Rumores

E o rumor do iPhone com NFC está de volta (de novo!)

Suposta placa lógica do iPhone 6

Todo o ano é a mesma coisa: os rumores insistem em afirmar que “o próximo iPhone trará a tecnologia NFC“, o que até hoje nunca aconteceu.  Mas desta vez, a Apple pode ter motivos mais fortes para adotá-la.

A transmissão por NFC (Near Field Communications, comunicações por proximidade) tenta emplacar no mercado há alguns anos, mas ainda não conseguiu substituir o cartão de crédito da forma que muitos esperavam. Alguns analistas dizem que enquanto a Apple não adotá-la, o NFC não irá se popularizar mundialmente como deve.

Mas por que a Apple ainda não adotou esta tecnologia tão interessante, que permite a troca de dados apenas com o toque entre os aparelhos? Ela vem estudando a tecnologia há anos e até já publicou algumas patentes a respeito, mas até agora não a incorporou em seus dispositivos. Isso porque a Maçã dificilmente adota uma tecnologia simplesmente por adotar: se não tiver uma utilidade própria para apresentar junto, ela não teria impacto na vida do usuário.

E o que mudou para ela adotar agora? Bem, se a Apple implementasse este ano o NFC, poderia usar em coisas efetivas como, por exemplo, em parceria com o suposto dispositivo de vestir (o chamado “iWatch“), trocando informações apenas encostando um aparelho no outro. Ou então em sua integração com acessórios do lar (com o HomeKit do iOS 8), possibilitando abrir a porta da casa apenas com o iPhone. Mas para isso poderia-se usar o Bluetooth atual, não? Sim, porém em termos de segurança dos dados, o protocolo NFC é mais confiável.

Além de tudo isso, ainda tem o rumor de que a Apple pretende este ano revelar um novo sistema de pagamentos móveis (e Tim Cook deu várias pistas disso) e o NFC poderia finalmente emplacar.

A imagem que ilustra o início deste artigo é de uma suposta placa lógica do próximo iPhone, contendo um processador A8 e um chip NFC.

Será que este ano teremos finalmente o NFC ou será a mesma história dos anos anteriores? Não podemos afirmar nada antes do evento do dia 9 de setembro, mas assim que a Apple anunciar você ficará sabendo aqui no Blog do iPhone. ;)

Botão Voltar ao topo