Notícias

É possível que a Apple tenha que mudar o seu sistema de segurança com o Touch ID

Com o iPhone 5s, lançado em 2013, a Apple apresentou ao mundo o Touch ID, um sensor de digitais bem moderno, capaz de identificar com precisão o dedo do proprietário do aparelho. E para implementar segurança, a Apple associou cada sensor ao chip do próprio aparelho, impedindo que ele seja trocado.

O problema é que, com o iOS 9, muita gente está tendo problemas sérios com isso, vendo seu iPhone ficar totalmente inutilizado. E muita gente já está indo à Justiça para tentar reverter esta situação.

A extrema segurança que a Apple tem com o Touch ID não é novidade. No início de 2014 ela publicou um documento (link) em que destacava claramente que cada sensor é diretamente associado apenas ao aparelho em que é colocado durante a fabricação. Na época, o Blog do iPhone foi bem claro: “É por isso que assistências técnicas não autorizadas pela Apple não conseguem reparar iPhones 5s com o botão frontal estragado ou um Touch ID com problemas, pois é preciso trocar o aparelho inteiro“.

A Apple muitas vezes é exagerada com segurança, mas a intenção é evitar que se troque fisicamente o sensor por outro alterado que aceite qualquer tipo de digital, tendo assim acesso aos dados do aparelho.

Até aí nada demais. Se o usuário quebrasse a tela e tivesse que trocar em uma loja não autorizada, o novo sensor deixaria de funcionar e o sistema passaria a pedir a senha normal para ser desbloqueado.

O problema

O grande problema é que isso mudou no iOS 9. Se você trocar o Touch ID do seu iPhone 6 ou 6s, o aparelho simplesmente deixa de funcionar e nem mesmo Tim Cook em pessoa poderá consertá-lo.

O já conhecido “Erro 53” causou bastante burburinho depois que o site The Guardian publicou um artigo contando a dificuldade que muitos proprietários de iPhone estavam tendo. Citou o caso de um fotógrafo jornalístico que estava cobrindo a crise dos refugiados na Europa Oriental e deixou seu iPhone cair no chão, se despedaçando todo. Ele precisava muito dele e, sem nenhuma Apple Store ou autorizada por perto, teve que fazer a reparação em uma loja não autorizada na Macedônia. O aparelho, que estava rodando o iOS 8, funcionou normalmente, até que apareceu um aviso do sistema pedindo para ele atualizar para o iOS 9. Ao fazê-lo, o iPhone parou de funcionar. Quando conectado ao iTunes, só aparecia o tal erro 53.

Há casos de usuários que tinham trocado o Touch ID do seu iPhone 6 no ano passado e conseguiam utilizar seus aparelhos normalmente, até a atualização do iOS 9, que bloqueou tudo e inutilizou o iPhone. Aparentemente, o problema só acontece com o iPhone 6 e 6s (além dos modelos Plus).

Isso fez muita gente que estava na mesma situação reclamar nos fóruns de discussão da empresa, afirmando que na Apple Store eles não trocam o aparelho e nem tem como consertá-lo. Um caos.

A consequência

Agora talvez a Apple tenha que tomar uma atitude. Uma ação coletiva está sendo instaurada nos Estados Unidos, contra a maçã, pelo fato do aparelho ficar inutilizado quando se troca o Touch ID. E no Reino Unido, a Apple também pode ser processada por ir contra o Criminal Damage Act, de 1971, que classifica como crime todo o ato de destruição intencional da propriedade alheia.

Isso pode obrigar a Apple a mudar sua política de segurança com o Touch ID e voltar a fazer como fazia antes do iOS 9: apenas o Touch ID é inutilizado, deixando o resto do sistema funcionar normalmente com a proteção da senha.

Nossa opinião

É louvável a ideia de que a Apple esteja preocupada com a segurança de nossos dados e faça o máximo para querer protegê-los. Mas talvez inutilizar totalmente o aparelho não seja nem de longe a melhor solução, pois isso acaba prejudicando muitos usuários legítimos que apenas optaram por reparar seu aparelho em outro lugar (e isso é um direito de todos). Seja por opção econômica ou porque não há assistência técnica oficial próximo da cidade (e no Brasil há muitos casos assim), decidir reparar o iPhone em uma assistência terceirizada é algo bem comum. É claro que escolhendo a assistência da Apple você tem certeza que os materiais são todos originais e o risco de problemas é mínimo. Mas deliberadamente inutilizar por completo o aparelho (e não apenas a função específica) é algo que vai contra os direitos básicos do consumidor.

