Apple PayNotícias

MasterCard Brasil se prepara para aceitar pagamentos digitais, como o Apple Pay e outros

A maçã talvez demore para implementar seu sistema de pagamentos Apple Pay no Brasil, mas não será por falta de estrutura. A MasterCard anunciou que está implementando uma nova tecnologia em tokenização capaz de suportar carteiras digitais que aceitam pagamentos por NFC. Isso inclui não apenas o Apple Pay, mas também os de outras marcas, como o Android Pay e Samsung Pay (NDR: nomes super originais, aliás).

Alguns sites nada especializados em Apple se empolgaram com a notícia, já divulgando que a MasterCard estaria trazendo o Apple Pay para o Brasil, o que não é verdade. O que a bandeira de cartões está fazendo é se preparando para quando estes sistemas de pagamentos chegarem ao país, o que ainda é incerto. A Apple já anunciou os próximos 5 países a receberem seu novo sistema e o Brasil não está entre eles. Ou seja, é bem provável que tenhamos que esperar ainda diversos meses para que possamos pagar nossas compras com nosso iPhone.

Na verdade, o Apple Pay já funciona no Brasil para quem tem um cartão de crédito de um país compatível. As máquinas nas lojas com suporte à NFC permitem que se faça pagamentos normalmente. Ou seja, turistas norte-americanos ou ingleses que visitam o país podem usar seu iPhone 6 ou 6s para pagamentos em diversas lojas, sem problema. Mas o que esperamos, claro, é que cartões brasileiros sejam compatíveis, para que todos possamos começar a deixar a carteira em casa.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Só uma nota,no final do artigo dis,”As máquinas nas lojas com suporte à NFC permitem que se faça pagamentos normalmente. Ou seja, turistas norte-americanos ou ingleses que visitam o país podem usar seu iPhone 6 ou 6s para pagamentos em diversas lojas, sem problema.” Então se a master Card legalizar as coisas com a Apple nós que possuímos os cartões da master Card poderemos assim como os gringos pagarmos nossas compras com o Apple Pay? Fiquei na dúvida agora se seria uma ação da Apple trazer o Apple Pay para o Brasil ou se é mesmo só as administradoras dos cartões arrumarem a papelada com a Apple para que possamos assim usar nas lojas que já possuem o método NFC hj no Brasil.

    • Fernando

      Julio, quando voce esta adicionando o cartão no apple pay, a apple identifica o banco ue emitiu o cartão e informa que você cliente esta adicionando o cartão no Apple pay, o banco por sua vez, solicita algum tipo de confirmação, no meu caso foi mensagem de texto com um código que deve ser inserido, após esse passo o banco fornece um código unico (token) para o applicativo Wallet para aquele cartão especifico.
      O que falta para o BR, é os bancos se adaptarem e claro a apple conseguir identificar qual a instituição financeira que emitiu o cartão e com isso disponibilizar o token para o aplicativo.
      Pelo jeito o problema não é tanto com a apple e sim dos bancos que precisam se adaptar para essa tecnologia, e claro negociações $$$$ pois há uma % da transação que a apple deve receber. (nada é de graça)

  • Tiago Aquino

    “nomes super originais, aliás”… meu… que coisa babaca…

    • Tiago Aquino

      entenda.. teu site é excelente.. mas esse tipo de comentário… só iDiotas fazem..

      • Marcus Isilva

        O último que fez críticas foi bloqueado… Lá no post do horário de verão…

      • Tiago, eu acho que uma conversa sã e produtiva tem que se basear no respeito. Mas você já começa agredindo, me chamando de idiota e babaca.

        Tentei contatar você por email, mas o endereço que você comentou é falso. Aí fica difícil não achar que você é apenas um fanboy de outra plataforma que ficou ofendido com a frase e partiu para a agressão.

        Nada em suas palavras demonstram argumentos ou tentativas de estabelecer uma discussão. Se eu errei, você deveria simplesmente apontar meu erro, para que eu me desse conta dele. Mas se você parte para a agressão gratuita, então o errado é você.

        E gente assim, nós simplesmente desconsideramos, porque há centenas de outros leitores que merecem muito mais a nossa atenção.

