Notícias

Usuários de iOS são 7 vezes mais ativos na internet que os de Android, diz Net Applications

Office para iPad

A Net Applications é uma empresa de estatísticas que todo o mês divulga o número de usuários que usa a internet em cada plataforma. Estes números servem de parâmetro para o mercado traçar um panorama que indique em qual plataforma investir. E neste mês, pela primeira vez na história, os usuários de Android ultrapassaram os de iOS no uso global da rede, mas mesmo assim eles estão muito atrás em termos de atividade relevante, que é o que interessa realmente ao mercado.

Aliás, é impressionante que tenha demorado tanto para o Android ultrapassar o iOS neste quesito. Se considerarmos que o número de usuários é muito maior (pois além dos aparelhos top de linha, o Android também está presente em modelos de baixíssimo custo, mercado que a Apple não cobre), é de se admirar que só agora o uso da internet tenha se equiparado.

Uso da internet

Mas o que é atividade relevante? Bem, não basta apenas se conectar à internet, para o mercado o que interessa é o que o usuário faz durante esta conexão e, em termos de iOS, o retorno é muito maior que aquele vindo do Android. Usuários de iPhone e iPad são mais ativos e consomem mais, gerando mais renda, o que faz o mercado investir mais. Uma grande parte dos usuários de Android (justamente daqueles aparelhos baratinhos) compra o celular basicamente para telefonar, mandar mensagens e, em muitos casos, se conectar no Facebook. O básico, que costuma não gerar muito retorno para quem investe na plataforma.

Por isso, é interessante a questão levantada pela Forbes sobre a relevância do uso e o retorno que ele gera para quem está envolvido. E não estamos aqui falando somente de dinheiro e lucro, mas de retorno no investimento, pois se eu tenho um projeto legal em mente que irá beneficiar os usuários, qual plataforma eu escolho? A que tem muitos usuários mas que não me darão um retorno suficiente para pagar os gastos que eu tive no projeto ou a plataforma cujos usuários são mais engajados e investem mais em coisas boas? É uma questão prática.

Pela lógica, a plataforma Android irá chegar um dia ao mesmo ponto do iPhone, mas a própria Forbes concorda que este crescimento está ainda muito lento. De novo voltamos àquela questão a respeito de quantidade versus qualidade: não basta apenas ter o maior número de usuários, se o retorno que eles dão é menos interessante.

Mas o que nós, usuários de iOS ganhamos com tudo isso? Bem, uma plataforma mais interessante significa que teremos sempre novidades e coisas legais aparecendo, muitas vezes antes que os usuários de outras plataformas. Os grandes beneficiados somos nós mesmos.

via Forbes

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Diego Silva

    Obrigado Apple 😉

  • Joao pedro Bd

    Otimo artigo como sempre ilex! Ta de parabens

  • Toni

    usuários do Android dirão que esses números são Fanboys da Apple gastando seu dinheiro e mimimi bla bla bla, como sempre… hahaha

  • Igor

    Confesso que comecei a ler ao artigo com o pé atrás, pensando que este seria mais um “artigo fanboy bitolado”, mas me surpreendi… Mto bom, BDI…
    Só não me surpreenderei com alguns comentários, que insistem em não promover discussões nada inteligentes…
    É aquilo que muitos tem falado: o progresso de um força o avanço do outro…
    É desinteligente pensar: “morte ao android/google/samsung”, e vice versa… Se o Android não tivesse chegado onde chegou, ainda estaríamos usando um iPhone com telinha 3,5 pol e iOS 4, sem avanços e evoluções… É benéfico que o Android incomode o iOS, que ainda é absoluto em termos de comodidade e receptividade com o usuário…
    Torço para que ambas as plataformas, e até o Windows Phone, alcancem um patamar em que um dia o usuário escolha uma simplesmente por adaptação…

    • Daniel Alencar

      Bem colocado.

