Opinião

A Apple trabalha em um beta secreto. O que isso significa?

Beta secreto

Diferente do que sempre aconteceu ao longo dos anos, desta vez a Apple não liberou para os desenvolvedores o sexto beta do iOS 8. Porém, segundo alguns, esta versão existe e está atualmente sendo testada por engenheiros e parceiros mais próximos da Apple, como as operadoras.

Se isso for verdade, é mais um capítulo dos mistérios que a Apple está fazendo este ano.

A Apple sempre disponibilizou versões betas para os desenvolvedores que criam aplicativos para o iPhone e o iPad, para que eles possam adaptar suas criações ao novo sistema antes que os usuários tenham acesso a ele. Esta é uma atitude inteligente que tem dado certo há anos. Porém, estas versões sempre serviram de fonte de vazamentos de informações, pois é através do estudo de seus códigos internos que é possível descobrir novidades que virão. Até nós aqui já descobrimos e contamos para o mundo inteiro que o iPad 2 viria com um sistema de desligar a tela ao fechar a capa (a Smart Cover), graças a códigos que encontramos.

BDI no Macrumors

Este ano a Apple está cheia de surpresas, fazendo mistério sobre muitas coisas. No próprio convite para o evento de setembro ela usa uma frase dita no início do ano por Jony Ive: “Quem dera se pudéssemos dizer mais“. Mas como surpreender o mundo, se o olhar de todos está constantemente voltado para ela e a gigante cadeia de produção da China impossibilita o controle de centenas de milhares de operários?

As apresentações da Apple perderam um pouco o brilho de antigamente grande parte porque nada mais do que é apresentado é novidade. Tudo vaza antes e aí, quando a Apple oficialmente apresenta, tem ar de “notícia velha”. Foi assim no ano passado, quando ela mostrou pela primeira vez o iPhone de plástico e o dourado, com leitor de digitais. Todos nós já sabíamos e por mais que sejam novidades bem legais, muitos acabam ficando com a falsa impressão de que “a Apple não inova mais“.

Vazamentos acontecem, seja por quem trabalha nas fábricas ou através de pistas nos códigos. Então como fazer para impedir que o mundo descubra as novidades antes que elas sejam apresentadas?

Uma alternativa é lançar um “beta secreto“, que só engenheiros têm acesso. E tem lógica: primeiro se lança 5 versões betas sem nenhuma referência a produtos futuros, para que os desenvolvedores possam adaptar seus apps. Aí quando o sistema já foi bem testado por todos e está suficientemente estável, cria-se uma versão restrita mais completa para internamente testar os novos produtos, sem que o mundo descubra os segredos.

Isso fica evidente em uma notícia que saiu ontem: um desenvolvedor descobriu referências à imagens @3x, que indicam uma resolução maior de tela. Ora, se o novo iPhone terá mesmo uma tela maior, como dizem, isso deveria estar espalhado por todo o sistema, pois do jeito que está no beta 5 os ícones ficariam todos sem definição no “iPhone 6”. Como liberar um beta sem que ele mostre descaradamente os planos da Apple?

Criando uma versão paralela sem as referências. E parece que foi isso que a Apple fez: deu a todos acesso a um beta parcial, enquanto ela testava outra versão em paralelo, como fez com o Mac OS antes dele ganhar compatibilidade com a arquitetura Intel.

O “real” beta, completo, está hoje nas mãos dos engenheiros que testam os novos produtos, além das operadoras. É a primeira vez que isso acontece e sempre me perguntei por que ela nunca tinha feito isso antes.

Outro segredo guardado a sete chaves é o tal do “iWatch” (nome não confirmado). Muitos se perguntam por que ainda não vazou nenhuma peça sequer? A Apple está fazendo um grande trabalho em esconder tudo, pois sabe que os vazamentos só ajudam a concorrência que está constantemente à espreita de qualquer informação para copiar e tentar fazer igual.

Há hipóteses para a falta de vazamentos do dispositivo de vestir:

  1. Ainda não começou a ser fabricado. A Apple pode anunciar agora o produto mas lançar só no ano que vem, pois precisa homologá-lo antes em diversos países e isso acabaria vazando.
  2. Está sendo fabricado, mas nos Estados Unidos. Em casa, a Apple tem muito mais controle da cadeia de produção e pode impedir melhor os vazamentos. O Mac Pro foi um exemplo, ninguém sabia dele até a Apple apresentá-lo.
  3. Não existe nenhum iWatch. Uma hipótese possível que explicaria a falta de vazamentos. Mas esta teoria é cada vez mais improvável.

Uma coisa é certa: este ano a Apple está bem mais misteriosa, prometendo grandes novidades. Será que ela vai conseguir, depois de anos, voltar a nos surpreender?

Conteúdo original © Blog do iPhone

Fique ligado

O evento especial da Apple acontece terça-feira, dia 9 de setembro, com cobertura completa aqui no Blog.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ronan

    Espero que venha finalmente surpresas por aí!!!!

