Curiosidades

Google fez o que Apple não fez: contratou Geohot

 GeoHot

Se você é novo no mundo do iPhone e iPad, talvez nunca tenha ouvido falar em Geohot. Mas saiba que ele foi considerado o maior hacker do sistema móvel da Apple, sendo o primeiro a desbloquear um iPhone no mundo, apenas um mês depois do primeiro lançamento. Sua habilidade em encontrar brechas de segurança sempre foi estupenda e muitos se perguntaram por que a Apple nunca tentou contratá-lo (afinal, a melhor forma de derrotar um inimigo é se tornando amigo dele).

Pois o Google parece entender mais da psicologia dos hackers e fez o que a Apple não fez: contratou o menino.

O Geohot (ou George Hotz, para os advogados da Sony) optou por se afastar do mundo iPhone há alguns anos, mas antes disso ele foi responsável por várias soluções de jailbreak que beneficiaram milhares de usuários. Antes mesmo de completar 18 anos, ele já era famoso pelo seu talento e toda a comunidade sempre recorria a ele quando a Apple conseguia fechar as brechas.

Ele chegou a trabalhar por um tempo no Facebook, mas não ficou muito. Antes disso, ficou famoso no resto do mundo por ter sido o primeiro (e até hoje o único) a conseguir fazer um jailbreak no Playstation, feito que deixou a Sony irritadíssima. Depois de perder o processo judicial contra a japonesa, ele preferiu sumir dos holofotes.

Recentemente ele voltou aos noticiários, conseguindo hackear o navegador Chrome. O que o Google fez? Pagou um prêmio de agradecimento a ele (míseros US$150 mil) e ainda ofereceu uma vaga de emprego na equipe Project Zero, um grupo de hackers de elite cujo objetivo é encontrar e eliminar falhas de segurança em softwares.

Ótima atitude do Google, que soube reconhecer o talento de Geohot e botá-lo para produzir coisas que ajudarão milhares de pessoas. Esperemos que a Apple um dia saiba fazer a mesma coisa e identificar os hackers não como inimigos, mas como colaboradores.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Washington

    REMARKABLE

  • Clinsmman Herbete

    A Apple fez algo parecido há algum tempo. Contratou Comex – como estagiário. Mas o “garoto” do Jailbreak.me acabou não assinando a renovação de contrato.

    • Não foi ele que não renovou o contrato porque esqueceu de abrir o email e não viu a solicitação pra ir renovar o contrato?

      • João Vianini

        Isso mesmo.

      • Gabriel

        Coisas de estagiário xD

      • Mizael Santos

        Mas na minha opniao uma renovaçao de contrato nao deveria ser feito por email , mas sim pessoalmente , ainda mais qdo se trata de um talento..

        • Lucas Alvarez

          Exatamente… Hoje em dia muitas pessoas possuem mais de 1 e-mail, e além disso… Pareceria com certeza fake!

  • iJunior

    A Apple deu bobeira MESMO nessa aí. O garoto já se mostrava promissor desde o começo da era iPhone e, depois de ele ter desbloqueado o PS3, eu não teria dúvidas em pagar um salário bem gordo para o ter na minha equipe. Parabéns ao Google e “So sorry” para a lerdeza da Apple! 🙂

  • Ponto pro Google.
    Apple sempre tratou os hackers como inimigos, até quando roubava suas idéias.

    • JanjaBoy

      Isso porque Steve Jobs e Steve Wozniak eram…. ….hackers!
      Hackers de telefonia (phreakers), mas hackers.

      • Filipe

        Steve Jobs hacker de que? LOL

        • Marcus Alcazas

          Jobs e Wozniack criaram juntos um aparelho que enganava os computadores das companhias telefônicas e fazia ligações para qualquer lugar do planeta de graça.

          • Filipe

            O Wozniack eu acredito, já Jobs para mim apenas subia nas costas do Wozniack.

            • JanjaBoy

              Ok, sei que você sabe que Jobs era um mané em tecnologia e um ótimo vendedor.
              Mas quando falei Jobs e Woz, era a dupla que vendia BlueBox na Kombi do Jobs. Então eram os dois nesse caso.

            • Filipe

              Ah sim, ai eu concordo. O Jobs é o cara da lábia, e o Wozniack do conhecimento por trás.

        • Junio Pereira

          Leia a biografia do Steve Jobs, e você vai ver que os DOIS criaram, o Steve Jobs era um gênio mas não da área de tecnologia (só um pouco), ele criou a BlueBox que é o que o Marcus Alcazas falou, os DOIS criaram, não apenas o Wozniak. Eu não vou conseguir explicar tudo aqui, então leia a Biografia do Steve Jobs e venha falar alguma coisa quando você souber sobre ela.

