Curiosidades

Testes mostram que a bateria do iPhone 6s dura mais que a do iPhone 6

Uma das coisas que mais chamaram a atenção no novo iPhone 6s foi o fato da bateria vir em uma menor capacidade que o modelo anterior, o iPhone 6. Mas isto não significa que o novo aparelho irá trabalhar menos que o outro, devido às diversas otimizações que a Apple fez no hardware.

Um recente teste, inclusive, mostra que o iPhone 6s pode ter mais autonomia que o modelo anterior, que teoricamente, tem mais bateria.

O teste foi feito pelo site PhoneArena, com um script próprio que testa a performance da bateria simulando o uso da vida real. Eles elencam várias marcas, mas vamos focar especificamente no iPhone, que é o nosso assunto aqui.

bateria 6s

A diferença é impressionante, com o novo iPhone oferecendo quase 3h a mais de autonomia, em simulação de uso normal. O próprio site se surpreendeu, avaliando-o como excelente e destacando que é um recorde para o iPhone.

É claro que precisamos levar em conta algumas coisas. Não sabemos se o iPhone 6 testado era restaurado e tinha exatamente o mesmo conteúdo que o iPhone 6s. Nós sabemos que a bateria é algo que sofre variações de usuário para usuário, dependendo das configurações. Aqui mesmo no blog vemos leitores que reclamam que a bateria piorou com a última atualização (não importa a versão do sistema), enquanto outros dizem que melhorou. Muitas vezes, recuperar o backup antigo traz um “lixo” digital que acaba prejudicando a performance. Por isso, o ideal seria testar dois aparelhos “zerados”, sem nada instalado, para ter certeza de que o teste é justo, e isso eles não deixaram claro no teste que fizeram.

Seja como for, é importante para vermos que não podemos julgar a bateria do novo iPhone só por ela apresentar menor capacidade. Vários outros componentes são diferentes, como a tecnologia da tela e o novo processador A9, que consome menos energia. Tudo isso, junto com a otimização do iOS 9 podem apresentar resultados melhores que os modelos anteriores.

É claro que o ideal seria a Apple manter a capacidade anterior e assim termos ainda mais autonomia. Mas Jony Ive quis implementar o novo Taptic Engine, e precisou de mais espaço para colocar no mesmo design do iPhone 6 (conforme vimos no desmonte da iFixit).

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Fertonan

    estou impressionado, se isso for verdade, pela primeira vez sinto vontade de fazer um upgrade!

    • Thiago

      Não se deixe levar ainda rs… esse teste está meio esquisito.
      Só me convence se os 2 iPhones estivessem exatamente no mesmo estado (mesmo conteúdo, mesmo uso, etc. – conforme diz o artigo)
      Também tem o fato da degradação da bateria. A própria Apple diz que após 400 ciclos a bateria poderá reter 80% do que retira originalmente. Logo, comparações de um 6s novo com um 6 usado gera diferenças.

      • Fertonan

        Na verdade, foi só entusiasmo com a noticia, a bateria do iphone 6 me supre muito bem ^^

      • Na verdade os testes são feitos desta maneira:
        – pega um benchmark aplica no iPhone 6 quando lançou;
        – pega o mesmo benchmark aplica no 6S quando lançou;
        – quando lançar o 7, mesma coisa.
        Então não tem nada a ver de bateria degradou. Os testes são sempre feitos com phone novos não são repetidos toda hora que lança um novo porque a SCORE não muda.

        • Thiago

          Entendi.
          Sabe me informar como é o teste por benchmark?
          Ele fica rodando uma tarefa até a bateria esgotar ou é feito por amostragem (ele roda determinada tarefa e vê quanto gastou)?

          • Geralmente o teste é feito indo de 100% até o telefone desligar.
            Talvez tenha mais detalhes no site do Geekbench.
            http://browser.primatelabs.com/battery-benchmarks

            • Thiago

              De qualquer modo, se for como você disse, o teste ainda será desigual, pois o iOS rodando no sistema seriam de versões diferentes. Mas vale o comparativo.

            • Sabe porque faz sentido?
              Estamos medindo aqui a experiência que o usuário tem, em termos de desempenho, em determinada época.

              Como comparar o desempenho que eu tenho hoje com o 6S contra o que teve alguém com o iPhone 4 na data do seu lançamento?

