Notícias

Novo Bluetooth 5.0 será 2x mais rápido e 4x mais amplo

A Apple foi uma das primeiras a adotar o Bluetooth 4.0 e também as suas atualizações. Então, não seria absurdo imaginar que o próximo iPhone a ser lançado no segundo semestre de 2016 já venha com o novíssimo padrão da indústria: o Bluetooth 5.0.

Está semana, o grupo que regulamenta o protocolo Bluetooth anunciou que a nova versão do padrão (a 5.0) trará ótimas melhorias. Será duas vezes mais rápido que seu antecessor e será capaz de quadruplicar a distância máxima de captação, o que significa que você poderá se distanciar mais do acessório, sem que a conexão sofra falhas.

Mas os maiores beneficiados disso tudo deverão ser os dispositivos de automação doméstica, a chamada “Internet das Coisas“, que cresce cada vez mais, principalmente nos EUA. O Bluetooth também é usado nos iBeacons, dispositivos para determinar a localização do usuário dentro de um lugar fechado.

É sempre bom lembrar que, mesmo que o novo iPhone venha com o novo padrão, ele só funcionará em sua plenitude com acessórios também compatíveis, coisa que só deve começar a aparecer no mercado em grande quantidade em 2017.

E não, o novo padrão provavelmente não fará com que o iPhone permita transferência de arquivos entre celulares de marcas diferentes. Em tempos de internet, isso nem é mais necessário.

Botão Voltar ao topo