Torcemos para que ela resolva isso da melhor maneira possível para seus usuários.

fonte: The Guardian

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Floydbh

    Assunto tenso! Falar em segurança que possua back doors é algo surreal.
    Mas se a empresa planeja em uma solução mais singular, onde qualquer minimo comprometimento ao equipamento, invalide-o completamente. Neste caso, ela tem que oferecer um serviço ao usuário que, por acidente, teve seu aparelho blloqueado, nem que seja trocando o aparelho do usuario por um novo, por um preço bem em conta.
    Essa de inviabilizar apenas uma partedo equipamento não é aceitável. Imgina se vicê bate o carro e amassa o porta-malas. Então você nunca mais poderá escutar rádio ou ligar o ar condicionado…. Ou os air bags param de funcionar… Não dá né?!

    E pelos preços do iphone, acredito que analogias com carros não sejam algo muito distante.

    • Carlos Frederico

      A sua analogia seria válida até certo ponto, mas eu não a acho muito válida pelo seguinte motivo: informações. Em um carro não são armazenadas informações pessoais do usuário. Já no iPhone (prefiro até chamá-lo de computador de bolso potente), além de ter informações sensíveis, em 99% dos casos está atrelado à nuvem, onde possuem mais informações ainda.

      Embora esse exagero de segurança acabe favorecendo a maneira que a Apple trabalha (menos reparo possível, troca inteira), eu acho completamente louvável porque você realmente tem um dispositivo de segurança que vai até além dos pré-requisitos militares!

      Da mesma forma que o blog afirma que a Apple não deveria ser exagerada nesse ponto, pois faltam opções, sejam elas econômicas ou físicas, eu afirmo (e o blog dá a entender isso também) que esse é um preço que você paga pela segurança extrema.

      O que é melhor? Vai de cada um. Para mim, o meu computador de bolso ultra potente merece toda essa segurança extrema, afinal eu guardo praticamente tudo nele e prezo pela facilidade que ele me oferece. E, de quebra, eu ainda não tenho o ônus: há autorizadas da Apple na cidade onde moro caso eu precise.

      • Letícia Barreto

        Concordo plenamente com você . Eu também não tenho esse ônus.

    • Hades666

      A questão toda é…..suas informações. Por causa de uma tela quebrada não quero perder minhas informações, imagens, etc.

      • Titanium

        mas fica tudo na nuvem também…

    • Wilan

      Galera não sei de onde surgiu essa coisa toda, quando você quebra a tela é só trocar ela sem trocar o touch id já que o mesmo não quebra, quem leva em assistência ruim que pode sofrer esse problema, já que por preguiça o pessoal pode colocar um touchid diferente.

      • Hades666

        Vc leu o artigo?! né???

        Aff Maria, dois dedos de cachaça por favor.

        • Wilan

          Li você que não deve ter entendido o que falei, não indaguei o artigo, apenas disse que da para trocar a tela tranquilo sem dar problemas no touch id, como quando foi dado o exemplo do jornalista que trocou e disse ter dado problema.

          • Alan Patrik

            E se um dia der problema no touch id? rsrsrsrs

            • Wilan

              Neste caso realmente não tem o que se fazer, mas pensando rapidamente eu prefiro segurança do que uma porta aberta para trocar um touchid que acredite, a taxa de defeito é bem baixa, mas é aquilo tudo tem o lado bom e ruim.

            • Titanium

              você ainda pode digitar a senha nesse caso…

  • Justamente o que aconteceu comigo. Erro 53.

    Mas no caso, o meu iPhone deu DEFEITO no Touch ID, nunca troquei pois estava na garantia. Perigoso, isso. Não dava nem pra atualizar nem restaurar. Levei na Apple e me deram um novo.

    • Deve ter alguma maneira sim, nada na informática é impossível.

      Arrancando o firmware com força bruta (tchau iOS9), desconectando o TouchID fake, e forçando a instalação do ipsw de outro iOS via iMazing ou iTools, acredito que ele volte dos mortos. Depois sim de voltar, eu colocaria o TouchID.

      Mas é muita dor de cabeça, Apple exagerou legal.

  • Gabriel Rimi

    Ano passado tive que “colar” a tela do meu iPhone 6 pois ela estava soltando. Meu aparelho é Europeu e, logo, não tem cobertura no Brasil.
    Levei numa loja não autorizada por indicação e o tecnico, ao soltar a tela do aparelho, danificou o touch id. A solução foi a troca da placa.
    Atualizei para o iOS 9 e nada bloqueou meu celular. Posso ficar tranquilo ou o erro só aparece ao conectar com o iTunes?

    • Wilan

      Não vai dar problema porque ele trocou a placa e o touch id, logo o touch id que você está usando é o da placa que você pegou, ai não da problema.

  • Lu Lu

    Tenho um iPhone 5S que caiu e estilhaçou por completo. A carcaça dele foi trocada por de um outro iPhone,que estava bloqueado no iCloud e eles compraram para usar as peças (disse o dono da autorizada). Nisso meu iPhone é branco,e a carcaça ultilizada era preta,resultado: não tinha como ficar com um iPhone preto e o botão home branco. Trocaram o botão e nisso perdi o Touch ID. Acho um absurdo você perder uma função do aparelho por frescura da Apple. Existe outras maneiras do que inutilizar uma função definitivamente. Se você estragar o botão,nem a Apple pode trocá-lo. Liguei para eles e eles não fazem o reparo do mesmo!!!

    • Alexandra

      “A carcaça dele foi trocada por de um outro iPhone,que estava bloqueado no iCloud e eles compraram para usar as peças (disse o dono da autorizada)” Meu Deus! Como tu fez o conserto num lugar assim? Tipo, isso alimenta o roubo de smartphones. 🙁

      • Wilan

        E ainda disse que era autorizada em…

        • Eduardo Vieira

          Se é autorizada esta na lista da apple, se falar fosse assim, eu acabei de virar autorizado da apple…. Hehe com certeza as peças que usaram foi roubado!

      • Proper

        No Brasil isso é mais comum do que se supunha, se a realidade nos EUA é outra onde o bloqueio de ativação reduziu o número de furtos, por aqui o meliante sabe que pode ganhar no mínimo um trocado, então para ele tanto faz se seu iPhone está bloqueado ou não.

        Agora, o cerne da questão é outro, poderia ser dito (pelo dono da assistência técnica) que se tratava de uma carcaça de um aparelho defeituoso, para quem compra não faz diferença, o ponto aqui é que sendo autorizada ou não, roubado ou não, original ou não, não é possível trocar o botão Home sem perder a função de Touch ID, nem a própria Apple faz isso, ele é codificado com a placa principal e a solução dada por ela é a troca do aparelho inteiro (e pagando um a gorda diferença no trade-in se não estiver na garantia, e que só é possível se o aparelho não tiver nenhum um mínimo dano).

        Posso estar errado, mas tenho pra mim que esta prática da Apple fere artigo(s) do CDC, se não me engano o Art. 32 fala de algo sobre disponibilidade de peças (que não existe neste caso, ela monopoliza a solução e de uma maneira bem agressiva).

    • Desculpa, mas acho é pouco, como você pode usar a carcaça de um iPhone que estava bloqueado no iCloud? ?

    • Titanium

      se estava bloqueado no icloud é porque o iphone que ele tirou as peças foi roubado… eu denunciava essa autorizada ai para a Apple sem dó

  • Minha namorada foi caminhar com o iPhone 6s dela com 20 dias de uso e o mesmo travou e deu o erro 53 detalhe ela não molhou apenas suor não abriu não quebrou nada nem trocou nada… Levamos a uma autorizada Apple (Saraiva) a mesma disse que a causa suor e cobrou 2000 reais pela troca do aparelho, como mencionei 20 dias de uso Anatel sem nada que justifique o erro… Outro dia vi aqui no blog mesmo uma matéria que a proteção de água estava melhorada, que melhora e esta que suor perde a garantia…

    • Wilan

      Deve ter oxidado algo dentro ou ativado algum sensor de umidade ai perde a garantia, mas a Saraiva/iTown é careira, tem autorizada que troca por bem menos.

      • Sim com certeza oxidou algo mas minha indignação é oxidar entrar humidade apenas caminhando e detalhe o aparelho foi comprado a 20 dias foram poucas caminhadas o 6 ela caminhou por um ano até chuva tomou e nunca aconteceu nada… Enfim um aparelho que não se pode nem transpirar…

        • Eduardo Pires

          perai, vc pagou o conserto? Obviamente 20 dias foi um defeito de fabricação. O iPhone 6s pode submergir em água por 1 hora (veja no Youtube) que continua funcionando normalmente. E 20 dias para qualquer produto estragar esta na cara que é um “vicio de fabricação”….espero que vocês não tenham pago. A assistência 0800 da Apple é ótima e teria resolvido de graça.

          ps: caminho com iPhones desde o Iphone 1a geração e nunca oxidou nada.

