Podcast

A nova temporada do Café BDI está no ar! Escute o primeiro episódio agora

Ontem, dia 4 de setembro, fez exatamente um ano que foi ao ar o episódio 40 do nosso podcast Café BDI. Aí ele deu uma parada e nunca mais voltou. O que aconteceu? Por que demorou tanto? Cadê o Marcus?

Desde então, muitos de vocês nos pediam para que o podcast voltasse. E este dia finalmente chegou. 🙂

História

Durante anos, muita gente nos perguntou por que o BDI não tinha um podcast. De fato, em 2009 chegamos até a fazer um piloto, mas o projeto acabou não indo adiante, por não ter ficado com a qualidade que a gente queria. O piloto secreto nunca foi ao ar.

Queríamos algo diferente do que se escuta por aí, mais dinâmico e que ao mesmo tempo informasse nossos seguidores das coisas do mundo Apple.

No ano passado, nosso ex-colaborador Marcus Mendes resolveu apostar em uma ideia de oferecer um programa diário e mais curto, principalmente para os usuários que não tinham tempo de ficar seguindo sites de notícias sempre. A ideia parecia meio maluca no início, porque nos exigiria um trabalho diário para captar as informações, redigir o texto, gravar, editar e ainda disponibilizar para todos. Mas encaramos o desafio e lançamos o Café BDI no dia 13 de julho de 2015.

Café BDI

Começou como um grande experimento. Não sabíamos como seria a receptividade, além dos custos que são necessários para manter um podcast. Mas a resposta dos ouvintes foi incrível. Em pouco tempo já estávamos entre os primeiros do ranking geral da iTunes Store, e o carinho e resposta do público foi sensacional.

Assim foi por 40 episódios. O podcast ia crescendo a cada dia, com mais e mais seguidores. A fórmula fez realmente sucesso entre nossos leitores e o que era apenas um experimento acabou se consagrando.

O podcast precisou parar por um tempo, por causa da cobertura do lançamento do iPhone 6s e porque o Marcus resolveu traçar novos caminhos na vida dele. Aí veio o grande dilema: parar ou continuar com o Café BDI?

Chegamos a fazer alguns testes entre a gente, para tentar seguir sem o Marcus, mas colocar no ar um programa por dia não é nada fácil. Ao mesmo tempo, não queríamos desistir da ideia e deixá-la morrer. Por esse motivo, deixamos o podcast em stand-by por um tempo, até conseguirmos fazer algo com a qualidade que todos vocês merecem.

O novo Café BDI

Por muito tempo procuramos quem pudesse nos ajudar no desafio, até encontrarmos o grande Bruno Casemiro, o mais novo integrante da equipe BDI. O Bruno é um profissional de locução, apaixonado pela Apple e leitor de longa data do Blog. Ele foi um dos que sentiu falta do Café diário e nos escreveu xingando. Aí botamos ele para trabalhar e hoje ele assume o projeto de revitalizar o podcast do BDI.

Bruno Casemiro

Claro que não será uma tarefa fácil. Ele tem como missão agradar os leitores mais exigentes da blogosfera brasileira, que não se contentam com a mesmice e nem com o óbvio. Ele vem com uma nova proposta de narrativa, reformulando o formato antigo. E por mudar um time que estava ganhando, ele pode tanto ser amado como odiado. Talvez você estranhe este novo estilo no começo ou talvez você até se divirta. O importante é que queremos saber a sua opinião, para melhorarmos cada vez mais e fazermos um Café BDI do jeito que você gosta. Por isso, escute os primeiros programas e nos diga o que achou aqui no Blog, no Twitter, no Facebook e até no Instagram.

Abaixo, você tem o primeiro episódio da nova temporada. Pode curtir:

Este foi o episódio de quinta passada. Nós começamos antes do “lançamento oficial”, para ter certeza que tudo sairia nos conformes. Você pode ouvir todos os episódios (inclusive o de hoje) aqui mesmo no blog, neste link. 😉

Todos os dias úteis, logo cedo, terá um novo episódio. No momento, o podcast ainda não está na iTunes Store, porque a Apple é meio burocrática com podcasts novos e ainda está analisando nosso pedido de reinscrição. Para quem era assinante do feed antigo, ele infelizmente não funciona mais e você terá que assinar novamente o novo, que é [eafl id=53827 name=”Café BDI RSS” text=”este aqui”]. Conforme ele aparecer na iTunes Store, a gente avisa aqui, para você poder escutar mais fácil diretamente no aplicativo Podcasts do iOS.

