Notícias

Ganhei um iPhone/iPad, e agora? Dicas para iniciantes

iPad Air

Você acabou de ganhar um iPhone ou iPad, mas não sabe por onde começar? Confira os primeiros passos para começar a usar o mais rápido possível as principais funções que o iPhone ou iPad pode proporcionar. 🙂

O iPhone e iPad são dispositivos incríveis que permitem você fazer muita coisa no seu dia-a-dia. Mas são tantas as funções que muitas vezes não sabemos por onde começar. E é por isso que nós mostramos para você o caminho do que você pode fazer para começar com o pé direito no mundo do iOS. 🙂

1. Configurações

Há diversas configurações a fazer no novo aparelho, mas nós listamos 10 delas que facilitarão o seu início.

Leia:
– As 10 primeiras coisas que você deve configurar ao ligar um iPhone ou iPad pela primeira vez

2. Aprenda a ativar o backup

O backup é o ato de guardar todos os dados do iPhone ou iPad para caso você precise no futuro. Aprenda bem como fazê-lo, para não perder coisas importantes no futuro.

Leia:
– Tudo o que você precisa saber sobre o backup do iPhone e do iPad

3. Como tirar foto da tela do iPhone ou iPad

Haverá momentos em que você irá querer guardar o que aparece na tela do seu aparelho. No computador isso se chama printscreen e pode ser feito no iOS também.

Leia:
– Como tirar foto (printscreen) da tela do iPhone, iPad, ou iPod touch

4. Acentuação de palavras

O teclado virtual do iOS não aparece acentos, pelo menos não a princípio. Veja como acentuar palavras no iPhone e iPad.

Leia:
– Como acentuar palavras no iPhone, iPad ou iPod

5. Baixe o livro de dicas

Nós lançamos um livro gratuito com uma centenas de dicas básicas de iOS, que servirão como um guia inicial para você. Baixe-o e deixe sempre no seu iBooks.

Instale:
100 Dicas para iPhone e iPad

6. Assine a revista

A Revista iThing é nosso periódico mensal em português com diversas dicas e novidades do mundo Apple. A assinatura tem um preço baixo para que seja acessível a todos os usuários, mas você pode ler as 5 primeiras edições de graça. Instale já o aplicativo e aproveite.

Instale:
Revista digital iThing, para iPhone e iPad

ithing_Out

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Diego

    Produtos da Apple são tão intuitivos. Se tu comprou/ganhou e nao sabe nem usar o básico antes de ler essas dicas é pq vc esta ficando ultrapassado! (ou preguiçoso demais…)

    • Fabio Correa

      Acho que está enganado.
      Os produtos da Apple para iniciantes, não são tão simples de serem utilizados.
      Principalmente o uso do sync com iTunes, é bem complicado.
      Mas concordo que o sistema iOS em si é bem intuitivo.

      • Luiz Bordignon

        Concordo com o Fabio Correa. Por mais intuitivo que sejam, é complicado para iniciantes. Para mim, em 2012, com meu primeiro iPhone, foi.

      • Júlio César

        Até hoje eu não sei usar o iTunes muito bem :/ e não sou usuário iniciante!!

        • Luiz Bordignon

          “Tamu junto” Júlio César kkkk

    • Marcos

      Quando eu ganhei meu iPhone 3GS, no começo de 2009 eu estava saindo de um daqueles telefones antigos, que só se usava para enviar e receber ligações e mensagens escritas em um teclado numérico. E o muito legal jogo da cobrinha.

      o iTunes foi um inferno de dominar. A AppStore era complicada, desde criar uma conta “free” (eu tinha 13 anos, não podia pedir um cartão de crédito para essa conta a ninguém.

      Fui dominando, e foi paixão pela eternidade.

      Minha mãe me via mexendo no iPhone e quando o pegava, não tinha idéia do que fazer. Ela passou por um blackberry que só a complicou mais, depois ela comprou um iPhone 3GS também, depois o 4, e agora ela está com o 5s.

      Os amigos dela todos olham o iPhone e diz “como você consegue mexer nisso”.

