DicasTutoriais

Baterias portáteis: O que é mAh e no que isso influencia na hora de decidir qual comprar

Desde que o iPhone é iPhone, todo mundo reclama que a bateria dele mal dura um dia. Ao contrário dos velhos celulares cuja carga durava 6, 7 dias, os smartphones (e suas enormes telas coloridas) trouxeram os computadores para o nosso bolso, exigindo muito mais da bateria. Hoje vemos vídeos, escutamos músicas, lemos, escrevemos e usamos vários aplicativos no nosso dia-a-dia.

Se a bateria do iPhone não aguenta tudo isso, a solução encontrada por muitos é adquirir uma bateria externa (também chamada de power bank). Por aí existem várias opções, de variados preços, tanto que fica até difícil escolher. Mas por que há baterias de R$50 e outras de R$200? Qual a diferença entre elas? E qual você deveria escolher para usar com o seu aparelho?

Neste artigo, vamos explicar como é importante você saber o que é mAh para tomar a decisão de qual bateria escolher.

A bateria externa é uma facilidade que virou quase uma necessidade hoje em dia. Cada vez mais portáteis, elas dão um gás extra ao iPhone, fazendo-o durar mais tempo sem precisar de uma tomada. Mas qual escolher?

Primeiro de tudo, é preciso tomar cuidado com a qualidade delas. Há opções muito baratas, mas que não respeitam qualquer tipo de norma de segurança, colocando o usuário em risco. São chamadas de “piratas” e não é difícil identificá-las, principalmente se não tiverem marca conhecida. São encontradas facilmente em “camelôs” ou lojas de produtos da China, por preços baixos.

O ideal é que você evite este tipo de bateria sem certificação. Além de serem perigosas, elas costumam degradar-se mais rapidamente, e em muitas vezes não duram muitos meses com a mesma capacidade. A relação custo/benefício, no final, acaba não compensando.

Procure sempre baterias certificadas por algum órgão conhecido, como o FCC dos Estados Unidos, ou a marca “CE” da Comunidade Europeia. Isso garante que o hardware respeita alguns requisitos mínimos de qualidade e segurança.

Bateriaportatil2

Capacidade

Outro fator que influencia no preço das baterias é a capacidade, que pode ser medida através da informação chamada mAh (milliampères hora). É sabendo isso que você poderá avaliar quanta energia a bateria é capaz de reter, para depois ser transmitida para o seu aparelho. Quanto maior o número de mAh, mais energia ela será capaz de guardar.

Seguindo essa lógica, fica fácil concluir que uma bateria que informa ter 2.000mAh carrega menos um iPhone que outra que indique 5.000 ou 10.000mAh. Quanto maior, mais vezes seu iPhone será carregado sem que a bateria perca toda a sua reserva.

Para avaliar se uma bateria externa é suficiente para o seu dia-a-dia, é importante saber qual a capacidade da bateria do seu iPhone ou iPad. Claro que a do tablet, por ser maior, exige mais energia para ser carregada que a do celular. Mas até mesmo as baterias do iPhone variam de acordo com o modelo. A do iPhone 6s, por exemplo, é menor que a do iPhone 6 (como explicamos aqui), o que significa que ela recarrega também mais rapidamente. Veja a capacidade de cada modelo na tabela abaixo:

Modelo Capacidade da bateria Modelo Capacidade da bateria
iPhone 4 1.420 mAh iPad 1 6.613 mAh
iPhone 4S 1.432 mAh iPad 2 6.5790 mAh
iPhone 5 1.440 mAh iPad 4 11.560 mAh
iPhone 5c 1.510 mAh iPad mini 4.440 mAh
iPhone 5s 1.560 mAh iPad mini 2/3 6.471 mAh
iPhone 6 1.810 mAh iPad mini 4 5.124 mAh
iPhone 6 Plus 2.915 mAh iPad Air 8.827 mAh
iPhone 6s 1.715 mAh iPad Air 2 7.340 mAh
iPhone 6s Plus 2.750 mAh iPad Pro 9.7 7.306 mAh
iPhone SE 1.624 mAh iPad Pro 12.9 10.307 mAh

.

Portanto, para carregar o seu aparelho basta escolher uma bateria externa com mais capacidade que ele. Por exemplo, para uma carga completa de um iPhone SE, uma power bank de 3.000 mAh é o suficiente. Já uma de 10.000 mAh pode carregar até 5 vezes o aparelho, o que é ideal em viagens, quando passamos muito tempo longe de tomadas.

