Curiosidades

Para Steve Wozniak, Apple não deveria remover o conector de fones de ouvido do iPhone

Steve Wozniak, co-fundador da Apple, sinalizou que a Apple cometeria um erro caso retire do iPhone o conector padrão para fones de ouvido. Nas declarações, dadas ao jornal Australian Financial Review, Woz mostra preocupação com a mudança, afirmando que seria um erro que deixaria muitos clientes da Apple frustrados.

Dada a grande quantidade de boatos, a reformulação da transmissão de áudio do iPhone pode realmente acontecer. Como já comentamos aqui, a companhia estaria preparando fones de ouvido para o conector Lightning e um adaptador para que fones comuns possam ser utilizados no próximo modelo. Mas, segundo Woz, essa é uma má ideia: “Se retirarem a entrada de 3,5 milímetros, muitas pessoas ficarão irritadas“, afirmando que ele e muitos outros usuários teriam que recorrer ao adaptador para usar seus atuais fones de ouvido. Woz também ataca o sistema de transmissão de áudio via Bluetooth. “Eu não usaria Bluetooth. Eu não gosto do sem fio. Tenho carros onde você pode conectar a música ou transmiti-la através de Bluetooth, e o Bluetooth deixa a música monótona “, compara Woz, que atualmente usa fones personalizados para manter o conforto quando utilizados por longos períodos.

O co-fundador da Apple também afirma que só consideraria mudar para fones de ouvido Bluetooth se eles oferecessem fidelidade de áudio. “Se houver um Bluetooth 2 com maior largura de banda e melhor qualidade de áudio, que soe como música de verdade, gostaria de usá-lo. Mas vamos ver. A Apple é boa em se mover em direção ao futuro e eu gosto de seguir isso“, conclui o mago.

Os novos iPhone, esperados para setembro, poderiam ter apenas a conexão Lightning que seria utilizada tanto para carregar o aparelho quanto transmitir áudio para fones compatíveis. Se for realmente deixada de lado, a popular e entrada P2, usada no iPhone desde o primeiro modelo lançado, poderia reduzir o diâmetro do aparelho, mas causaria uma grande corrida de usuários para a compra de adaptadores. Até o momento esses são apenas boatos, mas, com essa declaração de Woz, que ainda hoje é considerado uma pessoa próxima da Apple, as chances da mudança acontecer aumentam.

Steve Wozniak fundou a Apple ao lado de Steve Jobs em meados da década de 70, mas deixou a companhia em 1985, muito antes das reviravoltas do mercado provocadas com os lançamentos do iPod e do iPhone. No entanto, ele continua na Apple como conselheiro e se orgulha por ainda estar oficialmente na lista de pagamento da empresa. Além disso, Woz é sempre visto ao lado de consumidores em filas para adquirir novos iPhones assim que eles são lançados.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Leo

    Concordo, não vejo necessidade em deixar o aparelho mais fino ainda. As empresas deveriam investir mais na bateria que é o maior problema para a maioria dos usuários, e não a espessura do telefone

    • Marco Túlio Rezende

      Cara vc não cansou de usar/escutar esse discurso da bateria não? TODO mundo e todas as empresas sabem desse problema ou vc acha que os executivos não usam os mesmos aparelhos? Se fosse simples aumentar a capacidade ja estaria feito.

      • Saulo Rogério

        Bingooo. Join! ?

      • Fernando

        Simples ao é. Mas a apple diminuiu a capacidade da bateria. Kkkk. Piada.

      • Tem uma empresa dizendo que até o fim desse ano já consegue comercializar um tipo novo de bateria que tem até o dobro da capacidade das atuais, caso fabricassem uma paralela para nossos dispositivos, eu não exitaria em adquirir uma pro meu aparelho após a garantia.

        • Leonardo Azevedo

          * hesitaria

          • Usar o ditado exige muita revisão do que sai escrito. (Desculpinha pro erro que passou despercebido).
            Obrigado Leonardo ?

        • Vinicius Cabrera

          Tecnologia existe, o que fica é: Você pagaria mais ainda por um iPhone? Já não está caro o suficiente?
          Pega por exemplo seu carro, você pagaria 10x mais por um carro elétrico e não poluente?
          O valor agregado não é medido somente na agradabilidade da solução mas também na viabilidade da venda.

