Notícias

Mais impostos: “Lei do Bem” pode ser encerrada antes do tempo

A chamada Lei do Bem foi uma iniciativa bastante comentada em 2011 e o iPhone chegou a se beneficiar dela. Atualmente, o iPhone 5c é vendido no Brasil por um preço menor que o vendido nos Estados Unidos, sem sofrer tanto com a louca variação do dólar. Esta lei elimina as alíquotas de PIS/Cofins de smartphones e tablets que respeitem alguns requisitos básicos, como ser fabricado em território nacional e custar menos de R$1.500.

Mas nesta grande reforma orçamentária que o governo brasileiro está fazendo para tentar pagar suas dívidas, ele cogita acabar com este benefício, o que poderá se refletir em um aumento nos preços no varejo.

A notícia foi dada ontem pelos ministros do Planejamento e da Economia e faz parte dos planos de aumento de arrecadação para o orçamento de 2016. Estes impostos, que subiram no início deste ano, são aplicados ao varejo e não ao fabricante. Ou seja, não é o custo de produção que aumenta e sim o de venda. No caso da Apple, ela continuará tendo os mesmos custos na fabricação do iPhone 5c, mas o varejo poderá aumentar os preços finais para o consumidor para compensar os impostos.

O governo ainda não disse se acabará totalmente com o benefício ou se manterá parte dele, mas as mudanças serão feitas por meio de atos administrativos e também por envio de medida provisória (MP) ao Congresso. Isto significa que entram já em vigor, sem necessidade de uma aprovação imediata dos parlamentares, que têm 60 dias para validar ou derrubar a MP.

O preço do iPhone 6 e 5s não deverá mudar, pois eles não são enquadrados na Lei do Bem, mas é provável que o do iPhone 5c sim. Por isso, se você estava namorando um e pensando em comprar ou não, talvez a hora seja agora.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jeff

    Tudo que pinta de novo, pinta na bunda do povo…

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Acho que é PINTO na bunda do povo!!!!!! Rs..

  • Léo Coast

    É a treva mesmo! Esse governo quebrou o Brasil! Triste realidade. 🙁

    • KB

      … e ainda encontro gente que tenta justificar ou defender a posição do Governo. O .br em queda livre e sem paraquedas.

      • Léo Coast

        Nossa.. Eu estou muito triste com a realidade do nosso país, lamentável 🙁 e triste mais ainda por saber que a tendência é piorar. Que Deus nos ajude.

        • Elton Fabricio

          Sejamos otimistas… pelo menos em momentos de crise surgem grandes oportunidades de investimento (pra quem se preparou durante a época da vaca gorda).
          E outra… nenhum país vive em crise pra sempre. As crises são passageiras, ainda que durem de 2 a 3 anos.

          • Victor Santana

            O povo parece que quando vive uma crise pensa que vai durar para sempre e nunca percebem que grandes coisas saem dela.
            Claro que está tudo muito difícil mas se o brasileiro sobreviveu a década de 80, passaremos por mais uma. Agora ficar reclamando é que não ajuda em nada.

            • Elton Fabricio

              Exatamente…. sem falar que esta crise é fichinha se comparada à época do Sarney/Collor, onde a inflação atingiu inacreditáveis 1.764%.

            • Fábio Laurindo

              Depende se você fazer um ajuste da moeda daquela época para hoje, o PT esta mascarando bem direito, sem contar que acho bem legal o brasileiro aceitar receber FGTS e deixar o governo mexer no que é de seu direito kkkk

            • Elton Fabricio

              Hum??? Você sabe o que é a inflação, amigo?

            • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

              quem não deve saber é você que me parece ser eleitor da Dilma e do PT Partido com presidiários filiados

            • Thiago Martins

              Marcos, por favor, vamos manter o nível da conversa sem ofensas, já que até o momento ninguém tinha se ofendido e muito menos dado “nome aos bois” (partidos etc).

            • Elton Fabricio

              Marcos, sou apartidário e sem ofensas, por favor. Até o momento ninguém está atacando ninguém, pelo contrário, estamos tendo uma conversa bem sadia.
              Estamos num blog de tecnologia e não no espaço de comentários da Veja.

            • The academy nominees are “democraticamente banido” “espaço de comentários da Veja” 😂

            • Junior Santos

              Seu comentário final foi perfeito! rsrsrs

            • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

              Você só esqueceu que nem mesmo na Época de Collor e Sarney tivemos um Governo tão Corrupto tão Ladrão quanto este atual

            • Elton Fabricio

              Não tivemos ou não sabíamos que existia? Vale a pena a reflexão, concorda?

            • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

              Você só esqueceu que nem mesmo na Época de Collor e Sarney tivemos um Governo tão Corrupto tão Ladrão quanto este atual e que para um Governo sair de uma Crise é Preciso Ajuste Fiscal nas Contas Publicas o que este Governo Corrupto do PT jamais fara.. País nenhum sai de crise sem fazer nada só saímos no Passado graças ao Governo FHC que mudou a historia do Brasil com O PLANO REAL.. agora você vir aqui dizer que ficar reclamando é que não da porque não ajuda em nada é muita cara de Pau e dizer que grandes coisas saem de uma crise é piada de circo ruim.. você deve ser eleitor do PT partido dos presidiários filiados para vir com um discursinho tão barato quanto este

            • Elton Fabricio

              Em nenhum momento eu disse que não devemos reclamar ou que devemos ficar apenas assistindo e pagando o pato pela burrice dos nossos governantes.
              O que eu disse é que mesmo em tempos de crise, existem oportunidades.
              Continuo achando que devemos tentar ser otimistas. Afinal, enquanto alguns choram, outros vendem lenços.

            • Elton Fabricio

              Ah… e só pra constar, o FHC era o ministro da Fazenda durante o
              período de lançamento do Plano Real. O presidente era Itamar Franco.
              Um mês após o lançamento do plano, FHC saiu do cargo para se candidatar à Presidência e Rubens Ricupero assumiu o ministério da Fazenda. Ricupero, é o responsável por toda a condução do plano.
              Que tal estudar um pouco da história política brasileira antes de sair atacando os outros gratuitamente na internet?

          • A. Souza

            O Brasil já esteve sem crise?

            • Elton Fabricio

              Não sei se você lembra, mas em 2009 quando um banco americano quebrou e teve uma crise financeira mundial, foi justamente o ano em que o brasileiro mais viajou pro exterior e as vendas de imóveis bateram recordes. 😉

            • A. Souza

              Meu nobre nos somos uma nação com mais de 69% demisse

            • Elton Fabricio

              Olá amigo, conheço muita gente, mas muita gente mesmo que resolveu empreender na época do “boom” da economia brasileira (em 2012 quando chegamos a ser a 6ª maior economia do mundo) e vai muito bem hoje em dia, mesmo com a situação do jeito que está.
              Contudo, há exceções, obviamente…

            • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

              Não sei se você lembra mas isso foi Graças ao PLANO REAL DE FHC E A MOEDA FORTE O REAL CRIADO POR FHC “que durou mais de 20 anos apesar do PT” que o Governo Corrupto do PT esta destruindo com muita corrupção e roubalheira…

            • Primeiro de tudo: acreditar que apenas um partido é corrupto é atestado de ingenuidade. Todos que estão aí são corruptos, e dar a culpa a apenas um partido é cair na lorota de uma máfia corrupta que quer voltar ao poder. Enquanto vocês discutem aqui, todos riem das suas caras.

              Segundo: as regras são bem claras sobre discussões políticas e partidárias neste blog. Por isso, peço que evitem citar nomes de partidos aqui e foquem especificamente na notícia dada no artigo, ou alguma outra informação relativa que possa REALMENTE contribuir com o conhecimento de todos. Quem descumprir as regras, pode ser democraticamente banido dos comentários. 😉

            • Democraticamente banido? 😂😂😂

          • Fábio Laurindo

            Concordo em termos, mais assim como eu e outros investidores estamos deixando o Brasil de lado na hora de investir, moeda fraca, governo sem liderança país como o Brasil quando quebra é difícil se recuperar ao menos aos mais pobres que na sua maioria paga a conta, grande PT

            • Elton Fabricio

              Fábio, pro pobre sempre existiu crise. As coisas nunca estiveram boas, rs. Ele sempre teve que se matar pra colocar comida na mesa. Ou isso mudou nos últimos 12 anos do PT é só agora que deu uma piorada?
              A moeda enfraquece justamente porque não há investimento aqui. Se todos agirem como você e outros investidores, ai que lascou de vez.
              Mas eu entendo… Não está fácil manter o otimismo diante do cenário atual.

  • Eu acho ridícula essa cubalização do Brazil, às vezes tenho a impressão de que nosso governo quer ter o mesmo poder sobre o povo.

