Notícias

Associação norte-americana quer que Apple ative o receptor de rádio FM que já existe no iPhone

Você provavelmente não sabe, mas dentro do seu iPhone existe um receptor de rádio FM; e isso desde 2009. Mas não se empolgue, porque a Apple o mantém inativo de forma proposital. De fato, o iPhone possui um chip para o Wi-Fi capaz também de captar ondas de rádio FM, mas o hardware é bloqueado de fábrica. Ninguém ainda entendeu a verdadeira razão para a Apple fazer isso, mas a realidade é que até hoje não temos direito a sintonizar rádios diretamente pelas ondas FM.

Entretanto, uma associação nos Estados Unidos (a National Association of Broadcasters) quer que a Apple mude isso e permita que seus usuários escutem rádio no iPhone e iPad.

Para eles, as vantagens seriam muitas:

Usuários poderiam evitar os altos custos de dados [de internet] e economizar bateria se eles ouvissem rádio FM gratuitamente no aparelho. Ouvir por streaming [pela internet] drena sua bateria de três a cinco vezes mais rápido do que se ouvisse exatamente o mesmo conteúdo pelo chip FM [e] seria um recurso crítico em caso de emergência.

Alguns acham que a Apple não adota um rádio FM em seus iPhones porque ela não poderia ter controle sobre a qualidade do áudio, que pode variar de acordo com o local onde se está e as interferências da região. E oferecer algo com qualidade ruim não é o tipo de coisa que a Apple faz em seus produtos. Mas esta teoria cai por terra ao vermos que o iPod nano já oferece este benefício há anos, de forma nativa.

Rádio iPod

Vários de nossos leitores são favoráveis a termos rádio FM no iPhone, mas como ja comentamos, a possibilidade existe desde 2009 e a Apple nunca adotou. Se viesse agora, a coisa poderia vir tarde demais, se considerarmos que alguns países já até estão pensando em desligar os sinais de FM em 2017.

via 9to5mac

Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados