Notícias

Microsoft trará assistente vocal Cortana para o iPhone até o final do ano

A Microsoft anunciou hoje em seu blog que pretende lançar até o final do ano uma versão da assistente vocal Cortana também para iOS e Android.

A Cortana foi criada depois da Siri e tem exatamente o mesmo papel: interpretar a voz do usuário e responder de acordo com o que entendeu. O grande problema é que, assim como a Siri e o Google Now, ela só pode funcionar com todas as suas potencialidades se for completamente integrada ao sistema, coisa que não conseguirá fazer nem no iOS, nem no Android, pois ambos não permitem isso. Ela terá que vir em forma de aplicativo disponível na App Store, assim como acontece hoje com o assistente do Google. Ou seja, não será tão intuitivo de usar no iPhone quanto a Siri.

cortanaiOS

A Cortana ainda não tem suporte ao português (esta novela é familiar?), mas a Microsoft já prometeu mudar isso em breve. Só não sabemos se este “em breve” será antes ou depois da chegada da função ao iPhone.

Dica do Pablo Lemos – fonte: Windows blog

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Veroneze

    Ai eu me pergunto: Pra que??

    • Jonas

      Simples, querem tornar a Cortana a assistente vocal mais famosa do mundo.
      Algo como o filme, Ela.

    • Marcelo

      A ideia nem é substituir a siri…. Mas ser uma “ponte” entre a cortana no pc e o celular… Imagina que vc pede pra cortana no pc te lembrar de comprar leite.. Quando passar no mercado o app no celular te notifica… Pra quem tem iphone/mac ai realmente não faz sentido já que fica muito mais fácil usar a Siri

  • Faltou citar a mega integração que a Microsoft está começando a fazer com o Windows 10 e como a Cortana se encaixa nisso.

    • Victor Mello

      Justamente isso, pelo que li em outros sites, o app terá como objetivo integrar algumas funções do novo SO da Microsoft com smartphones, sejam eles Windows Phone, iOS ou Android.

      • Essa “integração com funções do Windows” não é nenhuma novidade do que já existe hoje. Talvez estes “outros sites” não tenham explicado direito, mas a única coisa que o Phone Companion irá fazer é instalar no iPhone aplicativos como Outlook, Word, Excel, OneDrive, para que documentos e fotos sejam todos sincronizados automaticamente com a nuvem da Microsoft. Mas tudo isso JÁ EXISTE hoje e vocês podem baixar manualmente todos estes apps.

        Portanto, não “faltou dizer nada”, só que aqui gostamos de ser mais objetivos e ir direto ao assunto, sem ficar enfatizando funções que já existem como sendo novas, como estes sites nos quais vocês se referem parecem fazer. 😉

        • Murilo Herrmann

          BINGo! depois de ler em outros lugares, inclusive no 9to5, fiquei me perguntando qual era a real desse Phone Companion, pq não ficou tão claro assim. Agora essa tua resposta fechou com o que me parecia.

        • Leandro Branquinho

          Impressão minha ou os leitores do Blog do iPhone só podem ler o Blog do iPhone? Isso te irrita iLex? rs

          • Não, sua impressão não poderia ser mais errada.
            Eu me irrito com coisas mais sérias, como o Congresso, o governo, com a situação da saúde, enfim, coisas de adulto, branquinho. 🙂

            Incentivamos lerem sempre outros sites. O problema é lerem outros sites com informações equivocadas e virem escrever “faltou dizer que”. Nossa missão é acabar com a desinformação e parece que conseguimos, razão pela qual você e milhares de outros visitam nosso site, né Branquinho?

            A razão de você ter acabado de criar uma conta no Disqus para comentar isso seria a de trollar ou foi simples coincidência? 😉

        • João Lima

          iLex, você esqueceu de dizer que essa integração entre Cortana e Windows se dará em todas os dispositivos: PC, Phone, Xbox, Surface, TV… E isso faz muita diferença para o usuário final. Esse aplicativo nada mais é do que uma forma da MS adentrar de vez no mundo IOS e induzir o usuário a consumir cada vez mais os serviços da própria MS. Outro ponto é que devido essa falta de integração nativa, muitos das funções não serão possíveis de serem executadas. Na minha visão, isso induzirá o usuário a conhecer melhor os produtos da MS e dessa forma gerar um interesse pela aquisição dos mesmos. Jogada de mestre!

