DestaqueDicasTutoriais

[dica] Como escrever caracteres especiais no iPhone e iPad

Vez ou outras precisamos escrever caracteres especiais em mensagens ou em algum texto que estamos escrevendo no iPhone ou iPad, e aí fica aquela dúvida: como faz? Por exemplo, como escrever , ou usar o símbolo de marca registrada ® no iOS? Ou até mesmo o próprio logo da  Apple?

Até um tempo atrás isso só era possível com pequenas gambiarras, do tipo copiar de um outro lugar e colar onde precisa. Até falamos aqui há bastante tempo sobre um webapp que ajuda nisso. Felizmente, hoje a coisa ficou um pouco mais fácil, e é possível ter os símbolos bem mais acessíveis que outrora.





Somente no iOS 8 a Apple abriu o sistema para a instalação de teclados virtuais feitos por desenvolvedores, o que permitiu que diversos deles aparecessem como opção na App Store. E com isso, foi possível criar teclados com caracteres especiais, que ficam facilmente acessíveis em qualquer aplicativo.

Na App Store há tanto aplicativos pagos quanto freemiums para essa função. Alguns dos pagos são bastante completos e bem feitos (nós gostamos muito deste aqui), mas garimpando e testando vários, achamos que um deles se destaca por disponibilizar uma boa variedade de caracteres sem precisar pagar nada. E é ele que mostraremos nesse exemplo.

UniChar Picker

O UniChar Picker (grátis, com compras internas) é um que oferece bastante conteúdo na sua versão gratuita. Sua instalação é simples como a de qualquer teclado virtual: basta baixar o aplicativo na App Store e ativá-lo nos Ajustes (veja neste outro artigo um tutorial mais explicado). Então sempre que precisar do caractere especial, é só tocar no botão de globo, ao lado da barra de espaço, e mudar o teclado.

Caracteres Especiais no iOS

Ele tem a grande vantagem de disponibilizar também um widget para a Central de Notificações, com atalho para os caracteres mais usados. Com isso, você nem precisa ficar mudando de teclado para usar algum caractere que já usou recentemente.

Caracteres Especiais no iOS

Lembre-se que nem todos os caracteres podem ser visualizados em outras plataformas que não sejam da Apple. O símbolo da Maçã , por exemplo, não irá aparecer no sistema Windows, nem no Android. Mas a quase totalidade dos símbolos encontrados neste teclado funcionarão sem problema nenhum em todos os sistemas.

Guarde essa dica, pois mais cedo ou mais tarde, você irá precisar usar algum desses caracteres especiais no iPhone ou iPad. E não esqueça de compartilhar com quem você conhece que também use dispositivos da Apple.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close