Notícias

Romero Britto está processando a Apple pela campanha Crie Algo Novo

Vocês já devem ter visto a campanha Crie algo novo que a Apple está promovendo. Nela, a empresa mostra trabalhos bastante interessantes de artistas e fotógrafos ao redor do mundo que contam com a ajuda de seus dispositivos iOS e de alguns aplicativos para produzirem a sua arte.

Dentre os trabalhos que fazem parte da campanha, um chamou a atenção por sua semelhança com os materiais produzidos pelo brasileiro Romero Britto. E parece que o próprio Romero Britto concorda com esta semelhança, pois ele entrou com um processo contra a Apple e a dupla Craig & Karl, responsável pela obra em questão.

Bastante polarizador, o trabalho de Britto é bem característico por conta do seu uso de cores chamativas e padrões gráficos delineados por riscos grossos. Mesmo quem não sabe quem é Romero Britto, certamente já deve ter visto seu trabalho por aí, seja em toalhas de praia, seja em lojas de emolduramento rápido em shoppings. E é justamente por isso que Britto entrou na justiça, pedindo a remoção da arte de Craig & Karl da campanha, bem como reparação de danos pelo uso indevido do seu estilo gráfico.

O desenho completo da dupla Craig & Karl

Romero Britto diz ter ficado sabendo da campanha e do trabalho de Craig & Karl quando muitas pessoas entraram em contato com ele, pensando que a arte exposta nas lojas e no site da Apple fosse do próprio Britto. Após conferir as imagens, ele diz tentado contato com a Apple para tentar resolver a questão, mas decidiu processar a empresa após não ter recebido nenhuma resposta.

Por enquanto a Apple não se manifestou sobre o processo, e no momento em que escrevemos esta matéria, a obra de Craig & Karl continua marcando presença na página especial da campanha. Ali, o trabalho é descrito da seguinte forma:

iPad Air + Waterlogue. Morar em continentes diferentes não impediu que a dupla Craig & Karl trabalhasse junta todos os dias. Para criar esta obra, eles trocaram ideias e esboços pelo FaceTime e pelo iMessage. Nas idas e vindas do trabalho online, os artistas faziam intervenções usando os apps iDraw e Waterlogue no iPad Air 2. O resultado final é um reflexo tanto do processo quanto da mídia usada. É uma representação vibrante do poder criativo que temos na ponta dos dedos.”

Além da remoção da arte do site e do pedido de reparação de danos, Britto também pede no processo que Craig Redman e Karl Maier parem de trabalhar se apoiando no estilo gráfico que ele diz ter desenvolvido, o que sinceramente é um tanto irônico para um artista que se promove com o título auto-imposto de “o Picasso brasileiro“.

Para conhecer melhor o trabalho de Craig & Karl, clique aqui.

via Macrumors

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Tiago Albuquerque

    “Crie algo novo”… Aham

  • Jefferson Soares

    O cara tentou conversar e a Apple nem deu ouvidos. Tem que processar mesmo!

  • JanjaBoy

    Romero Brito “se acha.”

    • Felipe

      Então o steve Jobs “se acha” também? Os casos são diferentes, mas pensem bem, a Apple processou a Samsung (alem de touch screen e bla bla bla) pelo formato dos celulares (que realmente eram muito parecidos). Mesmo caso com o Romero Britto, mas todos nesse site gostamos de Jobs, então tendemos a ficar do lado dele, e vendo o caso de Romero britto, pensamos de outro jeito.
      Nao estou atacando Jobs nem defendo o Romero Britto, gosto da invenção dos dois, apenas quero mostrar o outro ponto de vista.

      • JanjaBoy

        Quando falei que Romero Britto se acha, é porque ele se acha no nível de Craig & Karl. E para chegar lá falta muito, muito mesmo.

        Além de se achar inventor antes de artista (arte sabemos que ele não faz, é verdade) e, é inventor do que, da imitação do processo colagem?