              Outra coisa: o OS é específico de cada versão também. Tem coisas do 9 que rodam no 6S e não no 6. Tem coisas que rodam no 6 e não rodam no 5S, e por aí vai. Mesmo assim, é possível que uma atualização deixe mais lento (apesar de não ter todos efeitos novos).

              Portanto faz sentido sim comparar com o OS daquele momento da compra.

              Pensa também nos EUA. Todo mundo troca todo ano (praticamente, ou então tem o modelo anterior), então no caso, eles querem saber a comparação entre o desempenho que tem hoje contra o que tinham ano passado.

        • Rasico

          Nesse caso a versão do iOS é que vai gerar a diferença…

          • A versão do iOS pode até deixar mais lento, ou pode ser similar.
            No caso de bateria, pode-se ter ganhos.
            Mas é como é. Ou vc compra 5 dispositivos novos pra testar, com o mesmo OS, ou usa benchmarks prontos.

        • Gustavo Rezende

          Se for assim (creio que seja em parte) acho injusto, pois comparar um iOS mais velho com um mais novo e teoricamente mais otimizado não reflete a realidade. Teriam que testar aparelhos novos com iOS atualizados.

          • Teoricamente mais otimizado OU com muito mais features e mais lentos naquele aparelho (iOS 6, iOS 7, iOS 8).
            Só o iOS 9 que traz esse modo de economia.

            Todas as outras melhoras na bateria são devido a melhor eficiência de CPU e GPU. Ou seja, OS não importa tanto aqui. Tanto é que sempre conseguem deixar ele mais fino mantendo autonomia.

    • Hades666

      Não te entusiasma tanto…
      Já estou a muito tempo e nessa, não caio mais.

  • Léo Prado

    Uoooou, bateria do iPhone 7 dura 12h, agora eu troco. E tudo se repete.

    • Larissa Bahia

      o meu 6s plus dura 24h com 3G ligado mexendo em tudo que tenho direito

  • JunioR

    meu iphone 6 Plus eu tiro 6:30 da manha, e só coloco novamente pra carregar a noite 23:30, das 7:30 até 17hrs não uso 4G. depois disso uso até chegar em casa. no final do dia esta com uns 60%

  • Mas testaram no aparelho com chip da Samsung ou da TSMC? O segundo parece ter uma litografia maior, por tabela, deve esquentar e consumir mais.
    Da uma olhada ai nessa, parece q compararam as desmontagens de alguns sites e os chips eram diferentes. Da uma olhada também no flashgate hahaha

    • Não é maior não. Tem 6 GPU agora e mais um monte de coisa junta, com o M9. Tudo isso num `die` um pouco maior que o anterior. Enfim, está menor na verdade.

      • Vc não entendeu. Tem iPhone com o chip M9 da Samsung e iPhone com o chip M9 da TSMC e eles possuem tamanhos físicos diferentes. Descobriram isso comparando dois aparelhos desmontados.

        • Bruno d’El-Rey

          Reza a lenda que o da samsung usa arquitetura de 14 nanometros e o TSMC usa a de 16 nanometros… Isso aí, se confirmado, vai ser uma bela de uma polêmica.

        • Entendi. Mas isso não necessariamente resulta em consumo maior.
          É muito provável que a Apple rodou zilhões de testes para garantir uma mínima consistência entre os 2. Pode ser que tenha variação, mas provavelmente é mínima.

          • Não foi o que aconteceu qdo ela usou peças diferentes nos Macs. Já teve SSD de fabricantes diferentes com desempenho diferente também. E não tem milagre, se um é 14 e o outro 16 nanometros, o consumo é maior, esquenta mais e o desempenho menor.

            • Vinicius Cabrera

              Reparem que no outro artigo publicado sobre essa diferença de chips que o M9 da Samsung vai no 6s e o da TSMC vai no 6s+, dois aparelhos diferentes com desempenhos diferentes, sem holocaustos e nem baterrygates…

            • Muito cedo pra realmente AFIRMAR qualquer coisa. Pode ser diferente sim, mas só com testes pra realmente saber se tem diferença relevante. Possibilidade != realidade.
              Vamos aguardar o teste da Chipworks que deve nos informar melhor sobre isso.

