Opinião

[opinião] Uma simples notificação em um aplicativo da Apple gera debates na rede

Notificação Apple

Muitos devem ter se surpreendido ontem a noite com uma inédita notificação da App Store em seus iPhones e iPads, promovendo a campanha (RED) de combate à AIDS na loja de aplicativos. Nesta campanha, todo o dinheiro gasto em determinados aplicativos é revertido à instituição vermelha.

Mas notificações como estas são proibidas pelas regras da própria App Store, o que foi o suficiente para gerar uma grande polêmica em alguns sites.

A polêmica começou quando Marco Arment, conhecido desenvolvedor do Instapaper, evocou em seu blog a regra 5.6 das diretrizes da App Store:

5.6. Apps não podem usar notificações instantâneas para enviar publicidade, promoções ou marketing direto de qualquer tipo.

Se a respectiva diretriz for seguida de forma literal, a Apple então infringiu a própria regra, ao promover uma campanha sua. Segundo Marco, a empresa deveria ter dado o bom exemplo e evitado fazer isso, principalmente ela que insiste tanto para que os desenvolvedores não quebrem regras.

O assunto é polêmico e bastante abrangente para cada pessoa ter uma opinião diferente, todas relativamente corretas de alguma maneira. Se vocês me permitirem, explicarei aqui a minha opinião a respeito disso.

Esta regra da Apple tem um motivo bem claro: evitar que sejamos bombardeados a todo momento por notificações chatas de todo o tipo. Isto porque não tem nada mais incômodo (pelo menos para mim) do que receber notificações inoportunas de coisas que não interessam a você naquele momento. E sabemos que existem centenas de pessoas e empresas ávidas pela oportunidade de nos encher de notificações, e só não o fazem porque a Apple não permite.

Pois bem, voltando à tal regra, ela foi criada justamente porque muitos desenvolvedores não possuem a capacidade de identificar o limite entre uma notificação útil de uma desagradável, e se deixar livre, quem sofrerá somos nós, usuários. A regra, portanto, visa limitar este problema.

Agora a Apple finge que a regra não existe e abre uma exceção para ela mesma. Isto é grave? Na minha opinião, não. Foi uma rara exceção, assim como ela já abriu para diversos aplicativos de terceiros que não foram banidos por enviar apenas uma ou duas notificações promocionais. A Apple nunca fez isso e raramente fará de novo, e desta vez foi por uma causa humanitária e não em benefício próprio.

A regra continua existindo e a Apple a continuará respeitando. Seria diferente se ela passasse a não respeitá-la mais, enviando toda a semana avisos sobre ajuda à luta contra o câncer, contra a malária, contra o bicho de pé… Aí sim seria algo para nos preocuparmos, pois ela estaria ignorando completamente algo que ela mesmo determinou. Mas por enquanto não foi o que aconteceu.

Sim, é certo ficarmos de olho e controlarmos sempre a coerência da Apple em suas atitudes. Mas é um pouco exagerado crucificá-la só por causa desta coisa pequena que aconteceu ontem.

E você? O que acha disso tudo? Deixe sua opinião aqui nos comentários.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Maciel Meireles

    Concordo.

  • Felipe Domingues 

    Regra não foi feita para ter exceção.

    • CarlinhosDOWN

      Até mesmo esta sua “regra” tem exceção.

      • Igor Alves

        “Toda regra tem uma exceção.”

        Isto é uma regra, portanto tem uma exceção. Eu vejo este caso como uma exceção à exceção. :p

        PS: só postei pra brincar, nem me importei não. 🙂

    • Gio Rodrigues

      Exceto quando quem infringe tal regra são os mesmos que a fizeram.

    • J3ff

      Por isso acho que a Apple deveria liberar os Apps a enviarem notificações de acordo com a aceitação de cada usuário. Tipo, dentro do App, ter a opção se gostaria de receber notificações de ofertas, promoções, informativos, atualizações, e outras.

      • Daniel Alencar

        Concordo. Devia ter um botão dentro dos apps! Mó saco aqueles joguinhos (todo mundo sabe ao que me refiro). Msm tendo aquela pergunta na primeira abertura parece nem sempre funcionar… E no iOS 7 é mais estranho ainda, pq não tem um botão como no iOS 8 nos Ajustes q desliga tudo, então dá a sensação de que ainda ta ligado mas oculto. :/ mas fazer oq né ¯_(ツ)_/¯ (não da pra eu atualizar)

        • O problema é que ter ou não a opção de escolher as notificações dentro do aplicativo depende do desenvolvedor.

    • Andrey Fortes

      Até mesmo as Leis trabalham com exceções.

      • Tem que estar previsto na Lei senão não cabe exceção. Faz parte da regra na verdade, exceções em Lei somente previstas.

        • Andrey Fortes

          Isso aí!

        • Gerinho Faustino

          Nem sempre amigo, casos em que não estão previstos em lei não quer dizer que ela deva ser aplicada de forma literal, um Princípio Jurídico por exemplo que não esta explicito em lei é aplicado com superioridade hierárquica a uma lei.

          • Sim amigo mas foi um pouco longe para a questão não? Um princípio jurídico em um Estado de Democrático de Direito corresponde ao resultado de um processo histórico de evolução em que o direito caminha. Nós estamos falando apenas de regras para aplicativos na AppStore, já respondendo ao questionamento de outro usuário as regras são para os aplicativos logicamente os desenvolvedores é quem deve segui-las mas no final o que é aprovado ou recusado é o aplicativo.

          • Apenas complementando.. acho que aqui não teremos um princípio jurídico.hehehe..

            • Gerinho Faustino

              Hehe… Foi apenas para quebrar o gelo, mas gostei do diálogo rsrsrs

    • sheldonDS3

      já ouviu falar em “faço o que eu mando e não o que eu faço….

      simples…. kkkkkkkk

    • Lucas A.

      Eles estão fazendo uma campanha para acabar com uma doença horrível que mata milhares de pessoas… Acho que podemos abrir uma exceção nesse caso né

  • tiago volpato

    sejamos mais flexíveis:
    – isso não acontece com frequencia
    – é uma causa nobre.

    • Jason Baroni

      Simples e objetivo. Parabéns pelo comentário e pela posição, Tiago! Espero que mais pessoas leiam o que você disse.

      • Daniel Soares

        E esta sendo lido… Concordo com a opinião e sim, falta flexibilidade e bom senso na crítica feita…

        A propósito, “bicho de pé” foi ótimo no texto hehehe

    • Sim pra mim por exemplo não foi nada que me ofendesse mas a questão discutida é: É errado? Sim é. Entendendo isso o que pode ser feito para melhorar isso para todos? Um monte de coisa aqui mesmo nos comentários várias idéias boas, a discussão é válida, evolui.

    • Elder

      Pregar amor e colher dólares, a Apple não era assim.
      Aos poucos se torna mais uma, nada mais. > e só minha opinião :~)

  • João Bragança

    O problema com as exceções às regras é a linha que as delimita.

  • Leonardo Kamache

    A verdade é que o mundo se torna cada vez mais chato e ninguém nunca está satisfeito com nada. Reclamam até quando ganham álbum de graça!

    • Marcio

      Claro que reclamo! Disponibilizar o álbum para qualquer um baixar gratuitamente é uma coisa, “baixar/salvar” no meu aparelho sem minha autorização é bem diferente. Só porque a Apple fez uma promoção/parceria eu tenho que necessariamente que gostra da banda? Não. E toda vez que acontecer vou reclamar sim. Já gostyei da tal banda, hoje não mais.

      • Danilo

        Nem adianta discutir cara,o preço do IPhone faz as pessoas que compram se acharem paladinas da verdade e endeusam a Apple a qualquer custo,se a Apple apertar um botão e reduzir metade do desempenho de todos IPhones do mundo alegando que foi melhor assim,um monte de gente vai achar LINDO

      • Sérgio Sabino De Carvalho

        engraçado que ninguém reclama quando compra um Android e a operadora enfia de tudo no celular, tipo “guela abaixo”.

      • jhonyjackes

        FAÇO MINHAS PALAVRAS

      • Filipe Lima

        O álbum não baixava automaticamente no seu dispositivo, ele só ficava disponível no seu iCloud e disponível para você baixar SE QUISER.

        • Marcio

          Ele estava automaticamente no meu app música.

          • Filipe Lima

            Ele APARECIA no seu app música pq estava no seu iCloud, mas não está ocupando espaço no seu dispositivo.

            • Marcio

              Legal. Fica com teu jogo de palavras. Não deveria nem APARECER, principalmente no meu iCloud! Não lembro de ter falado sobre ocupar ou não espaço, a questão é estar no MEU iCloud/ música, tanto faz. A Apple tem apenas que noticiar que todos podemos baixar gratuitamente e cada um decide o que fazer.

    • Yuri Zanatta

      A menos que você goste de funk, acho que não ficaria nada satisfeito se o álbum da Valesca Popozuda baixasse automaticamente no seu iPhone. É a mesma coisa que aconteceu.

      • Gabriel F. K.

        Eu não ia querer ouvir. Ia simplesmente excluir e pronto. Concordo com o Leonardo: as pessoas não esperam a saliva descer pra já exibir (falar, gritar, postar, redigir) uma crítica, uma reclamação. As pessoas, hoje, se auto-afirmam pelos seus desgostos e não por suas paixões. Reclamar e mostrar publicamente uma insatisfação parece mais proveitoso do que promover uma ideia boa. As pessoas têm cada vez mais essa necessidade incômoda de serem ouvidas. E quando faltam boas ideias, a única coisa que sai é o descontentamento.

        • vsteffen

          Ótimo comentário!

  • Hercules Junior

    Sinceramente acho que ultimamente estamos mais preocupados com “pelo em ovo” do que com o que realmente importa. Não perdemos a oportunidade de reclamar de algo, por mais idiota que a reclamação seja. A Apple errou? Infringiu as regras? E dai? A loja é dela… em minha opinião devemos parar de nos preocuparmos tanto com essas coisas que não agregam nada. (Vejam bem, não estou atacando o blog ou ninguém, somente expressando minha opinião antes que os trolls ataquem 😛 )

    • jhonyjackes

      Agora porque a loja é da Apple ela faz o que quer….. aham

      • Dr. Evil

        Porra cara pelo amor de Deus, para se ser idiota. Você e alguns outros bostas só porque a Apple enviou uma notificação sobre a RED na AppStore que é justamente para ajudar a combater a AIDS pelo mundo não quer dizer que ela sempre vai notificar sobre qualquer outra coisa. Caralho.

      • Guest

        Cara pelo amor de Deus, para de ser idiota. Você e alguns outros bostas. Só porque a Apple enviou uma notificação sobre a RED na AppStore que é justamente para ajudar a combater a AIDS pelo mundo não quer dizer que ela sempre vai notificar sobre qualquer outra coisa.

        • jhonyjackes

          Bosta é você que comenta anônimo faltando com educação com os outros. Em nenhum momento faltei com educação. E nao me interessa se é sobre Aids, ou sobre qualquer outra coisa. Nao quero receber propagandas e nunca vou concordar com isso!!!

      • Andrey Fortes

        Não faz, mas pode. Basta ela adicionar um inciso à regra dizendo que, quando achar necessário, ela poderá ceder esse direito (como por uma boa causa que é a luta contra a AIDS). Isso, se é que já não existe!

      • Bruno dnb

        Exatamente, a loja é dela e faz o que quer. Não contente é só sair. huebr

  • Washington77

    Bom não vejo problema nenhum nisso, simplesmente por se tratar de um combate contra uma doença que infelizmente vem causando mortes e mais mortes a pessoas tão jovens, por menor que tenha sido eu fiz minha parte,comprei a fase extra do game monument valley, faça você também a sua!!!
    E usem sempre camisinha

  • Celso Aimola

    É a Apple quem manda e ponto. A louça do Marco Arment deve estar enorme na pia!
    #faltadoquefazer

  • Não, não devemos crucificar a Apple. Foi por uma causa nobre. Quanto a regra, está clara que foi colocada para ter um controle de qualidade quanto as notificações que chegam até o usuário. Levar tudo ao pé da letra nunca é uma boa. Na minha opinião, esse Marco Arment só quis mídia. Melhor ele continuar cuidando do aplicativo dele (que é ótimo, por sinal) e ficar caladinho.

    • E se os outros desenvolvedores tambem tiverem causas nobres? Entao a apple pode ter causa nobre, eles não? Eu hein..

  • RenatoAr

    Acho que isso não é nem uma questão de ver se isso é um problema ou não. Essa campanha não beneficia a própria empresa, e sim uma causa. Causa essa que é uma das se não a maior que a empresa ajuda, para o usuário ajudar não é necessário assinar ou comprar nada. Inclusive a notificação está fazendo propaganda para apps de terceiros. Ok que para estar lá existe todo o marketing do ícone vermelho,etc. Mas não deixa de ser propaganda para tais apps.

    É uma situação bem diferente por exemplo do app Flipboard que manda notícias aleatórias em momentos e frequência aleatória pra mim, e que ou não faz diferença nenhuma ou me enche o saco.

  • João Pedro

    Desculpa se eu to sendo chato, posso estar sendo errado, mas: publicidade é todo o anúncio que tem fim comercial e quer vender alguma coisa para gerar lucro. Propaganda (palavra que não foi especificada na diretriz) é todo aquele anúncio que tenta vender uma ideia, um propósito, mas sem fim lucrativo, apenas algo que não seja comercial.

    Posso estar enganado, mas se formos realmente levar ao pé da letra a regra, temos que levar isso em conta. Fora que, por mais que não seja ético, a Apple tem todo o direito de fazer o que quiser com a sus própria plataforma e aplicativo… Mas toda diretriz é passível de interpretação.

    • Evandro Arruda

      João, apesar de discordar da definição de propaganda e publicidade, a cláusula fala de publicidade, e de acordo com esta definição, a Apple infringiu a própria regra, certo?

      • João Pedro

        E é nessa parte que entra a questão de ética!

    • CarlinhosDOWN

      A diferença de definição entre publicidade e propaganda depende muito da escola em que você se baseia. A americana é uma, a europeia é outra, inversa.

  • Gustavo

    Vocês que são contra tudo isso, chegam a dar nojo… É por isso que o mundo esta do jeito que está. Eu sou uma pessoa que não sabia dessa campanha contra a AIDS, e só fiquei sabendo graças a notificação que a Apple enviou. Se forem notificações como essa, que a Apple envie todo dia, toda hora se for preciso, por que enquanto você está ai sentado nesse seu sofá, coçando o saco e mexendo no seu iPhone que ganhou dos seus pais, existem milhares e milhares de famílias lutando contra essa doença, e muitas delas sem recursos necessários para isso. Então ao invés de ficar criticando uma quebra de regra estúpida como essa, tente ser mais humano! Obs: Desculpe o palavreado, mas foi um desabafo!

  • Caio Freitas

    Quem ficou incomodado que compre um Galaxy Squalquercoisa e vá ser “feliz” …

  • Jorge Albano

    “Faça o que eu mando, não faça o que eu faço.”

  • Evandro Arruda

    Erraram e erraram feio. Desculpe-me, mas uma empresa que possui influência sob milhares de desenvolvedores do mundo não pode simplesmente quebrar uma regra imposta por si própria. Como usuário, fica claro que uma comunicação dessa não me incomoda em nada, mas a questão não é essa, a questão é sobre respeito com estes desenvolvedores.

  • Luiz Assis

    A regra é feita para desenvolvedores terceiros que queira enviar aplicativos a Apple store. Não vi que ela infringiu as regras colocadas à d senvolvedores mesmo que não trata-se de ela mesma seguir. Ela é dona da loja ela coloca o que quiser.

  • Felipe Trindade

    Fazem tempestade em um copo d’água

    • Luiz Assis

      Querem aparecer

  • Thiago Hyppolito

    A polêmica foi gerada por que a Apple é minuciosa em aprovar os aplicativos. E isso deixa os desenvolvedores muitas vezes irritados. Porém, a Apple é a dona da bola, do campo, das traves, da grama, do juiz, dos bandeiras, da arquibancada, e joga o jogo como ela quiser. Agora, criticar alguém por que fez uma crítica, é mi-mi-mi do mi-mi-mi. Sorvete na testa!

  • Thiago

    Acho que o povo se habituou a fazer mimimi por tudo.

  • Gabriel F. K.

    Na minha opinião, a regra existe para os desenvolvedores e suas Apps. A notificação em questão proveio da própria AppStore que, para todos os efeitos, não é uma app per se. Pode ser considerada uma app na organização do iOS, mas não é uma app do ponto de vista de usuário, é parte do sistema operacional. Desse modo, a AppStore não está sob as mesmas regras. Isso vale para vários contextos. A entidade que defere uma regra não necessariamente está sujeita a ela.

  • Marcelo

    Observando também que a Apple não promoveu nenhum app específico, mas toda uma categoria de app´s que terão seus recursos revertidos a uma causa, diga-se nobre! pra mim isso faz diferença…

  • Jhow NM

    Arrasta para a esquerda e aparecerá um pequeno “x”…
    Problem solved.

    • Fab

      Exatamente. Assim como 99,9% fizeram e nem perceberam que era um “erro grave” ou um “insulto”. Tem gente que tem comportamento de marido corno e desconfiado: “Qualquer atitude diferente da mulher já acha que é traição”.

  • André

    A causa é nobre mas só a notificação promove a venda de produtos Apple. Então, é propaganda sim.

  • Bruno Cobo

    Pelo amor de Deus!!! Vão lutar contra a roubalheira existente no Brasil e não ficar trolando empresas “Apple” por que estão revertendo dinheiro para a campanha RED!!

  • Giovanni Santin

    Acho isso uma falta de ter o que fazer, como disseram em outros comentários abaixo. Não é questão de ser dona ou não da App Store. Foi apenas uma notificação em prol de um campanha sem fins lucrativos. Apenas isso. Sem teorias da conspiração, sem ficar pensando em segundas intenções ou coisas do tipo.

    Isso é mais um caso clássico de #firstworldproblem …

  • Thiago Oliveira

    Acho interessante como uma questão dessa, importante para discutirmos os termos da App Store e enriquecermos nossas noções de privacidade e intimidade, desperta em algumas pessoas a necessidade de, com um certo ar de superioridade, dar opinião minimizando o assunto e dizendo que isso é coisa de gente chata, desocupada e por aí vaí. Sem utilidade, parece-me, são os comentários dessa natureza.

    Publicidade não visa somente ao lucro. Busca passar uma mensagem para enaltecer uma ideia. A publicidade institucional, por exemplo, é prova disso. A Apple infringiu claramente as suas regras. Isso é grave? Moderadamente sim, na medida em que a Apple se porta como um xerife na sua loja e, por isso, deveria dar o exemplo.

  • Alessandro C. da Silva

    Eu não recebi essa notificação. Porem concordo com o Felipe Domingues que disse abaixo: Regra é regra, senão não teria esse nome. Não importa se a causa é nobre ou não se ela faz isso 1 vez por ano… É REGRA e ela não pode se dar ao bel prazer de quebra-la só porque ela é a Apple. Se pode, pode.. se não pode, NÃO PODE. #MinhaOpinião

  • aloisio junior

    é simples cara não gostou do que a apple fez cancela sua conta de develorper. fica com essa babaquise que raiva que isso me dá um ato de bondade que a apple faz e vem um egoista falar que não pode fazer. se fosse um anuncio venda seu iphone antigo e troque por um 6 ou 6 plus concordaria com a revolta mas uma notificação de uma campanha foda desta que ajudara milhoes de pessoas não é motivo pra disculsão nem uma. deixei pra pagar meu iphone 6 plus e meu dock segunda por esse motivo de estar revertendo o lucro dos produtos meu pra isso pois quero faser um maximo que eu puder. concordo com a apple e acho que eles deveriam almentar mais ainda o foco nessa campanha.

  • Guest

    Vcs estão preocupados por uma simples quebra de regra, sendo que a Apple foi uma grande empresa a fazer a luta compra o HIV? Foi só por causa de um simples regra idiota que vcs fazem essa algazarra toda? A Apple podia muito bem! Fazer nada! Nem RED! Nem doar o dinheiro! Colocar tudo no bolso! Igual a maioria das empresas fazem! Mas não, preferiu fazer algo humanitário, ajudando pessoas que possuem essa doença. Por favor! Não pense que q o mundo gira em torno de vcs! ( Desculpa qualquer palavra grosseira, mas é minha opinião)

    • Giovanni Santin

      Só pra esclarecer, a ONG RED não é vinculada a Apple de nenhuma maneira… A ONG RED foi fundada pelo cantor Bono Vox, vocalista do U2, a Apple apenas suporta a causa…

  • Guest

    Vcs estão preocupados por uma simples quebra de regra, sendo que a Apple foi uma grande empresa a fazer a luta contra o HIV? Foi só por causa de um simples regra idiota que vcs fazem essa algazarra toda? A Apple podia muito bem! Fazer nada! Nem RED! Nem doar o dinheiro! Colocar tudo no bolso! Igual a maioria das empresas fazem! Mas não, preferiu fazer algo humanitário, ajudando pessoas que possuem essa doença. Por favor! Não pense que q o mundo gira em torno de vcs! ( Desculpa qualquer palavra grosseira, mas é minha opinião)

  • Alex Vasconcelos

    Vcs estão preocupados por uma simples quebra de regra, sendo que a Apple foi uma grande empresa a fazer a luta contra o HIV? Foi só por causa de um simples regra idiota que vcs fazem essa algazarra toda? A Apple podia muito bem! Fazer nada! Nem RED! Nem doar o dinheiro! Colocar tudo no bolso! Igual a maioria das empresas fazem! Mas não, preferiu fazer algo humanitário, ajudando pessoas que possuem essa doença. Por favor! Não pense que o mundo gira em torno de vcs! Vcs vão morrer se receber uma notificação dessas no iPhone? Eu não morri! Mas pessoas com HIV estão morrendo. ( Desculpa qualquer palavra grosseira, mas é minha opinião)

  • André M.

    Isso é coisa de gente chata e implicante. Não vi nada demais assim como nao vi nada demais o U2 mandar o album de grátis. Isso é coisa de gente chata que gosta de dar opinião pra tudo.

  • Daniel Alencar

    “Seria diferente se ela passasse a não respeitá-la mais, enviando toda a semana […]” é o q eu acho. Se ela começasse a enviar notificações sobre qualquer coisa toda semana aí encheria o saco kkkkk e consequentemente estaria quebrando claramente a regra.

  • Cadu Nunes

    Acho que o povo precisa parar de se estressar com bobagens e lavar um pouco de louça.

    • Daniel Alencar

      Hahaha acho q precisam brigar por causas mais úteis! Isso sim! Como o abuso que a população sofre por um monte de empresas por aí, um conhecido: os bancos. (Sem contar o governo que já faz isso há anos. Mas não quero discutir isso. Isso é outro caso e só da briga, aparece um monte de gente, encrenqueiros e revoltados. Não quero ninguém discutindo o governo em resposta a esse comentário!)
      Só estou dizendo que não podemos deixar certas empresas deitarem e rolarem no consumidor. Exemplo: As operadoras estão começando querer abusar do consumidor com essas novas idéias a respeito da internet, viram que ninguém mais faz ligaçoes como antigamente, e vão querer ganhar em cima da internet (lógico, capitalismo) mas consequentemente estão criando maneiras estúpidas e absurdas para se beneficiarem com isso. Exemplo? Bloqueio da conexão após estourar a franquia!

  • Alex Vasconcelos

    Vcs estão preocupados por uma simples quebra de regra, sendo que a Apple foi uma grande empresa a fazer a luta contra o HIV? Foi só por causa de um simples regra idiota que vcs fazem essa algazarra toda? A Apple podia muito bem! Fazer nada! Nem RED! Nem doar o dinheiro! Colocar tudo no bolso! Igual a maioria das empresas fazem! Mas não, preferiu fazer algo humanitário, ajudando pessoas que possuem essa doença. Por favor! Não pense que o mundo gira em torno de vcs! Vcs vão morrer se receber uma notificação dessas no iPhone? Eu não morri! Mas pessoas com HIV estão morrendo. ( Desculpa qualquer palavra grosseira, mas é minha opinião)

  • Rodrigo Vieira

    E quem disse que as regras da App Store valem para a própria App Store? Digo, não são somente para apps de terceiros? Se for assim, tecnicamente ela não infringiu sua regra.

  • Rodrigo Pereira

    aff , parem de ser espirito de porco, a notificação é para um campanha contra a AIDS galera, fala serio, não é uma notificação para promover algo para vender ou divulgar aplicativo qualquer….
    bom senso passou longe

  • Bruno Burin

    Caraaa… reclamamos de tudo! Para. Como diria na época do futebol de rua quando muleque, “A bola é minha e eu faço oq quiser” haha

  • Guilherme Rocha

    Eu recebi notificação do FIFA15 e de outros jogos com a campanha (RED)

  • jhonyjackes

    Péssimo exemplo.. nao quero ficar recebendo propagandas… JA ME BASTA A OPERADORA OI ME ENVIAR 500 SMS POR DIA

  • Alex Vasconcelos

    Vcs estão preocupados por uma simples quebra de regra, sendo que a Apple foi uma grande empresa a fazer a luta contra o HIV? Foi só por causa de uma simples regra idiota que vcs fazem essa algazarra toda? A Apple podia muito bem! Fazer nada! Nem RED! Nem doar o dinheiro! Colocar tudo no bolso! Igual a maioria das empresas fazem! Mas não, preferiu fazer algo humanitário, ajudando pessoas que possuem essa doença. Por favor! Não pense que o mundo gira em torno de vcs! Vcs vão morrer se receber uma notificação dessas no iPhone? Eu não morri! Mas pessoas com HIV estão morrendo. ( Desculpa qualquer palavra grosseira, mas é minha opinião)

  • Sinceramente, quem cria a regra, pode mudar quando quiser. É regra, não é Lei… e depois, eu nao veria problema algum permitir que os Apps pudessem enviar notificações de qualquer tipo a qualquer hora, DESDE QUE eu pudesse habilitar/desabilitar essa opção. É uma questão de liberdade e bom senso.

    Na minha opinião, a Apple criou essa regra para os desenvolvedores, não pelo motivo relacionado a sermos bombardeados por alertas, visto que eu recebo centenas de notificações a todo tempo do Twitter, pois escolhi receber os tweets das pessoas q eu sigo… mas acredito que a preocupação maior é referente a bateria. Cada notificação q é exibida na tela, ativa todo o visor, diferente do Moto X por exemplo, que tem tela Amoled e acende apenas os pixels necessários… é o que eu penso!

  • Pedro Castro

    Sinceramente , quem liga para isso? Muita explicação para uma coisa banal.

  • Pedro Castro

    Muito mimimi para uma coisa banal. Sinceramente quem liga para 1 notificação ?

  • Luiz Felipe

    Situação complicada, afinal ela já havia mandado um email sobre o assunto , imagino eu que essa atitude agora foi porque a maioria dos usuários não leem os emails que ela manda , dessa forma , mandando uma notificação direta eles com certeza verão a mensagem , mas ao informar “na compra” se torna de certa forma um puta de um marketing para arrecadar uma grana em vendas de apps chegando no bom coração de alguns.

  • Danilo

    Quanto mimimi

  • Rafa Morley

    A apple errou. Fez a regra e não cumpriu.

  • Bruno Aramaki

    Em terra de saci, uma calça dá pra dois. Seja lá o que isso signifique

  • Elton Fabricio ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Mimimi.
    A Internet está tão chata ultimamente… agora qualquer coisa é motivo para reclamar nas redes sociais. É tudo racismo, preconceito, discriminação, inadequado…
    Eu acho que quem crítica só quer receber atenção, apenas isso.

  • Jefferson Soares

    Por uma causa tão grande, tão importante e tão nobre como essa, a Apple fez bem em exceder à regra.

  • _Yuli_

    Acredito que uma regra só pode ser chamada assim se for respeitada. O “jeitinho” camuflado de bom senso abre precedentes e gera esse tipo de debate, inclusive para questionar se é justo, como você mesmo apontou, ela promover uma ação humanitária no combate à aids e não promover uma campanha de combate à malária, ao câncer ou ao ebola. Essas causas têm menos importância?
    Acho que a Apple errou e não só deveria não repetir isso no futuro como também se retratar pelo ocorrido.

  • Lauro

    Concordo que a causa é boa, mas nem todos os usuários devem pensar assim. Regras foram feitas para serem cumpridas e exceção somente se estiver prevista na própria regra. Regra é uma norma, uma lei, etc e essa de toda a regra tem uma exceção, isso não pode ser, imagina se as leis fossem assim? Mas confirmo, essa mensagem era para o bem, mas infrigiu uma regra.

  • Eu queria muito vir aqui e digitar algo babaca do tipo esse cara merecia ter AIDS, mas eu acho que toda regra tem sua exceção, se a quebra for usada para o bem que mal tem? Eu concordo com tudo que foi dito.

  • A Apple errou ao infringir a sua própria regra, de proibir esse tipo de notificação, ainda que tenha sido uma causa humanitária. O tamanho da gravidade é algo relativo, mas a violação existiu e é isso que realmente interessa. É fácil violar uma regra e evocar uma justificativa nobre. Quando se estipula uma norma deve haver coerência com o seu cumprimento, senão se propicia uma bagunça como é no Brasil. Pode parecer uma questão trivial, mas arbitrariedade gera consequências negativas.

  • Fabio

    Santa bobagem

  • Vladimir Machado Malaquias

    Esta errado, regras são regras e ponto final! Não interessa se foi uma ou mil vezes, se a causa é justa ou injusta! Fez a regra, o mínimo que a Apple tem que fazer é segui-la!