        No caso Apple X Samsung, a coisa é BEM diferente. Uma coisa é você infringir patentes, outra é você vê sua falta de talento no trabalho dos outros.

        Nem sempre o que se vende muito é bom….

        • Felipe

          Então quer dizer que ele não tem talento só porque você acha as obras dele feias? Quando eu falei que achei o Apple Watch não valia entrar na fila por ser feio por aqui quase fui massacrado. A questão é que, querendo ou não, ele é muito mais famoso que essa dupla, fazendo trabalhos para todos os cantos do mundo. Steve Jobs também se achava inventor de diversas coisas, que são impossíveis de usar o celular sem. Se ele inventou (inventou = começou/popularizou) as cores e traços marcantes, e é impossível ver uma arte do tipo sem lembrar do Britto, ele tem direito de processar. Só quero te lembrar que Jobs era muito arrogante também.
          Não to desmerecendo a Apple, so quero dizer que muitas vezes a gente gosta tanto da empresa que quando alguém entra contra ela, damos o voto a favor pra ela sem nem pensar.

          • Luiz Assis

            De acordo com do governo o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

            4 – O que não pode ser patenteado?

            – técnicas cirúrgicas ou terapêuticas aplicadas sobre o corpo humano ou animal;

            – planos, esquemas ou técnicas comerciais de cálculos, de financiamento, de crédito, de sorteio, de especulação e propaganda;

            – planos de assistência médica, de seguros, esquema de descontos em lojas e também os métodos de ensino, regras de jogo, plantas de arquitetura;

            – obras de arte, músicas, livros e filmes, assim como apresentações de informações, tais como cartazes e etiquetas com o retrato do dono;

            – idéias abstratas, descobertas científicas, métodos matemáticos ou inventos que não possam ser industrializados;

            – o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.

            Portanto Romero Brito não pode sair por aí dizendo que a arte é dele porque arte não tem patente. Só acho desnecessário porque quer parecer ou ganhar dinheiro em cima de dois excelentes artistas. Arte abstrata existe antes dele achar que é o fodao.

            • Você só esqueceu de dois pequenos detalhes: – 1 local da violação, Estados Unidos; – 2 ele está acionando a Justiça Norte Americana, que é infinitamente mais eficiente que a brasileira, e que possui regras muito mais abrangentes que a nossa, no que concerne esse assunto.

            • Luiz Assis

              O que é pior ainda pra Romero. Patente as regras são as mesmas para todo o mundo. Mas vc tem que sair por aí e fazer igual a Apple faz com nomes… registrar em cada país. Se Romero não fez antes porque não existe registro para obras de arte. Mais uma vez. Acho desnecessário. Quer aparecer na mídia. Afinal ele também sumido. Lembra do caso do nome iPad na China? Ou do nome iPhone no Brasil com a gradiente? Isso sim são brigas necessárias na justiça.

            • Danilo

              to aqui também 😀

            • Dian de Paula

              respondeu tudo! 🙂

              boa!

          • JanjaBoy

            Ele não tem talento, não porque eu não gosto, não tem talento porque não tem.
            Também não gostei do relógio do tio Tim.
            Felipe, eu não tenho, nunca tive “amor” por Jobs. Sempre achei ele babaca. Acredito que você seja novo por essas bandas, se fosso mais antigo, saberia o que acho de Jobs.
            E o caso aqui é Romero Britto (meu conterrâneo) que eu acho ruim.
            Quando saiu a coleção Romero Britto nas sandálias Havaianas, quase comprei para saber como era pisar em merda.
            É isso que acho de Romero Britto. Posso?

            • José

              Você deveria valorizar mais os valores de sua terra, por apenas não gostar da obra de Britto, deveria ao menos respeitar!

