Dicas

Como passar o conteúdo do iPhone (ou iPad) antigo para o novo

Você acaba de comprar um novo iPhone (ou iPad)? Que ótimo! Deve estar bem feliz e louco(a) para usá-lo o mais rápido possível, certo? Mas como fazer para transferir todo o conteúdo do antigo para o novo aparelho?

Este simples tutorial guiará você, para que praticamente nem perceba que trocou de telefone.

Em nosso iPhone (e iPad), temos diversas informações pessoais como fotos, contatos, documentos, PDFs, notas e favoritos do Safari, além de aplicativos e seus conteúdos. Por exemplo, se você estiver aproveitando um determinado jogo, não vai querer perder todo o progresso dele ao reinstalá-lo em outro aparelho.

É por isso que se usa os chamados backups (“becapes”), que são cópias de segurança de todos os seus dados, para serem reinstalados quando você precisar. Eles guardam os dados dos aplicativos, seus contatos, mensagens, notas, documentos, fotos, senhas e diversos outros ítens importantes.

Existem duas maneiras de fazer backup no iOS: uma é pela nuvem (iCloud) e outra é no computador (iTunes). Ambas cumprem a mesmíssima tarefa, com vantagens e desvantagens. Então, para conseguir transferir todos os dados para seu novo aparelho, você precisa primeiro fazer o backup do antigo, para poder ser recuperado no novo. Nos links abaixo, você poderá ver tutoriais para o tipo de backup que você deseja fazer.

Backup no iCloud Backup no iTunes

Transferindo os dados para o novo aparelho

Quando você liga um iPhone ou iPad novo, o sistema apresenta algumas telas de configuração e uma delas pergunta se você quer restaurar seus dados de um backup do iCloud ou do iTunes (ou então configurar como um novo iPhone). Escolha um deles e inicie o processo de transferência.

Novo iPhone iOS

Depois de terminado, você terá tudo o que tinha no antigo aparelho no novo, inclusive fundos de telas e senhas Wi-Fi registradas. Será praticamente um clone do antigo. Mas lembre-se que há coisas que o backup não guarda, como álbuns de fotos, músicas e filmes transferidos para o aparelho, que você terá que copiá-los manualmente.

Veja mais dicas de iPhone e iPad em nossa seção especial.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alguém do site poderia entrar em contato para eu relatar um problema que enfrento no iPhone e não acho nada semelhante na web? Nenhum relato de usuário que passou pelo mesmo.

    • Marco A. Matsunaga

      Qual seria o problema?

      • Com o wifi, desde o iPhone 5S passo por isso: amenizou no beta 3 do iOS 9.3, mas voltou nos seguintes e nos finais.

        Quando comprei meu 5S tudo funcionava normal, ao atualizar pela primeira vez começou, sempre que iria conectar a uma rede Wi-Fi ele travava, superaquecia, reiniciava e fazia isso por um número indeterminado de vezes até funcionar normalmente, a cada iOS que saia eu atualizava esperando que resolvesse o problema. Enviei ele diversas vezes pra Apple, foi trocado em todas vezes, mas o problema sempre persistia.
        Adquiri então o iPhone 6 Plus, o problema com Wi-Fi continuava, mas não superaquecia nem reiniciava sempre, só quando a tela congelava ou não respondia aos toques.
        Era abrir as configurações do wifi para se conectar a uma rede que o aparelho dava o problema, mas no 6+ conseguia voltar a tela inicial e nenhum app abria, o aparelho foi trocado pela Apple na garantia duas vezes também, (por mais que explicasse eles faziam sempre a mesma coisa, enviar o aparelho pra Apple, efetuar a troca e continue na mesma).
        Então fui pro 6s+, o problema persistiu o mesmo.
        Entro nos ajustes, toco no wifi e o menu sequer abre (não é sempre, mas em aproximadamente 60% das vezes dá o problema), o app de ajustes congela, volto a tela inicial e os apps não abrem, se puxo a central de controle e tento ativar/desativar o wifi ele congela.
        Outras vezes entro nos ajustes, escolho a rede que quero me conectar, ele diz que falhou ao se conectar e congela.
        Se volto ao menu, quando os apps voltam a abrir, e entro nos ajustes o nome da rede está lá como conectado, porém se entro na página do wifi tudo congela também.
        Outras vezes apenas de chegar em algum local onde tenha rede conhecida, o celular está com o problema por ter tentado se conectar à rede, então meus apps não abrem, algumas vezes dá um bug na tela de desbloqueio.
        A diferença é que agora ele se recupera em até cinco minutos, mas não disponho desse tempo pra aguardar sempre.