          • Wilan

            Infelizmente não é bem assim, se molhou oxidando algo ou ativando algum sensor de umidade caracteriza defeito fora de garantia :/, mesmo sendo poucos dias acredito que para isso a Apple não faz graça não.

    • Gustavo Zanandrea

      O meu 6S também . Estava com 30 dias de uso , botei no bolso e fui correr 30min. Pegou uma chuvinha e queimou a placa. Os meus outros que tive 4s e 6, pegavam chuva e não acontecia nada. Resultado fui na autorizada e tive que pagar 1500 por um novo. Depois dessa não saio mais com iPhone para correr, comprei um relogio para corrida e é isso.

      • Sim infelizmente algo mudou que o iPhone não pode nem mais ver humidade, esse papo que aguenta água é balela sei na pratica que virou um lixo, eu tenho desde o primeiro e sempre foi resistente mas desta vez não. E mesmo com 20 dias eles usam o argumento da água para invalidar a garantia mas o grande problema é bloquear o aparelho devido ao Touch ID, se não fizessem isso o aparelho estaria funcionando. Espero que muitos processem a Apple e ela reverta isso.

    • Normal.
      Se até o iPod Shuffle, que tem como proposta usar enquanto se pratica exercícios mas não aguenta nem com cheiro de suor e já estraga, imagine um iPhone “normalzão”.

  • Wilan

    Estranho isso, porque quando se quebra a tela o touchid não quebra, ai basta você trocar a tela mas usar o touch id “antigo” que funciona perfeitamente, quem tem esse erro é que troca a tela em assistência que não sabe o que faz.

  • Felipe

    Tenho um 5S com a tela quebrada… Se troca-lá em lugar terceirizado, então, meu celular ficará inutilizado?

    • Thiago Souto

      Fiz a substituição da tela e do touch do meu, td funcionando perfeitamente (menos o desbloqueio por digital). Só não sei como vai ficar a partir da próxima atualização.

    • Wilan

      Não, ele só fica inutilizado se quem trocar a tela trocar também o touch id(muitas assistências trocam a tela e colocam um botão qualquer por preguiça) ai o touch id para de funcionar, agora se trocar a tela e transferir o touch id para a nova tela(coisa simples de fazer) tudo funciona normal.

      • Felipe

        Menos mal então… vou prestar atenção nisso quando for trocar!

      • Wilan, me tira uma dúvida. Tenho um 5s porém com a tela, display quebrados e carcaça empenada. Porém eu quero comprar um iphone de um amigo que ta com a placa queimada, mas o resto funciona. Se eu colocar a carcaça, o display e reutilizar o meu Touch ID, funcionará perfeitamente?

        • Wilan

          Funciona sim, o importante é sempre deixar a placa e touchid originais juntos.

  • Ricardo Silva

    Imagina se a moda pega. Eu perco as chaves do meu carro e ao inves de comprar uma original q custaria muito caro prefiro trocar o sistema de igniçao q vem c novas chaves. Aih meu carro para de funcionar…kkkkkk…essa apple ta passando dos limites.

  • Kalino Pereira

    Apple sendo Apple!!! ?

    • Eduardo Pires

      sendo segura, né…eu não acho ruim.
      talvez eles tenham só que repensar uma forma de não atrapalhar casos de exceção como nessas quebras.

      • Proper

        A nível de engenharia honestamente não precisava ser dessa forma, o botão poderia (e deveria) ser apenas um leitor, onde todo o circuito que trata da biométrica ficaria na placa principal, o resultado efetivo seria o mesmo. Dado isto, a troca deste botão não é possível (nem a Apple o faz), sendo a troca do aparelho a única solução, e fora da garantia isso só é possível com uma série de requisitos (pelo trade-in, pagando um valor que não é baixo sendo a causa o defeito em um simples botão e tudo isso só sendo possível se seu aparelho não tive nenhum dano mínimo, senão eles recusam).

        E o negócio se tornou não bizarro que não basta perder a função do Touch ID, a Apple resolveu deixar o aparelho do usuário inoperante com este erro 53 em caso de defeito e/ou troca do botão Home.

      • Kalino Pereira

        Sendo chata é direcionada pra amadores!

  • Aqui no Brasil isso poderia se encaixar na venda casada, já que para consertar o aparelho você fica obrigatoriamente ligado a Apple, tendo que se submeter as suas exigências (preço e serviço) pra continuar usando o aparelho. O que eu acho é que a Apple poderia simplesmente deixar como no IOS 8 e depois criar um programa de substituição pra esses casos.

