AppleNotícias

Alguns iPhone 6s estão descascando de forma anormal

Cupertino, we have a problem. Está crescendo o número de usuários de iPhone 6s/6sPlus que reclamam de uma anormal degradação da parte traseira do aparelho. Depois de poucos meses, começam a aparecer micro-partes descascadas, como se o aparelho estivesse sendo mal usado. Um problema similar já tinha aparecido em alguns modelos do Apple Watch, tempos atrás.

Algumas traseiras de iPhone estão apresentando pequenos descascados, que com o tempo aumentam. Muitos afirmam que não é culpa do mau uso, mas que aparece naturalmente, como se o material estivesse se decompondo.

iPhone descascando iPhone descascando iPhone descascando iPhone descascando

Já vimos um caso parecido a este no Apple Watch. Apesar do número de casos também ser proporcionalmente pequeno (cerca de 1,5% dos aparelhos), muita gente reclamou que a escrita na traseira do relógio estava se descascando depois de algum tempo de uso.

Apple Watch com problemas

O que o Apple Watch tem em comum com o iPhone 6s? Ambos são feitos com Alumínio Série 7000, que é um composto mais leve que o alumínio comum, e também mais resistente. O problema é que há estudos que indicam que este alumínio possui mais zinco e por isso pode sofrer degradações durante o processo de anodização.

Mas o que é anodização? É o processo que a Apple usa para dar cor aos Watches e iPhones. É feito por passagem de corrente eléctrica através do metal enquanto é colocado em um banho eletrolítico. Este tipo de tratamento é bem comum na indústria e é possível que você use objetos que passaram por esse processo no seu dia-a-dia, sem nem se dar conta.

Objetos anodizados

Alguns acham que o Alumínio Série 7000 pode apresentar problemas no processo de anodização, o que provocaria a degradação com o tempo. Isso explicaria também o que acontece no Apple Watch, feito com o mesmo material. Já o modelo anterior, o iPhone 6, é feito com alumínio série 6000 e não sofre este tipo de problema.

Quem está passando por isso está bem preocupado. Afinal, pagar R$5.000 em um celular que descasca depois de alguns meses é algo difícil de admitir. Porém, isso não significa que seja um problema que atinja a maioria os aparelhos. O grupo dos usuários afetados é numeroso, mas ainda é uma minoria muito pequena e por isso não dá para dizer que é um problema que afeta todos os usuários. Há quem esteja explorando o caso como um novo escândalo, como sempre tentam fazer em cada novo iPhone. Mas é muito provável que você conheça bem mais usuários de iPhone 6s que não estejam sofrendo com o problema do que o contrário. Aqui na redação temos um iPhone 6s (prata) e um 6s Plus (ouro rosa), assim como um Apple Watch Sport, e nenhum deles apresenta qualquer dos problemas citados. O Watch mesmo tem mais de 1 ano de uso.

A Apple só costuma admitir um problema de fabricação quando os casos passam de 1% dos aparelhos vendidos. E não parece ser o caso, pois a empresa ainda não admite que há um problema com o material do iPhone 6s. É bem verdade que ela demorou bastante para assumir e começar a trocar os Watches descascados (como vimos em um caso aqui mesmo), e talvez demore ainda um pouco para assumir este outro problema. Ainda mais porque é muito difícil saber quando os arranhões e descascados apareceram por mau uso ou por defeito de fabricação.

Os usuários atingidos que entraram em contato com a Apple, tiveram respostas diferentes para o mesmo problema. Alguns conseguiram que o aparelho fosse trocado por um novo; já outros receberam a resposta que era um problema estético e nada interferia no funcionamento do celular.

O problema existe, sem dúvida, pois tanto em nosso fórum quanto no fórum oficial da Apple há pessoas reclamando disso. Mas é exagerado dizer que todos os aparelhos estão sofrendo com isso. É claro que se acontece com centenas de pessoas, o barulho é muito maior do que as milhares de pessoas que não sofrem desse problema e por isso não falam nada.

Mesmo assim, o caso tem que vir à tona, para a Apple realmente analisar se é um problema do Alumínio Série 7000 ou não, e resolver isso de uma vez, além de dar suporte a quem está sendo atingido. Nós aqui torcemos para que todos estes usuários consigam resolver seus casos da melhor maneira possível, e recuperem seus preciosos iPhones sem precisar escrever para o Tim Cook.

Botão Voltar ao topo