          • Vem com tudo Windows Mobile 10

          • Não, não esqueci de dizer nada.
            É que, como o blog é sobre iOS, falamos o que interessa ao uso do iOS. Não faz muito sentido falarmos de PC, Xbox, Surface, pois aí seria mudar demais o foco, e isso não é o nosso objetivo. Legal a MS estar fazendo tudo isso para as outras plataformas, mas… e daí com o iOS?
            Manter o foco é uma dos ingredientes que fizeram este blog ser o que é hoje. 😉

            Que mania que algumas pessoas têm de querer transformar o BDI em um site igual a tantos outros que já existem. Se entrássemos nessa onda, acabaríamos sendo mais do mesmo é é algo que evitamos a todo custo.

            Pessoal tem que parar com a mania de “faltou dizer” ou “esqueceu de dizer”. Quem quiser escrever textos para o blog, são bem vindos, mas querer meter o bedelho no texto feito, só porque pensam diferente, é um pouco de petulância, na minha humilde opinião. 🙂

            Aprendam a dar a opinião de vocês sem desmerecer o trabalho dos outros. Vocês podem sempre complementar informações (afinal, os comentários servem pra isso), mas não precisam dizer que o texto está incompleto ou incorreto, PRINCIPALMENTE quando ele não está. 😉

            • Ricardo Sousa Barbosa

              Que cara idiota. Defensiva demais! Eu hein!

  • Excelente ver a Microsoft inovando muito ultimamente e levando seus produtos para mais plataformas. Espero que esta concorrência, juntamente com o assistente de voz do Google ajudem a empurrar a Apple a melhorar a Siri cada vez mais.

    • KB

      A Siri já está expert em fazer piadas… kkk

    • Gustavo Rezende

      Inovando ou correndo atrás da concorrência (me referindo apenas ao assistente vocal)? Rs

  • Jonas

    Esse negócio de assistente vocal é algo legal, mas as pessoas não usam muito. Principalmente por conta da bateria do aparelho, que descarrega muito rápido, quando deixamos ligado à rede constantemente.

  • Leonardo Zanella Marques

    Ahh, mas o nome foi o melhor! Halo?

  • Hugo Almeida

    Em vez de trazer a assistente virtual deles pra cá, seria melhor começar a levar os apps que temos pra lá… Escassez de apps para WP é braba!

    • Ezequiel

      Ela já está fazendo o trabalho de casa! Na última Build a MS mostrou como faz para portar um App para Windows, sendo ele desenvolvido para Android ou Ios!

      Embora eu não faça mais parte do mundo Apple em telefone (apenas mantenho o iPad), considero que o Windows 10 é a grande cartada para a MS. Se tudo funcionar, será interessante!

  • caiqe

    por ser fãnzaço de halo, baixarei sem duvida, espero que com isso faça a apple aprimorar cada vez mais a siri

  • Vito O.

    Discordo. Acho que a galera não usa por vergonha de falar com o telefone. Tem um preconceito muito grande e uma preocupação com “o que vão pensar de mim se me verem falando com o celular?”… Mas esse tipo de coisa vai cair com o tempo e essas assistentes vão ser bem mais usadas, chuto que em no máximo dois anos, vai ser tao comum quando escrever mensagens

    • Danilo

      As pessoas não usam aqui no Brasil porque atualmente todas são bem fraquinhas,o que se aproxima mais de algo utilizavel é o Google Now,a SIRI em PTBR vai precisar de um bom tempo ainda pra chegar a metade das funções que tem em EN

      • E a siri esta com uma voz muito artificial ainda, coisa que a cortana em pouco tempo já tem uma voz bem mais humana

  • Lucas A.

