Notícias

Swatch passa Apple e vai oferecer sistema de pagamentos móveis no Brasil

O que tem a ver falar aqui de um relógio que não é compatível com iPhone e nem é feito pela Apple? Teoricamente, nada. Mas este artigo é para dar um puxão de orelha na Maçã, destacando que já existem outras empresas que estão demostrando estarem mais atentas ao mercado brasileiro.

A fabricantes suíça de relógios Swatch anunciou hoje que está lançando um novo modelo capaz de efetuar pagamentos. Os primeiros mercados a receber o relógio serão Estados Unidos, Suíça e Brasil.

Em parceria com a VISA, a empresa lançará no início de 2016 o modelo Swatch Bellamy, trazendo um adesivo NFC que permitirá comunicação com as maquininhas de cartão. Este adesivo já é usado por alguns bancos nos Estados Unidos para serem colocados em chaveiros e pulseiras.

sticker NFCsticker NFC

Não sabemos dizer ainda como o cartão seria configurado, mas certamente não com a mesma facilidade do Apple Pay, em que você pode incluir vários cartões diferentes, além de gerenciá-los como quiser direto no iPhone. Mas serve para mostrar que implementar algo do tipo em nosso país é apenas uma questão de boa vontade. O Brasil está longe de ser o único a não possuir o Apple Pay (na Ásia e quase toda a Europa o serviço ainda não chegou) e claro que há acordos com bancos que nem sempre estão dispostos a ajudar. Porém, é triste ver que a Apple despertou o crescimento dos pagamentos móveis no mundo, mas seus concorrentes estão conseguindo ser mais rápidos na expansão.

via Engadget

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Pedro D.

    Do jeito que a apple demorou pra trazer várias features pro Brasil, dá pra saber que o apple pay não sairá tão cedo =/

    PS: E a velha história de indicar 10:10 nas propagadas de relógio ataca novamente ;D

    • Jef

      Sabe me dizer o motivo da escolha de 10:10?

      • É uma tradição das marcas de relógio e existe há bastante tempo. Vários fatores estão inclusos na escolha do horário: simetria dos ponteiros (nosso cérebro ama simetrias), valoriza a marca do relógio (geralmente a marca fica abaixo do “12”), não tapam nenhum elemento importante do visor e formam algo parecido com um sorriso.

        Uma curiosidade é que cada marca tem uma determinada preferência na hora de exibir os ponteiros. A Rolex prefere 10:10:31, por exemplo; a TAG Heuer usa algo parecido, 10:10:37, e a Swatch usa 10:10:00, que é tecnicamente uma escolha esquisita, já que o ponteiro dos segundos atrapalha a visualização da marca (como dito anteriormente). O Apple Watch está atrás de todo mundo, marcando sempre 10:09:30. 😛

        • Tiago Celestino

          Caraca, não sabia desse negocio. Bem louco!

  • Rafael Veiga

    “Não sabemos dizer ainda como o cartão seria configurado, mas certamente não com a mesma facilidade do Apple Pay”

    esse trecho foi engraçado, hehehehe

    • Leonardo Souza

      E ai quando lança é mais fácil do que o Apple Pay…

    • Bruno Castro

      Provavelmente vai ter que entrar em contato com o banco, esperar alguns dias úteis… Enfim, uma burocracia danada.

      • Felipe

        Eu imagino um app pra celular que você possa configurar

        • André Pelegrini

          Salvo engano o BB tem o Ourocard-e, que para seus cartões já habilita o dispositivo para pagamentos por aproximação nas maquinhas existentes no Brasil.

          • Gustavo Rezende

            Verifiquei e existe este cartão sim, mas não explica nada sobre como usar em pagamentos com máquinas com NFC (até porquê, para isto, seria necessário no mínimo um adesivo NFC eu creio).