      • Meu palpite é que se o iPhone fosse um pouco mais grosso, teria por exemplo só mais 20% de tempo, mas seria bem mais pesado e maior.

        O fato dele ser bem leve e compacto provavelmente é algo que gera muito mais vendas do que se a bateria fosse maior.

        Isso porque a maioria das pessoas não é heavy user. E quem é, sempre tem uma bela bateria externa na mão, pois quer no mínimo o dobro do tempo de uso.

        É uma troca.

        • Jonas

          Verdade. Compensa + um aparelho fino que com uma case bateria fique confortavel. Do que um aparelho grosso com bateria razoável , que com uma case bateria, vire um x tudo no bolso.

      • Alex iPilot

        Olha, eu não canso de usar esse discurso, não, porque é a única forma dos usuários insatisfeitos demonstrarem sua opinião contra uma decisão que pode ser simples, sim, porque é baseada na obsessão de reduzir a espessura do iPhone em décimos de milímetro!

        • Eu acho que tudo isso é relativo. Reduziram a capacidade do último modelo? Sim (e melhoraram o consumo de energia do processador, mantendo a autonomia igual). Mas qual impacto teria a bateria com esses décimos de milímetro a mais? Se o ganho não for significativo (quem aplaudiria alguns minutos a mais de duração?), de nada adiantaria deixar o aparelho mais grosso à toa.

          Todos reclamam da bateria, mas se o aparelho fosse mais grosso, mais pesado por apenas 30 minutos a mais os usuários ficariam satisfeitos? Duvido. O problema da bateria vai além do “querer” da empresa; baterias com melhores capacidades são mais caras, mais pesadas e maiores, e mesmo assim não fazem nenhum milagre. Ainda é uma questão tecnológica que não tem muita solução não.

          Eu concordo que a bateria ainda é um problema, mas reclamar que só pensam em deixar o aparelho mais fino e não se preocupam com a bateria é ingenuidade. 😉

          Sou contra a retirada da entrada P2 para a redução da espessura. Mas com relação à bateria, se o ganho não for significativo, a redução não é algo que me incomode.

          • Alex iPilot

            Não seriam poucos minutos, não! A bateria do iPhone 6 tem cerca de 2mm de espessura e há uma folga de 1mm entre ela e a placa de um lado, mais a espessura do adesivo do outro… Ou seja, eu acredito que um aumento de 1mm na espessura total do iPhone poderia acomodar uma bateria até 100% maior, isso dobraria o tempo de uso! Então, claramente, na minha opinião, a Apple dá prioridade ao design mais fino, otimizando o processador para diminuir a bateria…

            • Vinicius Cabrera

              Uma bateria 100% maior teria que ter 4mm e não 3mm…

            • Alex iPilot

              Sim, mas eu quis dizer que talvez bastasse aumentar o iPhone em apenas 1mm ao invés de 2mm para acomodar a bateria de 4mm pelas “folgas” mas duas faces… De qualquer forma, o meu ponto foi mostrar que poderiam ser ganhos beeeem mais do que poucos minutos.

      • Leo

        As empresas sabem do problema mas não investem o quanto deveriam nisso. O “discurso” da bateria é mais necessário do que o discurso de eliminar uma entrada padrão para deixar o celular mais fino. É a minha opinião 🙂

  • Da uma olhada nos sites EUA iLex, tem uma noticia circulando de defeito touch no iPhone 6/6+. Pelo visto está começando a afetar muita gente hoje.

    • Tiago Lima

      aconteceu comigo e agora nem ligar mais o iPhone liga…
      Começou com os glitches na parte superior do 6+ e pior: no dia seguinte ao término da garantia…

      • Pela descrição é exatamente isso: começam a aparecer pontos pretos na parte superior, antes disso o touch pode ou não ir perdendo a sensibilidade, e ao que parece o problema só está aparecendo agora pq é problema com conectores que estão quebrando com o tempo.

      • Mario Ferreira

        Tiago, voce entrou em contato com eles? Tenho uma colega que conseguiu trocar o iPhone dele pq apresentou defeito com pouco tempo apos o termino da garantia. Eles trocaram sem reclamar. Tenta, vai que funciona.