  • Lu Lu

    Pensem pelo lado bom donos de IPhones 5C: seus dispositivos serão mais bem valorizados. O único lado bom

    • Thiago Racca

      Serio que vc acha isso um lado bom.. Diz pra colocar o iphone a mais de 10000 reais ou o dolar a 5 reais oq acha? muito bom né? valorizou?

      vamos ficar igual aos cubanos usando carros dos anos 50 pq não se da pra comprar mais novo quem tem o iphone 5c se contente com esse pq ter outro vai ser complicado por um boooom tempo

      • JPaC

        Acho que ele quis ser irônico…

        • Thiago Martins

          Tabém acho que foi irônico, mas o começo da colocação mostra que mesmo na ironia, esse pensamento que ele teve foi bem individualista, já que pelo menos quem tem 5c vai se beneficiar as custas dos outros. Talvez ele não tenha pensado dessa forma… só estou tentando interpretar o texto dele.

  • E depois vem alguém aqui deixar aqueles comentários que a Apple não gosta do Brasil… Quem não gosta do Brasil são os brasileiros…

    • Eles não compram nos EUA. Eles devem ganhar do próprio governo com algum benefício tipo “auxílio smartphones” para os parlamentares… (“auxílio terno” eu sei que tem)

      • Elton Fabricio

        Existe sim… em dezembro de 2014 o Senado abriu licitação no valor de R$ 696 mil para compra de smartphones. Pode procurar no Google que você acha essa matéria.

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

        TENHO UM PRIMO QUE PASSOU SÓ 6 MESES TRABALHANDO EM UM MINISTERIO O DAS CIDADES E A PRIMIERA COISA QUE RECEBEU ME PARECE QUE FOI UM IPHONE E AO SAIR DE LÁ FICOU PRA ELE

        • Ele deve ter sido agraciado com alguma promoção da operadora. Se ele tivesse recebido um aparelho celular do Estado, ele teria que ter devolvido. Como duvido muito que o seu primo seja um criminoso, acho que a história está mal contada. Saiba que bens públicos, em princípio, são inalienáveis.

          • Rafael Andrade

            “parece que”

      • Renato Faria

        Quando a câmara dos deputados sentiu a necessidade de possuir tablets para os deputados foi aberta licitação para aquisição dos mesmos, no edital de abertura da licitação colocaram as especificações mínimas dos tablets para que as empresas concorrentes da licitação atendessem, simplesmente copiaram e colaram as especificações do iPad do site da Apple, ou seja, qual a única empresa capaz de atender a configuração mínima desejada? Resultado: iPads para todos deputados pagos por nós, ou seja, vc pode não ter um iPad ou iPhone mas com certeza já pagou por um.

  • Opinião Opinion

    Culpa do PT e quem votou no PT. Bando de Comunistas desgraçados.

  • Thiago Martins Rodrigues

    Depois vem reclamar do cara que vai para o EUA compra IPhone, IPAd e afins… Governo brasileiro trabalha contra a própria população. Só “jênios” incentivam a hiper-tributação, mesmo sabendo que o ideal seria incentivar o consumo…

    • Arley Martins

      Isso ae kra. Se o governo incentivar o consumo a um preço atraente, o pessoal iria comprar muito mais gerando mais impostos. Do que adianta colocar um imposto gigante sendo que poucos irão comprar?!?! Exemplo: se o iphone fosse do preço vendido nos USA ou coisa de 200 reais mais caro do que é vendido la, eu e a maioria dos Brasukas iram comprar no Brasil e aqueles que compraram la fora ira comprar dentro do pais e galera em geral irá trocar de celular todo ano. No atual momento não da porque o dólar ta absurdo 4 reais.

  • Jefferson Soares

    Xiiii…

  • Bill

    Uma coisa eu digo… Trocar de telefone a cada novo lançamento não é uma atitude sensata. A reclamação pelos altos impostos é grande (e eu também reclamo), mas o consumidor precisa frear um pouco esse desejo incontrolável de comprar.

    • Danilo

      O povo chora,reclama,da chilique,mas no final compra.
      Quando o IPhone 6 foi lançado, o povo achava R$3,199 um absurdo,hoje foi pra R$3,500 e continua vendendo.
      Aqui é assim,você reclama,mas ai seu vizinho compra,pra não ficar por baixo você também compra e assim vai indo.