            • Ricardo Cavalli Schmitt

              Pois é. Eu criei uma antipatia por ele por causa dessa “popularização” exagerada de seu estilo em tudo o que se possa imaginar… No próprio site dele você encontra uma loja com mala, abajur, carrinho de bebê, coleira pra animal, estatuas, capa de celular, personagens da Disney, etc. Isso baixou muito o nível dele como artista, pelo menos para mim. Tá mais para mercenário do tipo “artesanato”. Sério.. e não é puxando saco da Apple ou desvalorizando o brasileiro… Tô nem aí pros dois.

        • Mas nos EUA existe ainda proteção de estilos. Se ficar provado que ele criou um estilo, então ele poderá usufruir da proteção que goza essa suposta criação.

          • JanjaBoy

            O estilo é RUIM!

            • Rodrigo Santiago

              Robin Thicke pagou 7 milhões pra família de Marvin Gaye só pelo ritmo parecido da música. Não se pode patentear obra de arte ou música, mas isso não significa que você pode sair copiando. Sejamos francos, todos achavam que essa campanha era uma obra de Romero Britto. Sei não, acho que ele ganha essa…

            • JanjaBoy

              Se vai ganhar eu não sei, é tudo muito subjetivo.
              Só digo que Romero Britto está para arte, assim como Paulo Coelho está para literatura.

            • Rodrigo Santiago

              Não estou julgando se é ruim ou bom, gosto é algo muito peculiar. Tirando esse aspecto da questão, não há como negar tamanha semelhança entre a campanha da Apple e o trabalho que ele faz. É nesse aspecto que ele leva vantagem e, provavelmente, terá sucesso no processo contra a Apple. Mas como você mesmo disse, é tudo muito subjetivo…

            • Winder

              Você tem meu respeito. Paulo Coelho é uma [email protected] e defender algo da sua “terra” mesmo sendo ruim é burrice. E falar o que acha com educação nunca foi falta de respeito. abs

        • Gustavo Rezende

          Também não sou fã do Romero Britto, mas:

          pla·gi·ar
          (plágio + -ar)

          Copiar ou imitar, sem engenho, as obras ou os pensamentos dos outros e apresentá-los como originais.

          Acho que cabe processo sim.

    • Mateus Miranda

      Se acha é pouco. O cara é a pessoa mais boçal que eu já ouvi falar. Faz essa merda de arte e acha que revolucionou a história da arte. Prova de que ele não sabe de p*rra nenhuma de história da arte é ele se comparar a Picasso. Triste uma pessoa assim representando o brasil no mundo dos artistas

    • Fernando

      Concordo.

  • not noob

    esse cara quer é grana facil. daqui a pouco patenteia o uso de formas redondas ou quadradas e o uso de cores, dizendo que foi ele que inventou. que noob.

  • Pera ai…. o cara inventou uma forma de pintar? e ninguém pode copiar?!!?!?!
    Quem inventou a pintura antes deles?!?!

  • Laercio Bareta

    Acho que a questão ai nem é ele ter inventado a forma de pintar ou pedir grana,creio que seria de bom tom uma empresa do porte da Apple que pedisse autorização para o cara é desse o devido crédito ao artista,uma vez que qualquer um aqui gostaria de ver seu trabalho sendo reconhecido seja pela Apple ou por qq outra empresa! Talvez se eles desse ouvidos ao artista evitaria o problema mais se fazendo valer de “sou a maior empresa do mundo e não dou ideia pra ninguém”então toma processo e cá entre nós,vai perder feio!!!!!

    • JanjaBoy

      Mas o trabalho exposto não é dele.

  • Ricardo Cavalli Schmitt

    Essa dupla de designer pode ter se inspirado nas obras do brasileiro. Se olhar a galeria no site deles, tem muito desenho no mesmo estilo, bem colorido com linhas grossas. É questão de bom senso. Ele quer tomar posse de um estilo que é “arte”, e se você for analisar o que é “arte”, ela não tem dono. É uma questão bem delicada, mas acho que o brasileiro se equivocou apenas pela obra ser parecida com a dele, só isso.

