Notícias

Preços de celulares importados, como o iPhone, podem subir ainda mais no Brasil

No dia de ontem, o Ministro da Fazenda anunciou aumentos em alguns impostos, entre eles, o de produtos importados. Isto significa que iPhones e computadores da Apple serão obrigatoriamente afetados.

No Brasil, atualmente, apenas o iPad é fabricado em nosso território; todos os demais produtos da Apple são importados, sofrendo portanto com pesados impostos do governo. Na edição de novembro da Revista iThing, desmembramos o preço do iPhone 6 e chegamos à conclusão que cerca de R$ 1.250 do preço do modelo de 16GB era somente de impostos.

Com a atual mudança, a alíquota do PIS/Cofins sobre importações sobe de 9,25% para 11,75%. Como a Apple costuma repassar os aumentos de impostos para o preço final, é bem possível que, em breve, vejamos mais um aumento, como o que houve no início do ano.

É um triste momento que passamos na economia brasileira. Além dos já pesados impostos que pagamos em tudo, eles aumentam ainda mais. Aliado ao dólar alto, não é de se admirar que tenhamos o iPhone mais caro do mundo.

Botão Voltar ao topo