          • Jean Lavallé

            A biografia AUTORIZADA, logo você não verá no livro alguns detalhes do tipo que outra pessoa que fez o trabalho mais difícil. Além disso, o sr dizer que outros podem discutir com você somente depois de ler o livro, chama-se argumento de autoridade, bem questionável, no mínimo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

          • Filipe

            Claro, você acha que na biografia dele vai dizer que ele era leigo?

        • guigouz

          Documentário sobre john draper, steve wozniak, kevin mitnick

          https://www.youtube.com/watch?v=zS9rL6-nvP4

      • Sam86

        Falando nisso, já viram a nova série da AMC: Halt and Catch Fire?

        Foi inspirada na história dos Steves.

    • Clayton

      Interessante o ponto de vista de vcs, mas dizer que Jobs não era um gênio é atestar burrice.

  • Bruninho

    Na verdade quem o viu como inimigo foi a Sony… A Apple nao precisava contratar ele, porque ele ja fazia de graça o que queriam… Encontrar as falhas pra eles mesmos as taparem. E no caminho, ainda deu ideias novas para o iOS atraves do jailbreak. Coisas que tem no iOS 8 vieram de ideias dos tweaks criados. A Sony que foi a unica a confrontá-lo e ainda processar o garoto. Sabem de nada, japoneses! 🙂

  • Guilherme Chagas

    Provavelmente a Apple não contrate alguém por suas habilidades… Provavelmente o temperamento ou alguma atitude do jeito de trabalho do Geohot não agradou.

    • Carlos Frederico

      Eu sei que o quê você quis dizer, mas ficou meio esquisito, afinal de contas, se a pessoa não tiver habilidades, então ela é contratada para o quê? rs rs rs!

      Eu ACHO que o ambiente de trabalho da Apple deve ser profissional demais, tendo pouquíssimos setores que permitem uma liberdade maior. E o da segurança certamente não é um deles. O cara fez estágio lá e provavelmente a Apple aproveitou as manobras jurídicas para fazer ele assinar algo que não permitisse ele divulgar as brechas que ELE encontrasse… aí perde a graça mesmo, pois você fica confinado.

  • Clístenis Canuto

    Boa.
    Ponto pro Google.

  • Anderson Camões

    O cara comete um crime, e é premiado.
    Realmente este novo mundo possui uma inversão de valores. É como contratar como vigilante alguém que invadiu sua casa.

  • João Grillo

    Dessa vez a Apple deixou escapar! E ainda foi parar no quintal da “rival” Google. Lamentável.

  • Caio Cartaxo

    Parabéns ao Google, e para eu não perder minha deixa, Sony, se fod*.

  • Adílio Nunes

    O único problema da APPLE, é não confiar nos outros !. Só isso !
    Desconfiança é um problema sério”

    • jorge

      Que e louco pra colocar um rato em uma fabrica de queijos

  • d3bunk3r

    Os hackers sempre forneceram o principal estereótipo da subcultura da internet. Eles sempre serão pessoas que dedicam suas vidas a tirar vantagem dos outros ou de alguma situação, eles usam suas experiência em computação para violar a privacidade das pessoas e das instituições (uma tarefa que não é exclusiva dos hackers, a medida que vemos agências de segurança envolvidas em escândalos de espionagem). Seus objetivos variam desde difamar e envergonhar os outros até burlar sistemas de segurança, a fim de construir as suas reputações nas costas dos menos qualificados do que eles.
    A maior parte dos hackers se sentem tão indefesos no mundo real que acabam por mergulhar em seus próprios mundos (computadores)”
    Nunca foi ilegal ser um idiota. Se fosse, metade do país estaria atrás das grades.

    • Jean Lavallé

      Não se pode confundir os hackers dos crackers. Estes últimos sim trabalham da forma que o sr descreveu, do lado “mal”. Hackers, como já citaram, temos centenas, alguns famosos como Jobs, Bill Gates, etc.

      • d3bunk3r

        Mas não existe essa história de lado “bom” e lado “ruim. Só existe o lado deles. Steve Jobs construiu um aparelho pra burlar o sistema telefônico para poder fazer ligações. Eike Batista contrabandeou pedras preciosas para fora do Brasil. Os caras do Napster inventaram um programa para se permitir criar cópias de músicas e compartilha-las. E isso está tudo documentado em suas biografias. Isso jamais pode ser visto como uma virtude. E pior, cretinos vêem isso como se fosse uma estratégia de empreendedorismo. Como se essas pessoas já fossem predestinadas a ser o que são, já no útero de suas mães. São cães filhos de mil pais, isso sim!