        • Gildo Callegon

          Consegui isso recentemente, terminou a garantia do meu 6+ no dia 1/8/16, no dia 4/8 procurei a apple pelo 0800 e esticaram minha garantia por mais 30 dias. Defeito na tela que começou pouco antes da garantia vencer. Trocaram o aparelho.

      • Djalma Dias Freitas

        O CDC dá garantia de 3 meses para esses objetos, contados a partir do final da garantia da fabrica. Ou seja, produtos da Apple tem garantia de 1 ano e 3 meses aqui no Brasil.

        • Erick Terto

          Nada disso, os 3 meses do CDC já estão inclusos nos 12 meses da garantia. Isso é comum em todo o mercado. Agora, se isso está acontecendo por falha de projeto e resultando em um defeito crônico a empresa não faz mais que a obrigação.

          • Kleyson Klesller

            Exatamente, Erick. São 3 meses no minimo, se a Apple oferece 12 meses, então esta ok, o que ela não pode, é oferecer só 1 ou 2 mês, já que o CDC exige 3 meses.

          • Djalma Dias Freitas

            Tenho certeza absoluta que a garantia legal só começa correr depois da garantia dada pela empresa… sou servidor do judiciário… a jurisprudência é pacífica nesse sentido, nunca vi uma decisão contrário à isso…

        • Fabio Ricardo Bulgaron

          Djalma, você já leu o termo de garantia? Porque é bem comum empresas especificarem que, no prazo da garantia do fabricante, já está incluso o prazo legal, que é de 3 meses.

          • Djalma Dias Freitas

            Se tiver alguma cláusula no sentido contrário do que eu disse é abusiva, logo, ilegal.

            • Erick Terto

              Eles colocam 3+9 meses de garantia no certificado. Segue texto encontrado no manual do iPod Shuffle “… de acordo com as diretrizes da Apple, pelo prazo de 1 (UM) ANO, contando da data de compra pelo cliente (“Prazo de Garantia”). O Prazo de Garantia já inclui o prazo de garantia legal previsto na lei do seu País ou Provincia.” . Um modo muito fácil de ver isso é entrando no site em que a Apple informa a data em que expira a garantia do aparelho.

            • Fabio Ricardo Bulgaron

              Abusiva por quê? Não existe nada de errado em dar um ano de garantia e especificar que nele já está inserido o prazo legal que é de 3 meses. Isso é muito mais comum do que você imagina.

  • Eu pagaria mais caro por uma bateria que durasse mais, não em importando se o aparelho ficar mais grosso e pesado! E evitaria trocar de aparelho só por ser mais fino, sem conector P2 e com menos bateria.
    Mesmo se manter a capacidade da bateria para deixa o aparelho mais fino já perderia uma oportunidade de evolução nesse sentido.

  • sirwendell

    vão retirar uma peça do hardware, cobrarão mais caro no iPhone 7 e o indivíduo ainda terá que pagar por um adaptador que no mínimo vai custar 100 reais… essas lógicas sem lógica.
    Devem investir mais esforços em melhorar as baterias… isso sim deixaria todos os usuários Apple felizes. Uma bateria que dure o dia inteiro.

  • Fernando

    Vai ser um tiro no pé. A gente quer bateria melhor, nao queremos celular fino como uma folha de papel.

  • Elcin

    E pra ouvir musica nos fones enquanto o aparelho recarrega a bateria?? Será ai rolar uma DP?

    • Gustavo Rezende

      kkkkkkkkkkkkk
      Penso q o tal adaptador deve repedir a saída Lightning e acrescentar uma P2.

  • Alex iPilot

    Por que desagradar 90% de seus usuários??? Tem os que não querem um iPhone mais fino, tem os que não querem usar adaptador, tem os que querem bateria maior, tem os que não tem e não gostam de Bluetooth… O maior adversário da Apple é ela mesma!

  • Ontem precisei ir comprar um material no shopping e fui consultar o preço do cabo lighting (da Marca Geonav).

    O cabo custava 99 reais e ao lado dele, o cabo com a mesma qualidade, MICRO USB, custava 49 reais.

    É isso que vai acontecer com os fones.