            • José Lopes

              Na verdade, segundo os testes, o da TSMC, com seus 16 nm, consome menos que o da Samsung. Diferença irrisória, mas existe.

    • Vinicius Alves

      2 nm de diferença para uma mesma quantidade de transistors não vai configurar uma diferença de consumo grande o suficiente para que seja percebida pelo usuário ou que o próprio OS não seja capaz de contornar em alguns casos. Além disso, só foi usado o APL1022 da TSMC no iPhone 6S Plus, inclusive o próprio teardown do ifixit fala isso, o que deixa ainda mais insignificante a diferença, visto que o 6S+ tem uma bateria de 2750mAh.

  • Yuri

    Nunca importei com a bateria. mas que bom que está melhor.

  • Phillip César

    Acho que o iOS 9 contribuiu também para isso.

    Realmente houve melhora no rendimento do sistema. Uso um 6 plus e a bateria chega a durar 2 dias com o uso que faço. Antes durava 1 dia e meio, realmente deram uma melhorada nos recursos do sistema.

  • Guilherme

    Parabéns pelo artigo, porque o Próprio BLOG DO IPHONE não faz um teste com dois aparelhos zerados?

    • Quem sabe? 😉

      • Guilherme

        Seria bom, quanto mais conteúdo exclusivo e bem produzido melhor! abs!!!

        • Gabriel

          Pra fazer um teste apurado e justo necessitaria:
          – 1 iPhone 6 e 6 Plus novos no iOS 9.0
          – 1 iPhone 6S e 6S plus novos no iOS 9.0
          Não da pra exigir tudo champz =/

  • Mannix Hesketh

    Mais a bateria está durando muito mais o aparelho esta super aquecendo será por esta carga excessiva

    • Desde o primeiro iPhone que alguns aparelhos super aquecem, por razões variadas. Não é algo normal, mas também não é algo específico do iPhone 6s.

      • Mannix Hesketh

        Parabéns pelo blog comprei o meu primeiro iPhone por causa das informações do blog e agora só uso produtos Apple
        Vida longa ao blog

    • Chutaria porque ele está fino demais, então o dissipador está bem mais próximo do alumínio, que agora também é fullbody, ou seja, faz com que todo o calor vá para o telefone todo (incluindo as bordas, aonde você provavelmente sente esse calor).
      A mesma coisa acontece com os macs. Eles ficam quente porque alumínio dissipa muito calor. Mas pelo menos o CPU e GPU não sobreaquecem.

  • Arley Martins

    Bacana isso. O Blogdoiphone poderia fazer este teste de bateria e também fazer uns videos e fotos feitos com o iphone 6s comparando com o iphone 6. Acredito que o pessoal queira ver se realmente existe uma melhora a ser vista aos olhos dos usuários comuns. Com certeza isso ajudaria muitos com o iphone 6 a decidir se compra o 6S ou espera o 7.

  • Bruno Mello

    Galera, sei que não tem nada a ver com o post, mas alguém pode me ajudar? Alguém sabe se tem como desativar aquelas mensagens de responder com texto no iPhone? Não aguento mais, a pessoa me liga, mesmo eu atendendo a ligação, aparece aquelas opções: ”Me ligue mais tarde, etc…” E eu não consigo nem voltar, ou cancelar, quando aparece aquilo, sou obrigado a reiniciar o aparelho. Se alguém conseguir me ajudar, agradeço muito! Valeu!

  • Daniel Francisco dos Santos

    Galera, tenho um iPhone 5s, é possível comprar uma bateria nova pela internet? (Tenho os equipamentos para desmonta-lo)
    E está bateria nova terá a mesma autonomia desta quando comprei o celular?

    • Bruno d’El-Rey

      Possível, tudo é.. Mas tente comprar um fornecedor super-confiável. (Lembrando que você perde a garantia e até mesmo a possibilidade de recompra quando abre o iPhone por conta própria). O serviço de troca de bateria na Apple é R$299, se não me engano.

      • Daniel Francisco dos Santos

        Caramba, caríssimo! Este é o problema. Onde comprarei uma bateria confiável? Ou seja, fabricada pela Apple.