        • Alexander

          Já tentou mudar o dns do wifi (forçar o uso do dns do google ou do opendns por exemplo) ?

          • Como isso acontece com qualquer rede que me conecte acho que não vem ao caso. Acabei de sair de um cliente e cinco minutos do tempo que fiquei lá foram aguardando o telefone voltar ao normal.

        • Alex iPilot

          Estranho mesmo! Penso que o caminho é buscar alguma coisa que todos os aparelhos com o problema tiveram em comum… O chip SIM da operadora sempre foi o mesmo? Sempre o mesmo número, o mesmo plano, a mesma operadora? Tentou restaurar “de fábrica”, SEM o chip? Depois colocou outra operadora?

          • Bem pensado isso.. O chip foi trocado uma vez, mas o número, operadora, plano nunca mudaram, nunca tentei isolar isso.
            Mais um teste pras férias.

    • JanjaBoy

      Faz um relato do teu problema no Fórum.
      Lá vai aparecer gente para te ajudar.
      Vai direto aqui: https://forumdoiphone.com.br/forum/5-espa%C3%A7o-para-perguntas/

      • Vou elaborar um texto explicando melhor e postar lá. Eu estou pra fazer isso faz um bom tempo, mas a correria sempre me faz esquecer.
        Já vou deixar a pagina do fórum aberta pra não me esquecer.

        • Marco A. Matsunaga

          Recorrer ao forum eh uma boa mesmo, procedimentos básicos como restaurar as configurações de fábrica (iniciar do zero mesmo, sem puxar backup do icloud) e restaurar as configurações de rede vc já tentou? Estranho mesmo em todos aparelhos seus dar o mesmo defeito, tenta iniciar ele do zero sem restaurar backup do icloud. Boa sorte!

          • Sim, eu já tentei de tudo, quando tentei restaurar e usar como um iPhone novo, deu o problema também, o problema é que não posso não conectar minha conta do iCloud nele, que é de onde eu acho que vem o problema. Mas nas ferias vou fazer isso.
            O duro é que se der certo, eu não posso simplesmente abandonar uma conta do iCloud com todas as minhas compras por causa de uma falha.

            • Marco A. Matsunaga

              Imaginava isso mesmo, q poderia ser um problema com sua conta no icloud, mas tente de qq maneira somente para fins de teste e poder chegar em uma conclusão, assim vc isolando o problema pode recorrer à assistência da apple alegando falha no sistema e não no dispositivo! Abs

            • O problema é conseguir um atendimento na assistência que aceite o que digo, eu atraio atendentes que me tratam como um analfabeto digital.

            • Estanislaw Duarte

              Você já tentou conectar sua conta iCloud e desativar as chaves iCloud???????? Esse problema persiste em vários iPhones. Se trata de um problema no servidor da Apple somado ao iOS. Li seus textos, isso é recorrente de quem usa iCloud com sincronia das chaves.

            • Várias senhas de lugares que não me lembro mais estão salvos nas chaves, mas é um teste válido a se fazer pra tentar resolver o problema..

            • Cara, já li uns relatos parecidos com esse teu quando pesquisava sobre um 5S que esquentava que eu tinha.
              Também achei muito nada a ver a hora que eu li, mas é um teste simples.
              Remova a conta do icloud e crie outra, ou então apague o aparelho e coloque como novo, mas não com sua conta do icloud.
              Conecte se com outra conta.
              Sei que parece bem tosco dizer isso, mas já li em outros relatos, faça o teste, não custa nada.

            • Eu sempre tive duas contas do iCloud, a americana e a brasileira, porém tudo que tenho fica na americana e quando meu 5S fazia isso eu resolvi usando a conta brasileira, até hoje minha vida está uma confusão por causa disso. Quando troquei pro iPhone 6+ e o problema do wifi voltou eu estava com a mesma conta que estava boa no 5S, aí voltei pra americana e desde então todos os testes que fiz alternando entre elas não sanaram o problema. Só nunca testei com uma conta nova, mas eu queria uma solução pra esse problema, não simplesmente largar uma conta com sete anos de uso e várias coisas adquiridas por um defeito, é bem complicado.

            • rafaelpz

              Augusto, li seu relato e fiquei curioso. Agora que já se passaram 7 meses, você conseguiu alguma solução ou identificou a causa?

            • Ainda não, estou usando outra conta no iPhone, entrei em contato com a Apple, levaram o caso pro suporte avançado e depois encaminharam pra engenharia.. enviei vídeo pra eles do problema acontecendo e nada ainda, estou a mais de um mês aguardando retorno e acho que largaram de lado.