  • Fabio Ferreira

    Sou a favor de remover o conector. Porque as pessoas tem tanta resistência a mudanças? Esse conector atual não vai ficar para toda a eternidade, então se o mercado atual está pedindo essa mudança, porque não mudar agora? As mudanças geram desconforto no início, mas depois todo mundo se adapta. Quando mudou para o novo conector Lightning também foi a mesma coisa, e hoje ninguém mais reclama. O conector de fone atual ocupa um bom espaço dentro do aparelho, e tenho certeza que a Apple estudou muito antes de removê-lo, se é que vai remover mesmo. Ps: não sou fanboy.. rs

    • Alex iPilot

      Não vale comparar com o lighting! Com ele a Apple mudou de um padrão dela para outro padrão dela! O conector P2 é outra história. Não se trata no caso de resistir à mudança. Se você não é contra talvez seja por não possuir um BOM fone de ouvido, como meu caso, caso do Woz e de muitos outros.

      • Fabio Ferreira

        Existem várias comparações, como da fita para o CD, os carros elétricos que estão surgindo agora, etc. Tecnologia é assim mesmo, quem não se adaptar fica para trás. Sobre o adaptador, eu uso os fones originais da Apple, que adoro, mas se precisar usar adaptador paciência, quando trocar de aparelho já virá com a entrada nova.

        • Alex iPilot

          Não concordo com essas comparações que vc fez porque em todas elas uma tecnologia antiga foi substituída por uma mais nova e melhor… NÃO é o caso agora do P2 pelo Lightning ou Bluetooth porque o lightning obrigaria o uso de adaptador e o Bluetooth ainda não oferece qualidade idêntica ao P2, ou seja, em ambas as opções o velhíssimo P2 seria substituído por um retrocesso, ou um padrão de qualidade inferior… O que não é o mesmo dos exemplos que vc deu… A menos que saia um novo Bluetooth que permita qualidade melhor, como disse o Woz.

          • Fabio Ferreira

            Neste caso já não sei te dizer, mas acredito que o fone pelo conector Lightning seja melhor que o P2, em termos de qualidade. Posso estar errado.

            • Alex iPilot

              Não tem como, tecnicamente, o Lightning ter melhor qualidade porque os fones são analógicos e o conector P2 utiliza 3 superfícies de contato muito maiores do que as tirinhas minúsculas do Lighning… O caso torna-se ainda pior com o uso de um adaptador P2/Lightning porque ele adiciona a perda de mais uma conexão no cabo. Será um absurdo técnico, daí a manifestação até do Woz.

            • Kleyson Klesller

              Também sou contra a mudança e concordo com os seus argumentos. É difícil uma pessoa “normal” entender sobre perdas de qualidade. O JanjaBoy, que é musico, comentou em outra postagem tempo atras sobre a retirada do jack P2 do iPhone. Eu sou contra.

            • Fabio Ferreira

              Concordo com vocês. Se a Apple então arranjar uma solução melhor que o P2 sem perda de qualidade seria legal a troca, mesmo porque para deixá-lo mais fino não tem como, sem retirar essa entrada atual. Abraços.

            • Eu entendo onde você está querendo chegar, mas sua visão está equivocada. Veja: a mudança do padrão P2 para o Lightning, diferente dos seus outros exemplos, NÃO é nenhuma tendência do mercado. Os fabricantes de fones profissionais não vão adotar o lightning, simplesmente porque não faz sentido (é um conector digital versus um analógico, que além de tudo também é usado em outros MILHARES de equipamentos).

              Nesse caso, apenas a Apple estaria mudando a entrada/saída de áudio, e por uma questão estética. Quem gosta de ouvir uma boa música num bom fone terá, como o @Alex_iPilot:disqus disse, mais uma conexão passível de perdas com mais um adaptador para comprar e carregar. Para um usuário comum, se você não tem bluetooth no carro, por exemplo, provavelmente não poderá conectar seu iPhone no som e carregá-lo ao mesmo tempo.

              Enfim, comparar essa mudança drástica às outras tantas que você citou não faz sentido, pois não é um padrão que o mercado trocará por outro: é uma gambiarra para um ganho estético exclusiva da Apple que, provavelmente, não vai valer a perda.

            • Fabio Ferreira

              Concordo com você. Se a Apple então arranjar uma solução melhor que o P2 sem perda de qualidade seria legal a troca, mesmo porque para deixá-lo mais fino não tem como, sem retirar essa entrada atual. Abraços.