  • Breno

    Picasso é o “pai”do cubismo, mas nem por isso os outros artistas devem pedir autorização pra criar obras cubistas. Agora se a arte do Romero é tão limitada a um traço grosso, cores vivas e tudo que tiver essas características tem que ser autorizado por ele, é melhor ele passar no jardim de infância que tem um monte de criança copiando a sua arte.

    • JanjaBoy

      Cadê o joinha?

      • Só porque você pediu deixei o meu.

        • Winder

          Ahhhh ?….rssss

  • Fernando Santana

    O processado não deveria ser somente Craig and Karl??

  • Jorge Viani

    O que significa para um milionário o pedido de reparação de danos?

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      É que ele deixou de vender 12 sandálias com seu estilo, 20 camisetas e alguns chaveiros.

  • Bruno d’El-Rey

    A Apple devia era tirar essa breguice da campanha…

  • Laercio Bareta

    Amigos sem querer polemizar mas se o cara é conhecido pela arte dele e a dupla+Apple fizeram algo “muito parecido”deveriam no mínimo ser razoáveis e comunicar ao cara pra saber se ele se incomodaria ou até não gostaria de colaborar com eles. Se a questão não fosse copiar algo que o outro fez pq é muito similar por qual motivo então a Apple briga tánto com outras empresas por causa de patentes??? Se eles criaram algo similar porém não totalmente igual ela não teria direito de reclamar,ou teria??? Uma decisão de fazer algo,ou “criar algo”nunca pode ter dois pesos e duas medidas sua própria Apple vive brigando por causa de coisas q ela jura que foram copiadas dela,pq fazer o mesmo com o outro???? Assim essa é só minha humilde opinião claro q temos diversos pontos de vista sobre o assunto mais como ela reclama tanto nessa questão de me copiaram pq agora faz o mesmo????? Inspirada nas obras do cara ou não ele está certo de pedir uma retrataçao mesmo

    • Ricardo Cavalli Schmitt

      Mas a questão aqui é sobre arte. Arte não tem dono. Obra sim, mas a arte em si, não.

      • A questão é mais complexa que isso. Pega por exemplo o estilo do Andy Warhol. Se alguém fizesse uma obra parecida, em estilo, com alguma daquelas que ele fez da Marilyn Monroe pode ter certeza que alguém poderia levantar esse mesmo debate acerca de supostos direitos violados.

  • Marcus Malacarne

    Não sou puxa saco do Romero Brito, pra falar a verdade nem gosto tanto do trabalho dele. Mas quando eu entrei na Apple Store de Atlanta na minha última viagem aos EUA e vi o painel luminoso dentro da loja com a pintura seguindo os padrões “a la Romero Brito”, achei que era do próprio artista. Ou seja, da mesma forma que eu fui “enganado” tenho certeza que muita gente também foi. Acho que neste caso ele está mais que certo de tentar reivindicar os direitos dele.

    • Hades666

      Exatamente isso!!! Concordo tbem…

    • Felipe

      Também achei que o painel era do Romero Britto na loja do Rio.

  • Hades666

    Acho que o Britto e seus trabalhos são facilmente reconhecidos. Ele tem levado seu nome e o nome do Brasil para o mundo através deles….independente do que acho dele ou seus trabalhos, tenho que reconhecer sua importância..
    Que isso parece copia dos trabalhos dele….parece sim!! Que ele tem que defender seu trabalho, como a Apple tanto apregoa dos seus…tem sim!!
    Quando é americano defendendo seus direitos todo mundo acha certo, quando é brasileiro, não!! Acho que tem muita gente que deveria se mudar…e lá ser chamado de “niger”, como eles adoram chamar os latinos 😛

    • José

      Cadê o joinha?

  • Olha, eu li as 29 laudas da inicial do Romero Britto, e em pelo menos uma obra a violação pra mim ficou demonstrada. Os estilos são muito parecidos mesmos, e o debate se ele detém esse estilo é algo muito interessante.

