Notícias

iOS 10 finalmente trará a função Salvar como PDF no iPhone e iPad

Uma das coisas legais que tem no macOS é a possibilidade de salvar qualquer documento em formato PDF, sem precisar instalar plugins extras. Basta mandar imprimi-lo e no lugar de enviar para a impressora, envia para um arquivo PDF.

Depois de tanto tempo de espera, a Apple finalmente incluirá esta possibilidade também no iOS 10.

Para “imprimir no PDF“, basta mandar imprimir normalmente o documento, mas antes de enviá-lo para a impressora, é só dar um zoom com os dedos na pré-visualização e tocar no menu de compartilhamento. Você poderá salvar o arquivo no iBooks, enviá-lo por mensagem ou guardar em qualquer serviço de nuvem disponível, como o iCloud Drive ou Dropbox.

PrintToPDF2

Pena que o processo não é tão intuitivo. O ideal seria poder escolher no menu da impressora a opção de “Salvar em PDF“, como é no Mac. Em nenhum momento fica claro que se está salvando em PDF, a não ser quando o documento é aberto. Esperamos que a Apple melhore bastante isso até a versão final.

PrintToPDF3

Esta função é bem útil para quando não temos uma impressora com AirPrint por perto, ou precisamos enviar um documento para alguém. Eu mesmo tenho o hábito de imprimir em PDF os emails de confirmação de voo, para acessá-los na nuvem quando eu precisar. Agora, isso será possível diretamente no iPhone ou iPad.

O iOS 10 ainda está em fase de testes e só deve ser liberado para o grande público em setembro, quando estiver bem mais estável. No momento são muitos aplicativos que fecham do nada, atrapalhando um pouco a produtividade de quem usa o aparelho no dia-a-dia.

Botão Voltar ao topo