Curiosidades

O que esperar da Apple para o mês de setembro

Dizem que a Apple sempre esconde easter eggs, informações camufladas em seus convites de eventos. Juntando com alguns rumores que já estão há tempos circulando, é possível traçar uma previsão de algumas coisas que podem acontecer neste mês que se aproxima. Claro que enquanto a Apple não confirmar oficialmente, tudo fica apenas na base da especulação.

Primeiro de tudo, é dado como certo que deverá ser apresentado o novo iPhone, como a Apple costuma fazer sempre em setembro. Não espere o lançamento do iOS 10 já para o dia 7, porque ele nunca é lançado neste evento. Neste artigo, faremos um exercício de previsão de quais datas cada coisa deve acontecer.

O Convite

O que nos diz o convite?
A primeira coisa que chama a atenção é o efeito aplicado à parte do logo da maçã, que é formado por bolinhas coloridas. Porém, como muito bem observado por alguns de nossos astutos leitores, a imagem lembra muito o efeito chamado Bokeh, que é o termo utilizado para descrever as fontes de luz fora de foco em uma fotografia. “Lentes diferentes produzem um desfoque diferente dependendo da quantidade e formato das lâminas do diafragma“.

Veja abaixo alguns exemplos do efeito em fotos:

bokeh3 bokeh2 bokeh1

Ou seja, é um efeito diretamente ligado à fotografia e à câmera fotográfica. O fato do convite ser todo feito com este efeito, pode ser um forte indício de que a câmera do novo iPhone será um dos destaques da apresentação.

Imagem_EventoSet

Outro ponto peculiar do convite são dois círculos brancos que se destacam dos demais. Eles são do mesmo tamanho e perfeitamente alinhados, diferentemente dos outros. Alguns já estão achando que isso pode ser uma pista para uma lente dupla na câmera.

Imagem_EventoSet2

A chamada do convite também é curiosa: “See you on the 7th” (“Nos vemos no sétimo“, que é a forma deles dizerem o dia do mês nos EUA). Se formos tentar relacionar ao iPhone, este não seria o sétimo modelo, mas sim o décimo, depois de 9 anos. Não se sabe ainda como a Apple irá chamar esta nova geração, até porque os rumores dizem que ele não apresentará grandes transformações de design. Normalmente, quando a Apple não muda muito o design, apenas adiciona uma letra ao número existente (como 5s, 6s), coisa que ela já fez no ano passado. Se ela chamar de “iPhone 7“, mantendo o mesmo design, será uma quebra do seu próprio paradigma. Mas pode ser que ela tenha apenas aproveitado os rumores para fazer graça no convite.

Datas possíveis

Os rumores acertaram no dia da apresentação, então pode ser que eles mais uma vez sejam uma boa indicação de calendário a vir por aí. Segundo o que se diz nos bastidores, a Apple não lançaria o novo modelo uma semana depois da apresentação, como fazia antigamente, mas deve seguir o mesmo padrão do ano passado, ou seja, duas semanas depois. Com isso, podemos palpitar o seguinte cronograma:

  • Dia 7/09: Evento da Apple, com apresentação do novo iPhone
  • Dia 9/09: Pré-venda do novo iPhone, nos países selecionados
  • Dia 21/09: Liberação da versão final do iOS 10
  • Dia 23/09: Lançamento do novo iPhone em alguns países

Como sempre, não tem como prever quando o novo modelo começaria a ser vendido no Brasil, pois depende da estratégia global da Apple, além da homologação da Anatel. Mas geralmente o lançamento brasileiro costuma ser em novembro.

Como será o novo iPhone?

Ah, isso por enquanto é um mistério. Mas rumores afirmam que ele deverá mudar pouco externamente, basicamente em duas coisas: câmera fotográfica traseira e falta da entrada de fone de ouvido. As antenas (aquelas linhas brancas atrás do aparelho) devem sofrer uma leve mudança, para ficarem mais discretas.

iPhone7

Mas, repetindo, isso tudo é especulação e muita coisa pode ser diferente no dia da apresentação. Porém, nos últimos anos os rumores não têm falhado muito, não…

Quando será?