        • Felipe

          OK, o comentário do Thiago foi super desnecessário, mas eu também achei a frase um pouquinho desnecessária. Tem certos nomes que são iguais na concorrência, e não é necessariamente porque é cópia, em vídeo game a Sony e a Nintendo tem seus serviços terminados em “Network”, a Apple, o Google e a Microsoft chamam o app de carteira no celular de… Carteira (ok, eu sei que nao tem outros nomes pra carteira, mas pelo nome da criatividade poderia ser “cartões” ou qualquer coisa diferente). Poderia ser outro nome mais criativo? Poderia, mas é o sistema de pagamentos, então chamaram de “nome da marca” pagamentos.

          • Stark

            Comeram meus comentários hehe

          • Fabio Ricardo Bulgaron

            Achei o comentário do editor bem cabível. Faltou criatividade sim! Os nomes são aceitáveis mas são pobres.

            O engraçado é que você sabe disso e se contradiz, quando diz que o comentário foi desnecessário, mas ao fim coloca “poderia ser mais criativo? Poderia”! Kkkkkkkk

          • Flavioblom

            Só acho que esse tipo de comentário (de quem escreveu, não o seu) tira um pouco a credibilidade de quem escreve. Algo como o Chico Lang elogiando o Corinthians.

      • Como chamar um serviço de “pay” sem usar o “pay”. Não acho que é cópia ou tão pouco questão de criatividade. Outros exemplos se aplicam, como os serviços de “Cloud”.

    • Matheus Stout

      Cuidado ! O Blog como vc disse é excelente. Mais é uma ditadura hehe Se vc for contrário … 😀

      • Oi Matheus, acho que você está confundindo as coisas.
        Apagar comentários BABACAS não é ditadura, mas sim preocupação com Qualidade.

        Olha o seu comentário, por exemplo: desnecessário, mentiroso e feito por alguém que é visivelmente FRUSTRADO. Sua intenção única é agredir, e não colaborar com alguma coisa.

        Se você chama de ditadura nossa preocupação em afastar frustrados, trolls e comentários inúteis do nosso blog, então sim, somos ditadores. Porque preservamos a QUALIDADE no blog.

        🙂

    • Juliano Andrade

      Como esse comentário foi aprovado????

      • Bira Michels

        Opiniões =) essa é a verdade..

  • Hades666

    Aguardando muito isso…..

  • Marcus Isilva

    Na boa… Esse é um grande começo!

  • Marcus Isilva

    Para mim, o mais importante é que estão sendo dados passos necessários para que o Apple Pay seja uma realidade por aqui.
    A infra NFC já existe; a primeira bandeira já se movimenta (Mastercard), e o primeiro banco (Nubanco) também.
    A Apple só deverá entrar no jogo (liberar iOS), quando grandes bancos entrarem, na minha opinião.
    Mas é o começo necessário!

    • Salun Marvin

      Banco do Brasil e Bradesco eu já sei que estão em negociação com a Apple há um bom tempo.

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Se a apple já liberasse é os bancos grandes não tivessem prontos, e um pequeno como o nubank tivesse e saísse na liderança, teria o numero de clientes subindo rapidamente

  • Leonardo Negrisoli

    Mal posso esperar para usar… O Nubank eu ha tenho 😛

  • Fabio Correa

    Acho q esta tecnologia de pagamentos com o celular deveria ser única. Apple e Google deveriam entrar em acordo e facilitar a vida das empresas de cartões de crédito.

    • Wanderley Gigante

      Mas é única. O que varia de uma instituição para outra é a política interna. A tokenização dos cartões Nubank vai permitir o uso com qualquer sistema virtual, como foi dito na postagem.

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Nubank é amor em forma de cartão de credito (-;

  • Diego

    Nubank ja esta a par disso apoia.

  • Felipe

    Eu quero mesmo é pagar a passagem do Metrô com um RioCard no celular
    Mas tipo, acho que mesmo se tivesse um RioCard no celular eu continuaria andando com o cartão. E se a bateria acaba, se você perde o celular, é roubado, o celular dá um bug daqueles bizarros de repente bem na hora de usar…

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      um tempo atrás o RioCard tinha uma opção de cartão em forma de adesivo, era só colar na traseira do celular :p

  • Carlos Fagundes

    Parabéns MASTERCARD, sendo pioneira!

  • Jonatas Brisotti

    “sites nada especializados” nunca serão

  • Titanium

    não entendi até hoje como funciona esse Apple Pay…