Desde que o iPhone é iPhone, todo mundo reclama que a bateria dele mal dura um dia. Ao contrário dos velhos celulares cuja carga durava 6, 7 dias, os smartphones (e suas enormes telas coloridas) trouxeram os computadores para o nosso bolso, exigindo muito mais da bateria. Hoje vemos vídeos, escutamos músicas, lemos, escrevemos e usamos vários aplicativos no nosso dia-a-dia.

Se a bateria do iPhone não aguenta tudo isso, a solução encontrada por muitos é adquirir uma bateria externa (também chamada de power bank). Por aí existem várias opções, de variados preços, tanto que fica até difícil escolher. Mas por que há baterias de R$50 e outras de R$200? Qual a diferença entre elas? E qual você deveria escolher para usar com o seu aparelho?

Neste artigo, vamos explicar como é importante você saber o que é mAh para tomar a decisão de qual bateria escolher.

A bateria externa é uma facilidade que virou quase uma necessidade hoje em dia. Cada vez mais portáteis, elas dão um gás extra ao iPhone, fazendo-o durar mais tempo sem precisar de uma tomada. Mas qual escolher?

Primeiro de tudo, é preciso tomar cuidado com a qualidade delas. Há opções muito baratas, mas que não respeitam qualquer tipo de norma de segurança, colocando o usuário em risco. São chamadas de “piratas” e não é difícil identificá-las, principalmente se não tiverem marca conhecida. São encontradas facilmente em “camelôs” ou lojas de produtos da China, por preços baixos.

O ideal é que você evite este tipo de bateria sem certificação. Além de serem perigosas, elas costumam degradar-se mais rapidamente, e em muitas vezes não duram muitos meses com a mesma capacidade. A relação custo/benefício, no final, acaba não compensando.

Procure sempre baterias certificadas por algum órgão conhecido, como o FCC dos Estados Unidos, ou a marca “CE” da Comunidade Europeia. Isso garante que o hardware respeita alguns requisitos mínimos de qualidade e segurança.

Bateriaportatil2

Capacidade

Outro fator que influencia no preço das baterias é a capacidade, que pode ser medida através da informação chamada mAh (milliampères hora). É sabendo isso que você poderá avaliar quanta energia a bateria é capaz de reter, para depois ser transmitida para o seu aparelho. Quanto maior o número de mAh, mais energia ela será capaz de guardar.

Seguindo essa lógica, fica fácil concluir que uma bateria que informa ter 2.000mAh carrega menos um iPhone que outra que indique 5.000 ou 10.000mAh. Quanto maior, mais vezes seu iPhone será carregado sem que a bateria perca toda a sua reserva.

Para avaliar se uma bateria externa é suficiente para o seu dia-a-dia, é importante saber qual a capacidade da bateria do seu iPhone ou iPad. Claro que a do tablet, por ser maior, exige mais energia para ser carregada que a do celular. Mas até mesmo as baterias do iPhone variam de acordo com o modelo. A do iPhone 6s, por exemplo, é menor que a do iPhone 6 (como explicamos aqui), o que significa que ela recarrega também mais rapidamente. Veja a capacidade de cada modelo na tabela abaixo:

Modelo Capacidade da bateria Modelo Capacidade da bateria
iPhone 4 1.420 mAh iPad 1 6.613 mAh
iPhone 4S 1.432 mAh iPad 2 6.5790 mAh
iPhone 5 1.440 mAh iPad 4 11.560 mAh
iPhone 5c 1.510 mAh iPad mini 4.440 mAh
iPhone 5s 1.560 mAh iPad mini 2/3 6.471 mAh
iPhone 6 1.810 mAh iPad mini 4 5.124 mAh
iPhone 6 Plus 2.915 mAh iPad Air 8.827 mAh
iPhone 6s 1.715 mAh iPad Air 2 7.340 mAh
iPhone 6s Plus 2.750 mAh iPad Pro 9.7 7.306 mAh
iPhone SE 1.624 mAh iPad Pro 12.9 10.307 mAh

.

Portanto, para carregar o seu aparelho basta escolher uma bateria externa com mais capacidade que ele. Por exemplo, para uma carga completa de um iPhone SE, uma power bank de 3.000 mAh é o suficiente. Já uma de 10.000 mAh pode carregar até 5 vezes o aparelho, o que é ideal em viagens, quando passamos muito tempo longe de tomadas.

Comparativo_RockxiHave_2

É importante levar em conta que durante o carregamento sempre há uma perda de energia, que acontece na transferência. Então, sempre busque uma bateria com mais carga do que comporta o seu aparelho. A capa-bateria oficial da Apple, por exemplo, possui 1.877 mAh de capacidade, mas só consegue carregar em 80% o iPhone 6s, que tem uma bateria de 1.715 mAh.

Capa bateria Apple

Agora você aprendeu o que significa aqueles números que acompanham as baterias e já tem condições de escolher a melhor para você. Se você estiver sofrendo com o seu iPhone quando sai de casa e tem interesse em conhecer algumas ótimas opções de baterias portáteis, nós temos neste link algumas sugestões para você. 😉

Confira outros artigos de dicas para iPhone e iPad em nossa seção especial.