Notícias

Apple já começa a implementar tecnologia de geolocalização em interiores de edifícios

Há mais de 2 anos, a Apple adquiriu uma empresa chamada WiFiSLAM, especializada em geolocalização dentro de edificações. Como toda tecnologia que a maçã absorve, leva um certo tempo para ser implementada em seus produtos e por isso que só agora começaremos a ver algo relativo a isso em seus mapas.

A Apple está sempre tentando melhorar os seus mapas e há certo tempo já disponibiliza um portal empresarial para que donos de negócios possam registrar e incluir suas empresas nos mapas. Mas só agora ela está disponibilizando para estes empresários um aplicativo especial para rastrear e mapear o interior do negócio, para que futuramente ele seja incluído também nos mapas. E o mais impressionante é que este aplicativo está disponível na App Store, de forma escondida, pois não aparece nas buscas da loja.

Indoor Survey

O aplicativo usa as informações obtidas pelos próprios sensores do iPhone para determinar exatamente onde o usuário está dentro de um prédio. Por exemplo, no futuro, ao caminhar por um shopping e procurar uma determinada loja, você não precisará procurar aqueles totens do tipo “Você está aqui“. Bastará visualizar isso diretamente no seu iPhone, onde você estiver.

O nome do app é Indoor Survey, mas o portal empresarial dá a dica que em português ele se chamará Interior.

Ao marcar “pontos” no mapa utilizando o app Interior, você indica a sua posição no local enquanto anda por ele. Ao fazer isso, o aplicativo mede os dados dos sinais de frequência de rádio (RF) e combina-os com os sensores do iPhone. O resultado é um posicionamento interno sem a necessidade de instalar um hardware especial.

Pequena Empresa

Mesmo sendo possível baixá-lo, somente quem é registrado no Maps Connect pode acessá-lo. No momento, o registro não está disponível no Brasil.

Pequena Empresa

É o começo de novidades que virão nos Mapas da Apple provavelmente já no ano que vem. Agora, só nos resta esperar.

via Steve Stroughton-Smith

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luís M.

    “O resultado é um posicionamento interno sem a necessidade de instalar um hardware especial.”
    Aposto como mesmo assim, quando isto for lançado, vai ter o clássico “Disponível apenas no iPhone que foi lançado hoje”.

    E uma merd* isso e continuo odiando mas já me acostumei com a ideia de que apenas quem tem dinheiro para comprar todos os iPhones pode ter todas as funções. Mesmo que um iPhone inferior pudesse fazer a mesma coisa e tão bom quanto…

    • Jean Lavallé

      Essa é uma das vantagens do Android, que não te impõe o que o fabricante acha “melhor” pra você. Ou, como ainda não quero sair do mundo Apple, sempre tem o jail break pra desbloquear as features.

      • Guilherme Salles

        Não se engane cara, no Android é muito pior. As vezes, nem por diferença da versão do SO, mas sim por diferença de hardware, tem aplicativos que não funcionam em uns, mas funcionam em outros semelhantes.

        • Jean Lavallé

          O Android tem uma ilimitada variação de hardware, logo isso até que se justifica. O problema é a Apple fazer DE PROPOSITO ser incompatível.

    • Arlindo Neto

      Eu não ligo muito se só vai funcionar com os novos iPhones.
      Quando eu comprei o iPhone 6 no ano passado, em nenhum momento a Apple me prometeu que ele teria “Hey Siri” fora do carregador, ou Live Photos, ou qualquer outra novidade do iOS9, então todas as novidades que chegarem para o i6 vai ser como um bônus.
      Eu só reclamo mesmo são de bugs.

      • Luís M.

        Sim, nisso você está certo. O problema é a Apple falar que não colocou “isso” nos antigos iPhones pq era impossível. Como o caso da Siri no iPhone 4 pq ele não era bom o suficiente para enviar um áudio para um servidor e receber uma mensagem de texto de volta. Mas de alguma forma era bom o suficiente para interpretar a sua voz e saber o que você estava falando e tudo isso de forma offline (lembrando que isso o 3GS também fazia…).

        E como o Jean falou, tem como fazer tudo isso usando Jailbreak. Só que a Apple proíbe o Jailbreak justamente por isso. Pq existem coisas que existem há anos no iPhone e que ela coloca apenas nos modelos mais recentes. Forçando você a comprar o modelo mais recente caso você queira aquela função “nova” sendo que ela poderia perfeitamente ser utilizada no seu aparelho atual.
        É por isso que eu fico com raiva, Arlino.

    • Ercio Santos

      Meu amigo!

      Não é um empreendedor.

      Não podemos ter vergonha de ter lucro.

      E modelos novos conseguem resultados melhores, sem ou com menos travamento.

      Se não concorda, instale um Car play num carro Brasilia e seja feliz!!!

      • Luís M.

        Oi Ercio.

        Cara, eu sei que é para ter lucro. Mas como eu não sou o CEO da Apple e sim um consumidor, procuro saber o que é melhor para mim e não para a empresa…
        Você como consumidor deve exigir o melhor e pelo menor preço possível e não se importar com a empresa. Quanto mais a Apple puder, mais ela irá retirar seu dinheiro para obter lucro.

        E sim, modelos novos conseguem resultados melhores. O problema é que mesmo assim os modelos antigos também conseguem cumprir o mesmo objetivo. Como mostra esta matéria daqui mesmo do BlogdoiPhone.
        http://blogdoiphone.com/2015/11/aplicativo-permite-criar-live-photos-em-qualquer-modelo-de-iphone-com-ios-9/

        Perceba que até mesmo o iPhone 4S consegue criar as Live Photos.
        Ou seja, a Apple só liberou as Live Photos para o iPhone 6S para que ele tivesse uma função extra e não porque “não ficaria tão bom nos outros iPhones”.

  • Tom Martins

    Se for possível compartilharmos nossas localizações, com certeza não nos perderemos mais de nossas mulheres enquanto elas fazem suas compras…hahahaha

  • Pablo Rangel

    Nao esta diaponivel no Brasil! Quero meus 10 reais 😉

  • Arthur silveira

    Cheirinho de IOS 10

  • Carlos Fagundes

    Sensacional!

  • Carlos Fagundes

    Lembrando que:
    Com jaibreak conseguimos colocar essa funções desativadas pela Apple, como pode?!?!?

    • Luís M.

      Cara, sei que existem várias coisas mas são poucas as que eu estou lembrando agora.
      Algo como o “Hey Siri” que o Arlino comentou. Já tem Isso há um bom tempo no Jailbreak. E meu iPad 3 tem isso (e essa função não foi ativada no iOS9 por padrão).
      O Siri do iPhone tinha como ser feito no iPad 2, iPhone 4 e até no iPhone 3GS.
      Tem um monte de gente que está usando um “fake force touch” no iPhone mas eu não classifico isso como “função desativada pela Apple” já que está mais para hardware que para software.
      AirDrop para iPhone 4/4S, iPad 2/3 e por aí vai. Tem muita coisa, mano. Muita coisa mesmo.

  • Fernando

    No Google maps isso já existe há anos. Talvez o posicionamento da Apple seja melhor, é esperar pra ver.

  • Ronan Oliveira

    Percebi esses dias que alguns shoppings, aqui em Brasilia, quando buscados no Google Maps aparece toda a planta baixa do shopping e as lojas onde realmente elas se encontram dentro do shopping. Achei muito legal.