  • Felipe

    “O mercado já esta saturado de fones de ouvido e eles não geram mais lucro para nós, o que fazer?”
    “Já sei! Remover a entreda padrão e universal, cobrar muito caro por um adaptador e ficar rico!”

    *é promovido a funcionário do mês*

    • 9L

      Mesmo caso com os tubos de pastas de dentes, das tomadas e do CFC!

  • Marcelo

    meu chute é… Apple vai tirar a entrada, todo mundo vai reclamar mas vão vender um absurdo de iPhones como nos outros anos. Ai a partir do ano que vem todo mundo vai seguir a mesma estratégia mas usando a porta USB type C, ai teremos fones de ouvido usb e lightning( que serão iguais mas custando o dobro do preço por aqui).

    • Fábio Nascimento

      Eu concordo, mas a questão é que a entrada P2 era a única coisa universal que o iphone tem, se ao menos usasse USB C acho que a reclamação seria menor.

    • Alex iPilot

      Eu concordo contigo e vou além… A concorrência pode usar isso como um gancho para retirar da Apple clientes de alto poder aquisitivo, que não usarão adaptadores com seus fones de ouvido de mais 1000 dólares… Assim, substituiria a USB C nos smartphones de entrada e de meio da linha mas manteria a P2 nos flagship mais caros.

  • Fábio Nascimento

    Eu, azarado como sou, praticamente uso 2 ear pods por ano, lembrando que o modelo com entrada P2 não é barato… Imagino os novos, espero que ao menos venha um incluso na caixa.

  • eu não acho que a apple vai remover o fone e vai deixar por isso mesmo. acredito que ela vai colocar algum fone bluetooth.

  • Felipe Zanatta Pereira

    Se a Apple remover a entrada P2 do iPhone:
    1). Continuará vindo um fone de ouvido junto com o aparelho, possivelmente com fio, para ser conectado à entrada lightning (pouco provável vir um fone BT);
    2). Os usuários resistirão no inicio à mudança, mas tempo depois irão amar a remoção do P2 e concordar que o áudio oferecido pela conexão lightining é infinitamente melhor e não entendem como isso nao aconteceu antes;
    3). Samsung em 2018 lançará o Galaxy S8 sem conector P2;

    Sei lá… parece ser o futuro! haushuashas…

    Sem mimimi… vamos esperar Setembro pra ver que que vai acontecer!

    • Alex iPilot

      Entendo o teu raciocínio mas o problema é que tecnicamente não tem como o áudio do lightning ser melhor do que o P2 porque os fones são analógicos, o formato do conector não vai influenciar… Aliás, só pode piorar se for preciso acrescentar um adaptador. Essa questão é técnica, não é mimimi, rsrsrs…

  • Gabriel Modesto

    nem deveria mesmo
    se o iphone 7 for igual ao 6/6s, como os rumores estão falando, seria a maior burrice tirar o conector

  • Claudia Pizzolatto

    Se usarem apenas a tecnologia Blue Tooth não vamos mais poder ouvir música em muitos voos. E, se ficar com apenas uma entrada para carregar e ouvir música, vai ser osso quando a bateria estiver no finalzinho e a gente quiser escutar um som. 🙁

  • Carlos Dasmer

    Observando o povo reclamar, a impressão que dá é que a Apple não disponibilizará nada no lugar do conector P2 – Eles reinventaram o modo como ouvimos música, não nos deixarão na mão. – Acredito que virá um fone com conector lightning, que pra mim, dá no mesmo, quem não gostar dos que vem na embalagem, que compre de outra marca, com certeza teremos varias opções, assim como temos de cabos usb`s. – Parem de reclamar rss.

    • Alex iPilot

      Experimente um BOM fone e você entenderá quem reclama por causa da qualidade… Você pode até se contentar com os teus, ok, mas entenderá as reclamações…

      • Carlos Dasmer

        Acho o Earpods ou Earbuds (sei lá como se chama os que vem na caixa do Iphone) muito bom, não sou profissional da musica, faço uso básico do fone. – Mas fica em paz, esse BOM que você fala, com certeza vai ter com conexão lightning se essa for mesmo a conexão adotada para os novos fones da Apple. – Se não me engano, a Apple liberou a patente desta conexão para terceiros.