    • Igor

      eu tinha um iphone 5 e troquei para um galaxy s5,por questão de gosto
      a primeira coisa que percebi quando comecei a visitar sites de noticias sobre android foi a vontade que os usuários tem de difamar o ios,que é um ótimo sistema;também percebi a diferença entre as opniões de apps da app store e da google play,as pessoas da app store são ao menos alfabetizadas…
      continuo lendo o Bdi e fico feliz em saber que ainda existem pessoas que preferem ler as noticias e mostrar suas verdadeiras opniões ao invés de tentar difamar o sistema concorrente
      parabens ao Bdi e a todos os seus leitores

  • Roger Wesley

    geralmente os usuários do Android nem compram apps para seus aparelhos, só baixam a apk de algum lugar.

  • washington durans

    Em quanto estudante ouvia muito isto: não queremos quantidade e sim qualidade, por isso exigimos de vocês!

  • Verdade… De todos os meus amigos, quem usa Android geralmente não paga por nenhum app (mesmo tendo um s4 ou s5) enquanto boa parte dos que usam iOS, assim como eu, preferem pagar pelo app para tê-lo de forma lícita e pra homenagear o trabalho ali gasto.

    Afinal, gastamos tanto dinheiro com restaurantes, cinemas 4d, bebidas e coisas alheias, porque não dar um trocado para um trabalho digno ?

    • Daniel Alencar

      E pagamos porque sabemos que o App vai realmente funcionar no aparelho por conta de todas essa preocupação da Apple em relação ao iOS ser tão fechado. Então o cara programa seu App e ele realmente vai funcionar em todos o aparelhos selecionados. Diferente do android antes que se baixava um App mas ele usava uma programação que nao era bem compatível com aquele hardware inferior da maioria dos aparelhos de baixo custo, isso há alguns anos. Hoje isso está mudando, lento mas está, os antigo aparelhos ainda vão continuar sem rodar certos apps, mas os novos podem agora ter a garantia (se o App estiver sendo atualizado) que irá funcionar! Me referindo aos novos aparelhos com o android puro.

  • Elijah

    Esse blog deveria mudar de blog do iPhone pra Blog pra falar mal do Android…Pqp viu…

    • Roney

      Eu só queria perceber aonde o texto fala mal do Android. Infelizmente, algumas pessoas opinam sem ao menos ler o texto, ou, na maioria das vezes, são analfabetos funcionais.

  • Vitor Antonio

    Existe uma peculiaridade aqui:

    “De novo voltamos àquela questão a respeito de quantidade versus qualidade: não basta apenas ter o maior número de usuários, se o retorno que eles dão é menos interessante.”

    Essa frase não se aplica ao iPad, porque ele é o mais usado no mundo, mas consegue ser o melhor! 🙂

  • Gozado, o texto não “fala mal do Android”, só aponta alguns FATOS baseados em dados do Net Application e destaques da Forbes.

    Talvez essa sua impressão seja resultado de um forte requalque pessoal. Aconselho procurar um profissional para lhe ajudar a tratar isso. Ou compre um iPhone, que o recalque passa na hora. 🙂

    • Weliton Junior

      Confesso que me deixa feliz a acidez das respostas do iLex #amomuito

      • Isso só com trolls que mesmo não possuindo iPhone, insistem em visitar um site sobre ele. Comentam antes de ler o texto, geralmente agredindo.

        A acidez é sempre proporcional a acidez do comentário.
        O contrário é verdadeiro: quem é gentil e educado recebe gentileza e educação em dobro da minha parte, pois considero que os bons comportamentos devam ser incentivados e os maus, desencorajados. 🙂

    • Daniel Alencar

      Sem comentários isso. Que gente bizarra. Nem está falando mal nem rebaixando o android.

  • Jorge Paiva

    iLex vc já disse tudo!
    Recalque é foda mesmo.
    Quem compra iPhone sabe muito bem disso..
    Dar-lhe Apple neles….

    • Daniel Alencar

      E ainda infelizmente tem aqueles que compram um iPhone depois se defaz falando que era ruim que nao sei o que. Por que? Porque estava usando com pensamento negativo. Sem pensar nas excelentes vantagens que o aparelho consegue proporcionar. Sendo influenciado pela manada de comentários por ai de certas pessoas que gostam de meter o pau na Apple, iPhone, iOS… Porque ruim nao é. Pode até ser inadequado, pois cada um tem seu gosto, e ele serve para um determinado público.