Sabemos que muitos de vocês estavam esperando há muito tempo por um artigo explicativo como este, mas não o fizemos antes porque não tínhamos uma resposta para dar. Para nós, a ideia ainda não tinha acabado, mas ao mesmo tempo, enquanto não encontrássemos uma maneira de continuar, não tínhamos o que dizer a respeito. Agora, com a casa em ordem e uma nova proposta, estamos trazendo de volta um podcast querido por muitos. Claro que temos que agradecer ao Marcus Mendes, pai do projeto, que fez ele nascer e se consolidar entre nossos leitores. Agora, é trabalhar para manter a qualidade que vocês merecem e procuram. E para isso contamos com a ajuda e feedback de todos os ouvintes, como já disse ali em cima.

E este é só o começo. Estamos preparando algumas surpresas para melhorar ainda mais o Café BDI. Vocês não perdem por esperar. 🙂

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roney Cezário

    Estava com saudades BDI, vida longa!!!
    Forte Abraço

  • Curti o formato. Vou continuar ouvindo pra ter uma opinião melhor ?

    • A ideia é essa. Claro que haverá evolução e procuraremos acelerar ao máximo este processo. Conforme as opiniões de vocês, conseguiremos fazer um café do gostinho de vocês. 😉

  • Daniel Guilhardi Falcão

    Sensacional!! As manhãs não são a mesma coisa sem o Café BDI. Consigo assinar o feed por algum app de podcast do android? Procurei no que eu uso e não encontrei…=(

    • Tem sim, Daniel. É só incluir o feed no seu aplicativo preferido: https://blogdoiphone.com/link/cafebdi_rss

      • Daniel Guilhardi Falcão

        Opa!! Show!
        Vlw iLex!!

      • Bernardo Flores

        Isso funciona também no app podcasts do iOS é só clicar no + que fica no canto superior esquerdo da primeira aba do aplicativo

  • Marcb

    Curti heim! Só achei meio repetitivo os efeitos sonoros, de resto ta perfeito! Parabéns 😀

    • Todas as dicas estão sendo anotadas e serão levadas em consideração. Obrigado pelo feedback! 🙂

    • Rodrigo Flausino

      realmente, o efeito “arranha disco” ficou irritante.

  • Assinado e configurado pra baixar automaticamente todo dia… 🙂

  • Marcus Mendes

    Legal ver o Café BDI de volta! Parabéns pelo lançamento! ?

  • Emerson X

    Gostei, humor e informação de qualidade. Aprovado!

  • Gostei por ter voltado, só achei um pouco forçada as piadas, e muito efeito sonoro (como já disse um amigo abaixo). Bem vindo de volta. ??

    • Ismael

      To com você

  • Tarcisio Fiorotti Júnior

    Muito legal, tinha me perguntado porque o podcast acabou, que bom que voltou. Teria algum meio de ouvir pelo Android?

  • Alexandra

    Primeiro, gostaria de parebenizar pelo retorno. Já escutei e gostei da forma como é apresentado. Talvez uma ou outra coisinha esteja um pouco forçada, como algumas pessoas tbm já comentaram. Tenho uma dúvida: uso o Overcast e não estou localizando. Tem a ver com não estar na iTunes Store ainda? Obrigada.

    • Sim, tem a ver, porque ele não está no diretório de buscas.
      Para solucionar por enquanto, basta adicionar o feed RSS diretamente no app.
      https://blogdoiphone.com/link/cafebdi_rss

      Tomara que a Apple libere logo nosso podcast, assim fica mais fácil pra todo mundo. 😉

      • Alexandra

        Ótimo! Não sabia que o Overcast dependia disso. Obrigada por me explicar.

  • A Fernandes

    Não rolou… Só gostei da “noticia” que voltou, porque ao ouvir foi decepção total. Acho louvável não copiar o estilo anterior do projeto, mas absolutamente não curti o novo formato. Tudo incomodou… estilo “despojado” deixou muito largado, efeito sonoro excessivo, excesso de gíria, excesso de piadinhas de gosto muito particular, ritmo muito devagar para passar as “noticias do dia”, não se mostrou interessante de ouvir e me distrai muito rápido depois do terceiro minuto, e por aí vai… Sinceramente, tiro n’água… Repensem o projeto de novo!

  • Stefano Sandes

    Gostei bastante pessoal, parabéns.

    Algumas pessoas acharam algumas partes um pouco forçadas. Eu não mexeria no formato agora por três motivos:

    1. Isso pode ser um impressão passageira, pois o formato é relativamente novo numa nova voz. Eu mesmo não gostei do Cocatech a primeira vez. Pergunta se fico um dia sem escutar!
    2. Foi um episódio de abertura, é normal ter uma assinatura. Você não percebe esse dito “excesso” quando separa a “abertura” das notícias
    3. Me fiz rir

    Parabéns novamente!!

    • Obrigado pelo feedback, Stefano.
      Temos consciência de tudo isso. Sabemos que tem uma fase de transição entre o “antigo” e o “novo” e por isso mesmo deixamos algumas novidades para mais tarde.
      Ao mesmo tempo, é importante vermos o que pode ser aparado, melhorado, para realmente ficar como a gente gosta.