        • Bruno d’El-Rey

          Caríssimo mesmo! Mas aí que ta o negocio, parece que não existem baterias originais “certificadas” no mercado “paralelo”, com o selo da Apple e tal… apenas com mesmas dimensões e capacidade (por isso é tao facil pra um técnico de assistência descobrir se vc trocou a bateria ou não, e o mesmo vale pra qualquer peça, tipo tela, botões..). Se você não se importa com isso, vai na fé com a que tem mais feedbacks positivos no eBay, algum vendedor confiável.. ou mesmo algum mercado líder no mercado livre

          • Daniel Francisco dos Santos

            Valeu brother!

        • Vinicius Cabrera

          http://www.ifixit.com, geralmente acho coisas muito boas lá em peças de reposição.

  • Fabiano Pereira

    Notei uma melhora na duração da bateria do meu 6, além, da melhora no desempenho do sistema!

  • Marcos Rogers

    Tudo mentira!!!

  • Jefferson Soares

    Não acredito nesse teste. Assisti um vídeo de um cara colocando lado a lado iPhone 6, 6s, 6 Plus e 6s Plus e rodando o mesmos vídeos, ao mesmo tempo, nos aparelhos. Os dois iPhones novos levaram a pior.

    Isso aí, infelizmente, está parecendo propaganda paga pela Apple.

    • Victor Campos
    • João Lucas

      Eu também, acho esse teste furada. No teste do vídeo do YouTube, ele coloca os dois modelos lado a lado, zerados, no iOS 9, com o mesmo brilho, mesmas configurações ativadas, e acelera a câmera para avançar o tempo até ver qual resiste mais.
      Agora esses caras que fazem tudo escondido e depois só divulgam os números, é muito suspeito. Mas claro que o Blog do iPhone só vai publicar os testes que elogiam o novo iPhone.

      • Jefferson Soares

        Exato, foi esse mesmo teste a que eu me referi.

        Quanto ao BDI, eu discordo. Eles mostram coisas boas e coisas ruins dos iPhones.

        No final das contas todos aqui somos fãs da Apple e falamos bem e mal também. 😉

    • Juliano Andrade

      É o Jefferson mesmo??

  • Victor Campos

    Como o Jefferson já sitou, em outro teste que pode ser pesquisado no youtube, mostra comparando o iPhone 6, 6s, 6+ e 6s+, os resultados apresentam o 6s e 6s+ com a autonomia bem inferior ao modelo anterior.

  • Elcin

    Depende também do iOS que rodou o teste no iPhone 6, pois o teste do iPhone 6 pode ter sido feito no lançamento do mesmo, que vinha com iOS8

  • Ben Lima

    Acredito que não seja a primeira vez que eles fizeram esse teste, logo, imagino eu que seja evidente que eles tenham usado os iPhones com a mesma configuração, senão que validade teria o teste..

    vlw

  • Mais_um_atoa_do_ES

    Tem muito depende nesse teste, só vai ser confiável com vídeo e especificando as condições de ambos os telefones……..

  • Fabio

    Meu iPhone 6 dura em média 12 horas a bateria. Saio de casa às 08:00 e volto as 18 h ainda com 30/40% de bateria. Desativei atualização em 2. Plano aut. e push. Brilho sempre em 50%. Uso normal. Internet, WhatsApp, e-mail, redes sociais. Mas nada de assistir vídeo em streaming…

  • Henrique A.

    iLex, uma pergunta sobre o “lixo” que vem com a restauração de um backup antigo:
    Se no meu iPhone novo eu restaurar backup via iCloud, corro o risco de vir esse mesmo “lixo”? Ou ele só vem quando a restauração é via iTunes? Há essa diferença?

  • Bruno d’El-Rey

    Tentei publicar esse vídeo por aqui, mas parece que o comentário foi bloqueado… kkkkkkkk

  • Tem certeza? Pelo menos, não é o que mostra o 6S Plus

  • Roberson Annunziato

    também nao quer dizer nada, não sabemos se tem diferença nas configurações de privacidade como gps, uso de rede celular, não sabemos quantos aplicativos estão rodando no background… teste falho.

  • Andre Matos

    Puro marketing caindo nos nossos colos! Óbvio que se comparar uma bateria do 6 que já deve estar beirando seus 300 ciclos com a do 6s que, se foi comprado na sexta, está com no máximo 5 ciclos, vai ter diferença de performance! Volto a dizer que ouvia as mesmas balelas do 5 x 5s e cai direitinho no marketing da Apple. Versões “s” nunca mais! Hahahaha

  • undercover

    5h só? que iPhone 6 eh esse. o Meu tranquilo dura 8h pra mais de uso.