Comparativo_RockxiHave_2

É importante levar em conta que durante o carregamento sempre há uma perda de energia, que acontece na transferência. Então, sempre busque uma bateria com mais carga do que comporta o seu aparelho. A capa-bateria oficial da Apple, por exemplo, possui 1.877 mAh de capacidade, mas só consegue carregar em 80% o iPhone 6s, que tem uma bateria de 1.715 mAh.

Capa bateria Apple

Agora você aprendeu o que significa aqueles números que acompanham as baterias e já tem condições de escolher a melhor para você. Se você estiver sofrendo com o seu iPhone quando sai de casa e tem interesse em conhecer algumas ótimas opções de baterias portáteis, nós temos neste link algumas sugestões para você. 😉

Confira outros artigos de dicas para iPhone e iPad em nossa seção especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • William Flor

    Nossa, hoje de manhã eu estava lendo exatamente sobre esse assunto.
    Pq a capa Apple não da uma carga completa? Esse tipo de aparelho (original) tem chance de prejudicar a bateria do iphone?

  • Alexandre

    Tenho um iPhone 5s e comprei uma bateria da Anker “PowerCore+ mini”, que possui 3350 mAh. Ou seja, dá pra carregar o celular 2x e ainda sobra um respiro hehehe
    Super recomendo! O problema é que é difícil achar aqui no Brasil. Comprei nos EUA e paguei menos de 15 dólares. De qq forma adorei a qualidade do produto.

    • Gildo Callegon

      Na minha última viajem também trouxe uma Anker, também super recomendo!! o duro foi que mesmo nos EUA não encontrei em lojas físicas, tive que me socorrer ao Amazon

      • Alexandre

        Eu tb, Gildo! Comprei pelo site da Anker mas a entrega foi feita pela Amazon.

      • Leonardo Negrisoli

        Postei um comentário agora, mas só nesse momento notei comentário falando da Anker…
        TeamAnker hahaha

  • Mauricio

    Eu tenho a PowerBank de 10400 mah da Xiaomi. Comprei em setembro do ano passado. Os 100 reais mais bem investidos da minha vida.

    • Lua Morkay

      você comprou como, Maurício? ainda não tive sorte de encontrar e morro de medo do mercado livre!

      • Mauricio

        Eu comprei no site oficial! Na época vendiam lá. Hoje infelizmente não vendem mais.

        • Lua Morkay

          Tem na aliexpress mas fico com medo de ou não ser original ou ter problemas com a entrega. Nunca tive, mas sempre comprei cosias bem bobas. No máximo 3dolares! Obr

      • Leonardo

        mercado livre se tiver o mercado pago vc nao precisa se preocupar, é bem tranquilo, mas certifique-se de que o produto tenho o “mercado pago”. eu comprei a minha bateria da xiaomi pelo aliexpress, ia te passar o link mas esgotou daquele vendedor

    • BS

      Também tenho a Power bank da Xiaomi. Excelente produto com um custo benefício muito bom. Comprei nos poucos meses que a Xiaomi vendeu no Brasil! Infelizmente hoje a Xiaomi parou de vender no Brasil. Mas comprei outro produto deles (mi band 1S) no AliExpress e deu super certo. Só demora 3 meses pra chegar e pode ser taxado no Brasil. Mas dá certo! Só tem que escolher uma loja com boa reputação e sempre comprar o produto original!

    • Leonardo

      tenho uma dessa tbm. gostei bastante

  • Tiago Pimenta

    As melhores são essas (ZenPower, TPlink, Xiomi e Pineng) ?

    • Rafael Tavares

      Xiaomi

  • Haroldo Lucena Jr.

    Mophie é a melhor

    • Gustavo Zanandrea

      concordo , além do design parecer ser feito para iPhone ela aguenta muito.

      • Haroldo Lucena Jr.

        tenho uma mophie juice pack air p/ o meu iphone 6, nunca fico sem bateria

    • Leonardo Negrisoli

      Acho a Mophie muito cara se comparada a capacidade de carga com outros concorrentes.

      • Haroldo Lucena Jr.

        Leonardo, tem outras muito mais baratas e de muito boa qualidade,mais a Mophie é de uma qualidade superior e o acabamento perfeito.

        • Leonardo Negrisoli

          O acabamento dela é inquestionável mesmo, mas eu comprei uma Anker e que me trouxe mais que o dobro de carga por quase metade do preço da Mophie.
          Acho que eles cobram caro também pelo design e acabamento… Aí vai do freguês hahaha

          • Haroldo Lucena Jr.

            verdade Leonardo hehehe

  • Gustavo Zanandrea

    Eu tenho 2 da mophie uma de 2500mah e outra de 4000mah . São excelentes leves, práticas e aguentam bem. A de 4000mah da uma carga de 120% no meu 6s plus e a de 2500 da uma carga de 110% no 6S.