    • Luiz Assis

      Nem se compara a tal obra com a de Brito. Com essas imagens que postou fica claro que as de Brito parece que foi meu primo de 7 anos quem fez. O estilo não foi Brito “quem inventou” ideia não se tem direito autoral e nem patente. Ainda bato na mesma tecla. Os traços pra fazer a arte são completamente diferente.

  • Engraçado que quando a Samsung começou a copiar a Apple descaradamente, ninguém disse que a Apple “se achava” ou que ela não tinha direito de dizer que foi ela que inventou a maneira de fazer o produto e criou uma identidade única… é inegável que esse estilo de pintura, em qualquer lugar do mundo, seja automaticamente reconhecida como de Romero Britto, o cara fez por merecer, e tem que reclamar sim! E, ainda, por ser brasileiro, tinha mais é que ter nosso apoio… mas… como sempre, brasileiros são brasileiros né!

    • Felipe

      Acho que o pessoal aqui ta desmerecendo o cara só por ser brasileiro mesmo. A gente reclama do cara que consegue fama e dinheiro pelo trabalho, mas não reclama do politico que rouba e fica rico.

    • Romero Britto cometeu três pecados mortais: É brasileiro, é bem-sucedido e processou a Apple.
      Como dizia Tom Jobim, para o brasileiro, sucesso alheio é ofensa pessoal.

      • Hades666

        Parabéns!!! Fiquei de pé para te aplaudir!!!

    • Luiz Assis

      Uma coisa é você copiar o marketing share ou patentes outra coisa é vc criar um estilo de pintura parecidos com de outros artistas e outra coisa é vc achar quem foi você quem criou.

  • (bom, como não fui eu quem escreveu o artigo, vou dar opinião)

    A primeira vez que vi a gravura, achei que era do Romero. Me espantei ao saber que não era dele.
    Eu até posso ter uma opinião nada positiva sobre as obras dele, pois se vulgarizou tanto que deixou de ser arte faz tempo, se tornando super comercial. Mas indiferentemente de eu achar isso, o cara claramente marcou um estilo, que virou sua verdadeira marca pessoal.

    Não vou entrar na discussão se é arte ou não. Mas vou analisar do ponto de vista do marketing que a Apple está fazendo.
    Ao ver o mesmo tipo de traço do Romero feito por outro artista, a primeira coisa que me vem à cabeça é uma cópia. E se isso acontece com a maioria das pessoas, a Apple errou FEIO ao adotar esta gravura justamente em uma campanha que diz “Crie algo novo“. Tem que ir para a lista dos fails do marketing.

    • Perfeito comentário.

    • Felipe

      Tem toda a razão. Fica parecendo até que a Apple queria uma obra do Romero mas não queria pagar pela obra.

      • Pensei exatamente a mesma coisa. Relógio Suíço Parte II, mas dessa vez não vão poder culpar o Scott, o responsável por marketing pelo que disseram nos comentários aqui um dia é o Phil. Aposto que vai rolar uma acordo.

        • Luiz Assis

          Romeiro Brito viu que realmente não foi ele o escolhido pela Apple (melhor empresa do mundo) para mostrar que a arte dele é inferior nos novos iPads, ficou com inveja com medo dos concorrentes e resolveu processar para dizer que aqui no mundo só ou faço pop-art

          • Dorinhavasc

            Rsrsrsrs…nesse caso ele deveria correr atrás da Samsung e oferecer a “arte ” dele, né não!?! Assim a Apple não teria direito de querer processar a Samsung ou seria Romero Brito?! 🙂

            • Luiz Assis

              Romero Brito não é nada. Kkkkkk prefiro artistas amadores. E nunca liguei pra campanha da samsung. Só diria que seria sem criatividade, característica digna da empresa. As vezes surpreende. Mas nada comovente.

            • Luiz Assis

              A te às artes e grafites de Kobra (acabou de passar na globo) são melhores que as de Brito. Nada que a samsung faz me chama a atenção.

