Curiosidades

Ícone de um Editor de Textos no iOS aparece em uma apresentação da Apple

O Editor de Texto é um programa do Mac que serve para, como o próprio nome diz, edições básicas de texto, salvando ou em formato TXT ou em RTF (texto formatado). O Windows também tem um aplicativo similar.

No iOS, nunca tivemos uma versão deste programa. O mais próximo dele é o bloco de Notas, que apesar de ter sido vitaminado no iOS 9, não é capaz criar arquivos TXT. Alguns boatos circularam tempos atrás, dizendo que ele chegaria no iOS 8, mas até hoje nada.

Para reativar o assunto, na semana passada um ícone deste aplicativo surgiu em uma apresentação da Apple, durante uma sessão da WWDC.

O aplicativo aparece de relance durante uma sessão sobre as novidades gráficas do Metal, enquanto o engenheiro no palco troca de aplicativo no iPad.

Editor de Textos iOS

Isso significa que teremos um novo aplicativo no iOS 10? Não necessariamente.
Os engenheiros da Apple estão acostumados a lidar com apps internos que apenas funcionários tem acesso, para testes ou até mesmo uso restrito. Tanto que se percebe na mesma imagem o ícone do Game Center, que desapareceu no iOS 10.

É possível que seja o caso de um aplicativo restrito, que não veremos tão cedo em nossos iPhones. Mas é intrigante vê-lo em uma apresentação oficial.

A pergunta que fica no ar é a seguinte: nós precisamos de um editor de textos no iOS? Confesso que no Mac eu uso seguido, principalmente para textos curtos, mas no iPhone e iPad seria útil? Este artigo que você está lendo, por exemplo, foi escrito no iPad usando o Notas do iOS, e depois copiado e colado no blog. Talvez o fato do sistema tentar constantemente eliminar a estrutura de arquivos faça com que um Editor de Textos que grave em formato TXT não seja tão necessário assim para o usuário padrão. Poderia causar confusão entre ele e o Notas, coisa que a Apple sempre tenta evitar em seus sistemas.

via MacRumors

Botão Voltar ao topo