        • Jean Lavallé

          Perceba que eu em nenhum momento disse que os outros eram do “bem”. E existem sim graduações de “maldade” ou de dano, senão todos iriam para a cadeira elétrica por qualquer coisa. Tem uma boa diferença entre divulgar fotos nuas da Carolina Diekman para o mundo inteiro do que conseguir uma forma de você burlar DDD.

          Os Crakers são, na informática, os da pior espécie, pois roubam dados sigilosos, querem o caos, etc. Os Hackers em sua maioria fazem agem por gosto, desafio, fama, e eventualmente se tornam empresários também.

          • d3bunk3r

            Pra justiça não existe diferença entre um terrorista e simpatizante a um grupo terrorista.
            O dolo não pode ser relativizado. Todo tipo de matéria ou informação que seja acessado por uma pessoa não autorizada a tal, deve ser tratado como uma falha grave de segurança e o infrator deve ser punido com todo o rigor da lei.
            Essa é uma questão que não se pode abrir precedente para uma discussão maior, porque estaríamos questionando o valor de uma informações ou até mesmo o que se intende por informação, privacidade e acesso. Enfim, não existem “correntes” ou grupos com níveis de permissão para fuçar nas coisas. Por isso tratamos todo tipo de conteúdo como algo da mais pura relevância

            • Jean Lavallé

              Prezado, percebe-se que o Sr não é da área de Direito. Juro que tentei, mas não consegui achar uma frase correta no seu post jurídico anterior. Só vou questionar uma coisa para exemplificar, o resto sugiro se informar se quiser:

              o dolo pode ser relativizado sim, pois pode existir dolo direto de 1o grau, dolo de 2o grau, dolo eventual, etc etc.

              Mas acho que aqui não é site jurídico, chega dessa discussão inútil.

  • Marcus Alcazas

    Sem falar que Geohot crio o Towelroot, o primeiro programa a fazer root no S5 e em diversos aparelhos Android apertando apenas um botão, como o feito é recente acredito que sua contratação tenha sido mais por conta disso.

  • Daniel Alencar

    Ai x.x

  • Daniel Alencar

    Simplesmente: o cara é bom!

  • Durval Tenaglia Barwick Leite

    Não acho que a Apple tenha vacilado. O iOS é o sistema mais seguro do mundo, só perde sua segurança se você realizar o jailbreak. Não há a necessidade dessa contratação. O android, por outro lado, é um sistema muito carente em segurança, 99% dos malwares que existem para sistemas mobile são desenvolvidos para o android. A google precisava urgentemente dessa contratação, a apple não tem essa carência.

    • Jean

      O Linux é o SO mais seguro do mundo. Ele é o SO mais usado em supercomputadores, inclusive o número 1 chinês. Imagina a quantidade de processos, erros e tentativas de invasão que máquinas como essa tem.

  • Guest

    Não acho que a Apple tenha vacilado. O iOS é o sistema mais seguro do mundo, só perde sua segurança se você realizar o jailbreak. Não há a necessidade dessa contratação. O android, por outro lado, é um sistema muito carente em segurança, 99% dos malwares que existem para sistemas mobile são desenvolvidos para o android. A google precisava urgentemente dessa contratação, a apple não tem essa carência.

  • João Araújo

    Esse cara é respeitável!

  • MLS

    Na verdade é um pouco de ingenuidade pensar que o Google tenha um time de super hackers só pra procurar falhas de segurança em seus próprios produtos…

  • Rodrigo Cabral

    A Apple às vezes vai na contramão das coisas. Tem momentos que isso é bom e momentos que é uma bosta. O kra era obviamente talentoso, e dominava a plataforma. Por que não contratar? Desperdício de talento…

  • Thiago

    A apple não precisa disso, olhem o lucro da empresa!!! Fazem upgrades no IOS e no Mac e nem precisam cobrar nada por isso. Compram tudo o que os convém, não há nada tão caro no mundo ( material) que não possam comprar. Eu tenho Iphone e Macbook já a uns 4 anos, desde la, nunca e NUNCAAA vi nenhum vírus em meu computador. Não existe essa de que para vencer o inimigo deve-se juntar a ele. Se for assim, para o governo Federal acabar com o problema das drogas é preciso que os líderes comecem a se drogar? Não faz sentido.
    Reconhecer o talento do cara é uma coisa, outra coisa é bater palmas por ele estar ferrando com as empresas do ramo.
    Aliás….. até acho que ele sumiu dos holofotes dos sistemas apple porque o seu Dom estrondoso de hackear parou de dar certo com os produtos da maçã. kkkkk
    A microsoft tem mais é que fazer isso mesmo, o sistema deles vive cheio de virus e eles nunca conseguiram solucionar.
    Acho que os virus na microsoft até fazem parte do sistema operacional deles kkkkk
    k

  • Rodrigo

    fico imaginando essa matéria no tecmundo: “vilão da Apple se une a google em prol do saudoso Android”

  • Antonio Frederico

    A Apple sempre foi e sempre será uma empresa que escorrega na casca da banana nos momentos decisivos. Faz tudo certo, mas sempre deixa alguma coisa pra trás.