      • Bill

        A vontade é de:
        – fingir que é rico; ou
        – mostrar que realmente é rico;

        O primeiro é mais burro que o segundo, mas o segundo é tão fracassado psicologicamente/emocionalmente que cai na mesma vala comum do primeiro (e acha que está por cima)

        • Essa é a sua cabeça. Eu troco todo ano o meu iPhone e as minha razões são completamente distintas das que você elencou…

          • Bill

            Quais as razões pra trocar de iPhone todo ano?

            • As minhas?

            • Rob Simões 

              Faço exatamente a mesma coisa, e pelos mesmos motivos. Que mania que alguns tem de cuidar do dinheiro e da vida dos outros.

            • Me passa um da sua lista? Anunciei o meu 6+ mas ainda nada de vender…

            • Não sei se vai adiantar, até gostaria, mas o pessoal confia nos cuidados que eu tenho e nas indicações de pessoas que já compraram os meus aparelhos antigos. Anuncia no Fórum do iPhone, ML, OLX, e veja se o seu o preço ou as suas garantias não estão falhas. Boa sorte Falk.

            • Obrigado amigo, também costumo ter esses cuidados, já vendi um 5 e um 5S aqui pelo fórum. Sempre postando fotos e guardando as caixas/documentações… Vamos ver se até o lançamento oficial eu consigo alguma coisa.

        • Mark_SP

          Nossa, comprar um iPhone é ser rico? Comprar Mac, iPad, iPhone, seja lá o que for é ser rico? Rico para meu conceito é comprar um imóvel de 900 mil reais para cima a vista, sem nem pestanejar nem fazer conta, abaixo disso creio ser classe média…

          • Fábio Laurindo

            Mark vamos ser sincero pro padrão Brasileiro é caro sim investir mais de 3000 mil num aparelho, concordo que ricos nem ligam pra 3000 mil reais veja meus tios os donos da Nagem eles gastam isto numa noite kkkk quem mandou eu ser o sobrinho pobre kkk abs amigo nos falamos

            • Mark_SP

              Rssss poxa, seus Tios não querem me adotar não? kkk Mas você entendeu, claro que é dinheiro, mas o que penso é que o povo exagera.. chamar de rico quem compra um iPhone? Aí não né? Ou este seria um Blog de caras, kkk Abraços meu amigo, bom ver os amigos participando aqui

            • Fábio Laurindo

              Eles faziam eu de peão kkkk como sofri lá meu velho, mais a vida deu voltas né, sempre é bom encontrar um amigão do mundo da tecnologia abs

        • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

          e sua vontade é de conversar besteira me parece que você não tem dinheiro para trocar de IPhone ou carro todo ano e fica julgando os outros na internet..
          acho que o fracassado psicologicamente / emocionalmente aqui deve ser você..
          quem sera o mais burro afinal? eu acho que não é o cara que troca de iphone todo ano não

          • Bill

            Se eventualmente eu não tiver dinheiro eu sou MENOS do que quem tem?
            Desde quando o dinheiro baliza o caráter ou a inteligência?

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

        compram porque precisam gênio.. se não formos comprar iphone porque é caro carros porque são caros pagar conta de telefone ou luz porque são absurdamente caras a gasolina é a mais cara do mundo o ps4 é o mais caro do mundo então é melhor se matar ou morrer vivo porque nesta merda de goveeno dos ratos petralhas tudo é caro ..

    • Cassio Delmanto

      concordo, cara… não me conformo com esse pessoal que pega um novo por ano… os iPhones são uns dos poucos aparelhos que podem funcionar perfeitamente por 3/4 anos sem problema… cada um sabe o que faz com seu dinheiro, mas acho meio triste ver que as pessoas não aproveitam seus aparelhos ao máximo… os descartam muito antes da hora…

      • steang

        Está sendo simplista. A grande maioria que pega um novo por ano, geralmente já vendeu ou irá vender o do ano anterior. Não é uma questão de comprar um e jogar o outro fora.

        • Cassio Delmanto

          ah sim, isso é óbvio… na verdade tanto faz o que a pessoa faz com o aparelho antigo… o contexto é o mesmo… a pessoa vai estar trocando muito antes do necessário…

          • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

            cada um sabe o que é necessário para si

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

        que disse que quem compra todo ano não aproveita os aparelhos ao máximo? é cada um que aparece? quem troca todo ano ou de 2 em dois anos de cara já pega as novas tecnologias que são colocadas no aparelho e aproveitam muito mais.. além disso gosto é como CU cada um tem o seu não existe nada melhor do que uma nova geração e carros ou eletrônicos quando são lançadas e cada um faz o que quer com seu dinheiro o que eu acho triste é gente julgando o gosto dos outros ou o que os outros fazem com o dinheiro deles

        • Bill

          xo

  • KB

    Mais do que defender o desgoverno, é defender bandido e a criminalidade. Na atual conjuntura, não são nem desinformados ou ingênuos, mas cúmplices de crime. Tão bandidos quanto.