      Faça como fez com o Coca: não desista, que a gente vai conseguir chegar em um ponto que fique bom pra todo mundo. 🙂

  • Daniell FM

    Achei bastante forçado….menos é MAIS. Sem falar do “fera”….repetido umas mil vezes. Tomara que melhore…Abraço!

  • Marcos Paulo Pagano

    Cadê no YouTube?

  • trakinao

    Bom pessoal, acho a iniciativa muito louvável e gostaria muito de virar ouvinte. Porém, esta bemmm forçado. Muitas piadas que não tem graça e sem necessidade. Os efeitos sonoros tb estão exagerados. As virgulas sonoras, hora tinha alguma coisa, hora não tinha, hora era o barulho da siri hora não era.
    Sei lá, eu quase não aguentei ir até o final… Menos é mais. Acho que na vontade de fazer algo muito bom pra agradar, acabou saindo algo meio chato e enjoativo.
    Espero sinceramente que esses pontos melhorem pro proximo!
    Parabéns pela iniciativa.
    Abs!

  • Carlos Frederico

    Pergunta que não quer calar: e o Marcus Mendes??? Que fim o levou???
    PS: não sou “fã” de podcast porque sou deficiente auditivo. Hoje com aparelho auditivo até vira escutar, mas mesmo assim não compreendo várias falas.

  • O cara tem uma locução bacana, da vontade de escutar o dia inteiro, não por causa da voz, mas pelo estilo que ficou!!!

    Colocar umas músicas bacana em intervalo das notícias ou sei lá estender mais com notícias e músicas. Sabe aquelas playlists do Apple Music? Acho que ficaria bacana um estilo rádio. Caramba é muito rápido, quero mais, mais e mais!!!

    Achei muito efeito sonoro e pouca notícias. Aliás claro é o primeiro episódio e o de estréia tem que brincar um pouco mais, até mesmo repetir informações igual ele repetiu.

    Show

    Nota 10!

  • Ahhhh ihOS nãaao… ele disse ihOS, iiiii-o-s! rsrsrs… ele fala ihPhone? ihPad? Tirando essa implicância minha… tá show!

    • Tecnicamente, em português não é errado falar “ihOS”, e acho que você sabe disso. Se você for para a França, todos te chamarão de “Celsô”, na Itália de “tchélso” e isso não está errado, porque cada país tem uma forma de pronunciar as letras. Ainda falando em França, a loja Leroy Merlin, que a gente aqui chama de “lerói merlim” na verdade deveria ser pronunciada como “lerroá merlán”, porque é francesa. A gente não pronuncia assim porque em português as letras possuem outra pronuncia. Portanto, acento regional é uma coisa que não deve ser questionada, porque existe no mundo inteiro.
      Em português, é mais correto falar ihOS do que aiOS (embora eu pessoalmente costume dizer aiOS).

      Mas tenho certeza que você tem consciência que você implica com isso apenas por ser um gosto pessoal seu, e não porque considera realmente um erro gramatical. 😉

      • BERRO KKKKKKKKKKKKKKKK Poderia ter ficado sem essa Celso.

      • hAHAhA, é isso mesmo, implicância pessoal. Se a pessoa falar ihPhone e ihPad eu até concordo em ele falar ihOS, mas fora isso, é TOC mesmo! hAHAHA.

      • Outra coisa q me incomodou um pouco, apesar de eu achar que pouca gente deve perceber, é a utilização de músicas de fundo dessas do YouTube que já são bem sacadas nos videos de muitos YouTubers. Essa do início, se chama Venice Beach, tem um indicador de popularidade muito alto, o que mostra q é muito utilizada. De repente usar umas menos conhecidas ou originais pode dar um tom melhor. Pode ser bobagem, mas fica aí mais um comentário! 😉

        • Boa, outro ponto para prestarmos atenção. Quanto menos “pasteurizado” for, melhor.

          Pior que lembrei de você quando o Bruno falou no episódio 4: Mac OS “xis”. Disse pra mim mesmo: “Putz, Bruno, assim fica difícil te defender”! 😛

  • Juliano Huzalo

    Aguardando pelo aplicativo de podcast do iPhone

  • Roberto Gohara

    Não consegui achar….

    • Como você tentou baixar? Chegou a usar o feed?

      • Roberto Gohara

        Agora eu achei, mais eu clicava e nao encontrava.

  • Guilhermedeodes

    Gostei bastante do formato e edição bem humorada. Ainda mais que sou acostumado a escutar alguns Podcasts com muitos efeitos. Continuem com o ótimo trabalho!

  • Roberson Annunziato

    Gostei do formato. Talvez uma limitaçãozinha no tempo… Máximo de 7 ou 8 minutos pra não ficar cansativo (não consegui terminar de ver o de 15 minutos por exemplo), e to com a galera que prefere um pouco menos de efeito sonoro e piada. Parabéns!