    • CarlinhosDOWN

      “Regras são regras e ponto final”, falou o brasileiro que estaciona na vaga de cadeirante “rapidinho, só um minutinho”, ou que usa o Twitter para saber onde tem Blitz para escapar da Lei Seca, porque “só tomou um copinho”.

      Estou vendo aqui muitos cidadãos perfeitos, verdadeiros exemplos de comportamento, julgando a Apple.

      • Disse tudo!!!

      • Fabrício

        Entendo seu ponto de vista e pode parecer mesmo hipocrisia quando alguém diz que a Apple agiu de forma incorreta. Todavia, não se pode justificar uma infração pelo fato de que outros a pratiquem. Caso contrário, pra que lei? pra que sociedade? Se a diretriz que o desenvolvedor invocou não prever exceções, ela, de fato, infringiu a própria regra.

      • Vladimir Machado Malaquias

        Você me conhece para sair acusando assim? Te garanto que eu não faço isso, abomino tais praticas! 99% das vezes ando a pé ou de bicicleta, se vou mais longe viajo de ônibus ou avião. Odeio o jeitinho brasileiro, a corrupção desse país me enoja, bem como a arrogância de certas pessoas!

        • Relaxa Vladimir aqui todo mundo arremessa pedra com muita facilidade. Eu entendi a sua opinião e acredito na sua postura. E outra, ninguém precisa ser perfeito pra ter direito a uma opinião. E em termos de exceção da regra nós brasileiros somos os mais indicados para dar uma opinião, pois vivemos sob exceções diariamente.

          • CarlinhosDOWN

            “Todo mundo arremessa pedra com muita facilidade”.

            É engraçado ler isso de você, que neste mesmo tópico jogou pedras em outro colega, afirmando que ele tinha “opinião ditadora”. Tudo porque interpretou errado o comentário dele.
            Você tem razão, todo mundo arremessa pedra com muita facilidade e você parece ser um dos que mais faz isso por aqui. Você é o exemplo vivo do que afirmei: tem pessoas aqui que não tem moral para acusar ninguém. Que apontam a trave no olho do outro sem ver aquela do próprio olho. Gente com falta de louça para lavar em casa.

            Vladimir, pela sua reação agressiva, imagino que você levou para o lado pessoal meu comentário. Por favor, não leve. Como você mesmo afirmou, eu não lhe conheço e por isso é impossível saber como você é ou as atitudes que toma. Não estava me referindo exatamente a você, apenas usei sua frase como base para o meu argumento. Desculpe se pareceu que eu estava me referindo diretamente a você, pois não estava.

            • De forma alguma. Inclusive pedi desculpas. Assim, estou sem paciência pra gente como você, escrevi demais.

            • Assim falou deus.

            • Assim falou Zaratustra…

    • “Fez a regra, tem que segui-la” = regra que os desenvolvedores têm que seguir.

      É sério que você achou que ela fez a regra pra si mesma?? Uau.

  • Jason Baroni

    O dinheiro arrecadado com estes apps está sendo doado inteiramente para a causa (RED), na Africa. Se você, mero mortal que está debatendo contra a notificação, fosse um africano portador da doença que terá auxílio deste programa, não iria contra esta “exceção à regra”.

    O problema deste debate é que a maioria das pessoas não usam argumentos plausíveis. Olhando em DIVERSAS fontes você que as pessoas falam coisas como “JOBS nunca teria feito isso”, “Tim Cook está acabando com a Apple”, só por esta simples notificação que promove uma CAUSA SOCIAL, ao final das contas.

    As pessoas tem que parar de pensar de forma limitada e ir além da zona de conforto. Ao invés de criticar tudo baseado no murmurinho, procurar entender de fato a intenção por trás de uma atitude como essa.

    • A forma como você colocou a sua opinião é uma verdadeira ditadura de opinião. Todos que criticam estão errados e estão contra a nobreza da postura da Apple? Acho que não. A sua opinião, com todo respeito, é que se limitou a olhar apenas para um lado da questão, muito nobre diga-se de passagem.

      • Jason Baroni

        Oi? Eu não estou ditando nada, por isso estou discutindo num fórum. Se você ler meu histórico no Disqus verá que eu sou muito aberto a opiniões diferentes das minhas. Em minha opinião, se bem interpretada, você nota que estou indo contra as críticas sem qualquer tipo de argumento e indo completamente a favor da campanha RED. Os que criticam não estão errados, de forma alguma, e eu sou ninguém para ir “contra” a opinião alheia. O que eu contrario são os argumentos usados para defender as opiniões que eu tenho visto. Criticar um homem é infinitamente mais fácil do que argumentar contra ou a favor dele.

        • Posso ter interpretado errado o que você escreveu, nesse caso por favor aceite as minhas devidas desculpas.

          • Jason Baroni

            Claro, sem problemas

    • Elder

      Eu tenho esse “tipo” de opinião e realizo doações a órgãos de reputação sempre que posso.
      Mas a Apple aderir a prática de mensagem invasiva que já é comum do brasileirismo. Com experiência nunca precisou disso.

      • Jason Baroni

        Você acha que o seu problema sobre o recebimento deste tipo de mensagem é maior que o de um portador de Aids de um país subdesenvolvido? Se você doa e acredita estar fazendo a diferença a quem precisa, você não deveria se incomodar com uma ação dessas, visto que você entende a nobreza por trás disso tudo.

        • Elder

          Posso fazer isso, o fato e que recebemos mensagens o dia todo de servidores pagos para isso, já me incomoda. Também não acho que as pessoas que contribuem façam isso por conta de uma mensagem comovente.

          • Jason Baroni

            Uma mensagem comovente não, isso é Marketing, tanto que a Apple proíbe os demais devs para que respeitem a privacidade que você mesmo coloca como crucial.

      • “mensagem invasiva” = notificação que some com um deslize
        “Comum do brasileirismo” = número de sistemas operacionais brasileiros relevantes: 0 (zero).

        I rest my suitcase.

  • Andrey Fortes

    Estão mais preocupados com o lenga lenga do que com a causa em si, doar ninguem doou, mas reclamar…

  • Gabriel

    Ta, e Siri em PT-BR? ASAHUSUHASA xD

  • Carlos Muniz

    Eu simplesmente apaguei a notificação.