    • Luiz Assis

      Cara, a campanha “crie algo novo” mostra que vc pode fazer qualquer tipo de coisa no iPad. Ela não está divulgando obra de ninguém muito menos copia de outros artistas. Vc realizar pinturas no iPad não é pra qualquer um. Esse tal de Romero não utiliza traços de igual as desse artista. Infelizmente ele quer tirar proveito da situação

      • Diógenes Magnus

        comentário perfeito no meu ponto de vista! Penso igual!

        • Luiz Assis

          Romeiro Brito viu que realmente não foi ele o escolhido pela Apple (melhor empresa do mundo) para mostrar que a arte dele, que é inferior (arcaico) nos para ser criados novos iPads, ficou com inveja com medo dos concorrentes e resolveu processar para dizer que aqui no mundo só ou faço pop-art.

    • Cara, mas você está pressupondo muitas coisas, a primeira é que o Romero Britto é mais famoso que os caras, e isso não é necessariamente verdade, você só relacionou aquilo que viu ao Romero Britto porque é brasileiro e porque provavelmente viu pouco de pop art.

      • Bom, quem me parece estar pressupondo bastante coisas é você.
        Pelo seu comentário, você já JULGOU que eu vi pouca coisa de Pop Art. Você citou o fato de eu ser brasileiro e tive a impressão que foi de uma forma que parece dizer “você é brasileiro, nunca viajou e por isso conhece pouco das coisas”.

        Desqualificar a pessoa e não seus argumentos é uma técnica usada em discussões geralmente por quem não tem argumentos.

        • Não cara, eu estou dizendo que o RB é brasileiro e muito mais conhecido aqui no Brasil por sua imensa veiculação com produtos comuns (chinelos, pratos, cadeiras, lenços, etc) do que lá fora.

          É fácil um Brasileiro olhar e achar que é um Romero Britto, da mesma forma que poderia ser fácil de num nova iorquino achar que é um trampo da dupla de designers.

  • Tami Otani

    “Picasso Brasileiro”? Tá se achando demais esse cara, né? ._. nem eu que gosto do estilo dele acho que ele é tudo isso… Tem que descer do cavalo esse aí, viu…

  • Alexandre Luna

    Lá vai a BOMBA!!! Se a Apple juntamente com esses dois caras ai erraram, beleza!! Indeniza, tira do ar, faz o que quiser. Agora pra mim “Atenção” minha opinião!! Eu acho muito é feio pra dedeu!! Não entendo de arte e nem tenho paciência pra ficar olhando para um quadro e tentando imaginar o que ele está tentando dizer. Problema meu então. Parabéns para quem consegue. Agora podem meter o sarrafo!! kkkkkkkk

  • Helio Paixão

    Perdão… E pq ele não processa o craig & karl, que diz ser o criador da obra, que no final forneceu a tal obra à Apple?

    Já que Apple está divulgando algo que os Craig & karl diz que eles mesmo criaram, Apple gostou e com resultado final,divulgou no site deles !

    Quem ta errado na história é Craig & karl, por se passar por algo que nem se saber se eles mesmos criaram, eles sim que tem dar satisfações a esse artista brasileiro.

  • KB

    Desculpe, mas processar por usar o mesmo estilo gráfico? É isto? Então ninguém mais pode fazer Rock porque o estilo é copiado. Ou então montadoras não podem fazer carros sedan, pois teve um primeiro e o resto é copiado. Concordo se processar por uma obra copiada, plágio. Agora estilo, convenhamos. Ridículo!
    Ah, todos parem de comer pão-de-queijo, pois estão colaborando com o crime de comer algo que tem o estilo/receita copiado.