  • José Mendonça Neto

    Gostaria de saber se a Apple dos EUA pega o iPhone 6 Plus como troca para que eu possa comprar o iPhone 6s Plus? Obrigado!

  • CHC

    Pessoal, sobre o uso da bateria no iOS9, existe alguma opção para que quando a bateria chegue em 20% restante o sistema entre automaticamente em “Modo de Pouca Energia”, achei o recurso bem interessante, porém é necessário ajustar manualmente o que as vezes acaba sendo tarde demais.

  • Juliano Nieckel

    Ué, esse vídeo aqui mostra uma queda no desempenho da bateria, e bem grande, até:
    https://m.youtube.com/watch?v=m5tpixN1KFE

  • Hades666

    A velha história a cada lançamento….na pratica a mesma de sempre = iPhones tem a pior bateria, ponto.

  • Delegado Medeiros

    Pq não aumentaram a tela pra 4.8 ou 5.0 em vez de diminuir a p…… Da bateria. Isso eh conversar pra boi dormir, daqui a pouco sai o iOS 10 e vem todo mundo reclamar que a bateria acaba rápido.

  • Marcos Okada Moreira

    Um teste feito pelo Code, do canal iTwe4kz, mostrou que as baterias estão durando menos que nos modelos anteriores. Ele deixou rodando episódios de séries nos celulares lado a lado.. Vejam lá.

  • Mateus Silva

    Não é mais que a obrigação de um smartphone sucessor ser superior em tudo ao antecessor.

  • Sarah Ianê C. Bahiana

    Mas 8h de bateria ainda é muito pouco, não?
    Se a Apple investisse nisso quebraria a concorrência. Muita gente não compra iPhone por saber que a bateria é um lixo.
    Meu namorado mesmo fala que no dia que o iPhone tiver uma bateria boa compra um, ele tem um Samsung (A5, imitação da apple) cuja bateria dura dois dias inteiros. Chega dá raiva do celular dele hahaha
    Meu iPhone 5 velho de guerra se durar uma manhã eu comemoro 😂

  • Anderson Siqueira

    humm… primeiro teste que vejo dando vitória para o 6S sobre o 6 em bateria… pela web à fora já vi inúmeros testes que mostram o contrário, com vitória do 6 sobre o 6S

  • Daniel Soares

    Pessoal do blog, já podia rolar uma atualização daquelas dicas de como melhorar o uso da bateria né? A última vez que tivemos isso foi com o iOS 6, e acho que de lá pra cá bastante coisa já mudou até o iOS 9. O que acham?

  • Jefferson Soares

    Desative as atualizações em 2º plano e alguns recursos de localização, que sua bateria irá durar ainda mais.

  • Larissa Bahia

    Tenho o meu 6s plus e a bateria dura o dia inteiro 24h, usando o 3g não tenho do que reclamar desse celular, simplesmente incrível. E não culpo as pessoas de serem leigas ao ponto de dizer que o 6 do 6s não mudou nada, ou não mudou muita coisa. Só quem usa sabe o que mudou e o quanto essa marca é incrível…

  • Larissa Bahia

    Não tenho do que reclamar coloco meu 6s plus para carregar as 19h e só preciso carregar ele de novo as 19:30 mais o menos do outro dia, isso porque uso o 4G o dia inteiro… Não tem nem comparação a Apple conseguiu se superar em muitas coisas nesse novo celular, não me arrependo de ter pagado o valor que eu paguei nele…

  • Allan Goncalves

    A bateria do 6s dura mais sim. Em menos de 3 meses fez uso dos dois aparelhos e comprovei que o 6s tem mais autonomia.

  • José Otávio

    devem fazerem muitas observações mesmo kkkkk, porque a própria apple já quase afirmou ou já afirmou que não houve melhoria na autonomia da bateria do 6 para o 6s. tenho um 6s e não senti diferença ate agora.

  • Denis Alves

    alguém poderia me responder qual diferença entre iphone 6 plus e iphone 6s qual melhor qual devo comprar

  • Cadu Reyes

    é verdade, estou com um 6s ha uma semana, sempre tive iPhone e surpreende mesmo a duração!