      Por parte, sim, o iPhone é incrivelmente intuitivo. Mas, ainda assim precisa-se de um bom momento de prática para os principiantes no sistema, mesmo que venha de outros OSs

    • Mari Portugal

      Eu saí ano retrasado do windows phone (tenho horror a Android, sempre tive rs) para o iphone 4s e o basico me pareceu bem intuitivo, mas tem umas “manhas” do sistema q não são intuitivas e é legal ter alguém pra indicar o caminho sim…

    • Danilo Araujo

      Unica coisa que precisei acostumar quando sai do Android pro IOS foi a falta dos botões capacitativos..Eu vivia tentando clicar do lado do botão Home pra voltar…hahahahh

  • Ana

    Muito bom!

  • Não sei se isso seria pertinente, mas não teria como colocar a Revista iThing na Banca do Google Play? Adoro o iOS, mas sou usuário de Android (-$$$$). Queria poder ler a revista também, até assinar, se fosse possível.

  • Anderson Campos

    Putz, li assim: GANHE UM IPHONE/IPAD AGORA!!!!

    • Alexandra

      Eu também!!! 🙁

      • Patrick Rademaker Burke

        x3

    • JanjaBoy

      Estou esperando a promoção do BDI com um iPhone 6 e um iPhone 6+
      Vamos ver qual será o tema este ano. 😛

      • Marcio

        ansioso..

      • Então senta, Janja, senão cansa. 😛

        • JanjaBoy

          Cadê os amigos da Foks? 😛

  • Hades666

    Excelentes dicas como sempre……

  • É uma coisa que temos na cabeça há algum tempo, Pedro, mas ainda não conseguimos fazer com que ela fique com a mesma qualidade que para iPad. É muito difícil prever um formato para trocentos tamanhos de telas diferentes.

    Mas ainda não desistimos. Quem sabe um dia conseguiremos? 😉

    • Eu entendo iLex! Vocês irão conseguir, tenho certeza! Parabéns pelo blog 🙂

    • Yuri

      Poderiam disponibilizar em pdf pra pessoas como o Pedro…

      • PDF ????
        Acho que você nunca leu a iThing e a proposta de interatividade que ela tem. 😉

  • Edhy Ghellen

    Poxa… Quando comprei o iPhone em outubro, passei quase uma semana tentando descobrir como mexer nele… Tive que descobrir várias coisas em vários sites diferentes… Poderia ter saído um artigo assim antes… Até porque tem várias pessoas que compram iPhone pela primeira vez… Quando comprei o meu, ais 4 outras pessoas compraram também… E todos sem saber como usar direito.. Felizmente, agora já conheço muuuuuitas funções dele.. hehehe

  • Alex iPilot

    Estou agora com um iPhone 6 Plus e o grandalhão me surpreendeu positivamente, finalmente aposentando meu iPad1. A espessura foi o fator chave e eu não tinha noção até pegá-lo. Não incomoda no bolso e nem quando uso na cintura da bermuda.
    No carro eu o conectei para testar o CarPlay, mas é ainda MUITO RUIM. Nem porque a Siri não funciona aqui, mas porque os apps da própria Apple estão muito aquém do básico! O Mapas do CarPlay não tem multitouch, não tem zoom com dois dedos, nem deixa colocar alfinetes! Como pode um app que pretende ser navegador não possuir isso??? A Apple deveria espelhar o Mapas do iPhone. Ficou estranho: o Mapas do CarPlay diz não possuir rota, enquanto o Mapas do iPhone conectado mostra a rota perfeita, curva-a-curva… É a falta da Siri! Eu até posso espelhar o iPhone na tela da central mas é melhor usar logo direto na tela grande do Plus, montado ao lado.
    Outros destaques positivos do Plus: a bateria, o teclado expandido em paisagem e os ícones em paisagem, como no iPad, coisa que eu vinha pedindo desde o iOS5.

