Notícias

iOS 10 permitirá inscrição do usuário no cadastro nacional de doadores de órgãos

O iOS 10 chegará com mais uma novidade para o aplicativo nativo Saúde. A ferramenta, que cria relatórios sobre a saúde do usuário, contará com um botão que incluirá o usuário automaticamente no registro nacional de doadores de órgãos do Estados Unidos.

Segundo Tim Cook, a função foi idealizada para suprir a carência no número de doadores de órgãos nos EUA.

Em recente entrevista para a Associated Press, o CEO afirmou que sentiu na pele a falta de doadores durante um insuportável período de espera do amigo Steve Jobs, que teve um fígado transplantado em 2009.

Vê-lo todos os dias esperando sem saber quando conseguiria me deixou com uma sensação que nunca vou esquecer“.

Na mesma entrevista, Tim Cook afirma que, na ocasião, se ofereceu como doador, mas que a possibilidade foi rapidamente recusada por Jobs.

Vale lembrar que aplicativo Saúde já permite acrescentar se o usuário é doador. No entanto, a informação não é sincronizada com nenhuma entidade de saúde, ficando registrada apenas no aplicativo.

Instituições americanas que defendem a doação de órgãos têm se mostrado empolgadas com a nova ferramenta. A expectativa é de que o novo método seja assimilado pelos mais jovens.

Os jovens americanos não têm se registrado como doadores como faziam no passado“, disse David Fleming, presidente executivo da Donate Life America, instituição sem fins lucrativos que vem trabalhando com a Apple nos últimos anos.

Inicialmente, a Apple deve liberar o recurso de forma limitada para alguns usuários, mesmo antes do lançamento do iOS 10, que ocorrerá em setembro.

Quando for lançado oficialmente, o botão será liberado apenas para os aparelhos baseados nos Estados Unidos.

Ainda não há informações sobre quais outros países poderão utilizar a ferramenta no futuro.

Via
Associate Press
Botão Voltar ao topo