Apple apresenta oficialmente o novo iPhone 7
Exatamente como foi adiantado por diversos rumores, a Apple apresentou hoje o novo iPhone 7, com câmera melhorada, sem entrada para fones de ouvido e com uma nova cor Preto Brilhante.
O novo modelo mantém mais ou menos o mesmo design externo, mas traz importantes upgrades técnicos, como a retirada do conector para fones de ouvido, o novo processador A10 Fusion quad-core e uma curiosa e potente câmera dupla (7 Plus), capaz de produzir fotos ainda melhores.
Antes de tudo, assista o vídeo de apresentação, legendado em português:
Processador A10 Fusion
O novo processador foi apresentado como sendo 40% mais performático que seu antecessor e 120 vezes mais rápido que o iPhone original. Os recursos, ideias para aplicações que exigem muito do processador, como jogos e ferramentas de edição de áudio e vídeo, são realmente interessantes. O chip gráfico é 50% mais rápido que o A9 e 3x mais rápido que o A8. Dessa forma, ele traz mais eficiência para reproduzir gráficos complexos.
Fim da entrada analógica para fones de ouvido
Como vimos em uma série de rumores, o iPhones 7 e 7 Plus chegam sem a saída 3,5mm para fones. Dessa maneira, o aparelho passa a ter apenas um conector, a porta Lightning, que será o padrão para integrar acessórios ao aparelho, inclusive fones de ouvido disponíveis no mercado. Como esperado, os novos EarPods com conector Lightning virão na caixa original do iPhone. Segundo a Apple, o novo padrão é muito eficiente para transmitir áudio, sem perdas de qualidade para o padrão anterior. Para não deixar ninguém na mão, a maçã também adicionou ao pacote um adaptador para fones com conexão 3,5mm, garantindo assim que todos usuários possam ouvir música no celular com seus próprios fones.
Tela Retina HD
A nova tela do iPhone é 25% mais brilhante e conta com vasta gama de cores, ideal para visualizar vídeos, fotos e iniciar jogos com qualidade melhor que versões anteriores do aparelho.
Resistente à água
FINALMENTE a Apple resolveu lançar um iPhone resistente à água. Classificado como IP67 segundo a norma IEC 60529, ele se diz resistente à “respingos d’água” e poeira. Mas na apresentação, uma foto mostra um rapaz caindo em uma piscina, o que demonstra que não há problema em dar mergulhos com ele.
Novo botão de início
O botão frontal do iPhone (chamado de Home) está mais sólido no iPhone 7. Justamente para conseguir fazer um aparelho sem muitas aberturas à água, o botão precisou ser remodelado e agora está mais “sólido”. Ele trabalha com o 3D Touch e o novo Taptic Engine, dando respostas táteis precisas quando você encosta – e essas respostas podem ser personalizadas. Ainda precisamos testar na prática o que ele tem de tão diferente e o que muda no uso diário.
Altofalantes Estéreo
O iPhone 7 (e o modelo Plus) conta com um altofalante na parte inferior e outro na parte superior. Dessa maneira, ele poderá emitir som de qualidade estéreo. Segundo a Apple, eles são duas vezes mais potentes que os falantes do iPhone 6s, sendo ideais para ouvir música em locais pequenos e sem muito ruído. [N.D.E.: Foi quase uma compensação por ela ter nos tirado a entrada do fone de ouvido].
Bateria que dura um pouco mais
A bateria, sempre um fator de fragilidade na avaliação dos usuários, recebeu uma pequena melhoria. A Apple garante que o novo iPhone 7 segura por 2h a mais a autonomia em relação ao 6s, e 1h a mais nos modelos Plus.
Melhorias gigantes da câmera fotográfica
O modelo 7 e 7 Plus terão diferentes câmeras fotográficas, ambas com estabilizador óptico de imagem. A nova câmera dupla, divulgada nos rumores, é exclusiva para o modelo Plus. Elas trabalham simultaneamente, uma delas é uma grande angular, enquanto a outra é uma teleobjetiva. Com pixels maiores, a grande angular permite um campo de visão maior, como acontece nas câmeras GoPro. Já a teleobjetiva (ou telefoto), permite zoom ótico para buscar cenas sem aumentar a imagem digitalmente. A câmera ainda possui abertura F/1.8, um novo sensor de alta performance e um novo flash com quatro LEDs truetone. Com software reformulado, a câmera é capaz de analisar a cena para definir automaticamente a exposição correta, o foco e o balanço de branco. Em ambos os modelos de iPhone 7, a qualidade das fotos na câmera frontal foi melhorada para 7 megapixels, o que é ótimo para selfies.
A câmera dupla permite fazer fotos com baixa profundidade de campo. Esse efeito, comum em DSLRs, é possível através do mapeamento automático realizado pelo sistema, que consegue identificar pessoas e objetos focados em primeiro plano. Para usar esse recurso, o usuário terá que ativar o modo Portrait do seletor de cenas para usar a lente grande angular para focar a pessoa/objeto e a teleobjetiva para desfocar o fundo. No entanto, este recurso só será liberado no final do ano, através de um update do iOS 10, pois aparentemente não deu tempo para adaptar o sistema ao novo hardware.
Capacidade de 32GB e 256GB
Outra novidade muito esperada e que foi também antecipada pelos rumores. Agora, modelos de entrada da nova geração contam com 32GB de armazenamento interno. Essa é uma melhoria muito aguardada por usuários que, muitas vezes, precisam apagar arquivos e aplicativos para atualizar o sistema ou instalar novas ferramentas. Outras opções de armazenamento são 128 e 256 gigabytes. Ou seja. Todas as capacidades foram dobradas para nova versão do aparelho.
Com pré-venda para sexta-feira (9), os novos aparelhos chegarão às lojas de alguns países no dia 16 de setembro. O iPhone 7 custará US$ 649 (modelo de entrada) nos EUA – que era o valor do iPhone 6s. Eles estarão disponíveis nas cores Preto fosco (que substitui o Cinza Espacial), Preto Brilhante, Dourado, Prata e Ouro Rosa. Não há informações sobre o lançamento no Brasil, já que nosso país não consta na lista dos primeiros a receberem os aparelhos para venda.