Notícias

A cidade do Rio ganha rotas de transporte público nos Mapas da Apple

As rotas de transporte público nos mapas da Apple são uma novidade do iOS 9, mas até hoje poucas cidades no mundo contam com a função. A partir dessa semana, a cidade brasileira do Rio de Janeiro passa a ser uma delas.

A escolha parece óbvia: com a aproximação das Olimpíadas, a Apple quer que todos os turistas que vierem à Cidade Maravilhosa não acabem usando outros aplicativos alternativos que já estão estabelecidos há tempos no Brasil, como o Google Maps. O Rio então passa a ser a quinta cidade que conta com esta funcionalidade, depois de Austin, Montreal, Portland e Seattle.

Apple Maps Rio

O uso e bem simples. Você estabelece dois pontos no mapa, traça a rota e depois toca na aba Transporte Público. Ele oferecerá algumas opções, prevendo o tempo médio que levará de um ponto ao outro.

Apple Maps Rio Apple Maps Rio

Nas opções de configuração dos mapas você pode ainda definir que tipo de transporte quer considerar, assim como a hora que pretende sair ou o horário que precisa chegar.

Apple Maps Rio

Além da cidade do Rio, a funcionalidade também abrange Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e São João de Meriti.

Outros aplicativos com a mesma função de transporte público (como o Google Maps e o Moovit) são a prova de que as cidades brasileiras já estão estruturadas para oferecer facilmente este tipo de serviço, o que nos faz questionar o porquê da Apple ser tão lenta em implementá-lo. Mas o fato de uma brasileira ja estar sendo agraciada já é um bom sinal e motivo para comemorar.

Apple Maps Connect

Ainda em relação aos mapas, a Apple também liberou para todo o Brasil e o Japão o Apple Maps Connect para pequenas empresas, a página que permite incluir um negócio seu nos mapas da Apple. Para cadastrar a sua empresa, basta se conectar neste endereço.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • cyberlipe

    Google maps tem os ônibus do RJ em tempo REAL!!!!

    • imLuciano

      Em tempo real não são não, são tempos aproximados. Infelizmente o serviço de localização de ônibus aqui no Rio é péssimo. Se quer localizar seu ônibus use o app: “busao”. Ele utiliza os GPS dos ônibus e mostra exatamente aonde ele está ou esteve nos últimos 2/3 minutos.

      • cyberlipe

        Olá, É em tempo real sim. O GPS do ônibus é usado para calcular o tempo restante para chegar no ponto de ônibus. O google maps tem isso para sao paulo, rio de Janeiro e Sorocaba.
        Abs

        • imLuciano

          Verdade, acabei de ver que me equivoquei. Algumas linhas realmente possuem estimativa levando em conta a localização em tempo real do ônibus. Ainda assim prefiro o “busao” por mostrar a localização do ônibus no mapa. Espero que um dia isso seja possível no G Maps e no mapas da Apple. Abraço!

  • João Victor Barroso

    esqueceu?! A cidade de Nova Iorque tb tem!

    • imLuciano

      Nova Iorque não fica no Brasil. O serviço é novidade no Brasil, não no mundo.

      • João Victor Barroso

        ele mencionou outras cidades do mundo viu, não só no Brasil

  • 199X KID

    cadastrei minha empresa no mapa da Apple desde o dia que liberaram e até agora não saiu da revisão, fiz várias correções no mapa perto de casa que estavam erradas e corrigiram 1 coisa, não sei o que sentir sem ser decepção com esses mapas da Apple

  • Vitor Sá

    Tomara que a próxima novidade seja o Apple Pay…

  • imLuciano

    Acabei de testar e o serviço está melhor do que no mapa do Google. O Google Maps sugere pegar vários ônibus desnecessários e mostra um tempo absurdamente diferente da realidade. Testando o Maps consegui um tempo aproximado da realidade e me foi sugerido linhas diretas, inclusive linhas que pego no dia a dia (o que não acontece no Google, já que por algum motivo ele não mostra algumas linhas).
    Outro ponto positivo é que ele mostra sinal de alerta para avisar que a linha está operando em trajeto diferente do normal por conta das obras.
    Vou testar por uns dias e qualquer coisa até deleto o Google Maps, pois esta era a ferramenta principal que me mantinha preso a ele.

    • Felipe

      Ainda não testei o da Apple, mas se você quer um com excelência em transporte público e as melhores rotas, baixa o Moovit 🙂

  • Almeida

    Rio???!!! Transporte público???!!! Veja a rota no seu iPhone e grave na mente, porque antes de chegar ao seu destino, digamos… “perdeu playboy”…

  • Felipe

    Acabei de receber uma notificação por push sobre a novidade e vim aqui ver se já tinham postado haha
    A preocupação é que com as obras os transportes vem passando por uma série de mudanças, espero que a Apple fique atenta a isso. Mas por garantia, sigo com o Moovit