Você poderá acompanhar a apresentação e todas as novidades conosco aqui no Blog. Faremos uma grande cobertura tanto da apresentação como do lançamento. A Apple provavelmente irá transmitir por vídeo o evento, mas nós faremos a transmissão via texto, em português, para todos. Por isso, prepare o seu feriado, compre pipocas e curta aqui com a gente todas as novidades no dia 7 de setembro. 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jeff

    Será que estará disponível para compra na França em outubro?

    • É bem provável.
      A França faz parte dos primeiros países de lançamento desde o segundo iPhone.

      • Douglas knewitz

        iLex e blog do iPhone, vcs já pensaram em organizar viagens turísticas para nós fãs dos idevices. Principalmente nessas épocas que todos já se organizam pra viajar? ( seria bem legal, divertido e pratico já comprar o pacote com vcs) e até rentável pra vcs. BDI tur ?. #applelovers

    • Gildo Callegon

      Jeff, traga mais de um para vender para gente… ?

  • estarei em NY em Outubro, espero conseguir comprar o meu =D

    Pergunta: levo o meu iPhone atual junto? Na hora de voltar pra pro Brasil, não pode dar problema?

    • Rudimar Serves

      Melhor não! Faz o backup do velho antes de ir no iCloud, compra o novo lá e seja feliz! Sempre faço isso! Final do ano tô lá tbém!

      • boa! valeu a dica Rudimar! farei isso!

        vou ir dia 12/10, espero ter estoque ainda hahaha!
        mas creio que esse lançamento não vai ser muito “BOOOM!” e eu vou acabar conseguindo de boa lá quando eu chegar!

        • Rudimar Serves

          Esqueci de falar que depois é só recuperar no NOVO o backup do Velho! Faz na hora, dentro do Cubo de Vidro, lá a internet é boa mesmo, eheheheheh Só colocar teu iCloud e dizer pra recuperar o backup do teu iPhone antigo…

          • sim sim, isso eu to sabendo =D minha maior preocupação, na verdade, era arriscar não levar meu iPhone, chegar lá e, por algum motivo não ter o novo pra comprar… aí eu teria que comprar um provisório (um SE ou 5C) em algum lugar pra pelo menos ter um iPhone durante minha viagem lá.

        • Também estou indo e com os mesmos planos que você. Vou dia 10/10 mas não vou deixar de levar o meu antigo, não consigo ficar sem ele nem 2 horas.rss

          • hahahaha boa sorte! eu ainda estou pensando se levo o meu ou se pego um iPhone 4 todo quebrado que eu tenho, só pra ter algum meio de comunicação até chegar lá hahaha

    • Pablo Rangel

      Se trouxer ambos no bolso não tem problema. Ninguem paixa por raio x na alfandega (pessoas, não malas) e muito menos revista.

      • Alex Alves de Lima

        Não em Manaus. rx nas malas e nas pessoas na área de fiscalização. Vim com dois no bolso e fui tributado em um

        • Pablo Rangel

          serio? 😐 que coisa. Aqui em Guarulhos tem isso nao. Bolso da calça, blusa, tudo tranquilo. Bom saber.

      • Alex iPilot

        Aqui no Rio tem raio X e revista (de necessário), pessoas e malas. Algumas pessoas são dispensadas, depende muito da procedência do vôo. Vindo dos EUA são mais rigorosos do que da Europa.

        • Pablo Rangel

          serio? 😐 que coisa. Aqui em Guarulhos tem isso nao. Bolso da calça, blusa, tudo tranquilo. Bom saber!

          • Alex iPilot

            No aeroporto do Rio há um aviso liberando de declaração, tanto de saída quanto de entrada, um aparelho celular e uma máquina fotográfica, ambos em uso, na bagagem de mão. Eu não lembro dessas exceções na lei, acredito que o intuito foi dar agilidade ao embarque e desembarque. Viajo bastante mas só conheço a área internacional do Rio, não sei se os outros aeroportos seguem a mesma “regra”. Eu sempre levo comigo o meu antigo iPhone 5 desligado, na bagagem de mão (como reserva) e nunca questionaram, mas já aconteceu de estar com um iPad 3 novo (mas em uso) e perguntarem sobre o iPad 1 que eu tinha na mochila. Eu respondi que ainda levava o iPad antigo porque não tinha tido tempo de transferir tudo para o iPad novo que estava usando (e era verdade). Aceitaram sem problemas.

      • mas não precisa tirar eles do bolso pra passar pelo detector de metais ou algo assim?