            “O Ourocard-e é um cartão virtual para fazer compras via internet ou telefone, sem usar os dados do seu cartão principal. Para utilizá-lo, basta informar o número do cartão no momento da compra.
            Para sua comodidade e segurança, você define para cada cartão virtual o limite para compras, a quantidade e o valor máximo de transações, a validade e o período de habilitação para uso no exterior.
            Você pode ter até 5 Ourocard-e por modalidade e está promocionalmente isento de tarifa.”

            Se o conhecesse antes já o teria usado, semana passada precisei fazer uma compra com cartão em um site que não tinha criptografia. Tenso.
            Obrigado pela dica @andrepelegrini:disqus (pois se depender do meu gerente…?)!

            • André Pelegrini

              Gustavo, basta que o telefone tenha o NFC habilitado, abrir o aplicativo e aproximar da máquina após o atendente colocar a opção crédito ou débito. O aplicativo dará até opção de escolher o valor do pagamento. Já vi funcionar no Sony Xperia Z3. Acho que no site do BB tem vídeos explicativos sobre como funciona o sistema.

            • Gustavo Rezende

              Eu pensei nisso, mas olhei no aplicativo que já tenho do banco e só vi a opção de criar o cartão (e criei), mas não vi nada relacionado a pagamento usando o celular. Será que lançaram app apenas para Android?

            • André Pelegrini

              Depois que pesquisei melhor vi que infelizmente só tem para android. Vale a pena cobrar nas redes sociais do BB a liberação também para ios.

              Veja abaixo um trecho do site do ourocard:
              Agora ficou ainda mais moderno e prático fazer compras a débito e crédito em lojas físicas usando o celular, independente de sua operadora de telefonia. Veja como é simples:

              1 – o lojista informa a opção de pagamento e o valor da compra na máquina;

              2 – você seleciona no seu smartphone o cartão que deseja utilizar e a forma de pagamento (débito ou crédito);

              3 – você aproxima o celular da máquina e digita a senha do seu cartão;

              4 – agora é só aguardar o comprovante de pagamento e pronto! Compras abaixo de R$ 50,00 não exigem impostação de senha.

              Baixe agora o aplicativo Ourocard-e e comece a comprar de um jeito moderno, prático e seguro.

              Para baixar o Ourocard-e, utilize o Google Play ou acesse a loja pelo APP do BB. O aplicativo vai gerar um cartão virtual, espelho do seu cartão principal, ou seja, com o mesmo limite, a mesma fatura e a mesma data de vencimento do seu cartão.

              Para usar a novidade, você precisa ter um cartão Ourocard Visa e um smartphone com Android, equipado com o dispositivo de pagamento por aproximação (NFC – Near Field Communication), além de sistema operacional mínimo Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet ou wi-fi.

              A solução pode ser utilizada nas máquinas da Cielo equipadas com o NFC.

            • obitow

              Nenhum desenvolvedor tem acesso a API de NFC do iPhone. Pagar com iPhone é só no Apple Pay.

            • André Pelegrini

              Uma pena. A apple poderia abrir para popularizar o método de pagamento e focar em oferecer recursos diferenciados no app nativo.

            • obitow

              Pena mesmo. Apple é Apple.

    • hahahahaa 2

  • Leonardo Souza

    Eu considero a implementação do Apple Pay um fiasco mundial… mais de 1 ano depois do sistema ser lançado e só roda oficialmente em menos de um punhado de países… não adianta ser eficiente se quase ninguém pode usar.

    • Bruno Castro

      Não considero um fisco. Lenta ela realmente está, e muito, mas não justifica dizer que está sendo um fiasco. Na minha opinião é impossível esperar que a Apple negocie com os milhares de bancos que existem em menos de um ano e implemento o serviço de uma vez pra todo mundo, sem falar nos vários problemas que isso iria gerar. Além do mais, só pensa assim porque ela ainda não o fez no Brasil, caso contrário estaríamos pouco nos lixando para se o serviço está ou não está sendo implementado em mais países e a velocidade. Como disse, tudo é uma questão de tempo, quero muito usar o Apple Pay o mais rápido possível, e assumo que comprei um iPhone 6 tendo isso em vista, mas se temos que esperar, que assim seja, se estiver muito ansioso para usar use das várias outras que já existem no mercado 😉

    • Tiago Celestino

      Se prepare para pagar uma mensalidade para usar o Apple Pay no Brasil.