    • Já pensei numa capa dessas, olhei várias, spigen, mophie. Mas parece que o aparelho vai ficar muito grosso, não?

      • Leonardo Negrisoli

        Posso estar errado, mas pela mAh que ele comentou, eu acho que a dele é uma power bank e não uma case.

    • lelio

      Power bank ou case?
      Queria uma case, essa mophie é a melhor?
      Vi na amazon aqui a marca “Trianium” é muito bem avaliada.

      • Gustavo Zanandrea

        Power bank. Sim é a melhor . ??

  • Pedro D.

    Bdi, só uma correção:
    mAh é referente a miliAmpere*hora e não miliAmpere/Hora, (não se expressa por miliAmperes POR hora, como é o caso da velocidade, que é dada pela razão (divisao) entre a distancia (m) pelo tempo(s), chegando à unidade metro POR segundo, ou seja; m/s.

    No mais, excelente post, como sempre!

    • Arthur

      Boa!
      Ia falar isso!
      Um Ampère (unidade de corrente elétrica) é igual a um Coulomb/segundo
      Então, a unidade mAh é equivalente ao Coulombs, que expressam a quantidade de carga elétrica.
      Só que para baterias, a convenção foi de expressar essa grandeza em mAh (ou Ah, em baterias maiores)

    • MarTin

      Apenas como referência, segue link da Wikipedia: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ampère-hora

      Resumidamente, mAh (ou Ah) é uma unidade de medida que expressa a quantidade de carga elétrica que é transferida por uma corrente elétrica em uma hora.

      Por isso que a bateria de um mesmo dispositivo pode ter uma autonomia diferente dependendo do uso. Quanto mais recursos estiverem sendo usados, maior a demanda por corrente.

  • Rafael Tavares

    Eu tenho uma de 5000 mha da Xiaomi e acho perfeita! Vem com todos os sistemas de segurança (anticurtocircuito, sobrecarga, 3etc). Acabei comprando o de 10000 da Xiaomi tb por eu carregar outros gadgets como Xiaomi Yi .

    • Essa, Xiaomi Yi, câmera pra carro né? Realmente ela funciona de boa? To precisando urgente de uma dessas! Muitos barbeiros ao meu redor no trânsito!

      • Rafael Tavares

        Não. Ela é uma Sports Cam. A Xiaomi vende de carro também, ‘mas e outro nome.

  • Hades666

    Ótimo artigo..

  • Douglas knewitz

    Não consigo entender como uma empresa como a Apple pode pecar tanto em baterias?? ( fazendo seus consumidores/ fãns terem que recorrer a power bank) . E quando lança sua própria case com bateria, cria um monstro horrendo em design. Usar o argumento de fazer o iPhone cade vez mais fino, não convence, existem aparelhos mais finos que o iPhone com baterias melhores.
    Acho 7,2 milímetros um tamanho razoável, melhorando a disposição dos chips e aperfeiçoando a tecnologia da tela etc … Com certeza consegue-se por uma bateria superior aos 2000mAh. Mas sonhar ainda não está proibido. Hehehe

    • Leonardo Negrisoli

      Concordo com vc…
      Chega de fazer o treco ser cada vez mais fino e nos de mais potência de bateria!!!!

  • Lindemberg Martins da Silva

    amigos faltou falar da potencia da saida da bateria externa…pois assim nao consegue carregar um ipad mesmo tendo muitos mAh….potencia da saida Ampères (A).

    • Leonardo Negrisoli

      Como assim?

      • Diego Azevedo

        O iPad exige que você carregue ele em uma fonte com 10W de potência: 5V e 2A. Já o iPhone só exige 5W (5V e 1A).

        Então, quando você tenta carregar um iPad com uma bateria externa feita para um iPhone, ele não vai indicar que está carregando, pois a potência de saída é muito baixa. Até vai aumentar a carga do iPad, mas pouco e lentamente.

        Isso pode inclusive causar problemas na bateria externa, pois o iPad cobra dela uma potência maior que ela é capaz de prover (já vi casos de gente que queimou o carregador de tomada do iPhone tentando carregar um iPad).