  • Fabrício

    Respeitosamente, discordo da opinião o iLex. Se os outros desenvolvedores não podem fazer isso, ela também não deveria ter feito. Contudo, não sei se há alguma exceção nas diretrizes que preveja isso.

  • Thiago Racca

    Regras são regras… pra mim cabeças deveriam rolar na apple… a algum tipo de comunicado que isso não ira se repetir…

    Quero ver quando for o facebook pedindo doações para ebola se a apple vai ser tão compreensível… o mesmo se for um app menor pedindo doações para as vitimas do massacre de kyrat no himalaia a apple vai ser tão compreensível assim….

    • Teoricamente, as diretrizes são para desenvolvedores, quando entregam o App pra aprovação, acho que a Apple fez uma boa ação sim. Você se surpreenderia com tanta gente no mundo disposta a doar pra ajudar quem precisa 😀

  • Lucas Pimentel

    Na minha opinião a Apple está errada e assim como o Blog do iPhone também por estar sempre defendendo a Apple em seus comentários.Gosto muito da Apple e só tenho aparelhos da Apple, realmente a admiro.Porém é intediante ler nesse blog que por qual for o erro da empresa, de alguma maneira ela está certa. A empresa não é um “deus” e comete sim erros, seria legal o blog aceitar esses erros que a Apple comete de vez enquanto e mostrar para o público a verdade, porque já ficou até chato isso. Parece um blog comprado da Apple e por isso perde um pouco de seu valor. Galera do blog, gosto muito de seus artigos, mas tinha que falar isso.

    • Fabrício

      Partilho de sua opinião Lucas, mas cuidado para não ser processado por dizer que ela não é Deus, rsrsrs.

    • A opinião foi do iLex, estava escrito no título do post. E ele argumentou muito bem, como sempre. Não tenho motivos nenhum para acreditar que o iLex esteja defendendo a Apple por Fanboyzice.

  • Marcio

    ???

  • Weliton Junior

    [OFF TOPIC]

    iLex, a Apple Store e diversos magazines já estão vendendo ipad 2
    Zero anuncio oficial, festinha, nada rsrs

  • Nelson

    Quanta besteira, a rega é para DESENVOLVEDORES para não ficar enchendo nosso saco… agora a Apple manda 1 notificação e o povo já cai matando.. e nem para ela foi.. foi para salvar vidas através de doações, larga de olha pro próprio umbigo, não gostou só desbloquear o telefone q some.. ta irritado compra um Andoid q ai sim vai ter um monte de mensagem te enchendo as paciências, isso é recalque de desenvolvedor que quer mandar propaganda pra vc e a Apple não deixa e vcs ainda criticam, ai porque é regra e tal, atira a primeira pedra quem nunca desrespeitou uma regra.. e quem criou a regra foi a Apple… sou pai e tenho regras com minha filha mas quando acho necessário e não prejudica a educação dela eu mesmo desrespeito uma ou outra regra, tudo há exceção, a Apple é quem gerencia as regras para os filhos (desenvolvedores) não fazerem besteira, mas quando ela achar necessário irá mudar.. antes de criticar porque vocês não vão ler as regras de uso do facebook, do app dele messenger, do whatsapp já viu o tento de besteira q tem lá? e que eles tem o direito de mudar quando quiserem sem aviso prévio..? e todo mundo aceita sem reclamar.. qnto mimimi

  • Alexandre Souza

    Que falta do que fazer

  • Minha regra é, ninguém entra de sapato na minha casa, para não sujá-la, pois quem irá limpá-la sou eu. No momento em que estou entrando em casa, ouço uma voz vindo de dentro pedindo ajuda, e com um certo desespero. Devo quebrar minha regra para tentar ajudar, ainda que esse esforço não ajude tanto quanto imagino? Ou regras são mais importantes que isso e vai ver nem vou poder ajudar tanto assim?

    • Elder

      Os fins justificam os meios? Se houvesse planejamento talvez não estaria sujeito à desespero, só gostaria que se a Apple não mais vai criar nada, que deixasse de mexer no que funciona. ( se comento é que me intrigou, respeito sua opinião amigo ).

  • Tarciano Vieira da Silva

    Na minha opinião foi um abuso por parte da Apple. Se ela criou a regra por que acredita ser importante, deveria ter seguido.

    Tem outras formas “legais” de fazer propaganda. Email, recomendação de aplicativo no aplicativo, etc…

  • A questão colocada no artigo de informação útil ou não é relativa, bem a regra existe e é bem clara, ela quebrou a regra que ela mesmo criou isso é muito errado independente da causa ser nobre ou não. Mas é bom ter aberto a discussão por exemplo surgem idéias boas disso como a possível configuração das mensagens que deseja receber dentro de cada aplicativo. Mas no resumo na minha opinião foi errado independente do quão nobre foi. Utilidade ou não é relativo.

    • As regras são para Desenvolvedores, ou seja, terceiros. Não necesserariamente se aplica a própria Apple.

      • Na verdade para aplicativos na App Store e sim se aplica a própria Apple. Seria estranho o contrário.

        • Não seria estranho, porque a App Store não passa pelo processo de aprovação pra entrar pra própria App Store. Porque a Apple inventaria uma regra pra ela mesma?

          • Não entendi como assim a App Store? Foi um aplicativo da Loja que enviou e não a App Store. Aplicativo é aplicativo está sujeito as regras independente do desenvolvedor. Senão seria algo do tipo regras para os aplicativos menos os que eu mesmo desenvolvo, isso não é muito bonito de se fazer, questões de respeito a escolha, privacidade e outros que são pilares da Apple.

            • Não, foi notificação da App Store mesmo, igual na imagem ;D

            • Sim App Store aplicativo instalado no seu iPhone.

  • Francisco

    lambeu a Apple agora, hein?

  • Luiz Henrique Fontolan

    Te acho fanboy da apple a ponto de achar que ela não comete erros, desculpa :/
    Acho que ela devia seguir as suas próprias regras, afinal foi ela quem as criou e, além disso, regras são regras

    • kkk! Eu sou fanboy, mas dos sunitas, ela comete muitos erros! Siri!!!!!!!!!!