  • Bruno Castro

    Não acho que ela vá demorar, creio que até o fim do ano que vem ele vai estar funcionando por aqui. Mas dou total razão à vocês, infelizmente a Apple está demorando muito para implementar o sevirço em outros países, e o Brasil é sem duvida um dos mercados com maior potencial de crescimento para a tecnologia. Nos resta aguardar e torcer que o Brasil esteja na próxima leva de países que irão receber o Apple Pay, que deve ser anunciada no próximo evento especial, em Março, creio

    • Tiago Celestino

      Quantas pessoas tem iPhone e Apple Watch no Brasil? Não vejo como uma potencial, até porque, o Apple Pay só vai ser útil para quem o iPhone 6 pra cima.

  • Leonardo Negrisoli

    A velocidade em que o Apple Pay tem sido implementado me da sono.

  • A Apple é demasiadamente vacilante no papel de empresa global e o seu setor de serviços é de uma lentidão digna da crítica do post. A Maçã cresceu demais nos últimos anos, mas a sua passada continua aquela de tempos pretéritos, quando era menor, mais regionalizada. Não podemos confundir boa vontade com organização estrutural inadequada. Admitir isso seria dizer que Cupertino está com má vontade com dezenas de outros países, e isso não pode ser verdade. O que me parece mais plausível é a existência de uma grave e profunda limitação para expandir o Apple Pay com maior ligeireza.

    • Anderson Camões

      Já disse algo parecido com amigos. A empresa, mesmo com vendas globais, ainda tem uma cultura de empresa nacional.

  • Jonas

    Bom dia.
    Já acompanho o blog a uns 4 anos. E acho , que seria interessante falar de outras tecnologias não relacionado a Apple. Acho tb que isso faria do blog algo ainda mais interessante e informativo.

    • Rafael Baumgartner

      Bom dia, o nome disso aqui é BLOG DO IPHONE.
      Quer saber sobre outras tecnologias, acesse outros blogs.

      • Jonas

        Boa noite.
        Se vc acompanha o blog com frequência, sabe que o blog fala de outras tecnologias também. Porém, com muito pouca frequência.
        Até onde notei , não me lembro de ler críticas ao blog, por informações de outras tecnologias , mesmo que o foco seja iPhone.

  • Danilo

    O Problema não é o Apple Pay,mas sim o NFC.
    Essa tecnologia não foi muito aproveitada,basicamente usamos pra bilhete de ônibus.
    Enquanto não for popularizado o apple pay também não vingará.

    • Se nao estou enganado, 99% das maquinetas móveis (iguais as das fotos deste artigo) de qualquer tipo de estabelecimento, já aceitam pagamentos por NFC. Ao menos, se reparar na maquineta, ela já faz propaganda do mesmo 😉

  • Celso F. Araujo

    O Brasil está tecnologicamente à frente de muitos países no que se refere à pagamentos por meios eletrônicos; por exemplo, nos Estados Unidos a maioria dos usuários sequer tem cartões de crédito ou débito com chip Incorporado. Na Europa a coisa não é diferente.
    Parabéns à Swatch por sair na frente da Apple, ou será que esta esperará os Androids da vida também passarem a Maçã para trás para se mexer?
    Só há uma frase que cabe aqui, por enquanto: chupa Apple!

  • Matheus Augusto

    O NFC do meu iPhone nunca serviu pra nada

  • Cássio Delmanto

    vixi, tem lugar no Brasil que mal aceita cartão normal… imagina sistema de pagamento inteligente? hahaha

  • Rodrigo

    Ta ai o link. BB chegou na frente.

    https://www.youtube.com/watch?v=5gEeeWuQU0M