Rumores

No futuro, a Siri poderá atender suas ligações telefônicas

Secretárias eletrônicas eram o top da tecnologia na década de 80, facilitando o recebimento de recados quando não se estava em casa. O tempo passou, os celulares vieram, e a função acabou ficando cada vez mais esquecida, principalmente porque muita gente prefere desligar quando escuta a frase “Esta chamada será cobrada após o sinal“.

Quando Steve Jobs apresentou o iPhone, em 2007, uma das funções revolucionárias era um serviço de secretária eletrônica visual (o Visual Voice Mail, descrito neste artigo), que permite escolher em uma lista o recado que você quer escutar, sem precisar ter que ficar ligando para a operadora e ser obrigado a escutar todas as mensagens gravadas. O serviço ainda existe, mas depende da boa vontade das operadoras em implementar o serviço. No Brasil, apenas a Claro disponibiliza isso para os seus clientes.

Para não ficar na mão das operadoras, a Apple pensou em implementar seu próprio serviço, que funcionaria pelo iCloud e contaria com a ajuda da assistente virtual do iOS, a Siri.

Quem traz a informação é o site Business Insider, afirmando que a equipe de desenvolvimento da maçã já estaria preparando algo do tipo para 2016. Vários empregados da Apple já estariam testando o serviço, que por enquanto está sendo chamado de iCloud Voicemail.

Apesar de ser um rumor, já se sabe que a Apple pelo menos está pensando no assunto, pois publicou uma patente referente a isso ainda em 2012. Nem toda a patente da Apple chega ao mercado em forma de produto, então é preciso esperar para ter certeza de algo. Saiba que apenas é uma grande possibilidade.

A novidade é que toda a chamada não atendida não iria para a caixa postal da operadora, mas seria atendida e respondida pela Siri. Ela falaria uma frase explicando que você não pode atender e ouviria o recado da pessoa. Este recado seria traduzido em texto e enviado para o seu iPhone, para ser lido depois. Nos dias de hoje, as pessoas estão preferindo muito mais ler textos do que ouvir gravações, pois é muito mais rápido e pode ser feito em qualquer lugar.

Mas ainda não se conhecem os detalhes técnicos de como funcionaria a função. A Siri hoje precisa estar conectada na internet para enviar a voz aos servidores da Apple e traduzir em texto. No caso do iCloud Voicemail, o que aconteceria se o celular estivesse desligado ou em uma área sem cobertura? E em conexões lentas, a Siri faria a pessoa esperar até ela interpretar o que foi dito? (sabemos que às vezes ela demora para fazer isso). E quem liga, não teria mais a possibilidade de desligar antes de ser cobrado? Várias questões que só poderão ser respondidas quando a Apple anunciar oficialmente o serviço. Se é que ela irá mesmo anunciá-lo um dia.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo Walter

    Tenho esse serviço (Visual Voice Mail) pela Claro e funciona muito bem!

    • Marlon Fuhlendorf

      Como funciona? Como ativo?

    • Ubirajara Batalha

      Tb quero saber como ativo isso!

      • Robson Olindo

        Liga para a Claro e pede pelo serviço, segue a tela do sistema com o meu já ativo. Se verbalizar esse nome pode ser que eles se atentam, pois precisei ir na anatel para reativarem o meu.

        • Como ele funciona ? Falando sério, parece ser um serviço já bem antigo, não fazia ideia que existia. Pode ser interessante.

          • Robson Olindo

            Bem, resumidamente, sempre que for deixada um recado na secretaria, esse serviço, ja pegará os dados como Telefone de quem chamou (Caso esteja em sua agenda, já entrará o nome da pessoa ao invés do numero) e hora que foi deixado o recado. Bastando você tocar na mensagem que você deseja ouvir, e ai você ouve sem a necessidade de “ligar” para o numero da secretaria, pois a mensagem ja estará disponível. Acho pratico, mas muitos acham que ja esta datada essa função sem ao menos usar.

        • Rodrigo

          Cara, eu tinha esse serviço ativo no iPhone 5S (Do Brasil), funcionava que era uma beleza! Só foi eu mudar pro 6 Plus que ele parou de funcionar! Com alguém mais aconteceu isso?

          • Robson Olindo

            Sendo da claro tem que ligar para eles e pedir para poder reativar o serviço. Quando mudei do 5s para o Plus não apresentou problemas não em reativar, pois vim do meu Backup então manteve o serviço ativo.

        • Leandro

          Olá, não consegui visualizar a imagem pois está com muito baixa resolução.. Pode dizer o que tem escrito? Estou sem depois que fiz mudança de titularidade na Claro e por duas vezes fiquei horas tentando ativar e não consegui.