        • Alex iPilot

          Eu realmente não vejo fabricantes como Beyer, Audeze, Grado, AKG, Sennheiser e outras trocando ou lançando seus fones com Lightning… E pegar um fone desses e usar com um adaptador seria como instalar kit GNV numa Ferrari, rsrsrs…

          • Carlos Dasmer

            Não creio que vão perder essa fatia de mercado, estamos falando de uma Empresa líder. – Em breve saberemos se lançarão ou não suas versões lightning. – Adaptadores é de fato um erro, não devia, mas a Apple adora eles.

            • David Manfred

              Carlos, se a Apple retirar a entrada P2 será o fim. Pois se for colocar um adaptador do lighting para o P2 a qualidade de áudio será perdida para quem possui headphones com qualidade superior . Não existe apenas clientes como você na Apple, que utiliza o básico. Me poupe!

            • Gustavo Frezza

              Não fique triste, sempre haverá um Android com entrada para fones de ouvido para você sair dessa vida limitada de IOS KKKKKKKKKKKKKKKKK

            • David Manfred

              Mesmo com essa vida limitada eu prefiro o iPhone Gugu. Você já deve está acostumado com travamentos, bugs, insegurança, e outras coisas mais. KKKKKKKKKKKKKKKKK forte abraço

            • Gustavo Frezza

              Não sei do que você está falando… meus Galaxys nunca travaram, tiveram bugs, nunca peguei vírus e o melhor, sempre tive conector para fone de ouvido! Aliás falando em bug, nunca existiu um bug no Android que fizesse ele travar ao receber um texto específico, ao contrário do BugIOS kkkkkkk Estude um pouco mais sobre a melhor plataforma mobile do mundo antes de falar asneiras como essas! Abraço ae

            • Carlos Dasmer

              Claro que te poupo hehehe – Quem não esta te poupando é a Apple, a decisão de tirar o P2 é dela e não minha. – Não acho que o adaptador vá tirar a qualidade do som, até porque se tirasse a apple não aprovaria esse possível adaptador, mas vou dizer o mesmo que disse ao IPilot. – Relaxa – Vai ter fones lightning profissionais, para clientes mais exigentes feito você. – Não se desespere, você precisa confiar um pouco mais na empresa que criou o IPOD e o MP3, vem coisa boa por aí, e ó, vai se acostumando com a idéia, esse P2 já saiu do Iphone, pode apostar.

            • Alex iPilot

              Vamos ver… Mas penso que a situação é contrária, a Apple é que tende a perder os clientes destas marcas… A Ferrari não vai perder clientes se não tiver o CarPlay… Como escrevi no outro post, ainda acredito que o P2 possa ser mantido no rumoroso iPhone Pro destinado a usuários mais exigentes (que usam fones de alta qualidade que requerem o P2), enquanto um outro modelo de iPhone, mais simples, oferecerá apenas bluetooth… Seriam esses mockups sem P2 que estariam vazando na web, como vemos… O iPhone Pro estaria mais bem guardado! Assim espero, rsrsrs…

            • Carlos Dasmer

              Bem pensado, mas ainda acho que a Apple esteja apostando no fim dos fios, creio que o novo aparelho virá com a nova conexão bluetooth, novos fones wireless, tipo o rumor dos airpods, mas enfim, vamos esperar.

  • Alex iPilot

    Sabem uma inovação que eu queria ver a Apple fazer, em matéria de som? Obter a certificação DOLBY nos seus devices, como a concorrência já vem fazendo! (Na verdade, até já começou no iOS9.3 mas ainda está correndo atrás). Isso SIM é avançar, não é retirar conexão para criar “moda de design”… http://www.dolby.com/us/en/mobile/index.html

  • Gabriel

    Não temos soluções sem fio que sejam melhores que o fone p2. Os fones bluetooth tem muita pouca bateria, e se o objetivo é te fazer diminuir os fios que carrega, agora vc terá de levar: Ou um adaptador pro seu fone p2, ou cabos pra carregar seu fone de ouvido bluetooth. Ademais existem poucos fones sem fio sem ser headphone, com bateria usável, pois convenhamos, eu demoro cerca de 3h no transito pra ir e voltar do trabalho, fora o tempo andando de volta pra faculdade, cerca de 4h na rua só em tempo de transição, e não tem fone (não headphone) que tenha essa capacidade.
    Ai la vai eu levar cabo pra carregar o fone e o celular. Digo com convicção que o meu 6S+ é o ultimo da Apple, se ela seguir assim.