    Eu uso bastante o “siri, me lembre em X horas de fazer tal coisa” ou “siri, me lembre as XX:XX de fazer isso”. Eu usaria também o recurso de tocar musicas, mas o Spotify não é compatível…

  • Anderson Camões

    Eu acho que o Windows 10 vai vir arrebentando. Meu primeiro produto Apple foi o iPhone 4. Gostei tanto que quis partir para o iPad e depois o MacBook Air. Com o telefone o tablet continuo até hoje no mundo Apple. Mas o computador não deu. Não consegui achar tão intuitivo e voltei para o Windows, hoje usando o 7.
    Prevejo algo como, estou no computador e digo, ligar meu despertador no iPhone às 06:00. Não sei se seria possível.

    • JanjaBoy

      O computador não deu???
      Para mim foi o contrário.

      • Anderson Camões

        Não consegui me adaptar aquele negocio na parte inferior da tela. Nunca sabia onde estava. Os arquivos. No trabalho os terminais são uma versão adaptada do Linux, e as extensões dos arquivos não era, reconhecidas quando tentava usar o Mac.
        Até meu roteador, que vivia me aborrecendo com o dlink, passou a ser o AirPort express.
        Só mesmo o MacBook que pra mim não deu. Já faz alguns anos, quem sabe não abro meu coração pra ele?

      • Anderson Camões

        Meu irmão também, teve um MacBook e deu para a namorada. No caso dele foi a questão dos jogos que fez ele comprar um samsung

      • Gustavo Rezende

        Fiz o mesmo caminho q vc Anderson, mas resisti bastante ao iPhone, relutante com meu N95 8GB que era “melhor” para o uso profissional do que o iOS todo travado, sem bluetooth, Flash entre outras coisas. Kkkkkk
        Aguentei até sair o iPhone 4, então não resisti. Design matador com o iOS bem mais maduro e para completar, pouco depois ganhei um iPad. Depois disso nem usava mais meu notebook em casa.
        Então tive a oportunidade de montar um laboratório de informática só de iMacs, e acabei ficando com um em minha sala, foi aí que conheci melhor o OS X, que antes pouco conhecia apenas ao ajudar algum amigo ou usuário esporadicamente.
        Dois iPads depois, após meu notebook não resistir a uma queda, comprei um MacBook Air para substituí-lo, então voltei a usar notebook em casa e agora quem está quase sem uso é o iPad. Nunca mais quis voltar para o Windows (apesar de usar em outros computadores diariamente).
        Juntando tudo isto com outros equipamentos Apple e seu ecossistema fica difícil trocar de sistema.

  • Felipe Falconi

    Pera, nao era o Android um sistema livre e aberto independente, ao contrario do iOS com a opressora Apple?

  • Pablo Rangel

    Quem sabe um dia teremos abertura para os assistentes vocais de 3os interagirem com o SO de forma mais intima!

  • Victor Lemos

    Eba três assistentes pessoais

  • Gabriel Pinheiro

    Já tive Windows Phone…ela e muito ruim…muito mesmo…so não digo que e a pior do mercado porque existe o s voice…

    • A quantos anos vc teve um Windows Phone jovem? Porque o único problema do WP atual é faltas de aplicativos mais os principais ele tem. Uso o iPhone e o WP e adoro os dois aparelhos. Sem contar que a câmera do Windows Phone é maravilhosa.

      • Gabriel Pinheiro

        Tive de dezembro de 2014 ate março de 2015,quando nao aguentei e vendi…tive um lumia 730…e era um porre…sistema muito feio,sem aplicativos,trava mais que a mãe,aplicativos nativos feios, etc…

      • Gabriel Pinheiro

        E eu nao via nada de especial na câmera dele…a de traz so tirava fotos granuladas em ambientes fechados e a da frente era escura e granulada…mesmo tendo 5mp
        *segue uma foto da câmera frontal

        • Eu tiro fotos fantásticas com ele, bem melhor que com o iPhone. Certamente você não sabia aproveitar o que você tinha em mãos ou o seu não era um top de linha usava um Lumia 730. Já dizia o ditado não importa a câmera, mas quem esta com ela.

          • Gabriel Pinheiro

            Eu tirava fotos muitos melhores com meu 4s…talvez seja porque o app da câmera seja muito mais simples e não aquela coisa confusa que e o lumia câmera…

  • Pablo Lemos

    Meu nome na matéria, que coisa fofa … *-*