  • Anastacia

    Eu fico pensando se não e melhor assim…Por exemplo mostrar primeiro e lançar depois….por que ai não fica esse vaza vaza na internet…mostra o produto e lança uns 3 meses depois….nao vejo problema nisso…
    fr

    • Gabriel Cavalcanti

      isso é horrivel, as pessoas perdem aquele fogo de comprar… oq eu acho legal na Apple é que ela anuncia e lança na outra semana. As outra que lançam e so passam a vender 1-2 anos depois…
      minha opinião

    • Antonio

      Se voce nao apresentar, os leigos continuarão a comprar os aparelhos, ou seja, a venda dos “antigos” continuarão acontecendo…

    • Acho que uma boa solução, mesmo que complicada pela logística, seria começar fabricando nos EUA e depois do lançamento começar a fabricação na China. O problema nesse caso é que o produto seria mais caro no lançamento, acredito eu.

  • William Manica Valtrick

    Ansiosíssimo para o dia 09, haverá a participação do pessoal do Loopinfinito também?

  • Alexandre Silva Oliveira

    Ansioso para que este dia chegue logo,

  • Lucas

    Tela maior acho que ficaria feio talvez ela deixa brecha pra eles acharem que é tela maior e nem é

  • Felipe Kellermann

    Quando o iPad foi anunciado em 2010 era na época do iOS 3.0, mas o iPad recebeu uma versão especial única para ele, a 3.2. Só no iOS 4 que o iPhone e o iPad passaram a ter novamente a mesma versão…

  • JanjaBoy

    Vai vender muito!
    Eu nem sei o que é e, já estou querendo……

    • Patrick Rademaker Burke

      Eu também! Já estou louco pra comprar, seja o que for!

    • hahahaha
      Janja, você disse tudo!

      iPhone, iWatch, iQualquer coisa. Manda que o cartão tá na mão!!! 😀

    • Adan Ney

      Eu tambem, ja vendi meu cel anterior e alguns bagulhos e juntei 1400 dolares q estao a sete chaves esperando o iphone 6 e pra completar se tiver iwatch e der pros 2 fechou legal. jajajjajaja
      Abraço desde o Uruguay

  • Bruno N. Azevedo

    Claro que a Apple já está fabricando o “iWatch”. Igual o Mac PRO, ele está em fabricação nos EUA, e por isso não vai ter nenhum vazamento. Mais porque?? Porque o “iWatch” é um produto de super importância, e qualquer vazamento pode “destruir” tudo o que a Apple está planejando. Até porque a chegada do iWatch vai ser uma coisa histórica.

  • Brunosh

    Ao menos que ainda mantenha o segredo em algumas coisas, porque em relação aos iPhones já se sabe praticamente tudo meses antes da apresentação.

    • VictorMartino

      Provavelmente alguma função interessante de software.

  • Brunosh

    Exato, foi o que sempre pensei. Se a Apple apresentasse os iPhones logo na WWDC com o lançamento só em Setembro, provavelmente não haviam tantos vazamentos.

  • Vinicius

    A acho que a tela de 4.7 deverá ser bem aceita. Experimentei um aparelho com tela de 4.5 e gostei mto do tamanho. Ja quanto ao iwatch, acho que nao é correto dizer q a apple precisa guardar tanto segredo para nao imitatem, pois o gear da samsung ja eh bem legal e nao espero algo muito diferente no “iwatch”.
    A apple podia começar a soltar falsas informações e peças para nos confundir e surpreender mais no dia da apresentação. Foda e fechar o bico de milhares de chineses.

    • Lee

      Acho que será algo bem diferente dos “watchs” que tem no mercado hoje. Acho que vai ter sensores revolucionários na área da saúde por exemplo e ao mesmo tempo será fodasticamente lindo, por isso houveram tantas contratações de gente top em saúde, moda etc. Eu quase compro uma pulseira dessas que tem no mercado hoje porque as pessoas em geral estão ficando muito sedentárias (me incluo na lista), mas resolvi esperar esse iwatch e espero que a Apple me surpreenda dia 9!

  • rmonaco

    E vai que estes vazamentos de peças do novo iPhone são propositais, só pra despistar…

  • Eduardo Hamada

    Achomque os dois segredos estão ligados, ou seja, o beta 6 deve conter informações sobre o tal iWatch, por isso não foi liberado aos desenvolvedores

  • Filipe Gibson

    Seria legal ouvir: “One more thing”.

    • acho que todos iriam fazer aquele “ooooooh” que tanto ja me deu arrepios.

      • Mano,
        Só de lembrar da cena do Steve no centro do palco dizendo: Ele se chama “iPhone” eu já me emociono.
        Saudade daquele cara.

        • tommartins

          Verdade cara, acho q vou assistir aqui no youtube mais uma vez..hahaha

    • Murilo Herrmann

      E pensar que até o “one more thing” os chineses já estão copiando. hahahah
      Todo o mistério com aquelas estruturas que a Apple tá erguendo no lugar da apresentação, e esse convite que de cara não diz nada, mas pros ligados deve estar cheio de spoilers (como sempre).
      Bah, como sempre, ansioso pelo dia 9

  • Michell

    Eu acho que a Apple conseguirá surpreender a todos. Não vimos nenhum vazamento este ano… Apenas rumores, mas nd concreto como em anos anteriores…

  • Matéria boa e original. Parabéns.

