Aplicativos

Aplicativo mede qual a velocidade da internet móvel de todas as operadoras na sua região

Não é novidade para ninguém que os serviços prestados pelas operadoras brasileiras não é algo que devamos nos orgulhar. E nem adianta dizer que uma operadora é melhor que a outra, porque em cada região do país, a situação é diferente. Neste sentido, há um aplicativo que facilita a nossa decisão, dizendo qual operadora fornece a rede mais rápida na sua região.

Em uma pesquisa recente sobre a velocidade da internet móvel pelo mundo, o Brasil está em último lugar, sendo que o penúltimo, Portugal, possui uma velocidade média 4x maior que a brasileira.

Redes Móveis

Isso porque a legislação brasileira, infelizmente, não obriga as operadoras móveis a fornecerem uma velocidade mínima, como faz com a banda larga fixa. Ou seja, mesmo que você contrate um plano 4G, a operadora vai fornecer a velocidade que quiser, geralmente colocando a culpa de lentidões ao grande tráfego ou outras questões técnicas. Isso se a região onde você estiver tiver cobertura 4G, pois isso não é comentado quando você vai contratar o serviço.

Como lutar contra isso? Primeiro você precisa ter noção de como anda a rede da sua região. O aplicativo Velocímetro Proteste faz um teste na sua rede móvel e compara com a velocidade de outros usuários da mesma região, de várias operadoras. Isso lhe dará  condições de saber qual operadora atende melhor a sua área, podendo decidir até em mudar para aquela que lhe atende de forma mais eficaz.

Redes Moveis APP

A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – é uma entidade em prol dos usuários que atua há 15 anos na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. Através de testes comparativos feitos com o aplicativo, ela pretende facilitar a decisão de compra para o cidadão e contribuir para melhorar as relações de consumo na sociedade.

Não é necessário ser associado da PROTESTE para usar o aplicativo, mas é interessante saber que, caso haja necessidade, ela ajuda consumidores que enfrentam problemas com as operadoras a defender os seus direitos. Se você quiser testar a sua conexão e saber qual a operadora apresenta a melhor velocidade em sua região, basta seguir este link.


Este é um artigo promocional, solicitado pela PROTESTE. Para conhecer nossa política para artigos deste tipo, confira esta página.


Botão Voltar ao topo