    • Felipe Zanatta Pereira

      Tá certo que pra quem gosta muito de ouvir musica no iPhone e possui um fone de ouvido de ótima qualidade, a saída do P2 será uma facada no rim e no coração… mas trocar a marca ou aparelho apenas pelo fato dela ter removido uma conexão, acredito ser radical demais.

      Como sempre, ficamos aqui sofrendo e discutindo com rumores incertos sobre cada lançamento que a Apple vai fazer, afinal, amamos a marca e seus produtos e queremos sempre que ela lance algo que nos encha os olhos, mas…

      Setembro tá aí! Vamos esperar mais um pouquinho… vai que seja só um susto… ou infartamos de vez! kkkk

      • Gabriel

        Não falei trocar de marca ou aparelho, falei q o meu será o último, visto ser o mais atual possível, e esses rumores, nenhum dele justifica um upgrade. Na minha opinião, até quem tem um 6 é mais jogo ir pro 6S do que por 7, se forem esses mesmos os novos recursos.
        Agora se continuar assim, o tal do 7S, 8, todos sem fone de ouvido e sem melhoria qur realmente justifique, esse aqui vai ficar forever! Agora se a LG ou Samsung chegar com um cheio das tretas maneiras (não imagino quais, mas só de ter carregamento por indução, acho um barato!!), ai… (E convenhamos, “Ok Google” é mto mais inteligente que a Siri, que peço pra tocar Evanescence e ela diz que não conhece Eva Não Sente)

        • David Manfred

          É disso que eu estou falando. *palmas*

  • Alex iPilot

    Um palpite que pode conciliar essa discussão: os rumores falam de um novo iPhone Pro… Então faria sentido, a Apple lançaria um iPhone mais simples, sem o P2, de menor custo, com fones apenas por Bluetooth e lançaria também um modelo Pro, mantendo a P2 com certificação Dolby (só incluída agora no 9.3), com maior capacidade de armazenamento, processador e tela (quem sabe o Pencil?)… Isso também obedeceria ao famoso “padrão” de lançamentos mais radicais nos anos pares!

  • Digbi Marco André Abidala

    E se eu quiser carregar e ouvir música ao mesmo tempo??? Seria ridiculo eu ter que comprar um adptador que repetisse uma entrada ou ate mesmo andar com um adaptador no bolso pra usar quando precisasse.

    • Carlos Dasmer

      Sério mesmo que você ouve musicas enquanto o Iphone carrega? – Isso parece lenda.

      • Digbi Marco André Abidala

        Sim, nao só eu, mas minha esposa, irma e mãe ouvimos musica enquanto carrega

  • Douglas knewitz

    A  geralmente costuma levar alguns anos pra implementar suas patentes/ criações ( 3D Touch, mais ou menos 5 anos para chegar ao nosso deleite) . Então acredito que ela tenha estudado o mercado, o que ela poderia fazer com a remoção do p2 ( como substituir, agradando ou N). 2017 é preconizado como o grande ano para a Apple, então acho q ela vai lançar um iPhone com mudanças pontuais nesse ano ( vai fazer um excelente marketing para justificar a ausência de mudanças radicais) vai vender a ausência do p2 como algo extraordinário, e todos vão falar bem e mal, vai vender justamente por isso.
    Eu uso fones muito pouco . Então para mim é indiferente. Mas sei que para quem usa fones de mais de 700 reais isso não vai soar bem, afinal vc comprou algo de qualidade superior e esperava poder usá-lo sem ter que troca-lo tão cedo e ou usar adaptadores que vão fragmentar a qualidade do som . Apple comprou a beats, por algum motivo, certo? Não me espantaria se ela lançasse uma nova linha de fones de alta qualidade para essa nova conexão, claro q vc teria q pagar mais por eles, afinal o que vem na caixinha é apenas um complemento.

  • Rodrigo

    Se ligaram q nao vai ter como usar o fone e carregar ao mesmo tempo, inacreditável, trabalhando forte para perder mercado. Vai ter q usar o adaptador do adaptador pqp