Acessórios

Dropbox passa a permitir assinaturas em PDFs e integração com o iMessage

O Dropbox lançou nesta terça-feira (11) uma atualização com novas funcionalidades em seu aplicativo para iPhone e iPad. Com foco no iOS 10, ela traz cinco novos recursos, entre eles assinaturas em documentos PDF e a função Picture-in-Picture, que permite reproduzir vídeos durante a utilização de outros aplicativos. Os recursos lançados podem otimizar a produtividade de usuários que usam seus dispositivos iOS para trabalhar e se divertir com arquivos armazenados na nuvem do Drobpox.

Assinar documentos PDF

Essa funcionalidade passa a ser nativa, ou seja, sem necessidade de abrir o Adobe Acrobat para assinar documentos. Essa, inclusive, é uma característica interessante para quem recebe relatórios de trabalho e outros arquivos que necessitam de um visto formal. É possível assinar o documento simulando uma caneta com a ponta dos dedos e enviar o arquivo modificado por e-mail sem sair do aplicativo.

Dropbox assinaturas em PDF

Compartilhamento de arquivos do Dropbox com o iMessage

Essa novidade é muito interessante para usuários que usam o iMessage diariamente. Um aplicativo para o Dropbox aparecerá na loja do mensageiro e permitará enviar arquivos para amigos. Dessa forma, documentos como fotos, vídeos e arquivos de texto são compartilhados rapidamente para conversas.

Widget no iOS

Usuários podem adicionar um widget do Drobpox para criar atalhos de documentos importantes. Após atualizar o aplicativo, basta seguir até as configurações de widgets para ativar o recurso. A ferramenta também permite realizar ações rápidas importantes, como upload de arquivos e criar um novo documento na nuvem.

Notificações em documentos compartilhados

Essa funcionalidade é indicada para equipes de trabalho que utilizam o Dropbox para definir documentos remotamente. Quando ativada, essa opção lança alertas sempre que um dos colaboradores realizar uma edição em um documento colaborativo, deixando o usuário atualizado sobre todas as mudanças no trabalho.

Picture-in-picture

O modo picture-in-picture abre uma janela personalizada para que vídeos sejam reproduzidos enquanto outros aplicativos são utilizados no dispositivo – função ideal para assistir filmes e vídeoclipes salvos na nuvem enquanto navega na web e nas redes sociais através do iPhone ou iPad.


Para usar esses novos recursos, fique atento para a atualização para a versão 18.2 do aplicativo que será lançada para todos ainda nessa semana. Além disso, o Dropbox também anunciou um misterioso recurso que será liberado em breve.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Flavio St

    Já disponível a versão 18.2 no iOS

  • Hugo Borges Schunke

    iLex, descobri um bug no iOS 10.0.2 que ao baixar um pouco o volume ao ouvir música pelo app música ele fica saindo um som zoado pelos EarPods. Fiz um teste no meu iPhone 6S e em um iPhone 7 e os dois apresentaram o mesmo erro. Mais ou menos nesse volume do print. Daí quando diminui e aumento já volta ao normal. Alguém mais com esse problema?! https://uploads.disquscdn.com/images/1cb23e73b303337af33c7e0d7e41c59daad3e4fead357e9614c24a99d0b9c4ed.png

  • iegor s jr

    É difícil acompanhar tanta integração, lembrar tudo o que se pode fazer com esse “telefone” que temos nas mãos.
    Alguém aí sabe como está a parte legal, pelo menos no Brasil, no que diz respeito a assinaturas digitais?
    Qual a validade legal que tem as mesmas ou como se faz a verificação de autenticidade das mesmas?
    Segue os mesmos princípios da escrita a mão?
    Minha assinatura feita com o dedo, especialmente numa tela pequena com pouco espaço, fica bem diferente da feita a caneta.

    • Aurelio Jr

      Pelo que sei a assinatura digitalizada só possui efeito se você manter uma original assinada como arquivo, havendo ainda a necessidade de colocar em baixo do campo da assinatura digital o seguinte termo: “Assinada na Original”. Digo isso pela prática forense em meu local de trabalho (Poder Judiciário).
      Para todos os efeitos, a situação legalizada mesmo em assinatura de documentos em pdf é pela assinatura digital fornecida por uma gama de empresas (certisign por exemplo). Eu só não sei se o app de smartphone (tanto ios quanto android) já fornece susporte para assinatura digital com certificado digital, a exemplo do aplicativo da adobe para computador.