  • Luiz Assis

    Preguiça desse romero Brito que se acha. Nunca gostei das artes dele. E ele acha que foi ele quem criou né. Só uma palavra f***-se

    • Leonardo Sousa

      Gente, você nem sabe o que tá falando. O direito brasileiro funciona sobre duas vertentes: as patentes, geralmente voltada para o campo tecnológico, e os direitos autorais, voltado para obras intelectuais. É óbvio que a arte é protegida por direitos autorais, assim como a música. São só formas distintas de proteção que o direito brasileiro procurou adotar. Nem tudo se resume a patente. Procure informação, pelamor de Deus!

      • Luiz Assis

        O que foi posto é que o RB está acusando de copiar e usar o estilo de arte e fazer pinturas idênticas. E essa que esta alegando é patente. Ele não criou o pop-art é muito menos a pintura que está no site. Então ninguém infligiu direitos autorais.

        Romeiro Brito viu que realmente não foi ele o escolhido pela Apple (melhor empresa do mundo) para mostrar que a arte dele é inferior nos novos iPads, ficou com inveja com medo dos concorrentes e resolveu processar para dizer que aqui no mundo só ou faço pop-art

  • Saulo Rogério

    iLex, o preço dos iPads subiram (iPad Air 2)?

  • Danilo Vilela

    Agora a coisa fica séria…

  • Cassio Delmanto

    Ah, difícil analisar essas coisas… aposto que todo mundo aqui ficaria no mínimo puto se acontecesse a mesma coisa… é fácil criticar o artista só por ele ser brasileiro (apesar de morar em Miami) e pretensioso pra caramba… mas mesmo assim, a arte dele é bastante conhecida e soa justamente igual a essa ai da campanha…

  • Que a família de Picaso processe Romero Britto, já que a única diferença das cópias dele e de Picaso, é que o Picaso pintava a mão, e não usavam o Corel Draw.

    • CarlinhosDOWN

      Eu entendi que você quis fazer referência ao fato do Romero Britto usar o computador, enquanto Picasso pintava com as mãos. Mas não dá, decididamente, para comparar as obras de Picasso com as do brasileiro. São estilos completamente diferentes.
      Romero Britto está muito mais para Andy Warhol (Pop Art) do que para Picasso.

      • Dorinhavasc

        Não cara, Romero Brito está muito mais para o filho da vizinha que estuda no jardim da infância do que até para Andy Warhol, e olhe nem poderia citar o nome de Picasso aqui.

  • Henrique

    Será que acabou o dinheiro dele agora tem sair por aí entrando com demanda judicial para pagar as contas triste em kkkkkk

  • Henrique

    Artista e quem criou software que faz até chipanzé fazer arter né, o iPhone é uma obra de arte e não um monte de rabisco sem sentido sem história sem utilidade alguma.

  • João Russo

    O fanatismo de algumas pessoas pela Apple é tão intensa que neguinho aqui prefere dar razão a artista plagiador, incrível isso…

    • CarlinhosDOWN

      Não admitir que outros possam ter uma opinião diferente da sua também é uma forma de alienação, João.
      Aceitar tudo o que é CONTRA a Apple também é um tipo de fanatismo dos mais propagados pela internet.

      Eu, como você, também acho que os dois artistas plagiaram o brasileiro. Mas não menosprezo quem não concorde comigo.

  • Mubarak Nunes Machado

    Essas discussões acaloradas sobre um tema tão simples só demonstra o quanto este Blog se compõe de apaixonados pela marca, não pelo objeto.

  • Mateus Miranda

    Tanto artista bom nesse mundo e os caras plagiam logo romero britto… tomara que percam só por causa disso. (Hahaha n)

  • JanjaBoy

    Isso é bairrismo!
    To fora!
    Se é bom, tem toda minha admiração. Se não é bom, não é.
    Por exemplo:
    Para não sair do contexto arte, sabes quem é Antônio Meneses? Esse sim, valorizo, não porque é conterrâneo, é pela competência.
    Têm outros tantos.

