iOS 18Rumores

iOS 18 poderá trazer duas novas funcionalidades para o aplicativo Notas

A Apple ainda não anunciou nada sobre o que virá no próximo iOS 18, mas alguns rumores já apostam em algumas novidades que deverão vir.

Segundo fontes citadas pelo site AppleInsider, novas funcionalidades podem enriquecer significativamente o uso do aplicativo Notas.

Segundo este rumor, as novidades seriam duas:

Gravação de Áudio no Notas

Uma das características que muitos esperam há anos é a capacidade de gravar áudio diretamente no aplicativo Notas.

Esta funcionalidade permitiria aos usuários gravar notas de áudio que poderão ser reproduzidas ou transcritas dentro do próprio aplicativo.

Essas gravações poderão ser anexadas a notas existentes, acompanhadas de texto, desenhos e imagens, facilitando a organização e a revisão de informações. A sincronização dessas gravações será feita via iCloud, garantindo acessibilidade e segurança dos dados em diversos dispositivos da marca.

Imagem AppleInsider

O design da interface de gravação de áudio parece ser inspirado no aplicativo Gravador da própria Apple, com recursos visuais para indicar o nível de som e opções para pausar ou reiniciar a gravação, o que sugere uma integração visual e funcional com o ecossistema de aplicativos da Apple.

Aliás, essa nova funcionalidade parece acabar de vez com a necessidade de ter um aplicativo de Gravador separado, cuja função é justamente fazer “notas de áudio”.

A fonte do AppleInsider não comenta nada sobre isso, mas nosso palpite aqui é que o Gravador seja incorporado ao Notas e transformado em um app único. Vamos aguardar.

Math Notes: Integração com a Calculadora

Outra novidade interessante seria a introdução da funcionalidade “Math Notes”.

Esta opção interna buscaria integrar a Calculadora diretamente no aplicativo Notas, possibilitando aos usuários inserir cálculos diretos nas suas anotações, sejam eles simples ou complexos.

Ainda que os detalhes completos desta funcionalidade não tenham sido totalmente revelados, especula-se que ela oferecerá algo semelhante ao que outros aplicativos disponíveis na App Store já proporcionam há anos, mas com a conveniência de estar incorporada em um aplicativo nativo da Apple.

Isso traz um questionamento interessante: visto que a calculadora seria integrada ao app Notas (que existe também no iPad), será que finalmente teríamos uma calculadora oficial para o tablet da maçã?

Expectativas para a WWDC 2024

Os detalhes completos e as demonstrações das novas funcionalidades do Notas estão programados para serem revelados na próxima Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, que ocorrerá no dia 10 de junho de 2024.

O evento anual da Apple é notoriamente um palco para grandes anúncios e lançamentos de software, e a expectativa é que estas novas funcionalidades do Notas sejam acompanhadas de outras atualizações significativas no ecossistema da Apple.

Botão Voltar ao topo