            • rafaelpz

              Que droga!
              Boa sorte aí.
              Abraço

  • Diovane Bonotto

    Fiz o backup um dia antes de trocar o aparelho. Chegando em casa não conseguiu restaurar do backup. Selecionava o backup que queria e depois disso pedia pra por a senha de varias contas que não são minhas. Fui pulando tudo e quando começava a restaurar dava erro. Alguém já passou por isso? Seria um bug da última versão do iOS? Tive que configurar como novo iPhone. Mas ainda quero ver se consigo restaurar meu último backup.

    • Marco A. Matsunaga

      Depois que vc o configurou como novo iphone, tentou restaurar ele novamente aos padrões da fábrica e pedir pra trazer seu backup?

      • Diovane Bonotto

        Meu backup está no iCloud. Já tentei varias vezes. Acho que fim de semana vou na Apple pra ver o que eles falam.

  • Hades666

    Dicas ótimas ….

  • Ricardo Alexandre

    Mundo Apple tá tão sem notícias que até o blog não tem o que postar. Cadê as novidades Épou????

  • Guilherme Paviani

    ILex ou alguem ai ja teve problema parecido? Atualizei os dados de pagamento e esta vindo cobrado no meu cartao 1dolar essa semana apareceu esse 1 dolar 2vezes! Dizem que em alguns dias sera estornado mais e ai? Alguem ja passou por isso? Eh normal mesmo? Valeu!

    • Henrique A.

      Sim. Toda vez que você atualiza dados de pagamento a Apple cobra um dólar e depois estorna. E, pelo menos comigo, a Apple demora a estornar. Meu cartão é o Amex.

      • Guilherme Paviani

        Entao Herique é isso mesmo, so que achei estranho pois quando fiz a alteracao do cartao nos ajustes foi cobrado 1 dolar, isso na segunda feira. Ai quando foi ontem de tarde eu nem fiz nada, estava com o cel no bolso e apitou cobrando mais 1 dolar. Tipo 2x na mesma semana por isso achei meio estranho.

        • Henrique A.

          Pois é , já aconteceu isso comigo também. Mas não é comum… E quando veio a fatura, estava certinho, cobrando só o q realmente tinha q cobrar.
          Como o valor é muito baixo, sugiro relaxar e observar na sua próxima fatura se os estornos foram feitos. A Apple é muito correta e se houver algum erro será fácil resolver. Abç.

  • Pablo Rangel

    Qual a sugestao para backup das fotos? Copiar colar simplesmente? Acho mto arcaico

    • Fototeca do iCloud é uma alternativa.
      Há diversos outros serviços de nuvens que sincronizam fotos, como o Dropbox, Google Fotos, Flickr, etc…

    • Henrique A.

      Rangel, eu uso os álbuns compartilhados do iCloud. É diferente da fototeca. Pra mim ficou mais organizado e — o melhor — entra no backup do iCloud.

  • Lógico que guarda fotos… Tanto no iCloud quanto no iTunes… Interessante saber que isso está errado no texto! Se for no iCloud, a opção tem que estar ligada no backup (e caber tudo no espaço disponível na nuvem). Já no computador, basta fazer backup no iTunes que vai incluir TUDO, incluindo fotos. E vídeos tb… Mesma coisa! 😉

    • Henrique A.

      Acho q você está confundido. O iLex não se referia às fotos e vídeos do rolo da câmera. Ele se refere aos álbuns sincronizados de um PC e aos vídeos sincronizados via iTunes (que ficam no App nativo “Vídeos”).

      • Beleza então. Eu não entendi isso… Por isso comentei. Sem erro! Abs! =P

  • Ricardo Alexandre

    Engraçado como o pessoal do blog remove qualquer comentário que tenha alguma crítica construtiva sobre a falta de conteúdo do mesmo.

    • Não, Ricardo, removemos apenas aqueles que desrespeitam as regras.
      Você não é superior a ninguém aqui para ter o poder de não respeitar regra nenhuma.

      Pessoas maduras conversam para resolver os seus problemas.
      As menos maduras se fazem de vítima e nunca admitem os próprios erros.

      PS: não tenho a mínima ideia de qual comentário você se refere. Só estou reagindo a sua atitude infantil de agora.
      Bom feriado!

  • Yuri Wesley

    Não consigo efetuar o backup no iTunes do meu iPhone 6 no meu pc! Ele começa mas no final da erro! Tenho iPad e um 4s e eles fazem de boa!!! Alguém pode me ajudar? Erro diz que:” Não foi possível efetuar o backup do iPhone pq ele parece estar desconectado!”

  • Raiane Souza

    Comprei um iPhone novo e tenho e-books no mu iPhone antigo, o backup armazena esses e-books?? Até a página q eu parei??