do Playstation em dispositivos iOS

A Sony pretende lançar até 2018 cinco jogos populares do Playstation em versões para iOS. Esse projeto mostra que a empresa quer sua fatia no lucrativo mercado de jogos para dispositivos móveis, principalmente no Japão, onde gamers estão gastando cada vez mais dinheiro para obter novos títulos no iOS.

O desenvolvimento desses jogos estão a cargo de uma nova empresa criada pela Sony, a ForwardWorks – que terá foco na criação de conteúdos para games na plataforma mobile. O alto investimento da Sony pode ser visto como uma resposta para a Nintendo que, durante o lançamento do iPhone 7, se uniu à Apple para apresentar o Super Mario Run, um game exclusivo para iOS. Além disso, a Big N afirma que lançará mais cinco games para iOS até o final de 2017.

A informação, liberada pelo site Nikkei na última sexta-feira (14), reforça a ideia que a plataforma mobile é vista como o eldorado para as fabricantes de console que, ao longo dos anos, fracassaram na tentativa de criar um dispositivo compacto de sucesso – como o PSP e seus derivados, desenvolvidos pela própria Sony.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Newzoo, um empresa especializada em dados sobre jogos, games mobile já constituem mais de 50 por cento de representatividade no mercado japonês, enquanto consoles têm cerca de 38 por cento. Neste cenário, um dado vem chamando atenção das fabricantes de console. No Japão, 61 por cento dos gamers compram seus jogos em lojas de aplicativos online. Como mostramos aqui no primeiro semestre, o Japão é o terceiro país onde mais se gasta dinheiro com jogos online.

Não há informações oficiais sobre quais títulos serão lançados pela Sony no iOS. No entanto, o site do jornal americano The Wall Street Journal indica que games como Hot Shot Golf, The Last Guardian e Intelligent Qube estão entre os cinco escolhidos pela Sony. Caso seja confirmada essa informação, a iniciativa promete agradar usuários de todos os modelos Playstation já lançados. O anúncio oficial com a lista de jogos é esperado para o final de 2016.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Rafael Nascimento

    Já tinha me esquecido do Super Mario Run!

    • Gabriel

      Droga ia comentar isso ainda agora xD. Nego é foda né, apresenta o game sem data de lançamento, ai lança daqui a anos por razões que desconhecemos. E quando lança, o hype já sumiu.

  • kaipira

    “Títalos”… agora me senti em casa.. aqui na roça nóis fala anssim tamém..=D =D

  • Hype Man

    Super Mario Run não será exclusivo, apenas chegará antes ao iOS.

    • LessTech

      Mas será exclusivo por algum tempo.

  • Marco Túlio Rezende

    “um game que exclusivo para ios”
    “que se populariza”
    “titalos”

    Eita preula

    Adoro o conteúdo do blog mas revisão não faz mal, brincadeiras a parte, last guardian nunca vai ser lançado, ja desisti.

    • LessTech

      Vai ser lançado sim. Como diria a Microsoft, “EM BREVE…”

  • Eu espero que não inventem essa de “exclusivo para iOS”, parece ser uma coisa linda, para nós usuários do iOS né, mas aí quando começarem a lançar exclusivos Android, a gente sai perdendo sem ter acesso a bons títulos.

    • paulotutu

      Exclusividade é uma faca de dois gumes. Por um lado traz uma experiência geral de nível mais alto (otimizações e etc…) mas também diminui o alcance máximo do produto. Tenso.

  • Luís M.

    “as fabricantes de console que, ao longo dos anos, fracassaram na tentativa de criar um dispositivo compacto de sucesso – como o PSP e seus derivados”

    Eu não consideraria o PSP como um grande sucesso mas acho que ele até conseguiu algumas vendas consideráveis. O que foi um fracasso mesmo é o PSVita.

    O problema é que quem quer jogar de verdade não usa um portátil, ele vai e compra logo um console para poder jogar com gráficos melhores e em uma tela bem maior.
    E por isso ainda acho que mesmo com jogos muito bons para portáteis/Celulares os jogadores de verdade não vão ficar se matando de jogar grandes jogos no iPhone. (Só se conseguir usar o celular de uma forma que nunca seria possível com um console – Como no caso do Pokemon Go)

    Queria ter escrito muito mais e muito melhor mas estou por aqui tentando terminar um trabalho da faculdade e estou meio que sem tempo ?