  • Rafael Oliveira

    Tem aí um lado que não vi mencionado, que Romero Britto é um artista famoso POPULARMENTE no Brasil. Lá fora, quem conhece arte (e não estou dizendo que o trabalho dele é necessariamente bom, mas é arte sim) conhece Romero Britto, mas o estrangeiro comum, o “average joe” não tem ideia de quem seja. É só dar uma olhada nos comentários de sites gringos que chegamos a essa conclusão rapidinho.

  • Rafael Ramos

    ilex, saiu o iOS 8.4 beta ontem. Não vi vocês noticiarem.

  • Rafael Ramos

    ilex, saiu o iOS 8.4 beta ontem. Não vi vocês noticiarem.

  • Renato Faria

    Só uma luz sobre toda essa história. Não quero defender ninguém, não é isso. Mas se o Romero Britto nem é considerado mais artista por alguns e ele se tornou apenas mais um empresário que tenta vender seus produtos. Acho que a dupla que supostamente o copiou também sabe disso e o fizeram sabendo nos benefícios que teriam sendo um genérico do Romero Britto.

    • Fernando Sade

      Penso o mesmo. O Romero Britto assina muitas coleções de diferentes linhas de produtos e a arte genérica é inevitável. O processo só serve para reforçar a sua originalidade porque, conhecendo a Apple, tenho absoluta certeza de que ela não sabia que estava comprando um trabalho genérico.

  • Fausto Paiva

    Não acho que seja plágio. Se os caras tivessem copiado e colado alguma obra dele sim, mas dizer que o estilo de arte dele foi copiado, aí já é demais. É como eu fazer um quadro em preto e branco e depois processar qualquer outra pessoa que faça o mesmo. O estilo é parecido, mas nem é tão intenso quanto o de Romero.

  • Dorinhavasc

    Até parece piada, onde já se viu isso, agora arte tem patente? A Apple por acaso falsificou a assinatura dele, ou melhor copiou? Este cara se acha mesmo a banana real.
    A coisa de Romero Brito que eu mais gostei até hoje foi ver um capacho com o desenho infantilzado dele.
    Me senti feliz por poder limpar o solado de meus sapatos naquilo 😛

  • Fernando Sade

    É possível que artistas se inspirem em outros artistas mas nâo é o caso destes clones de Romero Britto. Os tais “artistas” em questâo praticamente copiaram todo o trabalho de Britto com idéias muito semelhantes e atuam focados na mesma área de design de produtos. Se ainda fossem chineses até se entenderia mas os caras são ingleses. E a Apple processa concorrentes até por uso de cantos arredondados.

  • Lucio Crosara

    Eu, com minha inteligência de pardal, nem sabia quem era Romero Brito…

  • leandro

    só pelo fato do cara se rotular de Picasso Brasileiro já fez ele perder toda a moral kkkk é o mesmo que um técnico de informática se entitular de Steve Jobs sem grife .

  • timotéo lambert garcia

    Esse Romero tem é que se fufu! Eu até gosto de alguns de seus trabalhos e por várias vezes quase comprei alguns quadros, contudo o valor varia bastante no Rj pelo mesmo produto, resumindo, não é valor “artístico”, é apenas lucro, logo nunca tive a oportunidade de comprar os que tenho interesse por um preço justo.depois desta ele perdeu este cliente potencial, pois o que ele está querendo é aparecer! Daqui a pouco ele vai querer processar qualquer um que crei desenhos coloridos. Coitadas das creches que existem por aí

  • timotéo lambert garcia

    Não se deve valorizar algo só pq é da sua “terra”. Se o cara é um merda, ele será um merda em qualquer lugar do mundo. Gosto de alguns trabalhos dele, no entanto a verdade é que ele está querendo aparecer as custa da Apple.

  • Rafa Alencastro

    E o mundo deveria processar Romero Britto por criar tais aberrações visuais.

  • Adriano

    O estilo de pintura é propriedade intelectual agora?

    Seria crime se usassem uma obra dele, mas no caso foi uma pintura inspirada no estilo.