      • Jorge Paiva

        Verdade pura!!

  • Daniel Alencar

    Os androids creceram nessa estatística porque aparelhos como o Moto G e outros aparelhos lançados recentemente simplesmente funcionam. E muitas pessoas estão conseguindo comprar um bom aparelho agora. Sendo assim, mais legal usar tudo que o aparelho tem. Os antigos androids nao proporcionavam essa experiência ao usuário, como por exemplo, travamentos ou a famosa falta de espaço. Por isso que eu odiava android. Mas agora dou o braço a torcer a eles porque realmente melhorou muito!

  • André

    Exatamente! A maioria dos meus amigos tem Android e nunca pagaram por um aplicativo, acham um absurdo quando eu digo que paguei. Ai você vê a diferença entre os usuários. Quem tem iPhone/iPad geralmente, não liga de pagar.

  • Vitor

    “Uma grande parte dos usuários de Android (justamente daqueles aparelhos baratinhos) compra o celular basicamente para telefonar, mandar mensagens e, em muitos casos, se conectar no Facebook.” Pessoal, me corrijam se eu estiver errado. Aqui no Brasil, o iPhone com sua fama de “status”, a dificuldade um pouco maior de comprar aplicativos na App Store (nem todos podem usar cartão de crédito internacional) e o preconceito que existe em pagar por aplicativos, filmes, músicas, revistas (até mesmo a revista iThing, aqui do blog) não acaba fazendo com que muitas pessoas aqui no Brasil entrem nessa categoria também? Eu conheço muitas pessoas que só utilizam o iPhone para ligações, mandar mensangens, Facebook e o WhatsApp também.

  • Vitor Antonio

    Seus comentários são bem legais, mas me diga uma coisa, você é fã da Apple? Ou só admira a empresa?

  • Thiago Ferraz

    A questão de não pagar (no caso da Play no Brasil) é que só se aceita cartão internacional, e por isso as pessoas que até querem comprar um app são forçadas a pegar um apk pirata. A meu ver o android a nivel de usabilidade é superior ao iOS (usando aparelhos como N4, N5, Moto X) mas peca muito na qualidade de aplicativos que no iOS são otimizados e mais bem feitos.

  • Ogro da Floresta

    Bem que poderiam cruzar esses dados com o poder aquisitivo dos usuários. Telefones mais caros, em boa parte dos casos, são comprados por gente com mais poder aquisitivo – e também por quem é mais ligado em tecnologia. Logo, eles PODEM ser mais engajados. Gostaria de saber qual o nível de engajamento dos usuários de iPhones 5C em países cujo preço não é absurdo, ou 4S comprados fora do lançamento nesses mesmos países.

  • Ogro da Floresta

    Isso é porque, via de regra, brasileiro não gosta de pagar por nada… E dos seus amigos que tem iPhone, quantos pagam por aplicativos?

  • Ogro da Floresta

    Conheço bastante gente com alto poder aquisitivo. 99% delas tem iPhone. E dentro desses 99%, 99% não sabem usar o iTunes pra colocar músicas dentro do aparelho, não fazem ideia de como o iCloud funciona, como trocar papel de parede, nada. Fazem as mesmas atividades que daria pra fazer tranquilo num Android com a metade do preço. Ter iPhone, infelizmente, pra maioria, é só o status de ter iPhone.

  • Anderson

    Sou usuário Android gosto da plataforma mas não posso deixar de concordar com este artigo. Muito bom.

  • ManoTon

    Eu uso o que funciona, não me incomodo de Pagar, desde que Funcione. E isso o IOS, tem de sobra. Minha esposa tem o mesmo App Android, trava, fecha, etc.
    QUALIDADE É SEMPRE MELHO QUE QUANTIDADE.

  • Fernando

    ‘Telefone, mensagem e facebook…’ Conheço tanta gente assim. A definição da pesquisa é a melhor para essas pessoas, ‘não relevante’.