    Qualquer dúvida ou crítica, comenta

    • Patrick Dill

      “Jogador de verdade” não é só quem joga o que você joga, independente de ser um jogo simples ou complexo, é um jogo que deve ser considerado, muitas pessoas (inclusive eu) preferem jogos mobile justamente por não ter muito tempo pra investir em jogos de console, isso não me faz menos “jogador” que você.

      • Luís M.

        Isso não te faz menos jogador do que eu. Não mesmo. Até pq eu não jogo mais jogos de console (e nunca tive…) e nem jogos de computador. E o pior que não jogo justamente por causa do tempo como você falou.
        Antes de dormir li sua mensagem e tinha pensado em uma boa resposta para o que você disse mas esqueci agora… (não que isso seja uma discussão, está mais para um comentário do seu comentário. Não vou ficar bravo por existir alguém que não concorda comigo…)

        Voltando, é que é muito diferente o caso de uma pessoa que utiliza o celular para jogar e outra que utiliza o console. Para quem usa o console, o jogo significa muito mais, tem muito mais história. A pessoa se envolve com o jogo e fica fascinado com aquilo, a pessoa vive a história e por isso, por se envolver tanto assim com o jogo, eu falei que é um “Jogador de verdade”, nem seria essa a palavra, na verdade, é que a palavra que eu queria usar tinha fugido da minha mente e estava meio sem tempo.

        Outra coisa a ser comentada é que o fato de os celulares terem essa limitação de tamanho/gráficos é algo que dificulta com que tenhamos jogos bons para um celular ou portátil. Mas é possível. Um dos meus jogos preferidos foi lançado exclusivamente para PSP mas por ser tão bom e com uma história tão importante para a franquia que foi relançado para PS3 e Xbox 360. Mas estou falando aqui de um Metal Gear; e sabemos o quanto Kojima gosta de gastar em seus jogos.
        Então para o celular fica ainda mais difícil de criar jogos bons e envolventes para ele porque normalmente, como eu falei antes, um grande jogo custa muuuuuuito caro e os aplicativos para celular são muito baratos. Então além de ter o fato da limitação de hardware e tudo, ainda tem o fato de que as produtoras teriam uma diminuição no lucro arrecadado já que, quando se trata da AppStore, algo acima de 5 dólares já nos deixa com um pé atrás.

        Então por isso ainda acho difícil de termos grandes jogos e bem elaborados para o iPhone futuramente (inclusive esses ‘joguinhos’ que a matéria falava).
        Portanto, para quem está esperando uma revolução, melhor esquecer…

        Nossa, comecei falando de uma coisa e nem lembro mais como que fui parar aqui. Acho que preciso dormir… Mas está difícil. Tem prova de fisiologia e bioquímica amanhã e ainda nem comecei a estudar. Galera de medicina sabe o tanto que eu estou lascado kkkkkkkkkkkkkk. Sorte que minhas notas anteriores estavam acima da média.

        E ainda queria poder comentar um pouco e inserir Infinity Blade no meio mas estou, de novo, sem tempo. Outro dia a gente conversa mais. E de novo, qualquer coisa comenta.

  • Shaka de Virgem

    “as fabricantes de console que, ao longo dos anos, fracassaram na tentativa de criar um dispositivo compacto de sucesso – como o PSP e seus derivados”

    Sério?

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Marvin, há um erro no título da matéria, está escrito “dispostiivos”.

  • iCaio

    E ela tem feito bem isso com os jogos que ela ja possui na AppStore!
    (Ratchet & Clank, Run Sackboy!, Uncharted, e o maravilhoso e lindo Entwined)

  • Rafael Valentim

    A informação, liberada pelo site Nikkei na última sexta-feira (14), reforça a ideia que a plataforma mobile é vista como o eldorado para as fabricantes de console que, ao longo dos anos, fracassaram na tentativa de criar um dispositivo compacto de sucesso – como o PSP e seus derivados, desenvolvidos pela própria Sony.

    N3DS mandou um “oizinho” para os desinformados que postaram isso…

    “Fracassaram” ….

    • Shaka de Virgem

      Nintendo mandou um abraço!

  • Anderson Lopes

    Pessoal não tou entendendo o App Store, tento baixar os Apps pagos que já tinha baixados antes agora ta solicitando a compra de novo….?

  • Faz todo sentido a exclusividade para iOS. É o sistema mais utilizado no Japão por várias razões.
    É Android, o PS Vita está ao seu lado e te entende como é ser desprezado. Talvez algum dia isso mude.

  • Que venha um Gran Turismo pra concorrer com RR3 rs

  • Gustavo Rezende

    Apresentaram sim, é em dezembro. Mas realmente, querem criar um clima com essa demora toda.?