    • Alex iPilot

      Uma pequena falha no design do Plus: o botão que estava na parte de cima foi para a lateral direita (o que foi bom), mas ficou alinhado com o botão de volume do outro lado… Resultado: acidentalmente a gente acaba pressionando os dois ao mesmo tempo, um com o polegar e o outro com o indicador…
      Também a câmera destacada assusta um pouco, batendo contra a superfície de onde se coloque o iPhone… A borda deveria ser um pouco mais alta para, pelo menos, salvar a lente de encostar na superfície. Nunca usei capa em iPhone algum e se usar neste ele perderá a principal característica de ser MUITO fino. O que eu faço é tentar colocar a câmera para fora da borda da mesa, ou sobre um guardanapo…

      • Dorinhavasc

        É outro dia estávamos no Shopping e meu marido me mostrou o i6 Plus, realmente o fato de a lente ser sobressaltada é um ponto negativo, e eu o imaginava até aquele momento que ele era trambolhudo, mas até que não, fora que é muito leve também. Fiquei com vontade de usá-lo, mas sem uma capinha e película jamais. 🙂

        • Alex iPilot

          Na minha opinião, um substituto PERFEITO para o iPad…

          • Dorinhavasc

            Bom e na minha só se for para o iPad mini, ainda prefiro o tamanho de tela do iPad tradicional e se for o novo então … ahhhh este sim eu também gostaria de ter um, fininho, lindo, super leve mega rápido….

            • Alex iPilot

              Aí que está a questão, Dorinha, no equilíbrio… Penso que o Plus conseguiu sintetizar num único aparelho o iPhone e o iPad… Não bastava reduzir o tamanho, isso o Mini ja havia feito, a funcionalidade do celular continuava faltando… Agora não mais!
              Eu mesmo nunca cogitara trocar a tela de meus iPads 1 ou 3 por uma menor… Até a minha atual experiência com o Plus…

            • Patrick Rademaker Burke

              Eu troquei meu iPhone 5 pelo 6 Plus e tinha a ideia de comprar um iPad mini. Pra que?? Depois que comecei a usar o iP6 Plus não quero outra coisa!! Tudo é perfeito, e nem incomoda no bolso dianteiro da calça.

      • JanjaBoy

        Põe a tela para baixo, assim a lente não encosta na mesa.

        • Alex iPilot

          Mas aí tem outro detalhe: as bordas muito arredondadas fazem-no deslizar antes de levantar… Prefiro que risque atrás do que na tela…

          • JanjaBoy

            Muita gente “garante” que o vidro da tela do iPhone não risca.

      • José Luís Lemos

        Comprei uma capa de silicone original da Apple, nas Americanas.com, por R$ 152,00, coloquei no Iphone 6 plus e acabou o problema da lente. O material é de excelente qualidade e bem fino. Tive uma experiência ruim com a case de couro da Apple (descascava e perdia a cor), mas a de silicone é show: aveludada por dentro e “meio emborrachada” por fora. A capa preta (que, na verdade, é grafite) ficou perfeita, contrastando com o pouco do dourado que aparece do Iphone.

  • Dorinhavasc

    Ah se fosse esse meu problema, quem dera…rsrsrs.
    Aqui em casa é: “Sem dinheiro para comprar iPhone e IPad novo”, e agora? 😛

  • Henrique Barros

    Eu sei que o blog é do iphone, obviamente englobando o ios.
    Mas teriam dicas para inicantes no MacBook?

  • Kauanny Thais Silva Souza

    eu nao sei como voltar para a pasta antrior como eu faço faz 3 dias que ganhei um

  • Wallison Rievert

    Meu iPhone 6 esta intortando, ultilizo normal, não coloco no bolço, quando saio deixo dentro da bolça, alguem o que devo fazer, alguma opinião?

  • Wallison Rievert

    Legal excluíram meu comentario sobre o meu iphone ter entortado….

  • Comprei um iPhone 6 de 64GB e nada de internet 4G, meu plano é 4g da Vivo e moro em SP Capital e nada de conectar, só fica em 3G. Alguém passa por esse problema? Teria alguma configuração para fazer além de habilitar o 4G? Valeu.