Agora é para valer: emulador Delta é liberado na App Store

Se você sempre sonhou instalar em seu iPhone emuladores de NES, SNES, N64, Game Boy (Color), Game Boy Advance e Nintendo DS de forma fácil, sem precisar instalar perfis de configuração que duram apenas 7 dias, esse dia chegou.
Nesta quarta-feira, chegou à App Store oficial da Apple o popular emulador Delta, que é considerado o melhor aplicativo de emulação de diversos consoles antigos de jogos para iOS que existe até então.
Essa publicação acontece após algumas idas e vindas nos últimos dias, em que clones de apps criados pelo desenvolvedor Riley Testut terem experimentado aproveitar a onda das mudanças nas regras da loja que passam a permitir este tipo de aplicativo.
➽ Outro emulador de jogos é publicado e retirado da App Store em poucas horas. O que está acontecendo?
Agora, o próprio Testut disponibiliza seu emulador, não apenas na sua loja própria para os usuários europeus, mas também para todos os usuários do mundo.
A surpresa é que, inicialmente, o desenvolvedor havia comentado que só iria disponibilizar seu app na AltStore, que é a primeira loja alternativa de apps que pode ser instalada em dispositivos de usuários da Comunidade Europeia.
O lançamento da AltStore para iOS também foi feito nesta quarta.
Emulador de vários consoles
O Delta é gratuito e não tem publicidade. Além disso, ele é compatível com ROMs de diversos consoles, com a promessa dessa compatibilidade se expandir ainda mais no futuro.
Além disso, ele é compatível com controles físicos compatíveis com iOS e compatível com códigos cheats.
Mas uma informação importante para quem não é íntimo com esse mundo de emuladores: os jogos não estão disponíveis junto com o aplicativo. Como o desenvolvedor não pode distribuir as ROMs dos jogos (por questões de direito autoral), é o usuário quem precisa ter esses arquivos.
Europeus terão que instalar a loja alternativa
O curioso é que o Delta não está disponível na App Store para usuários que vivem na Comunidade Europeia. Para estes, é preciso instalar a AltStore PAL no aparelho para poder baixar o app.
Para quem não vive na Europa, o app pode ser baixado neste link. Aproveite e baixe logo, vai que a Apple mude de ideia…
Pelo menos em Portugal não está disponível https://uploads.disquscdn.com/images/10a962dab508b036fb1b6c0515cd3b95df0fc850e963b3a4af95fb82458b1055.png
É verdade, Élio.
O que acontece é que para a Comunidade Europeia o emulador só está disponível para quem instalar a loja alternativa do desenvolvedor, a AltStore PAL. O artigo foi atualizado com esta informação e o link para instalar a AltStore. 😉
Onde que baixa as ROMs?
Joga no google ROMs
No covil do Vimm
Baita dica!
Outra coisa, bem melhor, o layout tudo muito Apple rsrs Achei bonito, e parece que dá pra mudar os temas dos botões e fundo de tela. Tenho um 2DS, que pra sair com ele é um pequeno trambolho, entretanto a praticidade do iPhone nem se compara. A emulação nesse Delta ta perfeita.
Já baixei antes que suma de novo, como dias atrás que tentei!! 🤪
Agora queria as ROMS do Super Nintendo. Alguém indica?
Vimm
link?
Joga no Google Vimm Lair
O fato de termos que baixar as ROMs via internet e muitas vezes não sabermos a segurança da procedência, pode gerar risco de alguma ROM vir com algum código malicioso e infectar o iPhone? Alguém saberia dizer?
Creio que não. O iPhone e a caixa de areia. Mas eu realmente não sei.
Uma dúvida: para instalar a altstore em Portugal só mesmo a altstore PAL? A que é paga?
Alguém sabe se da pra usar o controle do PS5 ?
Da pra usar tranquilo, inclusive conectei meu controle do ps5 no iphone e joguei a imagem do jogo na tv pelo airplay, tudo perfeito