    • Ricardo

      Concordo em gênero, número e grau.

      • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

        onde eu assino quem defende este governo do PT o mais corrupto da historia do Brasil e o PT partido que tem Presidiários filiados é conivente SIM

  • Antonio Paim

    O Governo acabou de encerrar essa lei. Daqui a três meses começa a “pauleira” no bolso do consumidor.

  • Ricardo Marcílio De Britto

    Pelo que andei lendo teremos mais problemas. Parece que não só este benefício vai acabar como os importados terão um aumento em sua taxa de importação.

  • Felipe

    Off topic, a Pokémon Company lançou seu jogo que já tinha pra 3DS, o Pokémon Shuffle, na App Store. O jogo é uma mistura de Candy Crush com pokémon, é bem interessante, vale a pena, só tenha atenção, esse NAO é um dos jogos da parceria entre a Dena e a Nintendo. Não vou postar links por ser contra as regras do blog.

  • Pablo Rangel

    Aguardando o iphone 6s bater R$ 5 mil no modelo 16GB!

  • Elton Fabricio

    Sabe aquele ditado que diz “quanto mais se ganha, mais se gasta”?
    Pois é.. o governo ao invés de cortar gastos pra sobrar dinheiro, aumenta os impostos pra aumentar a arrecadação.
    O resultado é óbvio… ano que vem, com mais dinheiro em caixa, os desvios e a roubalheira serão ainda maiores.

    • Eduardo

      Tô desesperado pra sair desse pais de bosta.

    • Eduardo

      Tenho vergonha profunda desse lugar.

  • duane damaceno

    Gostaria que a reforma também passasse pela “cúpula”: diminuindo os auxílios para parlamentares, diminuindo a quantidade de assessores dos parlamentares, diminuindo os gastos dos 3 poderes com viagens, celulares, ternos, publicidade, etc.

    A população paga pelos seus erros: desde o início da República, foram poucos os governantes que se preocuparam com o povo e isso é nossa responsabilidade! Mas os governantes também deveriam pagar pela incompetência.

    Enquanto isso, vivo muito feliz com meu primeiro celular, um iPhone 4S e meu segundo notebook, um Macbook White 2009. Acredito eu que, mesmo com meu baixo salário de professor e músico, tenho bons produtos por saber administrar minhas finanças e, mesmo gostando muito de tecnologia, não troco meus produtos a cada ano. Talvez o brasileiro deverá passar a agir assim.

    Minha esposa morou um tempo na França e na volta, muitos amigos dela pediram coisas para ela trazer. A francesa dona da casa onde ela morava comentou: “sempre ouço falar que o Brasil é um país que enfrenta dificuldades financeiras, mas estes seus amigos devem ser exceção!”

    Sem dúvida é necessária uma reforma estrutural no país, mas também é necessária uma reforma cultural da população! Tem gente que parcela a compra do mês no mercado em 4X! Você não tem mais aqueles produtos e ainda terá que passar 3 meses pagando! Ser consumista é problemático; ser consumista sem poder ser, é mais ainda!

    • Thiago Souto

      Já fui um desses consumistas, passei por quase todos os iPhones até parar no 5s, com a morte da minha mãe, parei para refletir e vejo o quanto fui idiota com todos os gastos desnecessários que tive, gastos esses q hoje poderiam me proporcionar uma reserva de dinheiro maior para enfrentar o q esta por vir.

  • JanjaBoy

    [ironia ON]
    Só notícia boa!!
    [ironia OFF]

  • Daniel Alencar

    Que magnifico! Quantas decisões incríveis nosso governo está tomando para pagar as dívidas, não?

  • Cassio Delmanto

    já diria o velho ditado que parece perfeito para a vida do brasileiro moderno: ‘nada está tão ruim que não possa piorar’… hahaha… e eu lembro que quando peguei meu primeiro iPhone, em 2011, o antigo iPhone 4, paguei R$ 1.4 mil e povo me chamava de louco porque era um absurdo de caro… como os tempos mudam…

  • Se é de comprar o 5c, façam que nem eu. Comprei agora em agosto um de 16gb no aliexpress por 690 reais. O melhor é que paguei apenas $32 de taxas. Aparelho novinho e original.