          • Guisp

            Só clicar na imagem que ela abre em resolução total. 🙂

        • Daniel Zibordi

          E é pago este serviço na claro?

          • Robson Olindo

            O serviço e gratuito

        • Falei com o atendente no chat, ele disse que esse serviço que eles chamam de “Visual Voice Mail – Secretária (iPhone)” só está disponível para o Claro Pós, Claro Empresa e Cliente Combo Multi. :/

    • Acabei de falar com o atendente da Claro via chat e ele ativou na hora. Excelente.

      • Apesar de que depois da ativação fica só com a mensagem “Configurando voice mail…”

        • Robson Olindo

          Depois sai, depois que você configura a senha, passa um tempo e some

          • o meu não saiu ainda, tá desde ontem 2h da manhã até agora.

  • Realmente, quem liga seria já tarifado desde o início.
    Buenas, não tem o que fazer, pelo menos seria algo útil, pois se o serviço esta ativado é pq um indício muito forte que a pessoa esta disposta a ler a mensagem.

    Das duas uma.
    Ou será algo constrangedor e os usuários não vão ativar para não gerar cobrança para quem ligar.
    Ou será algo útil e quem liga deixará recado pois terá certeza que o outro lado vai receber e responder.

  • Bruno R

    OFF – Recebi um e-mail de uma empresa terceirizada informando que vai intermediar os pagamentos aos desenvolvedores.. Alguém ai está sabendo de algo ?

    • velociround

      Não estou sabendo de nada, fique atento se a mensagem é verídica ou se é engenharia social para conseguir os seus dados.

      • Bruno R

        Engraçado que no pdf anexado ao e-mail veio o valor exato em dólares e em reais que recebi no dia… Pode ser verídico, mas vou ignorar por enquanto rss. Valeu

        • velociround

          É uma terceirizada brasileira? Pode ser uma forma que a Apple encontrou de pagar os desenvolvedores e escapar dos impostos absurdos rs.

          Se o e-mail não pediu nenhum dado seu, te mandou um recibo com o valor exato que você recebeu, e você conseguiu conferir os dados de forma independente do e-mail, então deve ser verídico hehe… eu falo sempre pra tomar cuidado porque acho sensato duvidar de tudo e evitar entregar quaisquer dados seus a menos que seja para entidades que possam ser verificadas quanto à sua segurança e autenticidade.

          Tipo essas pessoas de “número desconhecido” que te ligam falando que tem uma mensagem do banco pra te dar e pedem para “confirmar” seu nome, cpf, idade, endereço, nome dos pais etc antes de te passar a mensagem…

          • Bruno R

            Também tenho este cuidado. Recebi o primeiro e-mail com as informações verídicas. Ao responder questionando esclarecimentos, disseram que estão fazendo a intermediação dos pagamentos para a Apple e me pediram meus dados pessoais. Ai fiquei receoso e vim aqui.

            A empresa: https://www.intlfcstone.com

        • Bruno, como chama esta instituição?
          Para pagamentos no Brasil, a Apple tem parceria com bancos nacionais para pagar os desenvolvedores. No meu caso, esta intermediação é feita pela intlfcstone.com .

          • Bruno R

            Meu último comentário está pendente de moderação.. É essa mesmo a empresa que me enviou o e-mail. Recebo há cerca de 1 ano e nunca houve a necessidade do envio de dados pra receber… Por isso estranhei…

            • Então fique tranquilo. Eles são ótimos. O bom é que você paga menos taxas recebendo em reais e não em dólar. 🙂

            • Bruno R

              Sim, não podemos reclamar. Pago 60 reais pra CAIXA pra receber do Adsense.. Absurdo

  • Humberto Gomes

    Sei que não é o tópico sobre revista… Mas já estamos em agosto, a assinatura da iThing foi comprada a dias e a edição de Julho nada… Brincadeira com os clientes viu, e não é a primeira vez… Alguém do blog poderia pelo menos nos dar uma nota de esclarecimento sobre o que está acontecendo? ( não uma bronca, um esclarecimento ) pois somos consumidores e pagamos pelo serviço, obrigado.

    • Senhor da verdade

      Vai tomar bronca ou lição de moral. É sempre assim.

    • Oi Humberto.
      Como você disse, este não é o tópico ideal, pois foge completamente do assunto (além de ser contra as regras do blog).
      O melhor é nos contatar diretamente por email, pois assim podemos responder a todas as suas dúvidas em relação à revista. 🙂

  • hecnpo

    E nada do iPod Touch ser vendido no Brasil…

    • iJack

      Também estou ansioso para a compra de um, depois da atualização vale super a pena.