        • Pablo Rangel

          vc passa quando embarca. mas la nos EUA eles nao estao nem um pouco preocupados com o que vc esta levando embora do pais. O que eu falei é que nao tem isso na chegada na alfandega do brasil, pelo menos em guarulhos. Mas pelo oq o pessoal falou ai, rj e manaus seria diferente!

    • Outubro é ir e se preparar MUITO pra pegar fila, viu. Provável que não encontre facilmente, mas continue tentando. Aconselho evitar a loja da 5th Ave e partir, de repente, pra New Jersey.

      • será? vou ir no dia 12/10, as primeiras semanas de venda já vão ter passado…

    • Alex iPilot

      Pode levar desligado, guardado na mala. O novo você deve trazer já em uso!

      • sim mas caso peçam pra abrir minha mala, eu teria que pagar a tributação em cima de um deles, não?

        • Felipe

          põe dentro de um sapato soca meia e enfia na mala. O segredo é esconder bem kkkkkk

    • Gabriel Vasconcelos

      Não há problema nenhum, o iPhone não entra na cota. Pode levar o seu e trazer o novo sem problema nenhum!

      • UM iPhone não entra na cota. Como “provar” que o meu não foi comprado lá tbm nessa viagem? meu iPhone tbm foi comprado nos EUA, portanto, não tem nota =P

        acho que o melhor é ir sem mesmo.

  • A primeira coisa que me veio à mente foram Apple Watches redondos.

    • J3ff

      A primeira coisa pra mim foi o formato de um Carro.

  • Eduardo Fernandes

    E os novos MacBooks Pro? Será que ainda saem em 2016? Estou sem computador faz um tempo e as aulas começam em setembro, não sei se compensa esperar…

  • Alex iPilot

    Eu palpito uma versão mais simples que seria a atualização do SE, colorida e sem o P2, apenas para fones Bluetooth ; e outra versão mais completa (Pro?) com o P2, a câmera dupla e 256MB.

  • Se o Design do novo iPhone não mudar quase nada, isso significa que será mantido até eles desenvolverem um igual ao do Tony Stark! =P

  • Só sei que quero comprar o iPhone 7 naquela loja mega linda que inaugurou em NY esses dias! Pensa numa pessoa empolgada. 🙂

  • Eduardo

    E os novos MacBooks Pro? Será que ainda saem em 2016? Estou sem computador faz um tempo e as aulas começam em setembro, não sei se compensa esperar…

    • Davi

      Sim, muito provável que a Apple anuncie um MBP novo nesse evento.

      • Eduardo

        Eii ótimo, obrigado!

  • Pedro Rolla

    Acho que o fato de o convite ter várias bolinhas, formando o símbolo da Apple, pode ser uma referência à forma dos aplicativos do Apple Watch, que são redondos também.

    • Mark Nas

      Verdade, da pra notar o topo da maçã nas bolinhas, do lado esquerdo tem a única bolinha sozinha da imagem inteira (sem mesclar com nenhuma outra), e o grupo da “folha” da maçã são 10 (iOS ?)

  • Jonatas Pereira

    Não compro mais iPhone com muitas alterações… Melhor sempre esperar os S da vida!!!

  • Sobre o design do novo iPhone eu acho que nem vou me surpreender tanto. O que eu quero mesmo é saber o que a Apple vai falar sobre a ausência do P2. No dia do evento, estarei assim (como recomenda o texto kkkkk)

    • Gabriel

      E eu to surpreendido com a quantidade de gente que ta falando que vai comprar aqui! Rapaz…
      Só sei de uma coisa, vantagem pra mim que não vou emprestar mais meus fones de ouvido, e depois de 1 ano de uso, os deles (lightning claro) vão estar zoados pacas, e la se vai uns 150~200 conto só num fone de ouvido xD

  • Gabriel Borges

    Que bom que há a opção Azul Space no iPhone 7. Assim é mais fácil provar que o modelo é de 2016, não 2014.
    Brincadeiras a parte, quero mesmo sair do meu 5S.
    Que venha uma câmera que supere o S6 e S7
    Prova da Agua
    Carregamento Rápido
    E uma tela com cores + vivas!
    E configurações de câmera descente, câmera do Iphone é uma pobreza, pfvr apple

  • Gabriel Borges

    Certeza que é alguma coisa com o FOCO do aparelho essas bolinhas.
    Já que temos smartphones com foco + rápido que de câmeras DSLR.
    E a câmera dupla vai ser + funcional do que da concorrente pelos rumores ….