    • Wilan

      Mas da para reparar normalmente a tela, é só colocar o touchid original na nova tela.

      • Então, pensei na mesma coisa

      • Proper

        E se o botão Home der defeito você fica em um beco sem saída, independente de qualquer outro defeito.

  • Thiago Souto

    Meu 5s quebrou a tela por completo, seu touch id parou de funcionar e câmera frontal já estava ruim, Dai comprei uma tela completa no Ali, eu mesmo fiz a substituição e td funciona normalmente… A pergunta, na próxima atualização será q meu iphone para de funcionar ou esse ERRO 53 é apenas nos iPhones 6 em diante???

    • Pablo Rangel

      So ler com calma que sua resposta esta no texto ;$

      • Thiago Souto

        Sim, pelo q entendi é apenas no 6 em diante… Porém a duvida é a partir da próxima atualização.

  • Faz mais sentido só o touch ID parar de funcionar, e não o aparelho todo

  • Daniel Ricarte

    Sei lá, mas no meu ver, depois do aparelho perceber que há um novo botão no lugar do original, um simples “Digite sua ID APPLE para redefinir o touch ID”já resolveria… A senha da conta Apple ID sendo a segurança primária… Assim como já é feito no caso de bloqueio pelo iCloud…

  • Carlos Dasmer

    Espero que inventem algo seguro quanto o atual, mas de fácil substituição e que, se puder parar de pedir senha na inicialização, melhor ainda – Se tem o leitor biométrico e as digitais estão devidamente cadastradas, o bloqueio/desbloqueio e compras deveriam ser sempre com a biometria.

  • FábioSilva Oficial

    É, por isso que opto por utilizar a função do Assistive Touch nos Ajustes – Acessibilidade. E sabe, prefiro assim, em iPhones anteriores já preferiria preservar o botão Home agora…

    • Proper

      Honestamente, isso é um preciosismo desnecessário (e diria que até defasado), você paga caro em um produto e se priva de usá-lo totalmente por medo ou receio do botão quebrar. E quando digo que é um “cuidado” defasado é porque depois do iPhone 5 não vejo o botão Home quebrar com facilidade ou por uso.

      • FábioSilva Oficial

        Seja como for… Não lhe tiro sua razão em se opor ao meu preciosismo, mas e quando Eu prefiro assim, por uma questão de adaptação, costume desde iPhones anteriores ao Touch ID? Embora obviamente concordo quando menciona a questão do investimento mas é algo que já faz parte da forma como prefiro interagir com o iOS. Só isso.

        • Proper

          Hum, por hábito compreendo, talvez você faça parte do grupo que anseia que a Apple torne o botão home em digital como o Google já faz com o Android.

          Certamente tem suas vantagens e desvantagens.

  • Eduardo Vieira

    Penso que é para a seguranca é bem vindo, ja tive 2 celulares roubados, sei que o maximo que conseguem aproveitar é a bateria e a parte de traz do celular… Acho que inutilizar o aparelho seja algo muito extremo, mais quando se usa o touch para acessar bancos, e questoes de mais seguranca, é valido… O ideal seria achar uma solucao para contornar isso…

    • Proper

      Aproveita-se tudo, menos a placa principal (no caso com o bloqueio de ativação ativo).

  • Proper

    Acabei de atualizar o Beta 3 do iOS 9.3 no meu 5s, ocorreu tudo dentro da normalidade, então realmente a falha parece ocorrer somente no 6 e 6 Plus para cima.

    PS: Meu botão Home original deu defeito e já foi trocado.

  • Stenio Fernandes

    Boa noite. Gostaria de uma ajuda. Ao trocar a tela de um iPhone 6 o Touch ID parou de funcionar. Porém a tela ao que tudo indica e de primeira linha. Será que é compatibilidade, o Touch ID não reconheceu a tela ?

  • Thiago

    Atualizei pro iOS 9.3.2 e bang touch id parou de funcionar, já tentei atualizar novamente em modo DFU e nada ele fica inativo nas configurações e quando mando ativar da “falha’
    Trata-se de iPhone 6 64gb, onde a garantia já acabou…
    Entrei em contato com o suporte Apple informou que a opção seria fazer a troca do aparelho fora de assistência, coisa de 1490 reais (absurdo quando se fala de um problema que não foi eu que causei)…
    Questionei sobre o botão ser único feito para aquela placa ele afirmou que não, até dei um exemplo onde se substituísse o botão por um de outro telefone, ele disse que funcionaria.

    Achei que ele estava louco, mas salvei a conversa por via das duvidas.

    E agora José!?!?