  • Ricardo Alexaris de Oliveira

    Duvido que esse cara seria produtivo em uma corporação. E digo mais, seria um perigo. Quem o contrata estará pagando um seguro contra hacker, mas só até aparecer o próximo hacker genial, pronto pra desbancar o “Rei”. Ou seja, o Google acaba de se tornar um alvo ainda mais apetitoso. : D

  • ele é incrível, a Apple perdeu um FUCKIN profissional.

  • Alex Nina

    Parabéns a Google. Torcemos por sistemas mais seguros no futuro próximo.

  • Tião

    Apple perdeu boa oportunidade….

  • Gilberto

    Acho que as coisas não são tão simples assim… Primeiro porque a Apple já teve uma experiência em contratar um hacker desses, mas aparentemente não deu muito certo. Segundo, se um hacker invadisse o site do BDI ou a revista digital e saísse divulgando as suas vulnerabilidades, não seria tão fácil pensar em: “vamos chamar ele pro nosso time!!”. Como ter uma relação de confiança com esse cara?!

    • Jean

      As pessoas não entendem porque o Linux e outros softwares abertos são mais seguros por essa visão de que descobrir erros é ruim. O Linux é auditavel, você é milhares de pessoas olham o código inteiro e vêem as falhas, e isso é ate estimulado. Apple e centenas de empresas vão se beneficiar pela, por exemplo, descoberta da falha no codigo do SSL, que é aberto.

  • Leonardo Freitas

    Será que com os 150.000 dólares ele consegue cortar esse cabelo? hehehehe.

  • Gilberto Almeida

    A App Store só existe devido aos Hackers…eu lembro que os primeiros iPhones só tinham aqueles apps de fábrica..Do Jailbreak e Cyndia,a apple criou a app store.

  • O “cyndia” não existia ainda quando surgiu a App Store. 😉

  • Durval Tenaglia Barwick Leite

    Estou passando pela mesma experiência. Depois de anos e anos de windows, nos últimos 3 mudei para mac, desde a mudança, só alegria, sem tempo perdido caçando vírus, ou recuperando backups depois da formatação ou coisas do gênero. O google e microsoft precisam investir nisso, enquanto correm atrás de melhorar a segurança de seus sistemas a apple tem esse tempo para desenvolver novas tecnologias.

  • se um dia a Apple contratar um Hack e porque ela vai se tornar uma das melhores empresas, nas por enquanto isso não acontece a Google tem visão, e estratégia para o mercado de tecnologia, uma boa forma para apple abrir os olhos

  • Anne Beatriz

    Cara, mas ele contando como fez isso, faz com que ninguém mais o faça. Se um cara invade a minha casa, e eu contratando esse cara, tornarei minha casa ‘perfeita’ (já que ele foi o único a conseguir), é uma boa troca, não?

  • Daniel Soares

    Ele é bom, mas, comédia era a foto dele no JB PurpleRa1n ou BlackRa1n, não me lembro… hahaha

    PS: To ficando velho até no mundo do iOS, putz!

  • Diego Silva

    Isso é o que acontece, na maioria das vezes !!

  • Filipe

    Em conhecimento tecnológico ele não era gênio nenhum, ele pode ter sido um gênio em reciclar ideias.

    • Lucas Alvarez

      Reciclar ideias… Assim como a de um dispositivo revolucionário que unia telefone, internet e iPod?

  • Rodrigo Gomes da Silva

    Se o cara invadiu sua casa, rouba coisas e depois vc contratar ele vai ser burro mesmo, isto se vc chegar a descobrir quem foi ou ate mesmo perceber ja q ele pode ter roubado coisa q vc deixa guardado e nao olha sempre, sem quebrar a fechadura pra mostrar q ele tava la..
    Se ele invade, entra, não rouba nada e fala pra vc que fez isto, se vc deixar de lado seu orgulho, vai perceber q o cara fez um favor pois vc pode proteger melhor sua casa ao invez de ficar com uma falsa segurança achando que ta trancada e ninguem entra