Notícias

Apple Mapas agora inclui rotas de transporte público na cidade de São Paulo

O aplicativo Mapas da Apple continua sua expansão de serviços em solo brasileiro. O aplicativo recebeu atualização em sua base de dados e passa a oferecer suporte para rotas de transporte público na cidade de São Paulo. Com a novidade, paulistanos e turistas podem consultar o iPhone, iPad ou Mac para saber como se locomover usando ônibus ou metrô na terra da Garoa.

Para usar a ferramenta, é necessário criar uma rota utilizando a localização atual do usuário ou definindo um outro ponto de partida na cidade. Dessa maneira, não importa se você está em São Paulo para saber que transporte pode utilizar, o que é muito interessante para programar viagens com antecedência. Além disso, são exibidas informações detalhadas, como o percurso de caminhadas (em metros) até um ponto de ônibus e, depois, até o local de destino desejado.

São Paulo é a segunda cidade do Brasil a receber essa atualização. Anteriormente, pouco antes do início das Olimpíadas, o mapa do Rio de Janeiro no aplicativo foi o primeiro a oferecer as informações de transporte público. Se comparado com seu rival, Google Mapas, o serviço da Apple precisa (e muito) ampliar sua base de dados no Brasil. Até o momento, a maior parte de sua cobertura está em cidades dos Estados Unidos e da China.

Além do suporte para transporte público, a Apple vem adicionando mapas em 3D básico em cidades brasileiras. Como mostramos aqui, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo receberam estruturas básicas em três dimensões no aplicativo. Além dessas, o Rio de Janeiro também conta com o recurso que também já é amplamente disseminado no aplicativo do Google.

Mesmo que seja um processo lento, é interessante notar que a Apple se preocupa em oferecer mais recursos do Mapas para usuários brasileiros. Ainda assim, há muito o que melhorar, mas não só por aqui. Ao redor do mundo, muitos países sequer podem acessar ferramentas do Mapas. Ao menos em entrevistas, a empresa comandada por Tim Cook tem mostrado que segue direcionando esforços para melhorar e ampliar recursos oferecidos pelo Mapas.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Rodrigo Tschope

    Muito bom. Funciona bem, testei aqui. Recomendo

  • Vinicius Alves

    Se São Paulo é a segunda maior cidade do brasil, qual é a primeira? ?

    • Hinode Cuiabá

      Nortelândia – MT

    • André

      Xapuri – AC

    • “São Paulo é a segunda cidade do Brasil a receber essa atualização. Anteriormente, pouco antes do início das Olimpíadas, o mapa do Rio de Janeiro no aplicativo foi o primeiro a oferecer as informações de transporte público.”

    • Thiago

      Onde você leu isso?

  • Gabriel

    Coitado de quem administra o app se eles resolverem por no RJ! Aqui é caos escrito em braile de tanta mudança e transportes desordenados.

    • Henrique A.

      Já saiu no RJ, fera… está até no artigo acima!

      • Gabriel

        Pois é! Não tinha lido tudo e nem me lembrava, pq fico com receio de estar errado (se até o do Google ta desatualizado) xD

  • Izael Nobrega

    Deus me livre de usar esse Apple Mapas…ruim demais…nunca vai se comparar ao Google Maps!

  • Joana Medeiros de Lucena

    Já apaguei o Maps do meu aparelho assim que foi possibilitada esta opção!

    • Izael Nobrega

      Eu também!

    • Renan Lucena da Cruz

      Também!??

  • Luciano Assunção

    Alguém se quer usa o mapa da Apple? Haha. Hoje em dia até a Siri eu gostaria de substituir pelo Google now.

    • Felipe

      Wrong blog man…
      kkkkkkkkkk
      Compre um Bostroid e seja feliz então kkkkkk

      • Ricardo Muniz

        Não. Adoro iOS, do hardware iPhone, mas a Apple ela ainda está MUITO atrás em software de serviços.

        Infelizmente para alguns, aqui tem que ser gado da apple e dizer que tudo que ela faz é perfeito!

      • Luciano Assunção

        O blog é sobre iPhone, não sobre pessoas alienadas. O mapa da Apple é ruim e inferior ao Maps da Google e ponto. Se você gosta, bom para você, mas não é a opinião da maioria das pessoas.
        Quem está no blog errado não sou eu, pois há anos sigo a página e sei que aqui é lugar para discutirmos sobre o mundo Apple, não sobre reverenciar tudo o que a Apple faz.
        A Apple tem seus acertos e erros e o mapas é um dos erros que vem evoluindo, mas ainda se encontra anos luz atrás do mapas do Google. A Siri foi um ACERTO da Apple, mas que também se encontra atras do Google Now nos dias de hoje. Eu amo meu iPhone, mas não é difícil de entender que o software da Apple, apesar das evoluções, encontra-se muito atrasado em relação à concorrência.
        E para finalizar, apesar da sua extrema falta de educação ao me “expulsar” do blog, não vou te mandar caçar outro blog, mas vou sugerir que você leia mais e seja mais crítico, aprenda a valorizar o que deve ser valorizado e a criticar construtivamente o que tem que ser melhorado. Abraços

    • Cristiano Silva

      Vai de HERE MAPS então. Uso direto e eu tinha no meu Android antigo.

  • fpalomaro

    Muito legal, mas sem turn-by-turn, continua não servindo pra nada…

  • Ricardo Muniz

    Nossa, que coisão! o G Maps já tem isso há tempão até aqui na Bahia!

  • Marcelo Vanzela

    Está melhorando, mas ainda na da pra trocar pelo Maps da Google