  • Vinicius Marques

    Cara, a maioria das vezes é só quando você compra um celular na loja, que não é surpresa por parte das operadoras, visto que desde que eu me conheço por gente elas fazem isso. Acho que o iPhone é uma exceção por ser “impossível” de ser modificado sem os métodos alternativos.

  • Elder

    Morre a criatividade, nasce a estratégia de marketing – Legado de Tim Cook

    Por muitos anos utilizo o Mac como estação de trabalho o que já não mais é, infelizmente. Acompanhei a brilhante evolução e valorização da Apple através de sua criatividade, visão focada e objetiva. Sim, acredite, a Apple já foi uma empresa diferente de uma outra qualquer. Hoje testemunho a deterioração de uma gigante que utiliza de toda uma história concisa para elevar gráficos de venda a curto prazo, ofuscando a inegável falta de criatividade. Mas alguns ainda vão se lembrar que, um dia houve um homem que não se valia de números por que sabia que eles viriam sim, mas como resposta a qualidade de seus produtos. Naqueles tempos não era necessário se vender a um falso propósito de unificação. Possuir um Apple traria benefícios, vende-lo agora é necessário!

    Havia uma ferramenta profissional inteligente e prática, incrivelmente fizeram dela um ambiente atrativo à pessoas fúteis de conhecimento extremamente limitado. Nem consigo mais me lembrar das últimas atualizações, talvez uma boa sugestão seria o osx windows, quem sabe? Mudar as cores de alguns botões vem dando certo.

    Mesmo os grandes gênios também cometem erros e Jobs cometeu o maior deles.
    Esqueceu que não viveria para sempre.

    • 1 notificação que vai ajudar pessoas com AIDS (isso mesmo, a que não tem cura) = A Apple virou uma empresa que só liga pra dinheiro e começou a Era do Marketing???

      Unico ponto positivo do seu comentário: já entregou tudo no primeiro parágrafo, não precisa ler o resto.

      • Elder

        Talvez eu não tenha sido claro o suficiente. Minha opinião não leva em consideração apenas uma simples ação de enviar uma mensagem, mas, todo um histórico de retrocesso que está havendo na empresa com relação a segurança, design e criatividade. Como deixei claro, não utilizo minha estação de trabalho da Apple para fins infantis. Preciso de ferramentas mais inteligentes que bonitas, entende? 🙂

  • Essas diretrizes são para desenvolvedores, certo? Não para a Apple. Acho que foi certo sim. Aliás, é muito bom ter o Cook como CEO. A política da empresa continua dando prioridade ao consumidor e a ética do que ao dinheiro, ao meu ver; derrubando preconceitos e apoiando campanhas huminatárias, inclusive. Se em 2011 me falassem que a Apple ia se virar tão bem assim sem o Jobs eu não acreditaria.

  • Eu comprei um aplicativo dessa campanha. Se esses poucos dólares que eu gastei fizeram alguém (no mínimo que seja) se sentir melhor, foram os dólares mais bem gastos na App Store. Aliás, considerando o tamanho da Apple, das notificações que ela podia ter nos enviado, essa foi a melhor. A que ajudou alguém que sofre.

  • Gerinho Faustino

    Compartilho da mesma opinião que sua, mas uma vez o blog esta de parabéns.

  • Guest

    Tem pessoas que nasceram para perturbar. Cara não foi propaganda nem nada do tipo. Estava vendendo sim, a Apple vai lucrar de alguma forma sim. Mas ainda é uma causa humanitária.

  • iPedro_o

    Tem pessoas que nasceram para perturbar. Estava vendendo sim, a Apple vai lucrar de alguma forma sim. Mas ainda é uma causa humanitária. Pensemos fora do nosso mundo perfeito, tem gente ae que vai ser muito beneficiada com essa “regra quebrada”.

  • Hades666

    Simples: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!”….,Quem pode faz, quem não pode se sacode. Resumindo, regras são feitas por quem tem bilhões no bolso, te liga mané.. 😛

  • Adriano Merhere More

    Sabe porque a Apple não libera esse tipo de coisa ? Porque os dev exagerariam e seriamos bombardeados com msg de notificação. É como os emails spam, eu não ligo de receber um email de propaganda de um empresa, acho até legal , as vezes essa propaganda pode me interessar. O que me irrita no spam é chegar de manha e ter uns 10 emails pelo menos da mesma empresa e todos os dias. Isso é que irrita, eles não tem bom senso.

  • Wagner Costa Resende Filho

    Alguém na Apple, assim como eu, deve pensar que o combate à Aids não é publicidade, promoção ou marketing.

    • Nelson

      Concordo com vc!, queria ver se alguém q está reclamando tivesse algum parente com AIDS que esta precisando de programas assim…

  • Felipe Orita Gonçales

    isso é mais polemico que ” mamilos “….

  • Marco Cardoso

    ”Pois bem, voltando à tal regra, ela foi criada justamente porque muitos desenvolvedores não possuem a capacidade de identificar o limite entre uma notificação útil de uma desagradável […]”

    Perfeito.
    A Apple enviou uma rara notificação sobre uma campanha mundial muito importante, logo, útil.
    Os que se incomodaram são justamente os mesmos que criam/enviam/participam de notificações inúteis.

  • Ogro da Floresta

    Isso é grave? Sim.
    Eles seguiram a regra do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
    E quem decide se a causa é nobre ou não?

  • Lucas Reis

    Marketing = Mercado/vendas
    Red = Salvar vidas/Fazer o bem.
    nem se compara

  • Renato

    Ué esse é um dos motivos que nos fazem comprar iPhones!, nada guela abaixo no celular!

  • Renato

    A causa é nobre, mas se for para seguir as regras, a regra foi quebrada! kk

  • Thais & Alan

    toda essa discussão por conta de uma campanha em ??????
    se percebe que todos vocês aqui não dão a minima por campanhas
    de auxilio e focarão na regra, porque quebrou a regra…

    Alan