  • Anderson Camões

    Não é possível essa antena ficar dentro do aparelho, ao invés dessa linha pra fora?

    • Gabriel Borges

      Sim, ela não põem eu acho por questões de estética.

      • O aluminio atuaria como uma gaiola de Faraday fazendo o aparelho ficar sem sinal algum. O que seria possível fazer é o que a Samsung faz: colocar a antena “escondida” ao lado da tela.

    • Saulo Rogério

      Também acho!

  • Douglas knewitz

    Que bom que quem comprar um iPhone 7 plus, vai ter alguma mudança. Já eu que prefiro o de 4,7″ não vou ver mudança nenhuma, talvez uma camera com estabilização e com uma leve melhora. Oq pra mim é igual a nada ??
    Só estou esperando 2017/2018 dai eu acho q o iPhone volta a se reinventar
    Já o  Watch torço pelo próximo, acho que vão anunciar junto.

  • Interessante lembrar que o efeito Bokeh, além de ser obtido tirando fotos com um diafragma bem aberto, também é facilitado por uma distância focal (também conhecido com “zoom”) maior. Ou seja, parece mesmo confirmar o rumor do sistema de câmera traseira dupla, com uma mais aberta e outra com uma distância focal maior. Parece ser uma ideia bastante interessante.

    Só vai ser meio frustrante se o novo sistema só estiver mesmo disponível no modelo de 5,5 polegadas, como apontam alguns rumores. Nesse caso, o grande trunfo da apresentação (se for essa a mensagem do convite) ficará restrita ao Plus. Oremos!

  • André

    Espero que o modelo vendido nos Estados Unidos seja o mesmo que será homologado pela ANATEL. Costumo comprar o da T-Mobile. É esperar para ver.

    • mariana

      Não é mais facil comprar na apple o modelo desbloqueada?? Do que nas operadoras ??

      • André

        O detalhe importante é que podemos esbarrar na questão da garantia, pois o modelo do iPhone SE homologado aqui no Brasil foi o A1723 e qual é a certeza de que o modelo desbloqueado (unlock) comprado nos Estados Unidos é o A1723, e não o A1662? Ambos funcionarão no 4G do Brasil já que possuem a banda 7 mas apenas um modelo terá garantia contra defeitos. Mas, na pratica, os dois modelos funcionam perfeitamente no nosso 4G. Espero ter esclarecido.

        • mariana

          Entendi. Obrigada
          porém eu viajo em outubro e pretendo ja comprar nessa viagem, então não sei qual será homologado aqui..

          • André

            Então aproveite e compre mesmo, Mariana! Eu sempre adquiro o modelo da T-Mobile, porque tenho um chip dessa operadora e uso quando viajo para não pagar roaming internacional. O meu iPhone 6 Plus é deles e foi o modelo homologado no Brasil. (A1522). Boa sorte!

            • mariana

              Ah, entendi, legal. obrigada André

  • Alex iPilot

    Dúvida: seria possível filmar em 3D com as duas câmeras???

    • Só se a câmera secundária não tivesse o conjunto de lentes fixa, o que não é muito provável (senão não precisaríamos de uma segunda câmera exclusiva para dar zoom). Para o 3D são necessárias 2 lentes com exatamente a mesma distância focal, gerando imagens com distanciamento semelhante ao dos nossos olhos. 😉

  • Felipe TX

    Das duas uma: ou a Apple está escondendo muito bem suas novidades ou ela vai mesmo apresentar seu menor conjunto de novidades em anos.

    • Douglas knewitz

      A Apple gosta de diluir as novidades, infelizmente .

      • Felipe TX

        Diluir, sempre, mas normalmente vêm com alguma única grande novidade, tipo Siri, Touch ID, 3D Touch, Apple Pay, nesse ano parece que não tem nada, de acordo com os rumores.

        • Luis Gustavo

          câmera dupla, estilo wall-e

  • Fabiano Frango

    ilex, se realmente a Apple for lançar o novo Iwatch eu pretendo comprar agora em outubro, em Orlando. Você acha que estará disponível já no início de outubro? Abs!