  • A Siri está parada no tempo.
    Lançada em 2011 e ainda não faz quase nada.

    Não consegue nem interagir com os próprios aplicativos da Apple direito. Que isso gente?

    Talvez ela um dia seja algo bom, mas vai demorar… e muito!

    Obs.: Quando ela tiver a voz da Dercy né Janja?

    • Danilo

      – Siri abra o Whatsapp !!!

      (Veja o que encontrei sobre “Siri abra o Whatsapp”)

      • Leonardo VimpriO

        O meu ele abra, (Abre o WhatsApp). Reveja a forma como fala.

        • Murilo Herrmann

          Sobre a questão da Siri ser inteligente, ela deveria entender ambas as formas.
          Concordo com o @dcadanilo01:disqus e acho que ela está fraca em português.
          Se eu tenho que decorar um texto, é melhor a Apple largar tudo e voltarmos aos controles por voz do iOS 3 ou 4, pelo menos não consumiam 3G.

          • Simplesmente é impossível pedir músicas internacionais para o Apple Music tocar, ele entende qualquer coisa em português, menos o nome da banda/música em inglês. Isso é muito ruim, é uma falha.

            Também faz falta interagir com outros aplicativos…

            • Disse tudo.
              A Siri + Apple Music em portugues simplesmente nao funcionam.

              Desisti de ambos.

            • Só rola com música nacional….

            • Guisp

              Realmente, isso é umas das coisas que mais me incomodam na Siri. O Google Now identifica perfeitamente uma frase, mesmo se dita em dois idiomas simultaneamente.

      • Opa! Ela sabe abrir aplicativos! hahahaha

        Eu esperava que em 4 anos ela conseguisse fazer um pouco mais que isso.
        Mas ainda estou na expectativa de algo novo.

    • Conde De La Roche, o benfeitor

      Testei hoje a Siri:
      _ Como eu chego na Rua Sebastião de Souza, número 150?
      _ Desculpe, eu não posso encontrar intinerários para datas no passado.

      _ Como chegar na Rua Sebastião de Souza, 150?
      _ qual Souza? Toque no contato desejado: xxxxxx

      • Murilo Herrmann

        Essa de “datas no passado” me apareceu também. não sabia se ria ou se atirava o iPhone no aquário. kkkkk

    • velociround

      Cara, a Siri em inglês está muito foda, e ela entende quase tudo. Além do que ela consegue buscar dados do Wolfram Alpha e isso faz muita diferença na qualidade dos resultados.

      Mas em português é uma bosta mesmo, às vezes se você mudar 1 palavra na forma de falar ela já não entende o que é pra fazer.

  • Siri diz aí para o Blog do iPhone que essa é uma excelente notícia. Eu usei a Siri pra deixar este comentário! OK

  • Anderson Camões

    Uma função que sonho ver na Siri seria o reconhecimento automático do idioma. Por exemplo, a minha esta em português, se eu falo algo em inglês ela não entende. Quando mudo para inglês e falo algo em português acontece a mesma coisa.

    Será que não poderia ser multi idioma?

    • Pra mim esta seria a melhor funcionalidade implementada na Siri desde o lançamento dela.

    • sem sombra de dúvidas, é impossível pedir pra ela uma musica no Apple Music…….

      • Alessandro Nogueira Marcelo

        Muito bem Zanac !! E isso mesmo !!!

    • Guisp

      Creio que não seja tão ‘difícil’ implementar tal função, o Google Now já reconhece vários idiomas simultâneos faz um tempo. O ganho que teríamos em eficiência seria sensacional! Pedir musicas, abrir apps com nomes em inglês…

      • velociround

        Cara, só porque uma outra empresa já oferece um serviço, não quer dizer que ele não seja super difícil de implementar.
        Só quer dizer que a outra empresa tinha interesse, e já gastou tempo e dinheiro e conseguiu passar pela dificuldade, seja lá qual for, para disponibilizar o serviço ao …

        Entender 1 idioma com 100% de precisão já é super complicado, entender 2 idiomas ao mesmo tempo é mais complicado ainda: a pronúncia de cada pessoa é diferente, duas palavras podem ter o mesmo fonema e serem palavras diferentes em idiomas diferentes, etc.

        Tem tantas coisas que mudam do jeito que você falar (sotaque, pronúncia, ruído de fundo, tom de voz, ritmo/velocidade de pronúncia, etc), que pode ser difícil ela saber se você quis dizer telefone ou telephone por exemplo. O algoritmo pra fazer isso não é nada simples!