  • Letícia Barreto

    Com certeza a Apple está preparando algo que irá surpreender a todos, até mesmo os que não são fãs ou não utilizam seus produtos. E todo esse mistério faz parte do grande show e para deixar seus fãs muito ansiosos. Espero ansiosa o dia 9.

  • RudiMac

    Chega dia 09, chega!

  • Raniere Dantas Valença

    Olhem essa imagem com mais atenção…

    #appleleaks

    – A sombra na imagem é de um relógio de sol (pode significar iWatch com carregamento solar de bônus pra durar mais);

    – A hora marcada pela sombra (relógio solar) é exatamente a hora do evento, 10 a.m. (mas os ponteiros no esquema estão invertidos, agora a sacada é sensacional);

    – A maça enorme não cabendo na imagem pode significar telas maiores

    – A data do evento tem dois “6” invertidos (seriam dois tamanhos mesmo?)

    – Wish = Pode ter sido usado pois terá algo que sempre Desejamos!!!

    – Say more = pode ser referência a Siri que finalmente pode ter novas funções inesperadas ou línguas!

    Dá para retirar muitas outras suposições pela imagem fora as outras já comentadas por aí… digam as suas!

    • Daniel Souza

      Fico imaginando os caras da Apple que fazem esses convites rachando o bico de rir das teorias malucas que aparecem depois!

  • Floydbh

    Eu sou mais cético. Acho que em Setembro nos será apresentado dois modelos de iphone de 4 e 5,5pol. E SÓ!

  • Leonardo Freitas

    Essa matéria me fez perder alguns minutos de vida de tanta ansiedade. 😀

  • Fabio

    Se a Apple não iniciar a fabricação antes, não consegue atender a forte demanda.

  • Fabio

    Com certeza o grande segredo é o iWatch, que é uma tecnologia diferente de todos os smartwatch que existem hoje, que de smarts não tem nada. São apenas celulares de pulso.

  • Fabio

    Foram gastos bilhões de dólares para desenvolver este iWatch que mais uma vez terá grande influência em nossas vidas. Tal como foi com o iPod, iPhone e iPad.
    Imaginem ter monitoramento 24h por dia de nossa saúde, podendo compartilhar estas informações com nossos médicos. Além de poder ser alertado sempre que nossos sinas vitais estiverem em condição de risco.
    Acredito que o iWatch será o produto mais revolucionário da Apple em todos os tempos.

    • Lee

      Exato! Acho que você disse tudo. Agora talvez eles não tenham conseguido vencer todos os enormes desafios técnicos envolvidos. Então já fico pensando na versão 2…

    • Meu médico vai estar em Can Cun monitorando minha saúde…
      Olha o colesterol…olha a gordura…

  • Leonardo Ponso

    Ótima matéria gente. Parabéns o/

  • Thiago

    Não tiveram vazamentos? Peça a peça, já vimos o iPhone 6 inteiro.

  • Estou super animada e ansiosa, e já preparada para ir a falência. rs

  • Arthur

    Minha cara talvez vc devesse estudar um pouco sobre marketing e promoção de vendas..

    • tommartins

      Nossa Arthur, quão babaca você consegue ser? Então na sua opinião, é preciso cursar sua faculdade para que possamos ter o direito de comentar?

  • Marcel França Santos

    Eu estou esperando que dessa vez a Apple surpreenda. Que todos esses rumores desse iPhone 6 (em relacao ao visual, nao ao tamanho) sejam uma tentativa de despistar a todos e que na verdade sejam o mais parecidos com o que circulava aqui no BDI com linhas finas e escuras (no caso do iPhone preto). Tambem estou na expectativa do relogio hahaha Estou estudando nos EUA e me planejando para adquirir logo nas primeiras semanas 🙂

  • tommartins

    Já estou vendendo meu ipad 4, meu iphone 4s, meu Compaq Presario 5000 com windows millenium pra comprar meu iPhone 6 de 4.7 branco…hehehe

  • OverlordBR

    Na minha humilde opinião, a verdadeira revolução da Apple é o iOS 8.

  • Jonatan Lopes Gomes

    sério que você acha o Gear bem legal? hasoeiusaheioasuheasuiheouhhaseoiu
    desculpa cara, mas achei hilário!

  • André

    iPhone com tela maior, nãaaaao! Por favor, Apple! Não quero ter a impressão de estar segurando um Samsung na mão.

  • Elton Fabricio

    Um sonho: Tim Cook apresentar o iWatch usando o clássico “… and one more thing” no final da apresentação.;;; T_T’

  • Rafael A. Raposo

    Acho que um iphone de 4.7 polegadas seria o ideal, passando disso já estragaria o iphone.