    Abs.

    • Alexandra

      Oi Bruno.
      Pode me dar uma luz? Como tu fez p/ entrar sem tributação?

      • opa, fui taxado sim, mas apenas R$32 (20+12 dos correios). não sei o que ocorreu. fiz o mesmo procedimento como fiz das outras vezes que comprei smartphones no ali: pedi pro vendedor declarar o pacote como sendo um mp4 player de 35 dolares.

        Não sei se foi pq o pacote estava leve (pq o 5c é bem leve). achei que seriam uns 100 de taxas, quando vi o valor, me assustei. rs

  • Bruno

    O título e o post estão errados, não é que “pode” acontecer, não é que o governo “cogita”. JÁ está vigente. A MP já foi publicada no DOU de hoje.

    • Bruno

      Adicionalmente: também não é que o governo está “tentando pagar suas dívidas”, é muito mais grave que isso. Muito antes de pagar a dívida, o governo deveria economizar para pagar PARTE DOS JUROS da dívida, e nem isso está conseguindo, mandou um orçamento com DÉFICIT PRIMÁRIO, ou seja, está gastando mais do que arrecada ANTES de pagar qualquer coisa de juros ou de principal da dívida.

      Aí aumenta impostos, porque cortar custos, nem pensar, né?

  • Fábio Laurindo

    Galera tenham calma, vocês que moram no Brasil o pior ainda nem chegou, se acham que está ruim a situação vai só piorar relaxa isto é só a ponta do iceberg

  • Fábio Laurindo

    Sempre terá quem defende afinal se você não ganha nada com o PT quem o defende algo ganha, nem que seja pão com mortadela

  • Guilherme Paviani

    Vai na dilma seus filhos da puta !!! Toma no meio do cu. É so imposto que aumenta, e meu bolso que esvazia a cada dia. Desculpa iLex mais fiquei revoltado mesmo. Kkkkkk

  • Lucas Stegel

    Estou esperando baixar o preço do 6 “se baixar”. Mas será que ainda vale a pena o 5C? Estou sem iPhone desde junho, depois de passar um inferno com um 5S + Suporte Apple.

  • Leonardo Negrisoli

    Subindo o preço do 5c, a Apple já deve aproveitar e corrigir todos os preços do seu site, quem sabe.. Ela pode querer aproveitar o gancho.
    Com certeza o reajuste dos preços dela será bem maior do que a variação do USD, como sempre, mas blz..
    Ficam cada vez mais distantes dos brasileiros os Apple Products, onde nem no exterior estão baratos mais 🙁

  • Jefferson Soares

    Já posso imaginar, iPhone 6S 16 GB = R$ 4200,00.

  • Junior

    Biblia Provérbios -29: 4 Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, QUANDO O GOVERNO COBRA IMPOSTOS DEMAIS, A NAÇÃO ACABA EM DESGRAÇA!

    Se o nosso governo não atentar para isso nosso Pais estara em ruínas.
    (Provérbios foi escrito pelo Rei Salomão considerado um dos homens mais sábios q ja existiu, governou israel com sabedoria e prosperidade).

    • Marcos Romero Cruz Cardoso Rom

      COMO É QUE O GOVERNO VAI ATENTAR SE SÓ TEM COMUNISTA E LADRÃO QUE ROUBA O POVO NO PODER? O PARTIDO DO GOVERNO TEM PRESIDIARIOS FILIADOS

  • Kareka_almeida

    Isso aqui foi tão phoda, que vou botar no meu facebook: “Primeiro de tudo: acreditar que apenas um partido é corrupto é atestado de ingenuidade. Todos que estão aí são corruptos, e dar a culpa a apenas um partido é cair na lorota de uma máfia corrupta que quer voltar ao poder. Enquanto vocês discutem aqui, todos riem das suas caras.” =D

  • Diego

    Não existe ministro da economia. Se estiver se referindo ao ministro Levy, o correto seria ministro da fazenda.

  • Ramón Nervioso

    país LIXXXXOOO!!…

  • Ramón Nervioso

    país LIXOOOO!!!.. comprem seus iphones no exterior, mesmo se for mais caro!.

    NAO DEEM UM CENTAVO PRA ESTE GOVERNO!!

    • Eduardo

      Voce acha mesmo que o Pais depende do seu dinheiro de iPhone pra se sustentar?

  • Richard Alves

    Ainda vale a pena comprar o iphone 5c ou é melhor esperar pra comprar o 5s ?