        • Leonardo Negrisoli

          Boa, entendi seu ponto.
          Mas aí vai do usuário ter o cuidado de ver se aquele power bank suporta de forma saudável um carregamento de tablet tipo um iPad.
          Boa explicação, obrigado 🙂

  • Felipe Farage

    Tenho um carregador externo da Tecknet de 9000 mAh e consigo recarregar cerca de 4x a bateria do meu iPhone 5. Comprei ela há mais de 1 ano e nunca me deixou na mão. Não sei da disponibilidade no Brasil, mas na época paguei cerca de 22 euros na Alemanha e todos os meus amigos que me veem usando e sabem da capacidade ficam babando rs

  • Lua Morkay

    eu gostaria muito de saber se aquele da Xiaomi vale a pena e como zorra eu faço pra comprar já que na loja on-line do sit raramente tem!

    • BS

      Lua, a da Xiaomi é excelente! Eu tenho a de 10400 e dá 5 cargas no meu 5S! Produto com qualidade, segurança e excelente custo benefício! Como a Xiaomi não vende mais no Brasil, recomendo comprar na China, via AliExpress. Veja meu outro comentário acima! Abc.

      • Leonardo Negrisoli

        Acredito em vc, mas me dá um MEDO comprar qualquer coisa que relacionada a energia (baterias, cabos, tomadas) de sites que vem da China….
        Tem um pouco de preconceito, mas sei lá kkkk

        • BS

          Com certeza a China vende muita “gambiarra”, mas vende também coisas de marcas boas e de qualidade. E como e Xiaomi é uma marca chinesa de qualidade, é fácil encontrar lá!! O negócio é sempre comprar produtos de marcas boas e em loja confiável (com ótima reputação e que responde nossas perguntas). Abc

          • Leonardo Negrisoli

            Bom ponto!

  • Matheus

    iPad 4 tem mais capacidade que o iPad Pro? o.o

    • Leonardo Negrisoli

      Por ele ser mais grosso, tem mais espaço para bateria.
      Mas se vc olhar pelas especificações, a gestão de bateria dos iPads novos trazer o mesmo padrão de 10h de uso que eles falam.

  • Leonardo Negrisoli

    Amo esses power banis, acho que são muito úteis mas devemos mesmo ter cuidado com o device que compramos.
    Eu tenho um da marca Anker de 16.000mAh e ele é excelente. É importante comprar power banis que “desliguem” quando não estiverem sendo utilizados para que a carga não seja desperdiçada.
    Uma vez eu ganhei um de 3.000mAh como brinde, carreguei ele na tomada, mas só fui precisar dele 1 semana depois. Quando pulgueiro o cel, a parada não tinha mais bateria 🙁
    Esse meu da Anker tenho desde 2014 e ele ainda dá umas 4 ou 5 cargas no meu 6s, além de desligar automaticamente quando não há nada plugado em nenhuma de suas 2 USBs.
    Para quem quiser, jogue Anker na Amazon 🙂

  • Hugo Cravo

    Muito boa a matéria! Trocaria 80% das “inovações” que a Apple vem apresentando por um iPhone com bateria que durasse um dia tranquilamente, mesmo em uso intenso. Acho que essa é a opinião da maioria dos consumidores. Por que não fazem isso? É inevitável, mas obrigatório: o Steve sabia escolher. Sabia cortar o desnecessário e focar no que importa. Hoje a Apple parece estar mergulhando na desinformação, no ruído.

  • Cesar Rodrigo Bagatoli

    Não é só o mAh que tem que ser visto, pois tem muita bateria externa que informa somente a amperagem da bateria interna dela com voltagem mais baixa, um exemplo são as Pineng de 10.000mAh, são 10A porem em 3,7v, sendo assim, com a conversão para 5v e a perda com o circuito interno ela fica em torno de 7.000.. Não que isso seja ruim, mas tem que ficar de olho. Abraço.

  • Dil Ribeiro

    Tenho uma Tzumi Endurance de 12000mAh e nunca fico em bateria no meu 7+

  • Mário Júnior

    Ilex, não há nenhuma bateria externa com entrada de carregamento lightning? todas que conheço são micro usb. facilitaria muito a entrada ser igual a do iPhone. Será pq não tem?

  • André Pelegrini

    Esse artigo tá merecendo uma atualização sobre as capacidades dos novos igadgets.

  • Fernando

    https://uploads.disquscdn.com/images/00c63028da4487f367c8703abab4d0331bf5f212361c2a5ec3fb5d951ba81269.jpg
    Mophie Powerstation XL 10.000mAh + iPhone 7 , 4 ciclos de carga e uma pra GoPro!