Notícias

Touch ID do iPhone será usado para autenticação em caixas eletrônicos nos Estados Unidos

Mais de 25 mil caixas eletrônicos dos Estados Unidos ganharão autenticação de usuários através da Touch ID do iPhone. A novidade faz parte da parceria entre as instituições financeiras FIS e Payment Alliance International e permitirá saques e outras ações confirmadas pelas digitais do usuário. O recurso substitui a necessidade de utilizar o cartão.

O sistema funciona com código QR que será escaneado da máquina para o iPhone através de um aplicativo. Em seguida, a digital do cliente será exigida para validar operações financeiras.

A integração foi idealizada para proteger clientes de terem seus cartões clonados ao usar o cartão bancário. No Brasil, esse é um golpe muito comum conhecido como chupa-cabra. Além disso, os clientes terão acesso de forma mais segura aos seus dados, seja para sacar dinheiro ou autorizar pagamentos, pois o aplicativo funcionará como uma extensão da máquina do banco. O usuário também receberá no iPhone alertas de todas as movimentações em sua conta.

Segundo a Bloomberg, 25 mil caixas eletrônicos serão capazes de realizar a operação com o Touch ID até 2017. A implementação não tem data específica de lançamento, mas é esperada para esse ano, em algum momento de agosto ou setembro.

No Brasil, alguns bancos e novas soluções como o Nubank já utilizam o Touch ID para garantir a segurança dos dados bancários. No entanto, nenhum usa o recurso do iPhone para liberar pagamentos e ações em caixas eletrônicos. Enquanto isso, nós esperamos a chegada do Apple Pay, lançado nos EUA há dois anos e esperado para o segundo semestre de 2016.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Bruno Fernandes

    No Brasil usa sim! No Banco do Brasil vc utiliza a função “saque movel”que pode ser autenticada via TouchID. Depois é só autenticar o QRcode no caixa, como na foto ae. Alem disso eles usam a autenticacao via QRCode no app do iPhone como token.

    • Fabio

      Sim o BB já conta com o serviço de saque móvel há algum tempo, mas não usa o touch id para confirmar a transação. Você apenas lê o QR code da máquina com a câmera do iPhone, dentro do aplicativo do BB.

      O touch id no app do BB é só para acessar a conta e fazer consultas, ele NÃO AUTORIZA a transação, sendo necessário a digitacao da senha de 6 dígitos.

      Diferente do informado na matéria, onde a AUTORIZAÇÃO, se dará pelo QR + Touch iD.

      E no BB, por tratar-se de um saque emergencial, o limite para a transação é bem baixo.

      Ainda assim, o app do BB é mais avançado para iPhone e iPad.

  • Robson Medeiros

    Mas como, se é proibido o uso de celulares nas agências?! Esses dias a gerente quase me bateu pq eu dei uma olhada no whats!

    • Bruno Fernandes

      A area de caixas eletronicos é fora da agencia.

    • Marquinho

      Eu nunca ouvi falar que era proibido usar o celular dentro da agência. Sempre usei em todos os bancos do qual sou correntista e nunca tive problema!

      • Luciano Assunção

        É proibido sim. Não que alguém obedeça, né rs

        • Até onde eu sei,e ao menos em BH
          Minas Gerais onde eu moro só não se pode efetuar ligações dentro da agência,mexer no aparelho não tem
          Problema não.

      • Fabio

        Amigo, é lei municipal em algumas cidades como Sao Paulo, Curitiba, Rio. Se nao mora nessas cidades poderá usar mesmo!! Kkkkkk

    • Fernando Marins

      Na verdade não é proibido: “Segundo a Federação Brasileira de Bancos, os bancos são orientados a avisar os clientes sobre não usar o celular nas agências, mas não têm poder legal para proibir ou apreender o aparelho.”

      • Fabio

        Lei municipal amigo… Sao Paulo, Curitiba entre outras!

  • Marquinho

    Eu uso no Banco do Brasil essa função, sempre que preciso!
    Não sei onde está a novidade nesse assunto.

    • Fabio

      Amigo, no BB você não confirma a transação com o touch id, você só acessa a transação, devendo confirmar com a senha de 6 numeros.
      A matéria diz que nos EUA será possível CONFIRMAR a transação sem precisar digitar nada, só com o touch id. Tendeu?

  • Mr. Moa

    O Bradesco faz isso com a palma da mão! Saque, pagamento, saldo é nem de celular precisa!

    • Michel Peron

      Tecnologia morta no Brasil. Nosso sistema bancário é um dos mais modernos do mundo. Nossa tecnologia está muita a frente desse sistema americano. No Bradesco você faz saque sem necessidade de cartão usando a biometria, que faz uma leitura da corrente sanguínea na palma da mão e senha numérica.

  • Miro de Paula

    Como disse o Bruno Fernandes: No Banco do Brasil vc utiliza a função “saque movel”que pode ser autenticada via TouchID. Depois é só autenticar o QRcode no caixa, como na foto mostrada; Alem disso eles usam a autenticacao via QRCode no app do iPhone como token.

    No Brasil, estamos mais avançados que o EUA e outros paises; ainda agora fiz um saque no BB, e nem precisei do aplicativo do iphone; basta digitar sua agencia e conta e inserir a biometria digital.

    O que precisamos é ficar de olho na bandidagem, que evolui com a tecnologia, e aprisionar os criminosos…;

    Temos que cultuar a Certificação Digital com biometria; e abandonar de vez os obsoletos e vulneráveis cartões de tarjas magnéticas!