        O que não quer dizer que é impossível, claro. Mas talvez não seja uma prioridade pra Apple, já que ter um idioma só resolve a maior parte dos casos, principalmente nos EUA, que não tem diferença já que as músicas já são em inglês mesmo… talvez ela nem esteja ciente dessa dificuldade em outros países… enfim

        • iJack

          Verdade, a Apple é a melhor em tudo, mesmo a Siri sendo super deficitária eu amo muito. As vezes quando estou triste, falo pra ela e ela sempre me consola, isso engrandece minha alma.

  • Janja, vc matou a pau! hahahaha

  • Japa

    o problema não é nem ser cobrado logo que a secretária atende pra deixar recado, o problema é quando vc recebe uma mensagem de voz e deus sabe lá o que deixaram na mensagem e vc paga só pra ouvir a bobagem. Muitas vezes é alguém que não sabe nem usar o telefone e deixa mensagem de voz de passos, voz de fundo ou simplesmente som do nada

  • Rodrigo Rocha

    Como conseguir ativar o serviço (Visual Voice Mail) pela Claro ?

    Pois nenhum atendente sabe sobre esse serviço na operadora! 🙁

  • Adnnub Auss

    Acreditam que preciso usar um nokia velho com Symbian só pra poder ter a secretária eletrônica? Não tem nada parecido nem no android nem no windows. Via operadora o cliente desliga antes da mensagem, já no symbian o app que uso atende e toca a gravação sem que do outro lado
    perceba de imediato que é gravado. O complicado é que uma hora os nokias antigos somem do mercadolivre e fico sem aparelho pra continuar usando secretária.

  • Não sei como esse serviço funciona aqui nos EUA, mas não precisa ligar para a operadora. Se alguém puder me explicar, agradeço. 👍😉

  • Luís M.

    É isso que o artigo estava falando. Que antigamente era preciso ligar para a operadora e agora é olhando essa lista que nem a que você acabou de mandar.

    • Obrigado, amigo. Mas você sabe como essa lista funciona? As mensagens ficam armazenadas no telefone ao invés da central da operadora, é isso?

  • Ruan

    Semsunga Voicemail em 2015 ainda, podem apostar que irão fazer o mesmo que aconteceu com o AppleWatch

  • Cristiane Ribeiro

    Essa Siri não entende nem o que eu falo, vai entender quem me liga. Obrigada. Não quero assunto com ela.

  • Felipe Salomão

    O siri é muito fraco, tá parada no tempo, o mínimo que deveriam fazer é lançar api com integração de apps de terceiros.. Dai poderia dizer: enviar whatsapp para fulano.. 2 idiomas ao mesmo tempo (oi Apple music).. Testem vcs mesmo, pergunte: são que horas, ela responde com uma busca no Wikipedia, porém ao perguntar que horas são, ela responde normalmente.. Isso é padrão de qualidade? O Google Now está milênios de anos luz na frente, assim como mapas.. Infelizmente não o posso ter integrado no ios.. A apple é muito fraca em serviços e tudo demora décadas para expandir, ao contrário do Google que praticamente lança uma solução global.. Uma empresa do porte da apple tem que ser mais dinâmica!

    • Gustavo Rezende

      Mas esse é o resumo das duas empresas, o Google é forte em serviços e fraco em produtos e a Apple o contrário.

  • Gerinho Faustino

    Não consigo passar um dia sem entrar no site do bdi.

  • A Oi também tem esse serviço ” Sabe quando você não consegue ou não tem tempo para resgatar os recados de voz deixados na sua caixa postal? Com o Oi Torpedo Recado você recebe os recados de voz também através de SMS. Se você quiser ouvir os recados, eles continuam gravados em sua Caixa Postal. É só ligar gratuitamente para *100 quantas vezes quiser. Apenas R$ 4,90/mês.”

  • Opinião Opinion

    Quer dizer que a Apple agora vai ouvir as nossas ligações?
    Esse não é o tipo de coisa que todo mundo da chilique quando o Google faz??????
    Mas com a Apple é diferente, né?
    Porque a Apple garante que ela não utilizar suas informações para montar um perfil seu. Ela só vai fazer isso para tornar os seus serviços melhores.
    Este pode ser um argumento bastante sedutor (e provavelmente também redutor), porque ataca uma verdade inegável sobre os negócios da internet em 2015: nenhuma empresa pode esperar sobreviver sem acesso aos dados do usuário.